30.3.10

Instituições políticas da saúde mental

Esta postagem é para esclarecer quem não está envolvido a fundo no mundo da saúde mental do Brasil. Portanto nesta postagem chamarei quem está por fora da estrutura política de saúde mental brasileira de LEIGO. Leigo no assunto.

Se você não participa ATIVAMENTE de nenhum movimento político em saúde mental a nível nacional você é leigo. Não importa se é familiar, usuário ou profissional de serviços de saúde mental. Para adquirir conhecimentos da estrutura política é necessário participar de algum movimento político.

Quais são os movimentos políticos? Temos a AFDM (Associação de Familiares de Doentes Mentais), MNLA (Movimento Nacional da Luta Antimanicomial), RENILA (Rede Nacional Inter-núcleos da Luta Antimanicomial), entre outros.

Em todos os movimentos acima existem pessoas sérias lutando por aquilo que acreditam ser o melhor para todos pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos.

Porém, infelizmente, na liderança desses movimentos tem muita gente que só busca tirar vantagens políticas e se promover. Para começar, os três movimentos acima afirmam que defendem a causa do paciente psiquiátrico. Mas os três movimentos são rivais entre si!

A FORÇA POLÍTICA DO MOVIMENTO NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Eu frequento o MNLA, Movimento Nacional da Luta Antimanicomial.

E infelizmente devo dizer que é o mais manipulador de todos, onde há mais exploração. É que o MNLA é mais forte politicamente. O MNLA consegue dinheiro público para investir em seus congressos, tem representantes em Brasília, etc. e inclusive aparece em NOVELAS.

E devo dizer que os políticos que tiram mais vantagens do MNLA sequer participam na verdade, apenas usam esse movimento politicamente.

O MNLA tenta passar uma ideia FALSA de que a AFDM defende manicômios. É desleal da parte do MNLA mentir para as pessoas dizendo que a AFDM defende tratamentos arcaicos.

Eles tentam assustar as pessoas dizendo “Se deixar a AFDM traz de volta os manicômios, aí todo paciente psiquiátrico fica preso, internado”.

Mentira! A Organização Mundial de Saúde e a ONU sequer permitem que em nossos tempos volte aquele tipo de isolamento dos manicômios. Mentirosos!

Quer saber qual é a grande diferença entre a AFDM e o MNLA? A AFDM é liderada por familiares e o MNLA é liderado por psiquiatras, psicólogos e profissionais de saúde mental em geral.

Daí acho que fica claro que o principal interesse do MNLA é corporativo.

O que eu quero é que você não se engane e não se confunda.

É claro que é até bom frequentar o MNLA para lutar para mudar essa história política.

Morrem mais doentes mentais: Isso acontece por falta de assistência

Uns anos atrás saiu n'O Globo uma reportagem denunciando o aumento das mortes dos pacientes psiquiátricos. Naturalmente esse aumento de mortes é devido a desassistência. Ou seja, pacientes psiquiátricos não acolhidos, por isso morrem ou viram mendigos, etc.

Eu faço parte desse mundo, e sei que é verdade a denúncia do jornal. Não tem o que discutir. Claro que o motivo é a falta de serviços que substituam os manicômios. E falta de médicos e profissionais qualificados para dar assistência.

Acabaram de inaugurar um CAPS III no Rio de Janeiro, na Rocinha. É o primeiro CAPS III do Rio. Mas de que adianta se não há profissionais para atender a população?

Mas o problema é que sempre aparece algum profissional de saúde mental com visões políticas e diz que a reportagem foi manobra. A reportagem mostrou NÚMEROS. Não tem manobra nos números. Relatar a verdade agora é manobra?

Na verdade eu queria que O Globo fizesse outra reportagem como aquela. Pois é a única forma de pressionar esses políticos da saúde mental para que façam serviços que substituam os manicômios. Esses serviços que podem substituir os manicômios são os CAPS.

Eu não poderia deixar de alertar as pessoas, apesar de eu estar passando por TRAIDOR. Felizmente eu sei que o pessoal do MNLA nunca lerá este meu texto, pois eles dificilmente teriam a inteligência de acessar meu blog. Naturalmente seria inteligente ver o que um militante como eu escreve em seu blog.

Mas eles estão longe de ter esse tipo de inteligência. Quem tenta ESCONDER as coisas erradas que esse sistema de atenção psiquiátrica mantém não tem inteligência suficiente. Pois o problema em saúde mental é de todos, e não apenas dos pacientes psiquiátricos. E o problema não será resolvido com mentiras.

Alguém poderia dizer “mas eles estão ganhando um bom dinheiro com isso. Isso é inteligente”. Não, não é. Ser mesquinho não é sinal de inteligência.

Pois manter o setor de saúde mental atrasado atrasa o país, e atrasando o país é menos dinheiro até para esses exploradores.

28.3.10

A Crescente Crise do Sistema Único de Saúde

Em 5 de Abril deste ano 2010, que cai numa segunda-feira, às 13:00, acontece no Rio de Janeiro no Clementino Fraga (hospital) uma reunião que definirá alguns dos usuários de saúde mental e familiares que participarão da Conferência Municipal de Saúde Mental do Rio de Janeiro COMO DELEGADOS, isso é, com direito a voto na Conferência.

De acordo com os organizadores das reuniões a conferência NÃO será deliberativa, ou seja, o que for votado na conferência NÃO virará lei, como dizem sobre conferências.

Lembrando mais uma vez que as conferências que estão acontecendo em várias regiões do Brasil são um preparativo para a Conferência Nacional de Saúde Mental que deve acontecer em Junho/Julho.

E na sexta-feira nos reunimos na Rua Churchill 97, Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, onde discutíamos a inevitável crise do SUS, Sistema Único de Saúde do Brasil.

A falta de médicos é geral. Serviços que necessitam de 3 psiquiatras estão contando apenas com um, que sequer consegue ver os pacientes psiquiátricos. Para não falar dos atrasos de salário dos profissionais.

Em casos piores em certos serviços não há nenhum psiquiatra.

Como eu tenho dito, as pessoas recebem medicação sem sequer ver psiquiatras.

A bagunça está generalizada.

A COSTUMEIRA REPRESSÃO DAS INSTITUIÇÕES PSIQUIÁTRICAS



Nessa semana que acabou eu conversava com um companheiro de CDI e explicava para ele sobre as dificuldades que enfrentamos para manter as escolas de informática do Comitê para Democratização da Informática funcionando em serviços de saúde mental.

Isso porque alguns profissionais ligados a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) impõem todo tipo de dificuldade. Expliquei para ele que apesar de terem acabado com manicômios, eles continuam PRENDENDO os usuários de saúde mental de outras formas, já que instituições psiquiátricas são super-fechadas.

Com essas estruturas fechadas fica difícil conseguir até patrocinador, pois esses profissionais conservadores da SMS colocam um monte de restrições que assustam, e RESTRIÇÕES QUE NÃO SÃO AMPARADAS PELA LEI, que na verdade EXIGE o contrário, a lei demanda aproximação e participação da comunidade, e não afastamento.

Porém desta vez eu estou preparado. Nós somos pessoas livres e podemos negociar nossos serviços e nossa imagem com qualquer pessoa, com qualquer empresa.

Esse companheiro do CDI é ótimo, pois é um grande empreendedor que pode nos ajudar e muito. Quanto a parte legal, eu movo meus pauzinhos para desarmar as restrições ABUSIVAS e DESENCORAJADORAS.

Desta vez as repressões vão cair por terra.

27.3.10

Conferência de Saúde Mental em Minas Gerais

Aproveitando para ajudar a divulgar a Conferência de Saúde Mental de Minas Gerais (2010).

Lembrando que atualmente estão acontecendo fóruns em saúde mental em todo o Brasil. Em todo país estará acontecendo Conferências regionais, municipais e estaduais, de onde poderão sair delegados para a Conferência Nacional de Saúde Mental do SUS que deve acontecer em Junho/Julho.

Qualquer brasileiro interessado em participar da conferência nacional deve procurar saber onde está acontecendo o fórum de sua região.

25.3.10

Porque precisamos de advogados para defender os direitos de usuarios de saude mental (Os ex-pacientes psiquiatricos)

O usuário de saúde mental do Brasil parece que ainda não percebeu que para defender certos direitos se faz necessário um advogado para ajudar.

Profissionais de saúde mental não podem ajudar nisso, pois NÃO TEM PREPARO PARA ISSO.

Com certeza isso acontece em parte porque o Brasil é um país em que as pessoas estão acostumadas a ser reprimidas, afinal, o Brasil sofreu repressão através da ditadura por muito tempo e está apenas começando a TENTAR desenvolver cidadania.

Ainda somos muito reprimidos, como havia dito outro dia, a ditadura ainda se mostra, por exemplo, no VOTO OBRIGATÓRIO e nas atitudes de certos presidentes.

Nos Estados Unidos é normal haver advogados defendendo causas de ex-pacientes psiquiátricos, inclusive existem agências especializadas nisso, ou seja, agências que só atendem causas de ex-pacientes psiquiátricos. (Eles cobram, é lógico!)

Portanto havia comentado com alguns companheiros que temos a necessidade real de termos advogados CONTRATADOS POR EX-PACIENTES PSIQUIÁTRICOS para defender nossas causas, enfim a causa de todos pacientes psiquiátricos.

É uma pena que não poderei me alongar nessa postagem (apesar de já estar escrevendo demais), pois estou indo para algumas reuniões em saúde mental e inclusão social.

AUSTREGÉSILO CARRANO E SUA INCOMPARÁVEL LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL


Só queria lembrar que Austregésilo Carrano foi exemplar em sua persistência ao defender o que acreditava. Eu sempre o terei como modelo a ser seguido. Sabemos que Carrano queria ser ressarcido pelos abusos sofridos nos hospícios. E ele lutou muito para melhor tratamento de todos. Nisso Carrano é único. Um grande guerreiro. Infelizmente os representantes de usuários que temos hoje em dia (depois da morte de Carrano) são facilmente manipulados, são paus mandados de técnicos de saúde mental.

Talvez sejam manipulados tão facilmente por estarem mais traumatizados, pois que fique claro, apesar de Carrano ser o mais conhecido dos ex-pacientes psiquiátricos, ele foi um dos que menos sofreu. Mas foi o que mais lutou por nossos direitos.

Triste lembrar que Carrano foi processado e pagou indenização para os psiquiatras que desrespeitaram seus direitos humanos até morrer. E ainda ficou devendo depois de morto. Enfim, ele morreu por causa dos abusos das internações e DAS MEDICAÇÕES EXAGERADAS e ainda teve que indenizar aqueles que causaram sua morte.

Enfim, eu realmente gostaria de ver psiquiatras que foram responsáveis por mortes de pacientes psiquiátricos pagando por seus crimes como qualquer criminoso. Pois do jeito que está as mortes são esquecidas. E eles continuam sendo causadores de outras mortes.

24.3.10

O deficiente mental poliglota

O Dr. Martin W. Barr descreve um idiota epiléptico (sic - provavelmente termo usado na época) de vinte e dois anos que, apesar do mais cuidadoso ensino, não conseguia aprender nem a ler, nem a escrever, apesar disso ele era capaz de fazer tarefas domésticas simples.

Espontaneamente ele quase nunca falava, e quando falava, só falava palavras desconexas, ou sentenças bem simples.

Mas ele tinha uma extraordinária capacidade de repetir FLUENTEMENTE e com a ENTONAÇÃO CORRETA tudo que era dito a ele, fosse em sua língua materna ou em línguas como grego, japonês, dinamarquês, espanhol, etc.

Provavelmente os casos em que um imbecil entoa cantos de poesia também pertencem a essa categoria.


(Extraído do livro Mental deficiency (quarta edição)

Mas um caso que demonstra que todos podem aprender, todos são capazes de aprender, e não apenas os que têm dinheiro.

Claro, todos deveriam ter acesso a educação.

Com o método apropriado, a educação e a compreensão podem chegar a todos, sem distinção.

23.3.10

Genios deficientes mentais (Idiots Savants)

(Extraído do livro Mental deficiency (quarta edição)

Gottfried Mind era um cretino imbecil que nasceu em Berne (capital da Suíça) em 1768, e morreu na mesma cidade aos quarenta e seis anos.

Ainda muito novo ele mostrou um considerável talento com desenho, e como estava óbvio que ele nunca poderia ganhar a vida em profissões comuns, o patrão de seu pai se interessou em arranjar algum treinamento para o jovem Gottfried.

Ele não sabia nem ler, nem escrever, ele não tinha noção do valor de dinheiro, suas mãos eram espantosas por seu tamanho e rudeza, e sua aparência geral indicava tão claramente sua deficiência mental que quando ele andava pela cidade geralmente era acompanhado por um monte de crianças curiosas.

Apesar disso tudo seus desenhos e esboços de aquarela, não apenas de gatos, mas também de renas, coelhos, ursos, e grupos de crianças eram tão reais e maravilhosos e executados com tanta habilidade, que ele ficou famoso em toda Europa.

Uma de suas imagens, na verdade, de um gato com filhotes foi comprado pelo Rei George IV.


Idiots savants é um termo vindo do francês. Sabemos que IDIOT é IDIOTA. SAVANT é alguém com grandes conhecimentos. O texto que Gottfried Mind era considerado limitado em inteligência e que apesar disso fazia obras de artes além de nossas capacidades., enfim, coisas fantásticas que a maioria de nós não consegue fazer.

Isso deixa claro que ele não era incapaz de aprender, do contrário não criaria tais obras maravilhosas. Apenas não sabiam a melhor forma de ensiná-lo, pois na verdade ele era um gênio.

Às vezes algumas pessoas precisam de métodos especiais para aprender. Pois se a aproximação for errada a pessoa não se interessa.

Ou como ele era um gênio talvez achasse tolice o que queriam ensiná-lo.

22.3.10

Semana da Inclusão Digital - CDI

Nesta semana (de 22 a 27 de março) o CDI, Comitê para Democratização da Informática está engajado na Semana da Inclusão Digital. Na verdade o dia 25 de março é comemorado como Dia da Inclusão Digital (principalmente pelo CDI).

Sempre quero destacar a grande colaboração que o CDI tem oferecido aos ex-pacientes psiquiátricos que agora fazem parte da organização como seus educadores.

Eu e outros ex-pacientes psiquiátricos atuamos em instituições psiquiátricas cooperando e orientando usuários desses serviços de saúde mental e pessoas da comunidade em geral a usar os computadores.

Além de ser bem gratificante para nós mesmos.

Agora o projeto escrito já foi enviado para as autoridades responsáveis diretos pela distribuição de verbas para tais cursos em serviços de saúde mental.

É uma pena que os funcionários de saúde mental que escreveram o projeto não saibam da importância do mesmo para toda comunidade beneficiada e tenham perdido tempo discutindo coisas supérfluas e politicagem.

Logo o projeto estará aprovado e voltaremos com cursos bem mais aperfeiçoados e com um serviço bem melhor, pois apesar da falta de verbas já temos melhorado bastante.

21.3.10

Psiquiatria, eugenia?

Quanto aos comportamentos inadequados que são considerados doenças pela psiquiatria, é claro que há ao menos uma forma de se curar essas pessoas que têm esses comportamentos, quer dizer, pessoas que se revoltam, se exaltam, ficam alegres demais, etc, há formas de se eliminar esses comportamentos.

(Já que os medicamentos apenas os reprimem, mas não os eliminam.)

Todos poderiam ter um nível de alegria NORMAL, correto, na dose certa de acordo com a ciência, nem um pouco a mais, nem um pouco a menos, EQUILÍBRIO TOTAL!

Ninguém ficaria triste além do necessário. Nada de tristeza exagerada! Sabemos que os cientistas estão tentando identificar genes de transtorno bipolar, esquizofrenia e outros “transtornos mentais”.

Se conseguissem realmente identificar com clareza, poderiam ELIMINAR esses genes. Ai a pessoa não teria determinados COMPORTAMENTOS ERRADOS.

Essa pessoa seria corrigida e seria PERFEITA.

Identificaríamos antes de a pessoa nascer os genes DEFEITUOSOS, corrigiríamos, aí todas as pessoas seriam perfeitas. E o mundo seria maravilhoso, perfeito. O único problema é que na época da Segunda Guerra Mundial essa perfeição era chamada de eugenia. Eugenia nazista.

Respeito quem gosta de eugenia, pois defendo a liberdade de pensamento. Mas devo confessar que EUGENIA ME DÁ NOJO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Uma coisa é você modificar quem quer ser modificado, outra coisa assustadora é você corrigir alguém sem perguntar a opinião da pessoa, antes da pessoa nascer.

Pois se alguém me perguntasse se eu gostaria de ter meu “transtorno bipolar” corrigido antes de eu nascer eu diria não, obrigado. Gosto do meu jeito de ser.

E, é claro, se eu tivesse um bebê que a ciência provasse que ia desenvolver “transtorno bipolar” eu não ia aceitar que essa ciência maravilhosa corrigisse meu filho e eliminasse o gene do “transtorno bipolar”.

Nota: Coloco transtorno bipolar entre aspas aqui para deixar claro que não acredito que ser bipolar seja doença. Pelo que eu sei a terra é que é comprovadamente bipolar, pois sabemos que há o PÓLO NORTE e o PÓLO SUL. Enfim, DOIS PÓLOS.

Note: the Portuguese Word for bipolar disorder is transtorno bipolar, and it’s between quotation marks to make clear that I don’t believe that being bipolar is a disease. To the best of my knowledge it’s the earth that is clearly bipolar, the earth is evidently bipolar, for we know there’s NORTH POLE and SOUTH POLE. Thus, TWO POLES.

Pois algumas pessoas gostam de corrigir o que consideram defeito. Mas o que é defeito para um é LINDO para outro!

Por exemplo, algumas mulheres querem colocar silicone. Outras não querem. Nenhuma delas está errada. O comportamento de nenhuma delas é doença, nem está errado.

Poderia IR CONTRA AS NORMAS, IR CONTRA AS REGRAS, SE silicone fosse proibido.

Alguns homens preferirão mulheres com silicone, outros preferirão as mulheres naturais.

Alguns homens gostam de seios pequenos. Qual é o problema?

Alguns preferem seios grandes, outros preferem seios pequenos.

Uns preferem mulheres naturais, outros preferem mulheres siliconadas.

Eu poderia ficar dias dando exemplos, exemplos inúteis para o óbvio.

Mas imagine se alguém DESCOBRISSE que o certo seria que todas as mulheres tivessem seios grandes e FORÇASSEM todas as mulheres a colocar silicone?

(Originalmente publicado em 21 de março de 2010 e atualizado em 02 de novembro de 2012.)

20.3.10

Assassino do cartunista Glauco dizia ser Cristo - Esquizofrenia?

Repercute muito na imprensa atualmente sobre o cartunista Glauco que foi assassinado. Dizem que o assassino de Glauco dizia ser Jesus Cristo. E é claro, lógico que os advogados de defesa logo estão arrumando uma manobra para que esse assassino não seja preso. Eles já estão querendo mandá-lo para algum hospício, que aí é mais fácil soltá-lo depois.

A notícia segue assim, como apareceu no Yahoo! Notícias:

Sex, 12 Mar, 06h05
O universitário Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, de 24 anos, queria sequestrar o cartunista Glauco, segundo parentes da vítima contaram ao chegar à Delegacia Seccional de Osasco (SP). Glauco e seu filho, Raoni, foram assassinados na madrugada desta sexta-feira. Frequentador da Igreja Céu de Maria, fundada pelo cartunista, Sundfeld queria Glauco o acompanhasse até a casa de sua mãe, no Pacaembu, zona oeste, para dizer a ela que o rapaz era "Jesus Cristo".

Segundo o relato desses parentes, Sundfeld estava transtornado, armado com uma pistola 765 mm, e primeiro rendeu a filha do cartunista, Juliana. Ela chamou pela mãe e Glauco também foi ao local. Sundfeld chegou a agredir as duas mulheres e deu uma coronhada no cartunista, a quem costumava pedir conselhos. O rapaz ameaçou se matar e Glauco lhe disse para "não fazer isso".


Veja a notícia completa no Yahoo! Notícias.

Outra notícia de destaque nessa época é sobre o julgamento dos SUPOSTOS assassinos da menina Isabella Nardoni. O julgamento finalmente acontecerá na segunda-feira que vem. Espero que os advogados de defesa do Alexandre Nardoni e da Anna Carolina Jatobá também não tenham essa ideia genial de alegar INSANIDADE.

Nem estava querendo dizer mais uma vez que a forma NADA OBJETIVA e PRECONCEITUOSA em que a psiquiatria faz seus diagnósticos só vem a manchar a imagem dos pacientes psiquiátricos. (E DA PRÓPRIA PSIQUIATRIA!!!)

Esse assassino do Glauco é um criminoso. Nem quero saber se ele tinha ou não problema psiquiátrico. Pois é claro que ninguém comete crime por ter doença mental, ou transtorno mental, se preferir.

E eu quero que ele seja preso como qualquer assassino, sem regalias.

Principalmente porque ele está manchando a imagem do paciente psiquiátrico de bem.

Tenho estado SUPER-OCUPADO nos últimos dias, o que tem dificultado meu acesso a Internet. Por isso fiquei longe por uns dias.

17.3.10

O QUE É TRANSTORNO MENTAL?

Daí que ainda estamos num ponto em que quem discorda demais ou se exalta é considerado PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL ou sofrimento psíquico. Claro que alguém SE EXALTAR DEMAIS não é doença, é COMPORTAMENTO.

Então, não existe cura para comportamentos. Pois comportamentos devem SER ACEITOS, e não curados, pois as pessoas são diferentes, e NATURALMENTE devem continuar sendo até o final dos tempos.

(As pessoas são iguais em essência, diferentes em aparência.)

Claro que alguém que se exalta a ponto de perder contato com o mundo exterior claramente está doente. Não confunda. Quando alguém diz “não quero isso!” ela não perdeu contato com o mundo, essa pessoa está contrariando, sendo rebelde. Ser rebelde não é doença.

Se alguém acha que um rebelde está agindo errado CONVENÇA esse rebelde do que se acha que é certo, mas não force.

E se alguém desrespeita alguma regra da sociedade ele deve responder criminalmente, e não ser “HOSPITALIZADO” e submetido a medicamentos forçados.

Veja o que o psiquiatra Thomas Szasz diz sobre isso:

"Periculosidade não deve ser uma condição psicológica abstrata atribuída a uma pessoa; em vez disso deve ser uma inferência tirada do facto que a pessoa cometeu um ato violento que é ilegal, foi condenada por isso, julgada, e considerada culpada. sendo assim, deve ser punido, não 'tratado', numa prisão, não num hospital."

Original em inglês:
"Dangerousness is not supposed to be an abstract psychological condition attributed to a person; instead, it is supposed to be an inference drawn from the fact that a person has committed a violent act that is illegal, has been charged with it, tried for it, and found guilty of it. In which case, he should be punished, not ‘treated’—in a jail, not in a hospital.”

Só pode ser considerado doença o que incomoda a própria pessoa, e NÃO AOS OUTROS.

E, é claro, doença é o que pode ser diagnosticado com exames clínicos objetivos, laboratoriais.

Se esse alguém que desrespeitou regras da sociedade estiver doente ele deve ser medicado, mas nem por isso se safar das responsabilidades legais, devendo responder por seus crimes, já que ninguém pode CIENTIFICAMENTE comprovar que tal pessoa cometeu crime por causa da doença mental.

E se alguém acha que alguma regra da sociedade está errada, sempre se pode protestar legalmente para mudar tal regra. E é exatamente isso que eu estou fazendo.

Sabemos que o que incomoda os outros pode ser considerado INTOLERÂNCIA ou FANATISMO, por exemplo. Ou melhor, o que em inglês chamamos de BIGOTRY.

(What bothers other people should be called bigotry, instead of mental illness, for no behavior should be considered disease, no matter how much we distaste it, which is to say, when a person feels bad this person should be considered sick, but when others are disturbed by this person’s behavior there’s no need to call this person sick. Note that I use the word SICK here because it’s popular, but I’d rather use DISEASED, which is what I really mean).

Culturas diferentes, comportamentos diferentes

Algumas pessoas ficam incomodadas com certos hábitos culturais. As pessoas ficam incomodadas com certos comportamentos. As pessoas não estão erradas de se sentirem incomodadas.

O problema é quando começam a considerar comportamentos doenças e começam a forçar mudanças de comportamentos.

Me desculpem, mas vou ser obrigado a dar um exemplo de BAIXO CALÃO. I feel compelled to use impolite words to make myself clear enough, pardon me. Serei bem radical: nos EUA quando um homem diz a outro BEIJE MINHA BUNDA (KISS MY ASS), ele está humilhando essa pessoa, como se dissesse, “você é um verme, ajoelhe e beije minha bunda.” Porém, se um homem disser isso no Brasil a outro homem esse outro homem achará ridículo e pensará se tratar de uma cantada de um homossexual.

If a man says KISS MY ASS to another man in USA the other man will understand that the man who says it is willing to humiliate him. But if a man says, “KISS MY ASS” (BEIJE MINHA BUNDA) to another man in Brazil the man will find it ridiculous and will think that the man that says that is trying to have a homosexual relationship.

If someone enters a shop in Brazil and shouts in Portuguese, “IT’S A STEAL!”, people who hears it will think that that someone means that it’s very expensive, whereas if someone shouts “IT’S A STEAL!” in USA people will understand that who says it means it’s very cheap! Which is to say, the same thing said in different cultures means exactly the contrary.

Se alguém, falando em inglês, entra numa loja nos EUA e grita “ISTO É UM ROUBO!” (IT’S A STEAL!) as pessoas NATURALMENTE entendem que o produto está barato, está com um preço acessível. Porém se alguém grita “ISTO É UM ROUBO!” no Brasil as pessoas entenderão que o produto está muito caro. Ou seja, a mesma coisa dita em diferentes culturas significa exatamente o contrário.

O que quero dizer é que uma cultura não é errada por se comportar e pensar diferente. Muito menos uma pessoa é errada, MUITO MENOS DOENTE por se comportar diferente.

Enfim, o que é transtorno mental? O que já sabemos é que DOENÇA MENTAL é causada por problemas sociais, e como dói, é DOENÇA, e não TRANSTORNO. Problemas sociais se resolvem com ações sociais. NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA.

Problemas emocionais acontecem quando a gente perde a namorada ou namorado. É... Isso também poderia levar a DOENÇA MENTAL.

Mas dificuldades de relacionamento e comportamento com certeza não é doença. A não ser se tal dificuldade estiver incomodando a própria pessoa, e não OS OUTROS.

"Transtorno mental" é a única doença que dói nos outros e não no doente. (Isso foi ironia, OK?)

(Publicado originalmente em 17 de março de 2010. Atualizado em 02 de novembro de 2012.)

15.3.10

A sonhada cura da doença mental

Mas e a cura dos “transtornos mentais”? Devo esclarecer que o termo hoje usado é “transtorno mental” em vez de doença mental. Geralmente psiquiatras e cientistas não falam de cura de “transtorno mental”. Falam de melhor controle, etc.

(In 1983 there was the Mental Health Act, which established the term MENTAL DISORDER to substitute the older terms MENTAL ILLNESS and MENTAL DISEASE, since there appeared to be no evidence to call that DISEASE. TRANSTORNO MENTAL is the equivalent in Portuguese for MENTAL DISORDER. Anyway it’s not much used in USA. But you can see in the Wikipedia that the three terms are considered correct.)

Enquanto ouço meus companheiros falarem sobre cura, prefiro evitar falar sobre as evidências que já temos em tratamento em saúde mental. As pessoas querem a cura para poder parar de tomar medicamentos.

Claro que quando o “transtorno mental” é bem acompanhado é bem possível portadores de transtornos mentais deixar de tomar medicamentos psicotrópicos sob ordens médicas e ficarem bem melhor.

A dificuldade é isso acontecer no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais difícil é isso acontecer nos CAPS, onde a rotatividade de psiquiatras é grande. (Isso quando há psiquiatras no CAPS.)

Difícil de psiquiatras suspender seus pacientes psiquiátricos dos psicotrópicos não apenas por eles não ficarem no serviço tempo suficiente para conhecer bem o paciente. Mas também porque o SUS praticamente não oferece tratamentos alternativos, como psiquiatria ortomolecular, homeopatia, etc.

Quem fala que tem esperança de um dia haver cura para a doença mental geralmente são familiares e pacientes psiquiátricos.

Eu costumo lembrar que DOENÇA MENTAL é quando uma pessoa sofre com uma perseguição mental, ou com uma grande tristeza, uma tristeza insuportável para a pessoa, por exemplo.

Mas infelizmente, psiquiatras classificam como “transtornos mentais” certos comportamentos que eles consideram ANTI-SOCIAIS. Por exemplo, homossexualismo (homossexualidade) já foi considerado anti-social, já foi considerado errado, por isso já foi considerado doença. Hoje não é mais.

Enfrentando o problema social



Costumo lembrar que DOENÇA MENTAL todos sofremos. É normal. Agora quero colocar só mais dois pontos sobre cura das doenças mentais ou “transtornos mentais”.

Infelizmente DOR MENTAL sempre haverá no mundo enquanto houver problemas e dificuldades no mundo.

Por exemplo, as pessoas sofrem com os problemas das enchentes aqui no Brasil. (People suffer with flood here in Brazil, and someone suggested antidepressants to relieve homeless people). Saiu uma notícias falando que psiquiatras consideram importante dar antidepressivos para ajudar essas pessoas desabrigadas, já que elas ficam tristes e deprimidas por perder suas casas e familiares.

QUEM NÃO FICARIA?

ISSO NÃO É DOENÇA!!! É PROBLEMA SOCIAL, COMO TENHO COLOCADO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Me parece claro que a forma mais prática de resolver esse problema seria garantir DIGNIDADE para essas pessoas, em vez de dar antidepressivos.

Se em vez de dar antidepressivos tomassem providências para que as pessoas não vivam desoladas em lugares DE RISCO essas pessoas não perderiam suas casas de maneiras absurdas e previsíveis.

PREVISÍVEIS, pois sabemos que aqui no Brasil essas tragédias acontecem TODO ANO.

Enfim, não dá para se curar DOENÇA MENTAL com drogas, pois as pessoas ficam doentes mentais por problemas sociais. Problemas emocionais? Emoção agora virou doença?

Por isso não é possível haver uma cura definitiva para doença mental, dor psíquica, ou seja lá a forma que você preferir. Mas é possível diminuir a incidência das doenças mentais, diminuindo as desigualdades e injustiças sociais.

(Publicado originalmente em 15 de março de 2010 e atualizado em 02 de novembro de 2012.)

14.3.10

A ajuda do psicólogo - Cartum

No cartum abaixo vemos um exemplo lamentável de psicólogos que eu tive o desprazer de conhecer. Felizmente tipos assim não são encontrados no meu CAPS no momento. Para tais tipos pacientes psiquiátricos são mercadoria.






(Atualização 23/10/2012: Tipos como esse NÃO ERAM ENCONTRADO NO CAPS no ano 2010, quando publiquei isso. Porém me vi obrigado a me afastar do CAPS em 2011, devido a uma série de irregularidades. Hoje em dia o CAPS está PÉSSIMO.Me afastei Definitivamente.)

13.3.10

Os psicotrópicos são os medicamentos mais avançados que existem?

Tudo ficou simples demais, já que todo mundo confia demais nos psicotrópicos.

Como se os medicamentos da psiquiatria fossem muito mais adiantados que os outros ramos da medicina.

Uma vez que a pessoa está tomando a medicação agem como se não fosse nem necessário ver a pessoa, muito menos fazer exames que são comuns aos outros ramos da medicina.

Os psicotrópicos são medicamentos tão avançados a ponto de fazer esses milagres?

Na verdade esse tipo de atitude dá a psiquiatria uma aparência de RELIGIÃO ou puro CHARLATANISMO. Com todo respeito a psiquiatras sérios, eu tenho encontrado muita gente dizendo que “é só tomar medicação que o bipolar consegue fazer tudo.”

Parece que a pessoa tem FÉ. Já que não há evidência para tais declarações. E contar com fé é coisa de religião. A pessoa foi CONVENCIDA desses efeitos praticamente MILAGROSOS que são atribuídos aos psicotrópicos.

Não vejo essa gente falando de ATIVIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL, às vezes sequer falam de terapia. Como se o psicotrópico resolvesse tudo, de uma forma que NÃO ACONTECE NOS OUTROS RAMOS DA MEDICINA, onde é necessário VER o médico, fazer exames, dietas e outras coisas.

É claro que há alguns profissionais que tentam o máximo para levar atividades, exercícios, etc., mas eles são tão desvalorizados...

E pela aparência das coisas, a fiscalização do SUS (Sistema Único de Saúde) deve puni-los se os pegar desenvolvendo atividades demais, já que parece que esse sistema acha que as prioridades do CAPS são outras, como preencher formulários, por exemplo, prestar contas...

E por mais que oficineiros se desdobrem, a verdade é que atividade física e atividades que trabalhem a mente deveriam ser prescritas e recomendadas pelo médico como COISA ESSENCIAL, mais essencial que medicação, pois se o problema é mental nem faz sentido colocarem comprimidos como prioridade.

(Oficineiros são aqueles que fazem workshops, oficinas, atividades...)

Comprimidos não trabalham a mente. Trabalhar a mente de alguém com comprimidos é como dar comprimidos para alguém ficar musculoso sem fazer exercícios. Isso não me parece possível.

12.3.10

Abuso de remédios cresce no mundo e supera uso de drogas, diz ONU

O uso abusivo de remédios prescritos cresce rapidamente no mundo todo, e o número de viciados em medicamentos já supera o de usuários de cocaína, heroína e ecstasy combinados.

O alerta foi feito pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), da ONU, que divulgou hoje um relatório sobre drogas em Viena (Áustria).

A Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife) afirmou que a morte de diversas celebridades no ano passado, como o cantor Michael Jackson, chamaram a atenção para o uso exagerado de remédios prescritos.

Nos Estados Unidos, país do cantor, 6,2 milhões de pessoas abusaram destes medicamentos em 2008, perdendo em número apenas para o consumo de maconha.

O relatório afirma que, na Alemanha, entre 1,4 milhão e 1,9 milhão de pessoas são viciadas neste tipo de droga. Já no Canadá, entre 1% e 3% da população abusam dos chamados opioides.

Em vários países europeus --como França, Itália, Lituânia e Polônia-- a porcentagem de estudantes que revela usar sedativos ou tranquilizantes fica entre 10% e 18%.


Só queria deixar essa notícia que recebi como um presente de um contato. Agradeço muito.

Que seja um alerta, para que as pessoas vejam que não exagero ao pedir alternativas a psicotrópicos, e por que não alternativas para outros fármacos.

Veja a notícia na íntegra na Folha Online.

11.3.10

Psiquiatria: O ramo especial da medicina

Impressionante ouvir psiquiatras dizendo que o importante é estar tomando “remédio”.

falemos, por exemplo, do caso do haldol e do lítio, psicotrópicos para “doenças” diferentes.

Eu deixei de tomar um e passei a tomar o outro com uma simplicidade... nem precisou de exame, só uma conversinha bastou. Que banalização.

Uma banalização da medicina.

Quando dá na veneta do psiquiatra ele vai e passa um “remedinho” novo para você, principalmente se for psiquiatra novo na profissão, esses estão ansiosos para conhecer os efeitos das drogas, NOS PACIENTES, é claro.

Como se um diabético tomasse remédio de pressão na falta da insulina, MESMO SEM TER PROBLEMA DE PRESSÃO, “pois o importante é tomar remédio”, dizem os psiquiatras.

A gente vai ao psiquiatra e aí esse psiquiatra olha para nossa cara e tem a pretensão de dizer que sabe quando a gente está bem ou não! Isso quando eles se dão ao trabalho de ver a gente.

Eu comecei a escrever essa postagem ironizando, mas fica duro ironizar sabendo o número de gente que morre por causa desses métodos.

Já imaginou ir ao dentista e ele olhar para você e dizer se você tem cáries ou não, sem broca de dentista, sem sequer precisar abrir a boca, nem nada? Seria maravilhoso, mas sabemos que a ciência não está avançada a este ponto.

Chega ao cúmulo assustador que eu já relatei aqui: o ABSURDO de o psiquiatra falar com o familiar do paciente psiquiátrico e tomar a palavra desse familiar que relata se o paciente está bem ou não, sem sequer vê-lo, às vezes sem sequer conhecê-lo.

Essa prática infeliz nasceu por eles sempre deixarem o paciente psiquiátrico falar menos nas consultas. Ou então o paciente psiquiátrico fala, mas o que vale é o que o familiar falou. É um hábito nojento da psiquiatria.

Ora, o paciente nunca fala, o familiar fala pelo paciente. Então porque não deixar o paciente em casa e só o familiar aparecer na consulta? É o que acontece, e é um absurdo.

E consideram o psicotrópico BOM DEMAIS, então o paciente participar de suas próprias consultas deixou de ser prioridade.

10.3.10

O Paciente Psiquiátrico, sua linguagem e comunicação

Todos nós (pacientes psiquiátricos ou não) temos necessidade da linguagem para interagirmos socialmente. E ao passar por surtos e internações psiquiátricas as pessoas tem sua capacidade de se comunicar comprometida. Devido aos traumas sofridos nas internações ex-pacientes psiquiátricos desenvolvem cacoetes, dificuldade para falar, medo de falar.

Naturalmente eu mesmo já tive muita dificuldade de falar, por causa das drogas psicotrópicas que me davam branco, por exemplo, me fazendo gaguejar. E dentre os usuários do CAPS conheço várias pessoas que falam uma linguagem muito difícil de compreender. muitos falam com medo, e por aí vai.

Daí que me parece que para ressocializar as pessoas é necessário desenvolver a fala delas, a expressão. O que eu quero dizer é que faz falta um fonoaudiólogo nos serviços de tratamento psiquiátrico, isso se o objetivo do tratamento for realmente ressocializar. (É claro que nos CAPS seria importante também clínico geral, afinal, a saúde geral deveria ser prioridade em um local de CUIDADO diário. Mas isso é assunto para outra hora.)

9.3.10

Como Melhorar a conversação no inglês

Vou deixar umas dicas para quem já começou a estudar inglês, mas ainda não obteve os conhecimentos e a autoconfiança para CONVERSAR EM INGLÊS, enfim.

Com a Internet tudo está bem mais fácil para quem já conhece um pouco de inglês e precisa aprimorar.

Só vou dar uns toques.

Para começar, hoje em dia qualquer um que pode acessar Internet em um computador razoável pode falar com pessoas de diferentes países, sem maiores dificuldades, e sem maiores custos.

Como eu sei que a maioria das pessoas que acessam Internet sabe buscar, não vou me prender a dicas de dicionários e ajuda com gramática no momento.

Só vou lembrar que se encontram no Youtube VÁRIOS cursos de inglês gratuitos, que ajudam bastante. Claro, são cursos FALADOS EM INGLÊS, para quem já tem algum conhecimento.

Através do Skype você pode LIGAR para todo o mundo, todos os países.

Ou seja, você pode ligar, e falar com qualquer telefone do mundo através do computador, claro, você precisará ter microfone e som funcionando, e terá que pagar para ligar para telefones fixos e celulares.

Mas acredite, o Skype sai MUITO mais barato que qualquer telefonia que você conhece. É um preço FIXO. Você não vai pagar mais caro para ligar para longe. Pra ter uma ideia, você paga a mesma coisa para ligar para sua própria cidade e para ligar para a China!

Com certeza não vai faltar pessoas com quem falar para praticar seu inglês.

Inclusive existem TUTORES que falam em inglês com alunos pelo Skype.

Você pode ligar para agências de viagem de outros países, para pedir informações, poderá pedir oração para religiosos de outros países que falam em inglês, não apenas para interagir com o mundo e se informar, mas também para praticar inglês.

Ou, se quiser praticar inglês mais a sério você pode contratar um TUTOR nativo de país de fala inglesa.

SE VOCÊ JÁ TEM CONHECIMENTOS DE INGLÊS NUNCA PAGUE POR ESSES CURSINHOS DE INGLÊS DO BRASIL, NÃO VALE A PENA, É JOGAR DINHEIRO FORA.

O tutor cobrará mais barato que os cursinhos de inglês, e vai valer muito mais a pena.

Enfim, as alternativas são muitas. Apenas deixei algumas.

É o blog PACIENTE PSIQUIÁTRICO se tornando cada vez mais útil na sua vida.

Nós, na condição de pacientes psiquiátricos muitas vezes temos dificuldades de falar, por tomarmos muitos psicotrópicos, por traumas, etc. Por isso me interessei mais em tratar desses temas aqui.

E com certeza essas dicas serão úteis para as pessoas inteligentes que acessam este blog.

Espere que no futuro falarei mais de linguagem.

P.S.: Estou pronto para esclarecer quaisquer dúvidas. Todos são bem vindos para esclarecimentos.

8.3.10

QUEM PODE SATISFAZER UMA MULHER? - Homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

Recebi a mensagem abaixo de um contato da Costa do Marfim. Achei interessante e decidi traduzir para o português para homenagear as mulheres neste dia Internacional das Mulheres.

É impossível satisfazer as mulheres



Uma loja que vende maridos acaba de abrir na cidade de Nova
York.
As mulheres podem escolher o marido que elas desejarem. Na frente da loja
está pendurada a lista de instruções que explicam como funciona a loja:


1. Você pode visitar a loja apenas UMA VEZ!

2. Você pode escolher qualquer homem de diferentes níveis, ou
escolher subir a um nível superior, mais saiba que você não pode
voltar ao nível inferior a não ser se for para sair do prédio!


Então uma mulher foi a loja dos maridos para encontrar um marido.

No 1° andar está escrito na porta: 1° andar: Estes homens trabalham
e amam a Deus

No 2° andar: Estes homens trabalham, amam a Deus e as crianças


No 3° andar: Estes homens trabalham, amam a Deus e as crianças e
são muito belos.


'Uau!', diz ela, mas ela queria continuar a subir...

Ela foi ao 4° andar e estava escrito:

No 4° andar: Estes homens trabalham, amam a Deus e às crianças, são muito belos e ajudam suas esposas nas tarefas domésticas.


'Oh, meu Deus!' ela diz: 'Não posso acreditar nisso!' Mas ela continuou até o nível superior, onde ela pôde ler:


No 5° andar: Estes homens trabalham, amam a Deus e às crianças, são
muito belos, ajudam suas esposas nas tarefas domésticas e
são muito românticos.

Ela se sentiu tentada a parar, mas foi até o sexto andar, onde ela pôde ler:

No 6° andar: Você é a visitante número 4.363.012. Não há homens neste nível. Este andar existe para provar que é impossível satisfazer as mulheres.


Obrigado por visitar a loja de maridos.
Cuidado com os degraus ao sair e tenha um bom dia.

Envie esta mensagem a todos os homens que você conhece para que eles possam rir um pouco e a todas as mulheres que gostam de ouvir a verdade.


Abaixo o texto original em francês. Feliz Dia Internacional das Mulheres!!!

QUI PEUT SATISFAIRE UNE FEMME

Les femmes sont impossibles à satisfaire



Une boutique qui vend des maris vient juste d'ouvrir dans la ville de New
York.
Les femmes peuvent y choisir le mari qu'elles désirent. Devant la boutique
est affichée la liste des instructions qui expliquent comment marche la
boutique :


1. Vous pouvez visiter la boutique juste UNE FOIS!

2. Vous pouvez choisir n'importe quel homme à des niveaux différents, ou
choisir de monter à un niveau supérieur, mais sachez que vous ne pouvez pas
retourner au niveau inférieur à part sortir du building!


Une femme donc alla à la boutique des maris pour trouver un mari.

Au 1er étage il est écrit à la porte: 1er étage: Ces hommes ont du travail
et aiment Dieu

Au 2ème étage: Ces hommes ont du travail, aiment Dieu et les enfants


Au 3ème étage: Ces hommes ont du travail, aiment Dieu et les enfants et
sont extrêmement beaux.


'Waw !', dit-elle, mais elle voulait continuer de monter...

Elle alla au 4ème étage et il était écrit :

Au 4ème étage: Ces hommes ont du travail, aiment Dieu et les enfants, sont
extrêmement beaux et aident leurs épouses dans les travaux domestiques.


'Oh, mon Dieu !' elle se dit : 'Je ne peux pas y croire!' Mais voulut
continuer au niveau supérieur où elle pouvait lire:


Au 5ème étage: Ces hommes ont du travail, aiment Dieu et les enfants, sont
extrêmement beaux, aident leurs épouses dans les travaux domestiques et
sont très romantiques.

Elle est trop tentée de s'arrêter mais alla au 6ème étage où elle pouvait
lire:

Au 6ème étage: Vous êtes la 4.363.012-ème visiteuse.. Il n'y a pas
d'hommes à ce niveau. Cet étage existe pour prouver que les femmes sont
impossibles à satisfaire.


Merci de votre visite à la boutique des maris.
Faites attention aux marches en sortant et passez une agréable journée..

Envoyez ce message à tous les hommes que vous connaissez pour qu'ils
rigolent un peu et à toutes les femmes qui aiment entendre la vérité.

Esta é a homenagem do blog PACIENTE PSIQUIÁTRICO a todas as mulheres!!!!

7.3.10

Educação X Exploração

Mas uma vez o blog PACIENTE PSIQUIÁTRICO fala sobre a situação de nossa educação.

César Maia colocou no seu Twitter que o Brasil no atingiu a meta para 2010. Aí eu fico pensando na qualidade da educação do Brasil, e como eles querem resolver isso com mágica.Clique para ver a imagem ampliada.

Eles querem resolver o problema colocando pessoas despreparadas nas faculdades.

Para começar eles deveriam fiscalizar as faculdades, e não apenas as faculdades, mas também os cursinhos. Cursos de informática, de idioma, etc.

Deveria ter um PADRÃO SÉRIO. Do jeito que está qualquer sai por aí abrindo escola de idioma, de informática, etc.

Eu já passei por uns cursos de idioma que cobram uma fortuna, e não estão a altura dos preços que cobram.

Já paguei vários cursos. Esses cursos são sempre caríssimos. E nunca valem o que cobram. É uma exploração.

E é uma vergonha, pois a educação do Brasil não acompanha a tecnologia do mundo. Cobram caro, e oferecem serviços da idade da pedra.

Como o Brasil trata a educação de seu povo

Além da educação pública inexistir no Brasil a educação privada é uma exploração injusta e de péssima qualidade.

E para piorar, dificultam o acesso do brasileiro a livros. Como brasileiro pobre vai conseguir comprar os livros em português, que são caríssimos?

Meus maiores dicionários são em inglês. Quer dizer, meus dicionários com mais verbetes são para falantes da língua inglesa ou francesa, britânicos ou americanos ou franceses.

Enfim, meus dicionários mais atualizados não poderiam ser em português, pois os dicionários de português são MUITO CAROS. Eu gostaria de comprar um dicionário em português, mas acredite: os dicionários de português são três vezes mais caros que os dicionários de inglês, francês e de qualquer outra língua.

E com todo respeito, os dicionários feitos para os americanos, britânicos e franceses são muito mais abrangentes, bem melhores.

Como os governantes brasileiros matam sua própria língua

Nem quero falar dos brasileiros com mestrado que mal sabem escrever e falam errado. Não posso culpá-los, pois sei que educação não é coisa séria no Brasil.

Quer dizer, o Brasil pode ser GRANDE em vários campos técnicos, mas se não ensinam português e linguagem em suas escolas, não adianta nada.

A língua é o alicerce. Não adianta ser doutor se não domina o básico.

Eu tive que aprender a escrever português sozinho, e acredite, foi mais fácil aprender a escrever inglês. A maioria dos livros que eu li em minha vida estavam em inglês, ou em outra língua. Porque são mais baratos e acessíveis.

EM RESUMO: Os governantes e "letrados" brasileiros não fazem nenhum esforço para divulgar a língua portuguesa. Sequer para os próprios brasileiros.

P.S.: Por favor não venha dizer que eu sou americanizado. Eu sou é pobre.

4.3.10

O Bom e o Ruim do CAPS - Avaliação

Bem, mais uma vez estou avaliando o CAPS Rubens Corrêa aqui.

O positivo, no momento são algumas atividades interessantes que têm acontecido, apesar das grandes dificuldades do momento.

Como, por exemplo, a oficina de Yoga coordenada pelo psicólogo do serviço, a oficina de futebol coordenada pela psicóloga do serviço, e a oficina de sexualidade que é coordenada por uma nutricionista pela e pela administradora do serviço.

Coisas como Yoga acontecendo num CAPS é super-positivo, pena que não há muito apoio da secretaria municipal de saúde do Rio de Janeiro a esse tipo de atividade exemplar.

Também é positivo a consideração que tenho recebido dos técnicos do CAPS com a sala de informática. Posso dizer que a sala não está esquecida, assim nós os usuários que frequentamos a sala somos contemplados.

Também devo ressaltar mais uma vez o bom entrosamento de toda a equipe, incluindo os profissionais de saúde mental como enfermeiros, psicólogos, terapeutas, etc. e os de apoio, como o pessoal da segurança, o pessoal da limpeza e o pessoal da cozinha, entre outros.

O negativo fica com a PÉSSIMA administração da atual gestão de saúde mental do município do Rio de Janeiro. Faltam psiquiatras, falta alimentação e falta SUPORTE aos técnicos do CAPS.

Com toda essa carência de suporte fica bem difícil acontecer atividades no CAPS.

Por essa falta de suporte que absurdos acontecem. É negativo também pacientes psiquiátricos receberem medicação sem ver nenhum profissional de saúde mental. Mas como culpar os profissionais de saúde mental com essa estrutura tão negligente da SMS, Secretaria Municipal de Saúde?

Claro, o CAPS tem outras pequenas falhas que eu vou reconsiderar por causa da gestão do momento da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro que não está conseguindo cumprir com suas responsabilidades.

3.3.10

PSIQUIATRIA X VIDÊNCIA

A semelhança entre os métodos usados pela psiquiatria e pelos videntes me espantam. Até peguei um panfleto de uma vidente.

Interessante como eles ajudam a deixar a pessoa alegre, como os psicotrópicos fazem. E eles tratam de perturbações também! Como os métodos são iguais, talvez eu possa substituir o “tratamento” com a psiquiatria pelo “tratamento” com videntes.

Vou pensar nisso...

Mas falando sério: dê uma olhadinha no panfleto abaixo e veja se não lembra discurso de psiquiatra. Vão me desculpar, mas tem tudo a ver.




2.3.10

A Super-valorização do psicotrópico

Me lembro do caso contado na Internet de uma pessoa que se suicidou tomando o “remédio” direitinho, sem protestar, nem reclamar. Aí a pessoa que contava a história disse que vai seguir esse belo exemplo dessa pessoa que se suicidou tomando “remédio” certinho sem protestar.

Eu fui cruel, mas eu tive que dizer: vai. Fique tomando o “remédio” certinho que você vai acabar se suicidando como essa pessoa. Eu se fosse você encarava a realidade (que é LUTAR POR opções de tratamento que possam substituir os psicotrópicos que eles chamam de “remédios”. Como tenho dito sempre, psicotrópicos só deveriam ser usados como último recurso.)

Está claro para mim que essa pessoa se suicidou PORQUE estava tomando os psicotrópicos certinho sem reclamar.

Eu tenho que me deparar com cada história triste. E é triste ver pessoas fugindo da realidade para passar por certinho.

O que, infelizmente, acaba por lhes custar a vida.

Enfim, a super-valorização do psicotrópico.

Me lembro quando estava há alguns dias depois de trocar o carbonato de lítio pela risperidona.

Falei para a psiquiatra da época que apesar de me ver livre da grande agitação causada pelo lítio, estava sofrendo pela apatia da risperidona.

Aí ela disse, “bem, você queria trocar de remédio, eu troquei.”

Aí o interessante é que ela disse:

__ O que não pode é ficar sem remédio.

Aí eu pensei, “como se fosse uma fórmula milagrosa.”

É como se eles acreditassem que uma pessoa pode ficar sem água, sem comida, mas nunca sem o “remédio”. Como se uma pessoa pudesse morrer, se matar, mas se estiver tomando o “remédio”, tudo bem.

Como no caso da pessoa que se suicidou tomando o “remédio” certinho.

A vida humana não pode ser tão desvalorizada.

Quando eu estava internado tinha uma época que faltava água. A gente passava o dia sem banho e sem beber água.

Aí a gente esperava ansioso a hora da medicação, pois aí eles arrumavam um pinguinho d’água para a gente conseguir engolir aquele MONTÃO de psicotrópicos (mais psicotrópicos que água).

1.3.10

Pacientes Psiquiátricos viram mendigos - Veja como acontece

Acontecem certas manipulações políticas na gerência da saúde mental no Brasil. Eu vou descrevê-las em detalhes neste blog.

Quem desconhece essas manipulações acreditam nas propagandas mais absurdas pregadas por políticos da área da saúde mental.

Adorei quando o jornal O Globo denunciou que pacientes psiquiátricos estão virando mendigos. A denúncia é uma forma de fazer a coisa parar.

Meus parabéns ao jornal O Globo por isso, e muito obrigado. Espero que vocês façam mais denúncias desse tipo, com números que desmascarem toda essa manipulação.

Agora vou dar um exemplo para quem não convive com a situação dos pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos.

Vou mostrar abaixo como um paciente psiquiátrico vira mendigo nesse sistema explorador que é o sistema de saúde mental do Sistema Único de Saúde do Brasil.

Anos atrás eu estava indo fazer um exame em Botafogo, Rio de Janeiro.

Tinha que chegar na hora para o exame, mas tive que parar ao ver um companheiro usuário de CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que estava sentado debaixo da marquise.

Eu nem o reconheci de imediato. Ele que me chamou pelo nome. Não estava sujo, nem delirante, se é o que você pensou. Na verdade estava até mais tranquilo do que quando eu o via no CAPS.

É que no CAPS eu costumava ver esse companheiro, como muitos outros, se defendendo das reclamações da família. E infelizmente sempre levando a culpa. Usuário de saúde mental geralmente levava a culpa.

Eu escrevo LEVAVA, pois espero que doravante isso não aconteça mais.

Logo ele fugiu para a liberdade. Estava cansado de ser encurralado e tratado com injustiça.

Por um lado eu senti uma pontadinha de inveja dele. Mas por outro lado me senti compelido a informar o CAPS dessa situação.

Não podemos desistir do direito de vivermos dignamente, e era isso que ele estava fazendo. Indo para a liberdade, mas perdendo de vez a dignidade.

Com certeza ele estaria com mais dignidade longe das repressões, mas estaria longe de ter o mínimo de dignidade que o mais indigno dos indivíduos que NÃO PASSARAM PELA EXPERIÊNCIA DE EXCLUSÃO DOS PACIENTES PSIQUIÁTRICOS tem.

Devido a urgência da situação me esqueci do exame que tinha e comprei cartões telefônicos e fui ligar para o CAPS.

Perdi um bom tempo tentando ligar, pois ninguém atendia!!!

Enfim, perdi meu tempo, perdi o exame.

Depois falei sobre isso no CAPS e me disseram que estavam TODOS ocupados tomando café, e por isso não poderiam responder ao telefone.

????????????

Nem vou fazer comentários.

Claro que eu esperava que alguém fosse falar com o rapaz, auxiliá-lo. Mas a primeira coisa que me perguntaram é por que eu não liguei pro SAMU fazer a remoção?

SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que leva as pessoas para os hospitais, para internação, para HOSPITALIZAÇÃO.

Claro que eu não ia desejar esse tipo de terror Para meu companheiro.

Começaram a cogitar que o rapaz estivesse delirando, etc. Não estava delirando, como já disse. Estava muito bem. Quer dizer, não tão bem quanto deveria estar, mas melhor do que estava antes.

Em resumo, pacientes psiquiátricos fogem para escapar de repressões. Os serviços de saúde mental não têm dado apoio aos pacientes psiquiátricos, apenas culpado.

Claro que o próprio SUS (Sistema Único de Saúde) NÃO tem dado um apoio decente aos serviços de saúde mental. Aliás, o SUS não dá apoio decente a ninguém.

Enfim, os serviços de saúde mental têm se omitido. Como já disse, é muito fácil tirar alguém de um manicômio e jogar nas mãos da família e não dar suporte.

As famílias não estão preparadas para lidar com pacientes psiquiátricos, que eu deveria chamar de ex-pacientes psiquiátricos. Não chamo de ex-pacientes psiquiátricos pois sei que a pessoa continua PRESA dentro de casa, no fundo.