25.1.09

EPILEPSIA - TRATAMENTO MAIS SOFISTICADO AO PACIENTE

Como os chamados transtornos mentais, epilepsia também não tem cura. Mas tem muito mais esperança. Os médicos que tratam da epilepsia já chegaram à conclusão que a medicação no tratamento da epilepsia é importante. Mas no tratamento da epilepsia a medicação não é para vida toda.

Pois os médicos que tratam da epilepsia acham que já é difícil ter que tratar dos sintomas da epilepsia. E se mantiverem o medicamento para a vida toda terão de tratar dos efeitos colaterais da medicação também. E isso não teria sentido. Só faria o trabalho mais difícil e menos eficiente.

Seria legal se os médicos especialistas que tratam dos chamados transtornos mentais chegassem à mesma conclusão inteligente. Vejam a entrevista do blog do Dráuzio Varella, onde ele fala com um especialista em epilepsia. Veja também esse site que fala das cirurgias para recuperar epilepsia que tem quase 100% de garantia.

Vale lembrar que os tratamentos dos Centros de Atenção Psicossocial também tem um sucesso quase 100% garantido no tratamento dos chamados transtornos mentais. Apesar de haver casos bem graves, que quase não respondem ao tratamento.

SEROQUEL CAUSA DIABETES - MAIS PROCESSOS POR ISSO NOS ESTADOS UNIDOS

De acordo com essa NOTÍCIA (em inglês), mais três processos foram lançados na corte federal da Flórida nesta semana por pacientes que alegam que desenvolveram diabetes por tomar o antipsicótico atípico Seroquel. Veja o blog FURIOUS SEASONS (em inglês) para mais informações.

VÍTIMA DAS GRANDES FARMACÊUTICAS - A HISTÓRIA DE MANIE

Esse blog MANIE'S BLOG fala de Manie, um garotinho nascido com um raro problema de coração por causa do uso de Paxil (Paroxetina) durante a gravidez. GlaxoSmithKline sabia que Paxil podia causar defeitos de nascimento, mas eles não disseram nada.


Esse é o blog de uma mãe que escreve sobre os problemas que ela teve com o filho por causa de um antidepressivo que causou problemas de coração no seu filho. Vale a pena conferir MANIE'S BLOG, se você sabe ler inglês.

PLACEBO

Quando eu tomava carbonato de lítio eu só conseguia dormir 2 horas por dia. Quando voltei a tomar risperidona, passei a dormir de 11 a 12 horas por dia. Quando falei sobre isso para a médica, ela disse:
__Ora, você já teve uma alteração na medicação. Agora você está tomando a dose mínima. (Eu tomo 1 comprimido de risperidona de 2mg. É realmente uma das menores doses.) Não pode é ficar sem medicação. __ Ela acrescentou. Mas tem certeza disso, doutora? Com certeza o carbonato de lítio me causava efeitos bem piores do que ficar sem medicação. Tanto que para dormir uma boa noite de sono e me recuperar eu tinha que interromper a terapia com carbonato de lítio. POIS O CARBONATO DE LÍTIO NÃO ME DEIXAVA DORMIR DIREITO.

__O carbonato de lítio não tem efeitos colaterais. Tomar carbonato de lítio é como beber água. __Disse, sorridente, o doutor que me prescreveu carbonato de lítio.
É doutor. É como beber água do mar morto. A água salgada do mar morto. Que desidrata a gente. E nos enche de doença. Mas era realmente como beber água, pois para mim, não servia para melhorar minha situação mental. Não tinha efeitos terapêuticos positivos. Só negativos. Com o carbonato de lítio, eu chegava a ter alucinações.

O carbonato de lítio era um placebo. Placebo é uma substância dada a um paciente no lugar da medicação, sem o paciente saber que não é real, para que o paciente fique melhor por achar que está tomando medicação. Pois bem. Só que em vez do carbonato de lítio ser placebo para mim, o paciente psiquiátrico, era placebo para os médicos e profissionais de saúde mental. Eu estava tomando uma medicação que não trazia nada positivo, e sabia disso. Mas parece que eles não sabiam, e achavam que o carbonato de lítio estava me “estabilizando”. E eu continuava tomando, como se fosse um ritual.

TERAPIA EFICIENTE DO CAPS

E os psiquiatras não sabiam como falar com o paciente psiquiátrico. Não sabiam como falar comigo. Uma psiquiatra dizia que os psicofármacos organizavam os pensamentos. Só se tivessem poderes mágicos. Os psiquiatras não sabiam dizer que os psicofármacos ajudam a dormir. E dormindo os pensamentos podem se organizar mais facilmente. Porém, eu observei em minhas últimas internações que quanto mais eu tomava um psicofármaco, menos efeito ele fazia. Parece que o organismo se acostumava. No início o psicofármaco, a medicação me acalmava. Mas logo as alucinações voltavam. Eu avisava aos familiares:
__Essa medicação não adianta nada.
E não adiantava mesmo. A medicação era um paliativo. E a longo prazo aquele paliativo não passava de placebo. E assim, mesmo tomando medicação, eu era internado várias vezes. Até que eu fui para o CAPs, Centro de Atenção Psicossocial. Daí eu pude comprovar que as terapias do CAPs eram mais eficientes que os psicofármacos. O CAPs funcionava bem para mim. Há quem prefira outros tratamentos.

Por isso eu acho bom defender tratamentos alternativos para o paciente. Há quem goste de tomar psicofármaco acima de tudo. Ora, deixem a pessoa tomar o psicofármaco. É uma opção dela. Porém, por outro lado, quem não gosta de psicofármaco não pode ser obrigado. E deve ter o direito de optar por outros tratamentos.

GREVE NELES

É chato perceber que, às vezes, profissionais de saúde mental não dão o valor merecido às atividades dos CAPs, e valorizam demais os psicofármacos. Sabendo que as atividades, com função terapêuticas, têm funções mais importantes que os psicofármacos, eu tomei uma decisão: vou protestar contra o cancelamento de serviços que fornecem atividades aos CAPs. Estão falando em cancelar, por exemplo, as escolas de informática dos serviços de saúde mental. Pois bem. Se isso acontecer eu faço greve. E greve daquilo que os profissionais de saúde mental julgam mais importante. Isso. Vou fazer greve de psicofármaco.

E não tem perigo. Eu consigo passar bem. Afinal, eu fiquei tomando aquele placebo, carbonato de lítio, por um tempo, e não me aconteceu nenhuma crise. E se houvesse perigo, valeria a pena.

21.1.09

TRISTE HISTORIA DA PSIQUIATRIA

__Pois, é Doutora... eu percebi que aquele remédio não estava fazendo ele dormir. Aí eu aumentei a dose e ele voltou a dormir bem. Disse um familiar de paciente psiquiátrico à Doutora.
__Aquele remédio estava me dando muito sono, daí eu diminui a dose. Disse um paciente.
Ao ouvir isso a psiquiatra protesta e diz que só ela deveria fazer alterações nos remédios.
No movimento da Luta Antimanicomial pacientes psiquiátricos bebem sua cervejinha. Outra psiquiatra tenta protestar:
__Quem toma remédio não pode ingerir bebida alcoólica!
Ninguém liga. No fundo, ninguém mais acredita em psiquiatra. E isso, doutores, é reflexo da falta de sinceridade de vocês mesmos. As pessoas percebem quando vocês estão tentando enrolar. Por isso eu espero que os novos psiquiatras reflitam, e sejam mais verdadeiros.

A DOENÇA QUE NEM DEUS CONSEGUE CURAR

Assistindo um programa evangélico na TV, eu me maravilhava com as curas milagrosas:
__Eu tinha câncer, e Deus me curou. Olha o primeiro exame que mostra que eu tinha câncer, e agora o exame que mostra que eu não tenho mais nada.
Daí outra mulher também mostrou um exame que mostrava que ela tinha AIDS, e um segundo exame que já mostrava que ela não tinha nada. Deus a tinha curado! Houve até uma mãe que mostrou os exames que mostravam que o filho tinha síndrome de down – que segundo ela mesma não é doença, é condição – e mesmo assim o segundo exame mostrava que Deus o tinha curado! Daí eu observei que só um tipo de doença nunca tinha sido relatado nenhum caso de cura: a doença mental. Isso porque não existem exames para indicar a existência de uma doença mental. Muito menos para indicar cura!

Por isso os psiquiatras chamam as doenças mentais de transtornos mentais. Ou seja, se alguém fingir que tem transtorno mental nenhum psiquiatra pode provar que a pessoa tem realmente tal transtorno mental, ou não tem. Por exemplo, para meu trabalho, eu precisava mostrar um exame que indicasse como está minha saúde mental. Daí a médica escreveu um documento cheio de idéias subjetivas dela e me entregou. Um LAUDO MÉDICO. Não houve qualquer exame, qualquer chapa, pois isso não existe na psiquiatria. Apenas observações subjetivas.

OS PSIQUIATRAS QUE ME DESCULPEM

Não é meu objetivo ofender os psiquiatras, mas eles me ofenderam. Me ofenderam quando, ao fazer meu diagnóstico, não aceitaram o meu depoimento, como se o que eu queria dizer não tivesse valor. Me ofenderam com um LAUDO MÉDICO que me chamou de agressivo, quando na verdade quem foi agredido fui eu. Quem foi amarrado na cama fui eu. Quem apanhou fui eu. Um laudo médico que mais parece um veridicto moral, como diz a paciente psiquiátrica Cíntia del Solar. E é bem desagradável ver que os médicos omitem informações sobre os psicofármacos (remédios).

É evidente que um psicofármaco pode ajudar uma pessoa em crise. Mas é evidente também que seus efeitos são devastadores, e vocês psiquiatras deveriam informar as pessoas sobre isso. É uma pena que praticamente não haja site brasileiro que informe as pessoas sobre os efeitos devastadores dos psicofármacos. Mas não tem problema. Eu, pessoalmente, vou traduzir os sites em inglês, para que as pessoas possam ver, aqui, sobre os efeitos dos psicofármacos. E aí vai a primeira notícia:

USO DE DROGAS ANTIPSICÓTICAS ATÍPICAS AUMENTAM O RISCO DE MORTE CARDÍACA EM ADULTOS

Pacientes de 30 a 74 anos que tomaram drogas antipsicóticas atípicas como risperidona (vendido como Risperdal), quetiapina (Seroquel), olanzapina (Zyprexa) e clozapina (Clozaril) tiveram um risco bem maior de morte súbita por arritmias cardíacas e outras causas cardíacas que pacientes que não tomam essas medicações. Veja o resto da notícia na página em inglês: Use Of Atypical Antipsychotic Drugs Increases Risk Of Sudden Cardiac Death In Adults

16.1.09

PELO DIREITO DE ESCOLHA DE TRATAMENTO

Apesar de existir alguns pacientes psiquiátricos que não gostam de ficar no CAPS, todos que passaram pelo CAPs admitem que o tratamento em CAPs é eficiente e bom. Mesmo quem não gosta dos técnicos do CAPs. Volta e meia no CAPs se fala em encaminhar pacientes para ambulatório. Sem levar em conta que muitos não querem ir para ambulatório.

Por isso vou começar uma campanha para que o paciente psiquiátrico possa optar pela melhor forma de tratamento para si. Ou seja, quem quer ficar no CAPs, que fique. Quem quer sair, que saia. Depois de tudo que o paciente passou, o mínimo que ele pode ter é o direito de escolher seu tratamento.

E nessa luta eu incluo o direito de escolha de formas de tratamento que venham a substituir o tratamento com psicofármacos. Claro que eu sei que ao dizer aos profissionais de saúde que eu quero um tratamento alternativo, eles vão dizer que não existe nenhum tratamento alternativo.

Daí que fará parte de minha luta a inclusão de tratamento alternativo na saúde pública do Brasil, pois o paciente psiquiátrico tem que ter o direito de escolher. E por isso eu não vou abandonar os psicofármacos enquanto não tivermos direito legítimo de escolher tratamento. Pois eu sei que se eu quiser que outros tenham esse direito eu vou ter que me sacrificar. Mesmo que esse sacrifício seja ter que aguentar a impotência que o psicofármaco causa.

MY JEKYLL DOESN'T HIDE - MEU JEKYLL NÃO SE ESCONDE

eu acabei de ler o livro de Robert Louis Stevenson, Dr Jekyll and Mr Hyde. Ele conta a história de do cientista Dr Jekyll que sintetizou uma droga que fazia que seu lado mal aflorasse através do Mr Hyde. Daí que sob o efeito da droga ele ficava ousado e fazia aquelas coisas que só o lado mais louco da gente tem coragem de fazer.

Enfim, Dr Jekyll conseguiu separar o lado racional do lado lascivo dele. Do livro desse cientista vem o ditado "De médico e louco todo mundo tem um pouco." Não pude deixar de me identificar com esse cientista, pois o carbonato de lítio também me deixava mais ousado. Ou seja, o carbonato de lítio liberava meu lado Mr Hyde.

COGITO, ERGO SUM - PENSO, LOGO EXISTO

Essa semana eu peguei um laudo com minha médica para o trabalho. Mais uma vez me impressionei com a forma preconceituosa em que psiquiatras avaliam seus pacientes. Daí que eu peguei meu laudo e copiei para o blog: LAUDO MÉDICO DA PSIQUIATRIA. Para que quem quiser ver como é um laudo psiquiátrico possa ver. Claro que antes de publicar eu fiz as correções de português. Parece que médicos não são muito assíduos com o idioma português.

Bem, vejam o LAUDO MÉDICO DA PSIQUIATRIA! Eu gostaria que esses médicos soubessem que eu os investigo e analiso mais do que eles. Afinal, eu também penso. E eu os estudo. Eles não têm ideia como. E se eles escondem coisas de mim, quem sabe as coisas que eu não revelo de mim para eles?

12.1.09

PSICOFARMACOS: UM ALTO CUSTO

Os profissionais de saúde mental estão confiando demais nos psicofármacos. E por isso não estão pesquisando formas de substituir esses psicofármacos. o que eles não estão levando em conta é que a grande quantia de dinheiro investido em psicofármacos poderia ser investido para melhorar outros setores da saúde do paciente psiquiátrico.

Que refletiriam em melhora na saúde mental do paciente. Por exemplo, eles poderiam investir em outras formas de tratamento, como Shiatsu, meditação, naturologia e homeopatia, para citar algumas formas. Formas de tratamento que até sairiam mais barato que os psicofármacos. Sem falar na melhoria da qualidade de vida do paciente, através de tratamentos mais naturais.

E o dinheiro economizado e não gasto com psicofármacos poderia ser investido em tratamento dentário para os pacientes, por exemplo. Talvez você, leitor leigo, não tenha idéia dos problemas dentários sérios enfrentados por muitos pacientes psiquiátricos. O governo garante remédio (psicofármacos), mas não garante cuidados básicos, como tratamento dentário. E, infelizmente, os profissionais de saúde não lutam por coisas como melhor tratamento dentário. Parece que eles só lutam por remédios (psicofármacos!) E já está na hora disto mudar.

POR QUE OS GRUPOS DOS CAPS FUNCIONAM

Enquanto que os psicofármacos, na verdade não tem todos os efeitos positivos que os profissionais de saúde lhe atribuem, os grupos dos Centros de Atenção Psicossocial fazem um bem incomparável aos pacientes psiquiátricos. Por que esses grupos funcionam tão bem? POrque há uma troca de experiências. Não é apenas um paciente falando com um médico, mas vários pacientes falando entre si.

CIENTISTAS DEVERIAM PEDIR AUXÍLIO AOS USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL

São os pacientes psiquiátricos usuários que tomam os remédios, então eles deveriam ser solicitados para as pesquisas sempre. E deveriam poder opinar sobre os psicofármacos, e ter sua opinião considerada. Ou seja, quando um paciente psiquiátrico reclamasse sobre um psicofármaco a opinião dele deveria ser a lei para a criação de novas formas de tratamento.

11.1.09

ECSTASY JA' E' USADO PARA TRATAR DOENCAS MENTAIS

Eu tirei esse domingo para ler blogs de pessoas que fazem tratamento psiquiátrico, ou trabalham com saúde mental. Antes de falar dos fantásticos blogs que achei desses pacientes psiquiátricos, vou deixar umas notícias que achei.

A notícia da página OPINIÃO E NOTÍCIA confirma o que eu venho dizendo aqui: cientistas estão estudando o uso de drogas como ecstasy, LSD e maconha para tratar problemas como ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo. Drogas consideradas ilegais! E não é só maconha, ecstasy e LSD que eles que eles querem usar. Querem usar também cogumelos alucinógenos e outros compostos psicoativos.

Clique e veja a notícia! Do jeito que está indo, quem não é viciado vai virar viciado para seguir "tratamento"!...

BLOGS FANTÁSTICOS DOS PACIENTES PSIQUIÁTRICOS

Ao ver os blogs que eu vou listar você vai sentir orgulho de ser paciente psiquiátrico. Que pessoal criativo! Passei pelo blog De Lírios, de Santos, que é muito bom, passei pelo fantástico blog da JustAna, uma brasileira que escreve em inglês para o mundo todo, e que traz informações realmente importantes sobre saúde mental.

Mas o blog que chamou realmente minha atenção é o blog MANICOMIO. O blog de uma moça que é meio portuguesa meio espanhola e meio italiana. Ela mora numa residência terapêutica da Itália. Além de protestar veementemente sobre a situação da saúde mental, ela faz cartuns fantásticos, sempre zoando os psiquiatras. (Com todo respeito, doutores!) Não perca tempo! Veja o blog MANICOMIO! Fantástico! E foi no blog dela que eu peguei o seguinte jogo:

Escape do hospital psiquiátrico


Você está preso num hospital psiquiátrico do qual não vê a hora de sair. Escapar é sua idéia fixa. Mas para fazê-lo precisa ser rápido, veloz, astuto e inteligente. A cada 5 minutos uma enfermeira feia vem vigiar seu quarto e por isso o único jeito de escapar do hospital sem deixar suspeita é escapar no intervalo dos 5 minutos!

Uma nova aventura do tipo "fugindo do quarto" que o colocará mais uma vez numa prova difícil, forçando-o a procurar documentos importantes por todo lugar para se salvar.

Como todo jogo do tipo "aponte e clique", use o MOUSE para interagir com o ambiente com os elementos da aventura.




O joguinho é em italiano e inglês, mas vale a pena conferir!

8.1.09

O QUE O PACIENTE PSIQUIATRICO SENTE

O segredo para o sucesso da psiquiatria, da psicologia e de toda área de saúde mental não é difícil. Basta OUVIR O QUE O PACIENTE PSIQUIÁTRICO TEM A DIZER. E é claro que para isso o paciente psiquiátrico também deve se expressar e falar o seu lado. O problema é que os psiquiatras e psicólogos ainda estão num estágio de aprender a ouvir o paciente, pois eles ainda querem ouvir mais as palestras de grandes doutores. Está na hora de mudar isso.

FÓRUM DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO

Por isso eu e uma amiga que também faz tratamento decidimos dar o pontapé inicial para a criação do FÓRUM PACIENTE PSIQUIÁTRICO. É um espaço onde todos que sofrem com algum transtorno mental poderão se expressar, discutir seus casos, a partir de seu ponto de vista. E lá os profissionais de saúde mental também podem participar das discussões, sem qualquer discriminação. Assim como familiares e qualquer simpatizante.

Enfim, é um espaço neutro, onde a palavra do profissional de saúde não valerá mais do que a palavra do paciente. E vice-versa. E um espaço onde todos se ajudarão mutuamente. Sua presença é super-importante lá! Faça já seu cadastro no fórum! Siga o link FÓRUM PACIENTE PSIQUIÁTRICO. E veja o blog do fórum, que se chamará também PACIENTE PSIQUIÁTRICO. Lá você encontrará notícias sobre saúde mental.

COM SINCERIDADE OS PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS CONSEGUEM MELHORES RESULTADOS

Tem uma psicóloga conhecida minha que sempre me aconselhou a fazer análise, ter consultas com psicólogo. Eu sempre disse que não, mas não poderia explicar com clareza porque não. Ah, minha bela psicóloga... é que vocês não conquistaram minha confiança ainda. Imagine, eu já ouvi psicólogos aconselhando aos pacientes, "Vocês não precisam deixar que todos saibam que vocês têm transtorno mental." Isso é praticamente um conselho para a gente esconder nossa natureza. Se vocês dão um conselho desses, imagine quantas coisas vocês não devem esconder da gente... eu prefiro a verdade sempre. E os psicólogos e psiquiatras deveriam aconselhar sinceridade, pois dessa forma passariam uma imagem mais confiável para mim...

DECLARE-SE

Nunca escondi que faço tratamento psiquiátrico, pois dessa forma eu posso deixar que as pessoas saibam que doença mental não é bicho-papão. Se eu esconder, eu só vou aumentar os preconceitos, quando poderia diminuir. Não esconda que você faz tratamento psiquiátrico. Se eu falo abertamente que faço tratamento psiquiátrico eu vou inclusive motivar outras pessoas a procurarem tratamento.

E meu conselho vale para os portadores de HIV também. Eu nunca encontrei ninguém que se declarasse portador de HIV. Por que esconder isso? Seria bem melhor um mundo mais franco. Você portador de HIV conhece disso, tem experiência. Seria legal você passar sua experiência e não seu vírus... e para isso você deverá ser franco, e contar suas experiências. Nessa sociedade tão desinformada sobre a AIDS sua experiência é valiosa. No blog PACIENTE eu falo mais sobre AIDS, que é meio tabu. Siga o link para o blog PACIENTE (EX-BLOGADÃO COM PC). Veja a postagem AIDS SE PEGA COM BEIJO NA BOCA?

2.1.09

RELIGIAO X CIENCIA

Eu que sempre tenho acesso, e posso ler, dicionários e enciclopédias de diferentes línguas do mundo, devo admitir que os dicionaristas não estão muito de acordo com o significado da palavra deus. Mas a maioria diz que é um ser supremo. Mas o significado em comum que chama minha atenção é objeto de um culto ou de um desejo ardente. O que quer dizer que personalidades como Pelé e Madonna , por exemplo, podem ser considerados deuses. Portanto é incontestável que existem deuses. A discussão que vale levantar é sobre a existência de um ser supremo. Mas, se o ser é supremo, que importância teria para ele nós acreditarmos ou não em sua existência? Ele deve ter outras preocupações mais relevantes. Talvez ele nem queira que acreditemos em sua existência...

Em uma das alucinações que tive em crise psiquiátrica eu me encontrava profundamente envergonhado ao descobrir que uma de minhas maiores crenças não passava de tolice. E para piorar, todos sabiam de minha crença tola, e sabiam que era uma tolice fácil de provar. E só não mostravam para mim que minha crença era uma tolice por pena de mim. Aquilo me deixava totalmente arrasado, com vergonha de encarar as pessoas. (Nota: eu não vou dizer que crença era!)Eu compartilho isso para que todas as pessoas que acreditam em alguma coisa fanaticamente reflitam. Sejam esses fanáticos pessoas de ciência, religiosos ou simplesmente... ateus.

O PAPEL DA RELIGIÃO NA SAÚDE

Da mesma forma que a religião não deveria nunca tirar a importância do acompanhamento médico, a medicina nunca deveria tirar o valor da religião. A religião tem um papel importantíssimo na saúde dos religiosos.

O que eu tenho observado é que muitas pessoas, dentre as quais muitos profissionais de saúde, tentam se fechar a tudo que eles chamam de "místico". E isso é ignorância e preconceito, pois nem tudo que eles dizem que é místico, é místico. Algumas práticas orientais, por exemplo, nunca tiveram nada a ver com místico. Como, por exemplo, meditação e Shiatsu.

Meditação e Shiatsu trabalham com o corpo. E, com todo respeito, são menos místicos que psiquiatria e psicologia. Psiquiatra, para quem não sabe, quer dizer médico da alma, do grego psychê, alma e iatros, médico. E psicologia quer dizer tratado da alma, do grego psychê, alma e logos, tratado. E alma tem tudo a ver com místico. Alma tem tudo a ver com religião, não acha? Eles parecem ignorar, por exemplo, que os cristãos não se consideram "místicos". Mas há quem os considera "místicos"... não há?

PRECONCEITOS CONTRA A ASTROLOGIA

O mesmo se aplica a preconceitos contra a astrologia. Astrônomos parecem não gostar de astrologia. Astrologia quer dizer tratado das estrelas (é menos místico que psiquiatra, médico da alma, e psicologia, tratado da alma). Astrologia vem do grego astron, estrela, e logos, tratado. Astronomia quer dizer organização das estrelas, Do grego astron, estrela, e nomos, arrumar, organizar. Ou seja, astronomia e astrologia só têm funções diferentes. Não há razão para discriminação.

1.1.09

PERFIL DE EZEQUIEL DE A.C. 2009

Acha que tudo é possível, até que se prove o contrário. É místico, mas ao mesmo tempo duvida de tudo. Atleta por natureza, com uma capacidade física bem superior da qual aparenta, artista marcial e amante da filosofia oriental. É ingênuo feito um bebê, pois acredita nas pessoas e num mundo melhor. Mas sempre descobre a verdade. Pois como todo bom linguista, ele lê, interpreta, traduz, decodifica tudo que passa a sua frente, inclusive pessoas.

Acredita que no mundo não há vencedores, nem perdedores, não há bons, nem maus. Há apenas pessoas que às vezes cometem erros e merecem se recuperar dos erros e ser feliz. Acredita que todos são iguais, portanto todos estão sujeitos a cometer erros. Acredita que não é possível uma pessoa ser feliz enquanto outras sofrem.

Ezequiel de A.C é introvertido. É fleumático, contemplativo. Contempla tanto que demora muito para tomar decisões. Mas é determinado, e quando toma uma decisão é para valer. Ousa colocar tantas informações pessoais sobre si mesmo na rede simplesmente por considerar sua vida bem mais vasta e cheia de informações do que se poderia imaginar. E o que as pessoas vêem na rede não é nem 1% de sua vida mesmo.