30.7.11

E a luta? Movimentos de meninos e meninas de rua? Conselho tutelar?

Margarida Pressburger: Higienização e (des)abrigo

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB
Rio - A Resolução 20 da Secretaria Municipal de Saúde atropela a Lei 10.216/2001, que regulamenta a política de saúde mental e trata da internação compulsória. Além disso, derruba os Provimentos 4 e 9 do Conselho Nacional de Justiça, que preveem, no limite, a atuação do Judiciário no encaminhamento de usuário de drogas à rede de tratamento, assim como políticas de reinserção social de crianças e adolescentes dependentes.

Não questiono o ‘acolhimento’ das crianças pelo simplista foco do direito de ir e vir. O Estado deve prover educação, alimentação, moradia e tudo o previsto na Constituição Federal.
Ao apontar a inconstitucionalidade da resolução do abrigo compulsório de jovens dependentes de drogas, eu me refiro à forma como o ‘recolhimento’ é feito, particularmente em zonas turísticas, mostrando intenção de higienização preparatória para os eventos de 2014 e 2016.
Moradora de uma dessas áreas, sou afrontada diariamente com a visão desse ‘recolhimento’. Crianças e adolescentes são arrancados das ruas de forma violenta por policiais militares e civis e guardas municipais. A OAB/RJ também recebe denúncias de maus-tratos e de violências contra eles nos abrigos.
Essa visão me transporta aos tempos da ‘carrocinha’ que recolhia animais soltos nas ruas. Eu, menina, chorava ao imaginar que eram levados para a fábrica de sabão, como diziam.
Hoje choro pelos brasileirinhos arrastados para (des)abrigos sem estrutura de tratamento médico ou social digno.

25.7.11

Céu Sem Nuvens (Coleção AS VANESSAS)

Céu Sem Nuvens

Céu sem nuvens,
Mas também sem sol
Rua sem saída
Adeus sem despedida
Adeus sem Deus...

Mundo de beleza,
Mas sem poesia
Beleza sem luz.
Mesmo numa multidão,
Só há solidão.
Pois, falta alguma coisa
Pois, falta um sentido.

Uma vida espaçosa como uma imensidão.
Porém, sem nada,
Sem nem menos vácuo.
Algo maior do que o vácuo
Onde eu me encontro sozinho,
Sem você...
Data: 2005

11.7.11

Opinião e Direito de Expressão

A Declaração Universal dos Direitos Humanos diz:

Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

Everyone has the right to freedom of thought, conscience and religion; this right includes freedom to change his religion or belief, and freedom, either alone or in community with others and in public or private, to manifest his religion or belief in teaching, practice, worship and observance.

Portanto eu tenho direito a manifestar minhas opiniões aqui e acredito que mereço ser respeitado se não concordo com a forma que os pacientes psiquiátricos são tratados no SUS. Tenho direito de dizer que os psicotrópicos devem ser prescritos somente como último recurso e estou convencido de que tenho razão.

O que não quer dizer que eu seja DONO DA VERDADE. As pessoas têm o direito de pensar diferente.

E partindo deste ponto mais uma vez eu digo que não é possível ver homossexualidade como normal, mas não creio que seja errado, nem que seja pecado.

O que eu quero deixar bem claro é que eu vou continuar expressando CADA UMA de minhas opiniões, como já disse não tenho a intenção de ofender ninguém.

E mais uma vez digo que todas as opiniões dos leitores são bem-vindas e respeitadas aqui.

Obrigado.

10.7.11

Respeito a Opinião de Cada Um

Nos últimos dias recebi comentários de pessoas que se mostraram TOTALMENTE indignadas com algumas de minhas últimas opiniões.

Disseram que seguiam meu blog e que por causa de minha opinião deixariam de seguir, tirariam o link que tinham para minha página.

Bem, achei estranho. E me pareceu que essas pessoas têm dificuldades para aceitar opiniões contrárias.

Naturalmente eu respeito as ideias de cada um, mesmo quando não concordo. O que eu acho neste caso é que essas pessoas não tinham chegado a conhecer meus blogs a fundo. Pois as minhas opiniões que receberam essas críticas tão radicais já tinham sido expressas por mim anteriormente.

Lamento que essas pessoas tenham ficado zangadas e espero que elas aprendam a aceitar as opiniões adversas. Vai fazer bem para elas.

Ademais quero dizer que eu NUNCA quis ofender nenhuma classe, nunca quis ofender nenhuma orientação sexual ou religiosa.

Peço desculpas a quem tenha se sentido ofendido e devo dizer que vou continuar expressando minha opinião, apesar de tudo. E, é claro, vou continuar publicando as opiniões de qualquer pessoa, sem discriminação.

O site PACIENTE PSIQUIÁTRICO sempre estará aberto para quem quiser dar sua opinião. Pois é isso que o diferencia dos vários sites que falam de saúde mental.

9.7.11

Boletim de Ocorrência

Quando eu fui solicitar gratuidade para tirar a segunda via de minha carteira de identidade que eu perdi fui informado pelo pessoal da defensoria pública que eu deveria ter feito boletim de ocorrência.

Um procedimento lógico que eu não achei necessário na época. Tanto que eu estava inconsciente quando perdi meus documentos. Quando acordei estava sem camisa, sem meu celular, sem minha bolsa, sem nada.

Interessante frisar também que eu falei disso no CAPS que eu frequentava e não havia ninguém lá para me orientar sobre isso.

POR ESSE MOTIVO e outros que eu digo que é necessário haver advogados disponíveis na saúde mental pública para orientar os pacientes psiquiátricos.

E, é claro, parece que eu cometi um erro também ao deixar de denunciar os funcionários do CAPS por mal atendimento. (Falo de outras ocasiões relatadas nesta página.)

Vamos ficar de olho.

Isso é tudo que posso publicar por hoje. Até breve.

6.7.11

Respostas aos comentários - Reply to the comments

Agradeço aos comentários deixados aqui e aproveito para responder alguns:

Quanto ao comentário de LOUCA PELA VIDA, devo dizer que o mais importante é saúde. Crise financeira não é tão grave. Posso aguentar falta de dinheiro estando bem de saúde. O mais importante é que estou ótimo de saúde.

Quanto ao comentário de Sarah

O que Moisés falou sobre homem se deitar com homem



"acontece que o hermafrodita nasceu com dois órgãos, masculino e feminino, e tem direito a decidir. Já o homem ou a mulher que decidir ser homo eles nasceram normais e se escolheram esse caminhos foi por desejo no mesmo sexo,sendo que eles teriam que querer o sexo oposto!" Lv. 20.13 – 'Quando também um homem se deitar com outro homem como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue é sobre eles.' ( Lv. 18.22; Dt. 23.17 )"

Eu concordo totalmente com o que Moisés escreveu, pois nunca houve nenhuma pessoa que tenha estado tanto a frente dos tempos como ele. Ele diz na passagem que você mencionou: CERTAMENTE MORRERÃO. Gostando ou não temos que admitir que ele acertou. Pois sabemos que a AIDS (SIDA) começou a se espalhar através de homossexuais. É uma realidade triste.

Observe que a bíblia é tão EXATA que inclusive menciona SANGUE. Sabemos que AIDS (SIDA) é uma doença de sangue.

Continuo dizendo que Moisés está falando HOMEM QUE DEITAR COM OUTRO HOMEM. Homossexual não é homem. E certamente não é normal (apesar de não ser errado). Essas pessoas têm problemas de adaptação sexual. Insisto que essas pessoas têm o mesmo problema dos hermafroditas.

E o termo homossexualismo não está na Bíblia porque depois que a medicina passou a tentar tratar das COMPLICAÇÕES SOFRIDAS por quem é homossexual. É uma pena que agora as pessoas que estão sofrendo não recebam mais apoio médico, devido a hipocrisia de nossos tempos.

As pessoas deveriam ter apoio médico e psicológico para viver como homossexuais quando desejam assim, da mesma forma que deveriam ter apoio para se livrar dos pensamentos homossexuais quando a pessoa NÃO QUER ser homossexual e quer levar uma vida heterossexual. É uma opção que deveria ser respeitada.

O que Moisés diz que Deus condena é a PROMISCUIDADE. Ou seja, quem faz isso apenas para experimentar coisas novas, ser moderno. Insisto que esse não é o caso de um homossexual que decide virar transexual, por exemplo.

Entenda que ninguém vai querer viver na margem da sociedade se tiver outra opção.

Ademais agradeço às pessoas que apreciaram os poemas da série AS VANESSAS. Estarei publicando mais, breve.

Thanks to all who have appreciated the poems of the series AS VANESSAS. I'll be publishing more soon.

2.7.11

VANESSA É BELA - Poema multilíngue

VANESSA É BELA
Vanessa é bela
Sim, eu sei, Vanessa é bela...
Quando ela passa com aquele andar dela
Meu coração vai com ela, meu coração vai com ela!

Vanessa is cute
Yes, I know!
Vanessa is cute...
When she goes by with her nice figure
My heart goes with’er...
My heart goes with’er...

Vanessa est belle,
Oui, monsieur ! Vanessa est belle!
Quand elle va si jolie et assurée
Elle porte mon cœur entier...
Elle porte mon cœur entier...

Vanessa è bella
Sì, lo so, Vanessa è bella!
Quando lei va con sua bella faccia
Mio cuore la traccia...
Mio cuore la traccia!
Data: 2005