31.5.10

II Congresso Brasileiro de Saúde Mental acontece quinta-feira 03/06/10

Na próxima quinta-feira acontece o II Congresso Brasileiro de Saúde Mental, na UERJ, Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Observe que não se deve confundir o II Congresso Brasileiro de Saúde Mental com a IV Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontece de 27 a 30 de junho.

A IV Conferência de Saúde Mental é uma iniciativa bem influenciada pelo governo brasileiro e por isso TENTA parecer neutra.

Por outro lado, o II Congresso Brasileiro de Saúde Mental foi organizado pela ABRASME, Associação Brasileira de Saúde Mental, que é inimiga política da ABP, Associação Brasileira de Psiquiatria.

Por outro lado, a ABP terá seu XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria de 27 a 30 de outubro de 2010, em Fortaleza.

O II Congresso Brasileiro de Saúde Mental é para fazer frente ao XXVIII Congresso de Psiquiatria.

É aquela velha briguinha política egoísta da saúde mental...

27.5.10

A Incrível Coragem de Carrano

Carrano é um grande guerreiro, já disse que sua coragem é inspiradora.

Leia o excerto de Austregésilo Carrano abaixo e veja porque a coragem de Carrano me impressiona. Excerto extraído de Canto dos Malditos.

Já meio perdendo os sentidos, fui arrastado pelo pátio da delegacia de plantão, para o pavilhão das celas.

(...)Na noite a dentro, já de cabeça fria mas todo dolorido, veio-me uma grande ideia jericosa. Já ouvira histórias de malandros que chegavam até a se cortarem, ou se furarem para escapar das sessões de pancadaria e tortura dos tiras. Assim eram levados para hospitais, e lá tentavam, através do médico, qualquer tipo de proteção, para não apanharem mais. Daí a grande ideia de jerico!

Estava com uma jaqueta jeans, com botões de pressão. Arranquei todos os botões e os engoli, assim passaria mal, e levariam-me para um hospital.

Aguardei que surgisse algum efeito dos botões em meu estômago. Nem sequer uma azia, só aquele monte fazendo volume. Os botões deviam ser de má qualidade. Tive então outra ideia sensacionalmente jericosa.

Já que o crápula vai estar pela manhã para me encher de carinho... ele terá que encostar as mãos em mim. Não calculei que ele pudesse usar um cacetete. Se eu estiver sujo de alguma coisa, ele não irá encostar suas patas em mim. Lama aqui dentro não tem. Carvão, graxa _ aqui dentro não tem nada. Como eu poderia me sujar, que evitasse ele encostar em mim? Não deu outra, caguei em minha mão! Passei em meus lindos cabelos longos, no rosto, nos braços, nas roupas, enfim, em tudo. Fiquei cheirozinho para um baile de quinze anos.

Tinha tolete de merda no corpo todo. Assim ele teria que sujar suas lindas patinhas, quando começassem as sessões de pancadaria. O incrível é que no começo se sente cheiro de fezes, mas passando alguns minutinhos já não se estranha mais o cheiro. Dormi como um recém-nascido tirado a gancho, dolorido mas protegido.

Naquela bela manhã, não sei se era bela, senti um pontapé nas costas, e uma voz de filme de terror.

(...)Era meu carrasco e o seu puxa-saco que o tirou de cima de mim. Os machões mandaram-me sair da cela.

(...)Gozado, não queriam que eu me aproximasse deles, ontem iam me encher de porrada, agora estavam evitando minha aproximação. Por que será?

(...) Chegamos a um pátio em frente duma enorme construção em formato de U. Procurei as metralhadoras, as casamatas, os tanques de guerra, tudo que a gente vê em filmes como "O homem de alcatraz". Li numa plaquinha: Hospital Psiquiátrico San Julian. Pode?...

(...)_ Cara, isto aqui é pior que uma prisão de verdade. É, em muitos sentidos, tão ou mais perigoso... Essas drogas que somos obrigados a tomar são um veneno que nos mata em poucos anos. (p.41)


E infelizmente esse veneno matou Carrano... Dia 27 de maio de 2008 as sequelas dos psicotrópicos (e dos eletrochoques) acabaram de matá-lo.

Carrano era TAURINO, como fazia questão de realçar. Nasceu em 15 de maio de 1957 e morreu em 27 de maio de 2008. Deixemos nossa homenagem e respeito.

26.5.10

Como adquirir o livro de Austregésilo Carrano - Canto dos Malditos

Antes de mais nada devo dizer que sexta-feira, dia 28 de maio, haverá uma celebração da Luta Antimanicomial no Sindicato dos Médicos, Rua Churchill, Centro do Rio de Janeiro, às 14:00h.

Nada melhor do que usarmos esta sexta-feira para relembrar a grande luta de Carrano por liberdade, humanidade e igualdade.

Sei que muitas pessoas não conheciam Carrano. Muitos não sabiam quem era Carrano, pois no filme Bicho de Sete Cabeças seu nome era Neto, e o filme é mais conhecido que o livro.

Sei que agora muitos gostariam de adquirir o livro, depois de toda a divulgação que fiz, mas não sabem como conseguir, estão tendo dificuldades para conseguir.

Pois bem. Você pode conseguir o livro em sebos, principalmente pode tentar comprar na Internet. Por exemplo, você pode tentar a ESTANTE VIRTUAL, por exemplo.

Nota: eu não estou recebendo nenhuma comissão por isso. Apenas sei que o livro deve ser lido pelo máximo de pessoas. Esse livro de Carrano é uma ferramenta para a liberdade.

You can buy the book The Corner of the Damned, which tells a true story about a Brazilian who endured the great pains of institutionalization in the Brazilian asylums.

25.5.10

O contato humano de Richard Rasmussen - Ah se tivesse todo este contato humano na psiquiatria!

Veja os vídeos de Richard Rasmussen. O que isto tem a ver com saúde mental? É que o Richard Rasmussen é biólogo. E o interessante é que ele não lida com humanos, mas mostra mais toque humano com os animais do que todos os psiquiatras, psicólogos e todos os profissionais de saúde mental que já conheci na vida, que mal chegam perto de pacientes psiquiátricos. Quer dizer, alguma minoria chega perto, mas é bem raro.





Carrano explica a distância mostrada pela a maioria dos profissionais de saúde mental:

Quando o médico chegou, meu coração disparou. Dependia dele continuar naquele lugar pavoroso... dependia exclusivamente de mim mostrar a ele que eu era uma pessoa normal. Ao entrar no pátio foi imediatamente rodeado pelos internos que haviam tomado café em frente ao quarto onde eu dormira. Os do canto nem tomaram conhecimento do ilustre personagem. Aproximei-me. O enfermeiro do pátio falou alguma coisa ao seu ouvido e ele me olhou. Estendi-lhe a mão em cumprimento. Tocou apenas nas pontas dos meus dedos como se eu fosse contaminá-lo. Disse-lhe que queria falar-lhe. Abanou a cabeça positivamente, entreteu-se em seguida com o grupo ao seu redor e, rapidamente, saiu do pátio.

Extraído do livro Canto dos Malditos, p.39.

24.5.10

A fúria de Carrano no hospício (excerto do livro Canto dos Malditos)

Se você me perguntar se eu acho que Carrano é foi grande escritor eu direi que não. Carrano foi um grande guerreiro. Seu livro Canto dos Malditos é cheio de erros de português assustadores, mas o que fascina é a fibra mostrada por ele no livro e confirmada na sua vida.

Por isso eu não mudo seus erros de português e coloco seus textos fielmente. Esse grande guerreiro me inspira!!! E espero que inspire você também, para que você se una a gente na luta por liberdade e igualdade.

Abaixo, mais um excerto de Austregésilo Carrano.

Sou tourino e, quando coloco uma ideia, eu faço, custe o que custar - eu fujo ou morro. Iria sair dali de alguma maneira. Antes de ser internado no San Julian, eu estava de caso com uma mulher. Seu nome era Paula. Ela era quem lutava pelos meus direitos, até enfrentando a ignorância de minha família. Suas tentativas de convencer meus pais a tirar-me daquele lugar acabou gerando antipatia de ambas as partes. Foi falar com o Dr. Alexandre Sech, em seu consultório na Rua José Loureiro, no Centro de Curitiba. Várias vezes... Mas nada de concreto conseguiu. Eu a cobrava com certa rudeza. Eu estava decidido a sair dali, mas não via como sair.

Cada vez mais rebelde dentro do hospício, já não sabiam mais o castigo que me dariam. Vivia sob o efeito da Turtulina. (...) Um dia peguei uma vassoura e saí pelo corredor estourando todas as lâmpadas que via. Fui amarrado a uma cama em um dos quartos. Os enfermeiros gostavam de tirar uma casquinha. Grudavam esparadrapos nos pelos das minhas pernas e puxavam _ eu lhes cuspia e levava mãozada na cara... eu xingava, cuspia, chorava de raiva!

Extraído do livro Canto dos Malditos (p.122) de Austregésilo Carrano Bueno

Nota importante: o nome do psiquiatra citado é verdadeiro, assim como o nome do hospício.


Bravo, faxineiro!

Não poderia deixar de mencionar o faxineiro do CAPS Rubens Corrêa, que desenvolveu um fantástico relacionamento cheio de respeito com os usuários do CAPS Rubens. Ele está conseguindo ter autoridade, sem ser autoritário. Um exemplo fantástico!!!

Tempos atrás eu não achava que ele conseguiria desenvolver um trabalho tão bom. Ele era PÉSSIMO no relacionamento com usuários. O cozinheiro (copeiro) também melhorou tremendamente. Que exemplos fantásticos!

Mas o faxineiro é realmente exemplar.

Eu realmente acho que ele deveria dar palestras para técnicos de saúde mental sobre como lidar com pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos com humanidade. E eu acho que ele deveria ser bem mais valorizado e reconhecido.

Muito ajuda quem não atrapalha


Infelizmente não posso dar nota tão positiva para a maioria dos técnicos deste CAPS, apesar de admitir que melhoraram bastante.

Quando eles chegam para mim dizendo que querem ajudar em alguma coisa eu só posso dizer uma coisa:
Muito ajuda quem não atrapalha.
Vocês vão estar ajudando bastante se respeitarem os usuários do CAPS, ou seja, é importante respeitar as leis, mas acima de tudo é importante respeitar as pessoas, os usuários de CAPS.

Para aqueles técnicos que acreditam que são de uma hierarquia superior quero lembrá-los mais uma vez que TODOS OS USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL SÃO SEUS PATRÕES. Logo, a única hierarquia que existe na verdade é:

Nós usuários de saúde mental somos os patrões, e vocês técnicos de saúde mental são os empregados.

Podem ter certeza que ninguém quer oprimir vocês. Queremos apenas respeito.

Posso garantir para vocês que vocês podem conseguir várias coisas benéficas para todos vocês de todos os usuários se vocês respeitá-los SEMPRE. O respeito começa com a verdade.

Vocês podem ajudar bastante com sinceridade


Várias vezes me impressionei com a sinceridade de alguns raros profissionais de saúde mental. Como no caso da psiquiatra que admitiu, com verdade, que os psicotrópicos causam sérios danos. (Falo de uma psiquiatra nascida em 13 de março.)

Ou como no caso de uma enfermeira que admitiu as sérias dificuldades do CAPS, em vez de tentar desviar o assunto. (É muito comum na saúde mental profissionais tentarem abafar os problemas. Falo de uma enfermeira que esteve em Angra dos Reis, no Encontro da Luta Antimanicomial.)

Esses rompantes de verdade são algo bonito e admirável.

Por outro lado, foi bem desagradável para mim saber que algum profissional de meu CAPS espalhou uma notícia de que eu sairia do CAPS.

Isso é maldade. Maldade não contra mim, mas contra os usuários, que consideram minhas ações lá importantíssimas.

Eu já disse várias vezes no passado que EU SÓ SAIREI DO CAPS QUANDO TUDO ESTIVER FUNCIONANDO DA FORMA MAIS CORRETA, MAIS INCLUSIVA POSSÍVEL.

Portanto se quer realmente ajudar, comece com sinceridade. Faça sua parte, respeite os usuários de saúde mental e PERMITA-NOS FALAR!!!

Se houver tal respeito com certeza haverá melhorias para todos os usuários e para os técnicos também.

23.5.10

Respeito

O que nós pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos estamos precisando é RESPEITO. Quando profissionais de saúde mental fecham CAPS, por exemplo, antes da hora eles estão desconsiderando os pacientes psiquiátricos, estão desrespeitando os pacientes psiquiátricos, que tem direito ao serviço. Nem falo da lei que estão desrespeitando, mas falo das vidas.

Como nós recebemos pouca consideração. Na hora do almoço ou do café TODOS os técnicos vão comer e deixam o serviço praticamente abandonado. Já não basta sair antes da hora? Eles sequer pensam em ter consideração. Não tem respeito.

O negócio é que eu não estou falando só do desrespeito a leis, que acontecem o tempo todo, desde dos altos escalões até o mais baixo.

Estou falando de desrespeito às pessoas que fazem acompanhamento psiquiátrico e PRECISAM DE INSERÇÃO SOCIAL PLENA. Todos ex-pacientes psiquiátricos e pacientes psiquiátricos em geral TEM DIREITO A INSERÇÃO SOCIAL, não é favor.

Para não falar do que eles chamam de "tratamento". De certa forma é um tratamento nada humano. Fazem questão de ficar separados de nós.

Como é que você vai entender os problemas psicológicos de alguém se você faz questão de se ficar separado desse alguém? Separado por hierarquias que você criou em sua concepção.

A discriminação e a segregação na forma de hierarquias


Nos consideram de uma hierarquia inferior. Já tive a infelicidade de ouvir isso da boca de técnicos em saúde mental, que me explicavam que eles são de uma hierarquia superior e nós usuários de saúde mental somos de uma hierarquia inferior. Eu ia responder o quê?

E como os usuários de saúde mental poderiam reivindicar seus direitos se sequer sabem que têm tais direitos? E mesmo se soubessem dos direitos como poderiam falar, quando geralmente não nos deixam falar?

Ana disse:

Infelizmente é muito difícil provar pois os pacientes psiquiátricos não tem voz, os familiares não têm informação a respeito das drogas prescritas...

Na verdade, Ana, o povo é forte e produz coisas boas para o coletivo, QUANDO RECEBE INFORMAÇÕES QUE LHES É DE DIREITO. Se conseguirmos levar as informações ao povo com amor, carinho e respeito o povo saberá proceder com força e resgataremos a justiça e caminharemos em direção a posse de nossos direitos legítimos.

Não há quem aguente a força do povo unido. Principalmente quando o povo se une para coisas justas.

22.5.10

Preocupação de autoridades católicas com células artificiais

ROMA, Itália (AFP) - Autoridades católicas italianas expressaram perplexidade e preocupação com o anúncio da criação da primeira célula viva dotada de um genoma sintético, e destacaram um potencial "devastador salto ao desconhecido".

"Nas mãos erradas, a novidade de hoje pode representar amanhã um devastador salto ao desconhecido", afirmou o bispo Domenico Mogavero, presidente da Comissão para Assuntos Jurídicos da Conferência Episcopal italiana, em entrevista ao jornal La Stampa.

"O homem vem de Deus, mas não é Deus: é humano e tem a possibilidade de dar a vida procriando e não construindo-a artificialmente", acrescentou.

A criação da primeira célula viva dotada de um genoma sintético foi anunciada na quinta-feira. A experiência abre caminho para a produção de organismos artificiais, segundo os coordenadores da pesquisa realizada nos Estados Unidos.

"É a natureza humana que dá sua dignidade ao genoma humano, não o contrário. O pesadelo contra o qual tempos que lutar é a manipulação da vida, a eugenia", disse Mogavero.

Para o teólogo Bruno Forte, arcebispo de Chieti-Vasto, região central da Itália, "a preocupação pode ser resumida em uma pergunta: o cientificamente possível também é justo do ponto de vista ético?".

Notícia completa no Yahoo! Notícias.

Abaixo, Carrano fala sobre os progressos maravilhosos da ciência que faz coisas lindas, mas que nunca chega a ser prática para realmente tratar das pessoas como seres humanos.

E não estou sozinho ao afirmar que o conjunto dos meios empregados pela psiquiatria, nos tratamentos das chamadas doenças mentais,constitui um erro fundamental: o uso de produtos químicos, alterando as funções fisioquímicas do corpo humano, na expectativa de uma mudança DE COMPORTAMENTO do paciente. Essas mudanças forçosas das funções e estruturas do corpo humano, são prejudiciais, à própria essência do ser humano.

(...)Num futuro próximo nossa geração será, sem dúvidas, considerada como bárbara e ignorante... E criticada: enquanto o homem fazia viagens interplanetarias, não conseguia nem sequer separar um problema de seu íntimo de um problema de seu físico.


Pois é, Carrano, enquanto o homem faz células e clones para se vangloriar, não consegue amar seu próximo ao ponto de se aproximar de um paciente psiquiátrico e tratá-lo como gente em vez de objeto ou cobaia.

21.5.10

HOMEM MORRE BALEADO POR USAR UMA FURADEIRA

O corpo do supervisor de loja Hélio Barreira Ribeiro, 47 anos, foi enterrado às 15h15, nesta quinta-feira, no cemitério do Caju, zona norte do Rio de Janeiro. Ele morreu ontem após ser baleado por um policial do batalhão de operações especiais (Bope) quando estava no terraço de sua casa em uma vila no bairro do Andaraí. O PM teria confundido uma furadeira que estava na mão da vítima com uma submetralhadora.

Notícia no JC ONLINE.


Esses policiais vão me perdoar mas é preciso ser muito covarde para se esconder atrás de armas e matar com tanta facilidade, frieza e indiferença. Que os policiais me desculpem pela franqueza.

SOLTA O VERBO, CARRANO!!!!

É incrível a violência policial, como são covardes! Você já está preso, não é otário de reagir. Você está ali: é só sim senhor! não senhor, aí eles começam a enchê-lo de porrada. É preciso, para isso, ser muito mesquinho e covarde. E no meio policial... é uma tradição eles derrubarem de pancada o infrator. Eles não são odiados de graça e merecem o pseudônimo de ratos...

(Extraído de Canto dos Malditos, de Austregésilo Carrano Bueno.)


Carrano, convenhamos que ratos são bem mais mansos e inofensivos. Nunca nenhum rato de verdade matou alguém tão covardemente.

20.5.10

News: The British Prefer Tree books to E-books - Britânicos preferem livros de papel aos livros eletrônicos

A version of this post will be available here both in English and in Portuguese.

Esta é uma parte da notícia que eu li, falando sobre a preferência dos britânicos a livros de papel:

Primeiro a notícia em inglês e em seguida em português.

The majority of Britons are still 'wedded to CD's, DVD's and books'

Eighty-six per cent of the respondents regularly access some form of digital media, a whopping ninety-five per cent of respondents still prefer physical books over e-books and 75 per cent favour DVDs over watching films on digital services such as Blinkbox.

A maioria dos britânicos ainda estão "casados com CD's, DVD's e livros"

Oitenta e seis por cento das pessoas que respondeu a pesquisa acessam algum tipo de mídia digital, noventa e cinco por cento respondeu que ainda prefere livros físicos aos livros eletrônicos, e 75 por cento prefere DVDs a ver filmes em serviços digitais como Blinkbox.


Eu também prefiro o velho livro de papel. Vai demorar muito ainda para a tecnologia digital ficar a altura da tecnologia de papel.

Veja a notícia em inglês no TELEGRAPH.

Nota do blog PACIENTE PSIQUIÁTRICO:

Tree book é uma palavra que contrasta com E-book. E-book é livro eletrônico, Electronic book. Tree book é um livro feito de árvores. Daí tree book. Tree = árvore. Este é um termo bastante informal.

The British = Britons. Britons é uma maneira mais formal, porém ambas os termos querem dizer BRITÂNICOS.

19.5.10

Jornal Hoje: Pais podem ser punidos com tratamento psiquiátrico se derem palmadinhas nos filhos

Um projeto de lei pretende acabar com todo tipo de castigo físico contra as crianças. A medida causa polêmica e alguns pais afirmam que o Estado está interferindo na gestão de suas famílias. É o que foi tratado no Jornal Hoje do dia 18 de maio.

Veja no link abaixo.

PALMADAS COM OS DIAS CONTADOS

Eles vão punir os pais com tratamento psiquiátrico. É a psiquiatria sendo usada como instrumento de punição mais uma vez. Há tempos que vem acontecendo esta maldita intromissão dos governantes na vida das pessoas. Eles não educam, não conscientizam, mas querem punir.

E convenhamos que as últimas proibições contra os pais foram desastrosas, gerando jovens bem mais violentos e sem limites. Faria sentido essas malditas leis se houvesse uma ajuda CONSTANTE da parte dos assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras e governantes aos pais.

Mas esses governantes sequer fazem sua parte!

Deem apoio, suporte, atenção e bom exemplo primeiro

Ou seja, quando os poderosos governantes puderem arrumar uma Super Nanny para todos os pais eles poderão começar a PENSAR em fazer leis deste tipo.

No momento a psiquiatria, a psicologia e os governantes estão é reprimindo covardemente os pais.

Do jeito que esses psiquiatras e psicólogos punem, sequer têm moral para pedir que os pais sejam moderados. Eles punem, mas não querem que os pais punam? Eles batem nos pais, mas não querem que os pais batam nos seus filhos? Já ouviu falar de exemplo?

A punição imposta aos pais é pior que os pais baterem nos filhos. Quando um filho apanha do pai ele pelo menos conhece o pai.

Por que vamos ser punidos por esses filhinhos de papai que a gente sequer vê pessoalmente? Sequer conhecemos esses políticos. Que direito esses políticos psiquiatras e psicólogos filhinhos de papai têm para se intrometer na forma das pessoas educarem seus filhos e julgar sem saber o por que da palmada?

Quer se intrometer? Faça sua parte primeiro, político. Dê apoio primeiro. E seja um bom exemplo.

18.5.10

Carrano: "A OMISSÃO SOCIAL, A SUA, É CÚMPLICE DESSES EXTERMÍNIOS, SE TOCA, CRIMINOSOS COVARDES"

Essas frases devem ser mais agressivas, pois é um absurdo estarmos (...) ainda discutindo como tratar um semelhante independente de suas posses. Como podemos ser tão insensíveis?

A gente denuncia, mostra soluções e a sociedade continua omissa. Você leitor continua omisso.

Austregésilo Carrano Bueno


Obrigado, Carrano, por esta fala no dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Infelizmente Carrano não conseguiu obter a justiça que merecia. Uma pena que os grandes líderes desta luta antimanicomial não o apoiaram no final.

Os líderes da luta antimanicomial são homens bem poderosos. Se eles tivessem apoiado o Carrano não conseguiriam ganhar dele no processo e condená-lo. Os grandes líderes da luta antimanicomial são os poderosos que coordenam a saúde mental do Brasil, poderosos que escrevem livros. Ninguém é mais poderoso que esses chefões. como os familiares de psiquiatras de hospitais mixurucas do Paraná iam ganhar dos poderosos chefes da saúde mental do Brasil?

O que quero dizer é que deveria ser um dever dos líderes da luta antimanicomial defender os direitos de ex-pacientes psiquiátricos. Porém, o deixaram sozinho, ao deus-dará...

Carrano, você foi traído.

Tanto que hoje em dia esses covardes líderes da luta antimanicomial sequer querem falar da sua luta, Carrano. Nenhum deles quer falar de sua luta contra os psicotrópicos por exemplo. Eles já não falam mais da sua luta por indenizações. Querem aposentar todo mundo.

Provavelmente você percebeu isso antes de morrer. Mas por que não falou disso publicamente? Provavelmente não deu tempo.

Mendigos do Sistema Único de Saúde, mendigos da Luta Antimanicomial



Naturalmente não me considero um grande defensor da Luta Antimanicomial. Luta Antimanicomial é política. Sou um grande defensor dos direitos humanos e da igualdade.

Nesta luta política tentam esconder as coisas erradas, tentam esconder as vítimas. Como já disse aqui, sei de vários companheiros usuários de CAPS que se tornaram mendigos. Geralmente somem pessoas de CAPS. Ninguém da saúde mental fala sobre o paradeiro dessas pessoas. Não sabemos o que aconteceu com os desaparecidos. Eles são esquecidos. Por acaso encontro alguns e fico sabendo que se tornaram mendigos. O sistema os transformou em mendigos. A DESASSISTÊNCIA OS TRANSFORMOU EM MENDIGOS.

Cada vez que vejo um companheiro paciente psiquiátrico mendigando me sinto mendigo também. Pois são meus irmãos.

Os serviços de saúde mental de hoje não tem estrutura. E o mais revoltante é que continuam criando novos CAPS para mostra como promoção política, para obter vantagens políticas. Pois infelizmente os CAPS não têm equipe o suficiente.

com os serviços de saúde mental sem equipe suficiente e sem recursos os usuários de saúde mental são empurrados de serviço para serviço e, infelizmente, nesta desassistência, muitos acabam na rua, na sarjeta, muitos chegam a morrer.

E as propagandas sobre a reforma continuam. Sempre de uma maneira comercial e nada humana.

Agora, com licença, preciso continuar lutando para não me tornar o próximo mendigo.

16.5.10

Indenização pelas torturas psiquiátricas sofridas (Texto de Carrano)

Ainda espero ser indenizado pelas torturas psiquiátricas sofridas, pela minha condenação aos preconceitos sociais, danos físicos, emocionais, morais, danos na minha formação profissional, danos financeiros, destruição de minha adolescência.

E esses meus direitos de cidadão serão cobrados até o fim dos meus dias. Se não conseguir em vida, algum dos meus filhos ficará com essa incumbência. Justiça plena e total é o que exijo, e mesmo depois de morto continuarei a exigir. Não só para mim, exijo essas indenizações para todas as vítimas do holocausto da psiquiatria brasileira, e não desistirei por nada nem que leve o resto de minha vida.


Austregésilo Carrano Bueno

Dia 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Aproveito esta ocasião para declarar que estou aqui para continuar a luta de Carrano, E FINALIZÁ-LA EM SUA TOTALIDADE.

Sempre escuto companheiros sofridos reclamando que estão com dificuldades para se aposentar, depois de enfrentar as dores e privações de paciente psiquiátrico. Tento sempre lembrá-los de Austregésilo Carrano. Carrano NUNCA falou em aposentadoria.

Aposentadoria é papo de profissional de saúde mental que quer fazer cabeça de usuário para uma conveniente aposentadoria, aí a pessoa recebe como se fosse um benefício, a pessoa recebe uma mixaria que tira sua dignidade, quando na verdade a pessoa tem direito a uma indenização JUSTA, e não esmola.

Direito legítimo a inclusão no trabalho

Ao dar continuidade a luta de Carrano não me esqueço nunca do direito legítimo de todos nós ex-pacientes psiquiátricos ao trabalho, a inclusão no trabalho a PARTIR dos serviços de saúde mental.

Nada mais triste que ver meus companheiros de trabalho em informática, por exemplo, de cabeça baixa, pois as negociações para o projeto estão engatinhando, na verdade estão obscuras e mal sabemos o que está acontecendo. Infelizmente não tem nenhum profissional responsável, nem de CAPS, nem de institutos como o Pinel ou o Nise da Silveira para representar e manter os usuários que tem direito ao projeto de informática informados.

Eles excluem a gente das negociações, não nos deixam participar das reuniões de negociações, e não respondem por nada, não entram em contato, NADA.

Esses meus colegas já falam em se aposentar. Absurdo. Nós ex-pacientes psiquiátricos temos direito não apenas a ser incluídos no mundo do trabalho, mas também merecemos indenizações.

Acho que nem precisava dizer que merecemos RESPEITO TAMBÉM.

Carrano, eu garanto para você que o dinheiro que tiraram de você voltará para a gente, esse dinheiro voltará para investimentos para pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos.

Porque é importante que os usuários de saúde mental sejam capacitados e empregados dentro de serviços de saúde mental

É importante que as pessoas que passaram pela experiência de paciente psiquiátrico sejam empregadas em serviços de saúde mental, pois é a única forma de manter a pessoa próxima das lutas por melhoria na saúde mental, lembrando sempre que cada um dos ex-pacientes psiquiátricos é importantíssimo na formação de novos profissionais da área. Como fazer uso desses ex-pacientes psiquiátricos se eles forem afastados dos serviços de saúde mental?

Nota: Eu quero dizer, ser empregado em diferentes especialidades, e não EXCLUSIVAMENTE como profissionais de saúde mental!

15.5.10

Polígrafos... funcionam?

Polígrafo

Um polígrafo ou detector de mentiras é um aparelho que mede e grava registros de diversas variáveis fisiológicas enquanto um interrogatório é realizado, numa tentativa de se detectar mentiras em um depoimento. Um teste de polígrafo também é conhecido como um exame de detecção psico-fisiológica de fraude - psychophysiological detection of deception (PDD).

No início do Exame coloca-se um sensor em um dos braços da pessoa interrogada, para medição do pulso e da pressão arterial. Um tubo flexivel ajustado ao redor do torax observa o ritmo da respiração. Dois eletrodos nas mãos ou braços medem as variações elétricas e um sensor de movimentos nas pernas medem a contração involuntária de músculos.

Um típico uso de polígrafo começa com uma entrevista pré-teste a fim de estabelecer uma conexão (ou encontrar um controle) entre o que testa e o que está em teste, e ganhar alguma informação preleminar que será mais tarde usada para controlar as questões. O testador então irá explicar sobre o polígrafo, enfatizando que ele pode detectar mentiras e que é importante responder com toda a verdade.

A cada resposta, os sensores registram em um gráfico as reações do interrogado. Conforme as reações pode determinar-se a veracidade de seu depoimento. Estudos demonstram que esse aparelho pode detectar corretamente sete em cada dez mentiras.

Porém em alguns casos o criminoso mente de forma tão convincente que o equipamento não registra nenhuma reação que indique a mentira. Portanto os resultados fornecidos por esse aparelho não são considerados conclusivos, sendo utilizados somente como auxiliares nos julgamentos.

O texto acima foi copiado da página POLÍGRAFO - DETECTOR DE MENTIRAS.

Polígrafos, psicotrópicos e outras fórmulas milagrosas



Hoje em dia polígrafos aparecem o tempo todo na mídia como se fosse uma forma milagrosa para saber se alguém está mentindo.

Bem, o texto acima indica que não é bem assim. Na verdade o polígrafo usa de sugestão. Ou seja, é uma espécie de PLACEBO. A pessoa é sugestionada, fica com medo e aí fica fácil pegar alguém.

Da mesma forma os psicotrópicos, medicamentos psiquiátricos sugerem que a pessoa vai melhorar por causa deles. Mas doença mental é problema social. Apesar dos problemas sociais causarem tristeza ou desespero a gente sempre se recupera naturalmente.

A pessoa melhora porque NENHUM MAL DURA PARA SEMPRE. É claro que o sol sempre brilha no dia seguinte. Mas é claro que o sol vai voltar amanhã. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã, enfim.

Mas o que se ganha fazendo esse tipo de sugestão nas pessoas? Já que as consequências dos psicotrópicos são funestas?

Mas não há necessidade de polemizar isto agora, não é?

13.5.10

Portaria dos Centros de Atenção Psicossocial e suas falhas

Com certeza o sistema de saúde mental pública não está garantindo os direitos legítimos dos ex-pacientes psiquiátricos e pacientes psiquiátricos, sem dúvida a lei 10216 não está sendo cumprida, como tenho mostrado aqui frequentemente.

Mas e a portaria dos CAPS? O governo e os gestores de saúde mental estão mantendo os CAPS de acordo com a Lei?

Sabemos que não há psiquiatras o suficiente nos CAPS. Mas o incrível é que os políticos estão cumprindo a Portaria dos CAPS, pelo menos na maioria dos casos. Apesar de que, na prática, a desassistência é geral. O problema é que a Portaria dos CAPS não está de acordo com a Lei 10216.

Complexo... interessante.

É que a portaria dos CAPS estabelece como necessário um psiquiatra apenas para o CAPS I e para o CAPS II.

A Portaria diz:

A equipe técnica mínima para atuação no CAPS II, para o atendimento de 30 (trinta) pacientes por turno, tendo como limite máximo 45 (quarenta e cinco) pacientes/dia, em regime intensivo, será composta por:

a - 01 (um) médico psiquiatra;

b - 01 (um) enfermeiro com formação em saúde mental;

A equipe técnica mínima para atuação no CAPS III, para o atendimento de 40 (quarenta) pacientes por turno, tendo como limite máximo 60 (sessenta) pacientes/dia, em regime intensivo, será composta por:

a - 02 (dois) médicos psiquiatras;

b - 01 (um) enfermeiro com formação em saúde mental.


O problema é que na prática isso não atende as necessidades dos usuários de CAPS. Um único psiquiatra em um CAPS II (ou mesmo CAPS I) não pode estar presente todos os dias da semana. Muito menos dois psiquiatras dariam conta de um CAPS 24 horas.

Logo não poderia garantir o direito direito essencial dos usuários de saúde mental registrado na lei 10216:

V - ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária;

Em resumo: quem fez essa Portaria que define e estabelece diretrizes para o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) sequer conhecia a situação da saúde mental. Ou então não queria respeitar a Lei 10216. Ou será que fez isso de propósito?

10.5.10

Propostas tiradas no Último Encontro Nacional da Luta Antimanicomial

Eu gostaria de compartilhar com todos as propostas do MNLA, Movimento Nacional da Luta Antimanicomial (do ano 2010). Antes de você dizer que não se importa com isto lembre-se que eles fazem os eventos da Luta Antimanicomial com dinheiro público, ou seja, com seu dinheiro. Então é importante saber o tipo de coisa que estão discutindo.

E eu gostaria, especialmente, que você observasse a falta de praticidade e objetividade das propostas.

Todas as propostas do último Encontro Nacional da Luta Antimanicomial podem ser encontradas no blog PACIENTE PSIQUIÁTRICO - RESGATE.

IX ENCONTRO NACIONAL DE USUÁRIOS E

FAMILIARES

Grupo 01 - COOPERATIVISMO SOCIAL E GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA:

“Ganhar o sustento. Juntos podemos mais!”

Propostas

· Aperfeiçoar, regulamentar e implementar a lei de Cooperativismo Social

envolvendo os Ministérios da Saúde e do Trabalho.

· Oficializar as políticas de geração de renda dentro dos serviços de saúde mental

com fiscalização do conselho gestor de unidade.

· Implementação da modalidade bolsa de trabalho articulada nas 03 (três) esferas de

governo buscando garantir inserção no trabalho com suporte psicossocial.

· Garantir através de lei que empresas públicas ou privadas contratem 2% de seu efetivo com usuários da saúde mental como existe para deficientes físicos e mentais.

O grupo aprovou a manutenção das propostas apresentadas nos encontros de 2007 e 2005.

· Compromisso de empresas públicas e privadas na concessão de vagas de trabalho

para pessoas com transtorno mental, cabendo ao gestor publico criar um programa

de incentivo ao trabalho protegido com redução de impostos para empresas que as

contratem.

· Implantar diretrizes apontadas pela Lei Estadual 4323 do Rio de Janeiro criada pelo

Núcleo de Saúde Mental do Trabalho do Rio de Janeiro (NUSAMT), nos outros

estados visando torná-la Lei Nacional.

· Fortalecer as Associações de Familiares e Usuários, gerando autonomia das

mesmas.

· Aumento da iniciativa do usuário no que diz respeito aos Projetos de Trabalho e

Geração de Renda.

· Promover a divulgação na mídia sobre transtornos mentais, visando minimizar o

preconceito em empregar usuários de saúde mental.

· Criação de cooperativas mistas fora do espaço institucional para funcionar como um agente facilitador na articulação com a rede intersetorial.

· Que os gestores se empenhem mais com as oficinas de geração de renda.

· A política nacional de saúde mental referente as estratégias e propostas de geração de renda deve ser discutida no contexto mais amplo e democrático das conferências de saúde mental (municipal, estadual e nacional), sempre tendo em vista a integralidade e intersetorialidade e a participação obrigatória de usuários e familiares (conforme previsto nas leis 8080 e 8142 do SUS).

· Promover um entendimento sobre a questão da geração de renda, considerando as características especifica da população em situação de rua com transtorno mental, desenvolvendo programas e frentes que tenham como características a flexibilidade e o respeito as particularidades nas relações de trabalho.

· Pensar nas cooperativas sociais em saúde mental como uma forma de não

reproduzir a lógica do mercado de trabalho, por exemplo, na distribuição da renda, 3 respeitando a singularidade dos trabalhadores na execução das tarefas e não somente a produtividade. Por uma convivência mais solidária assim como na proposta da economia solidária.

9.5.10

Tudo que você precisa é amor - All you need is love Beatles Translation into Portuguese

Para manter sua variedade e utilidade únicas o blog PACIENTE PSIQUIÁTRICO traz a letra e a tradução da música dos Beatles.

All you need is love – The Beatles Lyrics

Love, Love, Love.
Love, Love, Love.
Love, Love, Love.

There's nothing you can do that can't be done.
Nothing you can sing that can't be sung.
Nothing you can say but you can learn how to play the game.
It's easy.

Nothing you can make that can't be made.
No one you can save that can't be saved.
Nothing you can do but you can learn how to be you in time.
It's easy.

All you need is love.
All you need is love.
All you need is love, love.
Love is all you need.

All you need is love.
All you need is love.
All you need is love, love.
Love is all you need.

Nothing you can know that isn't known.
Nothing you can see that isn't shown.
Nowhere you can be that isn't where you're meant to be.
It's easy.

All you need is love.
All you need is love.
All you need is love, love.
Love is all you need.

All you need is love (All together, now!)
All you need is love. (Everybody!)
All you need is love, love.
Love is all you need (love is all you need)
(love is all you need) (love is all you need)
(love is all you need) Yesterday (love is all you need)
(love is all you need) (love is all you need)

Yee-hai!
Oh yeah!
love is all you need, love is all you need,love is all you need, love is all you need, oh yeah oh hell yea! love is all you need love is all you need love is all you need.


Tudo que você precisa é amor – The Beatles Lyrics Translation, Tradução da Letra dos Beatles

Amor, amor, amor.
Amor, amor, amor.
Amor, amor, amor.

Não há nada que você possa fazer que não possa ser feito.
Nada que você possa cantar que não possa ser cantado.
Nada que você possa dizer, mas você pode aprender a entrar no jogo.
É fácil.

Nada que você possa fazer que não possa ser feito.
Ninguém que você possa salvar que não possa ser salvo.
Nada que você possa fazer, mas você pode aprender a ser você em tempo.
É fácil.

Tudo que você precisa é amor.
Tudo que você precisa é amor.
Tudo que você precisa é amor, amor.
Amor é tudo que você precisa.

Tudo que você precisa é amor.
Tudo que você precisa é amor.
Tudo que você precisa é amor, amor.
Amor é tudo que você precisa.

Nada que você possa saber que não seja sabido.
Nada que você não possa ver que não seja mostrado.
Nenhum lugar onde você possa estar que não seja onde você devia estar.
É fácil.

Tudo que você precisa é amor.
Tudo que você precisa é amor.
Tudo que você precisa é amor, amor.
Amor é tudo que você precisa.

Tudo que você precisa é amor. (Todos juntos agora!)
Tudo que você precisa é amor. (Todo mundo!)
Tudo que você precisa é amor, amor.
Amor é tudo que você precisa (Amor é tudo que você precisa)
(Amor é tudo que você precisa) (Amor é tudo que você precisa)
(Amor é tudo que você precisa) Ontem (Amor é tudo que você precisa)
(Amor é tudo que você precisa) (Amor é tudo que você precisa)

Yee-hai!
Oh yeah!
Amor é tudo que você precisa, amor é tudo que você precisa, amor é tudo que você precisa, amor é tudo que você precisa, oh yeah oh caramba yea! Amor é tudo que você precisa Amor é tudo que você precisa Amor é tudo que você precisa.



Notas instrutivas:

Nowhere you can be that isn't where you're meant to be.

O verbo to mean comumente é traduzido por significar. Meant é o pretérito perfeito (past tense).

Porém na frase where you’re meant to be meant significa devia, pois não teria sentido traduzir literalmente ao português neste caso.

oh yeah oh hell yea!

Hell significa INFERNO, porém neste caso é usado como uma interjeição. E em português a interjeição inferno tem um significado diferente do inglês hell NESTE CASO. portanto nesta música hell é melhor traduzido por CARAMBA.

Sobretudo observe o fantástico raciocínio desta bela canção:

Não há nada que você possa fazer que não possa ser feito. Ou seja, no fundo nada que fazemos é muita coisa. Apenas o amor é um diferencial.

5.5.10

Faça sua parte - COMO CAPS DEVERIAM FUNCIONAR

Sem dúvida sabemos que a PORTARIA GM nº336 que regulamenta os CAPS precisaria de ser atualizada em vários pontos.

Mas sem dúvidas sabemos também que esta portaria deveria antes de mais nada ser respeitada pelos profissionais dos CAPS.

Pois primeiro precisamos respeitar para depois pedir melhorias.

E me parece claro e fácil de entender que TODOS DEVEM RESPEITAR A LEI.

Por exemplo, a portaria diz que os CAPS deveriam funcionar no mínimo das 08:00h às 18:00h.

Quais profissionais de CAPS respeitam isso?

Com certeza os profissionais do CAPS que frequento não respeitam, e até onde tenho observado os outros CAPS também não respeitam.

Até observo que alguns profissionais TENTAM RESPEITAR, mas são pressionados pelos colegas a FURAR A REGRA.

Quem trabalha nos CAPS deve ter consciência de que esse é um serviço necessário, e que a comunidade PRECISA desse serviço funcionando SERIAMENTE.

Eu sei das dificuldades que os profissionais enfrentam. Mas isso não lhes dá o direito de descontar na sociedade.

Se estão revoltados FAÇAM GREVE. Já disse. Falem com a sociedade, com os usuários dos CAPS e busquem apoio, mas não desrespeitem a lei, nem passem por cima da população. Não passem por cima dos ex-pacientes psiquiátricos e pacientes psiquiátricos.

Pois se vocês decidem parar de trabalhar de repente (como aconteceu no caso da Conferência de Saúde Mental) pessoas são prejudicadas SERIAMENTE.

Você não precisa ser um profissional fantástico. Se você fizer sua parte já vai ajudar bastante.

Se aproveitam da ignorância da população



Sem dúvida tenho observado que os profissionais dos CAPS se aproveitam da ignorância da população.

Ou seja, se aproveitam da falta de informação da população.

Quando algumas pessoas aparecem para buscar assistência no CAPS depois das 17:00h levam bronca. Dizem que isto não é hora. E a pessoa, desconhecendo a lei, acata.

Fala sério, pessoal de CAPS.

Entendem o que digo? Venham para o lado certo. Falem a verdade. Entendo seu lado, mas infelizmente estas coisas não poderão continuar. E se vocês persistirem no erro eu não poderei protegê-los, por mais que eu queira.

E não quero zangar ninguém, mas uma vida humana vale mais que a simpatia das pessoas, portanto me desculpem se não sou simpático.

De qualquer forma, tenho certeza que os melhores profissionais me agradecem por postar tal coisa.

3.5.10

Sistema Nervoso Alterado

Na Conferência Municipal de Saúde Mental do Rio de Janeiro eu fui no primeiro dia especialmente para ver a Banda Harmonia Enlouquece e as outras bandas musicais da saúde mental. Afinal, é isso que os doutores querem que a gente faça. Querem que a gente cante, recite poemas e bata palmas. Nada de falar.

É PROIBIDO FALAR

Aí eu observo a animação do Ilcatan da banda Sistema Nervoso Alterado. Uau! Eu morro de inveja. Nos vídeos ele não é tão animado quanto ao vivo.



É que geralmente ex-pacientes psiquiátricos são reprimidos. Se eu pular, dançar e cantar como o Ilcatan no meu CAPS Rubens Corrêa me internam. Se a gente coloca uma música até mandam abaixar o volume. A gente ouve música baixo, pois ainda estamos no esquema em que CAPS é tratado como se fosse hospital, apesar de não ser.

(Nota: observem que alguém ao telefone fez uma pergunta SÉRIA para o psiquiatra no vídeo ele deu uma resposta evasiva. Ou seja, fugiu da pergunta e enrolou.)

RESUMO DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL DO RIO DE JANEIRO

Infelizmente eu NÃO poderia tomar minha posição de delegado na Conferência, pois precisava trabalhar e não pude permanecer na conferência.

Seria bem INCLUSIVO se houvesse projetos de trabalho na saúde mental FUNCIONANDO e se querem fazer conferência, que usem essas conferências para gerar renda para os delegados usuários ex-pacientes psiquiátricos, pois senão usuários de saúde mental não têm condições de participar porque precisam trabalhar pra sobreviver.

Mas a conferência foi o esperado:

Ou seja, o usuário de saúde mental sempre sendo mandado calar a boca e um bando de político falando sem parar lá no palco, como se fossem deuses.