31.10.13

Tradução de "Las brujas" de Roberto Gómez Bolaños + Profissionais de saúde mental que buscavam melhores tratamentos foram afastados

Se de noite ao passar,
teu coração ficar oprimido
é porque deve andar
perto de ti alguma bruxa.

Logo, logo deves fugir
porque se te alcança
te poderia transformar
em burra mansa.

Todas as bruxas do mundo
usam a mesma poção
com esta fórmula estranha
que dou a seguir:

Patas de mosca pernalta,
unhas de gato pentelho,
bicos de pássaro canhoto,
chifres de cabrito barrigudo,
olhos de corvo adormecido,
rabos de ratazana e rato
e as presas moídas
de um javali bochechudo.

Bruxas há que também
te transformam em cova,
em alça de frigideira
ou em correia de sandália.
Em baba de caracol
ou em patim usado.
Em cronista de futebol,
ou em advogado.

Todas as bruxas do mundo
usam a mesma poção
com esta fórmula estranha
que dou a seguir:

Patas de mosca pernalta,
unhas de gato pentelho,
bicos de pássaro canhoto,
chifres de cabrito barrigudo,
olhos de corvo adormecido,
rabos de ratazana e rato
e as presas moídas
de um javali bochechudo.

Notas sobre a tradução:

"Picos de pájaro zurdo" é "Bicos de pássaro canhoto" em português.

Os mexicanos pronunciam a palavra "ZURDO" quase da mesma forma que os brasileiros pronunciam a palavra "SURDO". O "Z" dos mexicanos soa como o "S" dos brasileiros. Porém "ZURDO" significa "CANHOTO". "ZURDO" é um falso cognato de "SURDO". "SURDO" em espanhol é "SORDO".

Principais fontes para a tradução:
O "Diccionario de la lengua española de la Real Academia Española", diversos dicionários bilíngues espanhol-português, principalmente o excelente "Dicionário Ediouro Espanhol-Português Português-Espanhol", além de uma experiência de mais quinze anos escrevendo, lendo e falando espanhol. Veja no fim da publicação, letra em espanhol com o vídeo da canção interpretada por Angelines Fernández.

***

Hoje é Dia de Halloween, o Dia das Bruxas dos norte-americanos. Por isso me lembrei da coordenadora do grupo de referência do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) que me recusou o direito legal de presença médica, o que me causou grande constrangimento e acabou com minha internação devido a esse mau atendimento. Sempre que ouço a canção "Las Brujas" de Roberto Gómez Bolaños me lembro dessa profissional do CAPS.

No período entre 2009 e 2011 houve umas reviravoltas negativas na saúde mental do Rio de Janeiro. Esta reviravolta negativa começou com chegada de um novo chefe na saúde mental do Rio de Janeiro. Esse novo chefe era chamado de "Alex". Eu o conheci numa reunião no CAPS, onde anunciaram o afastamento da melhor diretora do CAPS, Nilza Ribeiro. Perguntei o porque do afastamento e "Alex" apenas desconversou. Impossível não levantar suspeita...

Devido ao mau atendimento da coordenadora do grupo de referência eu passei uns dias internado no manicômio Instituto Philippe Pinel e ao sair chamei os familiares para me apoiar na luta contra a bagunça que o CAPS tinha se tornado. Num momento um familiar me informou que um excelente funcionário tinha ligado para ele dizendo que tinha sido afastado, aparentemente esse funcionário foi afastado por defender demais direitos de usuários. Falei para esse familiar que ele deveria falar a favor da causa desse bom funcionário nas assembleias do CAPS. Ele não o fez.

Eu sempre lamentei a falta de apoio de familiares na luta pelos direitos dos pacientes psiquiátricos. E a falta de apoio a esse funcionário lutador é algo que eu não podia tolerar de familiares. Tratei de não chamá-los mais às assembleias do CAPS. Pois, quando deixaram de apoiar alguém que lutava por melhores condições para os pacientes psiquiátricos, indiretamente meus familiares prejudicaram todos os pacientes psiquiátricos.

O que os familiares não sabem é que, geralmente, qualquer profissional de saúde que me apoiasse na Luta por melhor atendimento era MISTERIOSAMENTE afastado do emprego. E estranhamente, maus profissionais que me prejudicavam lá dentro eram mantidos, por mais que desrespeitassem leis. Por exemplo a profissional que desrespeitou a lei 10216 me negando presença médica continuou no CAPS enquanto que o bom funcionário supra-citado foi afastado sem explicações para os usuários.

***

Vea abajo el vídeo con la canción interpretada por Angelines Fernández. Más abajo vea la letra de la canción.



Las Brujas

Si de noche al pasar,
tu corazón se estruja
es porque debe andar
cerca de ti alguna bruja.

Pronto, pronto hay que huir
porque si te alcanza
te podría convertir
en burra mansa.

Todas las brujas del mundo
usan la misma poción
con esta fórmula extraña
que doy a continuación:

Patas de mosco zancudo,
uñas de gato sangrón,
picos de pájaro zurdo,
cuernos de chivo panzón,
ojos de cuervo dormido,
colas de rata y ratón
y los colmillos molidos
de un jabalí cachetón.

Brujas hay que también
te convierten en bache,
en mango de sartén
o en correa de guarache.
En baba de caracol
o en patín usado.
En cronista de fútbol,
o en abogado.

Todas las brujas del mundo
usan la misma poción
con esta fórmula extraña
que doy a continuación:

Patas de mosco zancudo,
uñas de gato sangrón,
picos de pájaro zurdo,
cuernos de chivo panzón,
ojos de cuervo dormido,
colas de rata y ratón
y los colmillos molidos
de un jabalí cachetón.

Notas:

Algunas palabras que pueden causar dificultades:

zurdo, da. adj. Que tiene tendencia natural a servirse preferentemente de la mano y del lado izquierdos del cuerpo.

Los hablantes de portugués no deben confundirlo con "sordo":
sordo, da. (Del lat. surdus) adj. Que no oye bien.

bache (Etim. disc.) Hoyo en el pavimento de calles, carreteras o caminos, producido por el uso u otras causas.

guarache. (Del tarasco kuarache) m. Mex. Especie de sandalia tosca de cuero.

Fuente:
Diccionario de la lengua española de la Real Academia Española.

29.10.13

Abuso sexual: ensine as crianças a se defenderem

Dizem que os pais devem vigiar seus filhos para protegê-los de abuso sexual, mas infelizmente, às vezes o próprio pai ou a própria mãe abusa sexualmente. Por isso essa estratégia não adianta. É importante que ensinemos as crianças a se defenderem. Não é necessário falar diretamente sobre abuso sexual, basta ensiná-las que ninguém deve tocar em certas partes de seu corpo. Simples. Devemos dizer para as crianças que elas podem pegar doenças se houver algum contato desse tipo. NÃO COMETA O ERRO DE DIZER QUE É PECADO.

Por mais que os pais vigiem, às vezes as crianças saem correndo à menor distração dos pais. Todos sabemos disso. Eu publiquei aqui o diário que eu escrevia aos nove anos de idade. A verdadeira vida de Ezequiel - Prólogo / O diário que eu escrevia aos 8 anos Por isso eu garanto para você: eu sei como uma criança pensa como ninguém, pois eu gravei nesse diário meus próprios pensamentos de criança.

Lembrança de meus 9 anos:

Minha tia-avó disse para minha avó:
"Cuidado que o poço está aberto e tem uma criança aqui perto."
Eu disse à ela:
"Eu não sou criança! Eu já tenho 9 anos!"

Eu tinha 9 anos e já achava que já era grande! Eu sequer sabia o que era sexo e já achava que era grande e que sabia o suficiente da vida. Pouco tempo depois eu era abusado sexualmente por meus irmãos mais velhos, um deles 5 anos mais velho.

Importante os adultos entenderem que as crianças desde novinhas já acham que conhecem muito da vida e já acham que não são crianças. Eu era um menino de 9 anos e já achava que não era mais criança. Imagine a cabeça de uma menina, já que sabemos que as meninas sempre se acham mais maduras que os meninos...

Não diga para crianças que pessoa tal pode ser má, não diga que um determinado tipo de pessoa pode ser perigosa. Não ensine suas crianças a ter preconceito, não crie esteriótipos. Ensine as crianças a defenderem seus corpos.

O abuso que eu sofri veio de meus irmãos mais velhos, dentro de casa. O que meu irmão de 14 anos fez contra mim de 9 anos foi um ESTUPRO. Um garoto de 14 anos já tem praticamente o tamanho de um adulto. Se eu vivesse meus 9 anos 1 milhão de vezes sem informação de como me defender eu seria ESTUPRADO por esse irmão de 14 anos 1 milhão de vezes, pois não seria possível imaginar que aquele garoto que era da igreja, e que me levava para tomar banho em lagos e pegar jamelão faria tal covardia. Mas se alguém tivesse me dito que uma pessoa pode pegar doenças graves se for tocada em tais partes, eu não deixaria NUNCA. Os mais velhos diziam que se um certo bichinho que dava na nossa casa mordesse uma pessoa, essa pessoa morreria em poucos minutos. Depois eu fui para a escola e descobri que isso era uma lenda, mas mesmo assim, até hoje eu INCONSCIENTEMENTE MORRO DE MEDO desse bicho me morder e eu morrer, porque os adultos que eu mais respeitava me ensinaram isso. Por isso se você ensinar seu filho que ele pode pegar doença se houver tais toques, seu filho gritará mais do que nunca se um abusador sexual tentar tocar.
Lembre-se que as doenças que uma criança pega se abusada sexualmente são as mais terríveis. Você não estaria exagerando nem um pouco.

Importantíssimo:

Algumas mães deixam as crianças peladas em casa para não ter que lavar as roupas o tempo todo, pois as crianças novas se sujam muito, ou quando ainda muito novos e quase bebês fazem xixi e defecam o tempo todo. Esse é um erro GRAVE que algumas mães cometem. Crianças devem ficar vestidas e NUNCA nuas, como algumas mães fazem. Isso ensina às crianças desde cedo a entender que elas são PESSOAS.

Ao ensinar sua criança a se proteger de pessoas que querem tocar em suas partes íntimas não seja uma exceção, ou seja, não diga "só eu que sou sua mãe posso tocar". Diga, por exemplo "NINGUÉM deve tocar nessas partes. Nem eu que sou sua mãe, nem seu pai, nem ninguém, só você." Por isso é importante mães, pais e avós entenderem que depois de uma certa idade as crianças devem tomar banho sozinhas. Apenas ensine-as que devem se lavar bem para ficar com uma boa saúde.

Existe o DISQUE 100, que serve para denunciar abusos sexuais, mas abusadores sexuais sabem se esconder e manipular muito bem. A melhor estratégia é ensinar as crianças a se defenderem.

Quando eu tinha 13 anos eu frequentava FLIPERAMAS, casas de jogos eletrônicos. Era comum homossexuais aparecerem oferecendo dinheiro em troca de sexo. Um dos estratagemas que eles usavam era dizer algo do tipo: "Você não é homem? Não gosta? Você é gay? Não gosta de comer?" Daí você vê os estratagemas usados por esses monstros. Eu respondia que gostava de mulher e queria fazer sexo por AMOR. Você não tem ideia de quantas vezes eu fui chamado de imbecil por falar que queria fazer sexo por amor, DEPOIS DO CASAMENTO. Ensine às suas crianças a importância do amor. Infelizmente, quem me ensinou isso não foram meus familiares. Foi um pastor. Por isso eu digo que é um ABSURDO que o amor tenha se tornado algo BREGA.

NUNCA diga que as partes da criança são sempre sujas. Qualquer coisa suja se lava com água. Entenda que cada parte que um pai ou mãe rebaixa numa criança é usada por um abusador como forma de tirar vantagem.

Uma dos estratagemas usados por abusadores sexuais é dizer "você não é mais criança". Abusadores de menores dizem para meninas novinhas "você já é mulher." É um estratagema desses desgraçados.

É importante não tentar ensinar adolescentes, pois eles sempre acham que sabem mais que os mais velhos. Por isso dê livros informativos para eles, que os instiguem.

Uma adolescente que faz sexo não corre apenas o risco de engravidar ou pegar uma doença sexualmente transmissível, mas também corre o risco de ser MORTA por um maníaco. Por isso, é muito perigoso ir num baile para arrumar alguém para "ficar". Camisinha não protege uma adolescente de um maníaco louco assassino de mulheres. Os adolescentes precisam entender que o amor e o compromisso são importantes SIM. E que amar de verdade é muito importante.

Por isso, eu insisto: mostre livros para os jovens adolescentes, explicando os perigos de deixar qualquer um tocá-los. Por exemplo, eu passei para umas meninas adolescentes de minha família reportagens que falavam do alto número de MORTES de ADOLESCENTES GRÁVIDAS, pois seus corpos não estão totalmente preparados para o sexo. Informação é a chave. Faça sua parte.
-

28.10.13

Abusadores sexuais: Manipuladores covardes - Vídeos de reportagens

Abusadores sexuais são manipuladores, por isso geralmente são simpáticos e amigáveis. Veja que nos vídeos as pessoas sempre dizem que eram pessoas que pareciam ser muito boas.

Observem que no primeiro vídeo as pessoas falam que um padre abusador sexual era um homem brincalhão, que parecia ser uma pessoa muito boa. Esse padre chantageava uma menina de 13 anos para obter sexo.

No segundo vídeo, o estuprador chamou a sobrinha de cinco anos para rezar no quintal e lá ele começou a alisá-la e se masturbar. O indivíduo foi cínico ao ponto de dizer para a criança que eles iam rezar. Enfim, esses abusadores são cheios de malícia, mais do que malícia, são cheios de uma maldade cínica.





Mas é o terceiro vídeo que eu quero chamar mais atenção:

O pai abusava da filha. A mãe ficou sabendo dos abusos e foi brigar com ele, mas ele a convenceu de que não ia mais fazer aquilo. E continuou cometendo os abusos, obviamente. Aí eu queria explicar para as pessoas que esses abusadores sexuais sabem como manipular como ninguém. A mãe dessa menina pode ser indiciada por acobertar o marido abusador. É difícil explicar para quem nunca conheceu abusadores sexuais de perto que esses indivíduos manipulam com muita habilidade. Eu nem consigo culpar a mãe dessa menina por acobertar o pai estuprador, pois conheço a lábia desses abusadores, pois tenho irmãos abusadores sexuais, um deles foi preso em flagrante, mas acabou saindo livre em menos de 2 semanas.



Esse irmão que tinha sido preso por estupro veio à casa onde moro com minha mãe um tempo atrás dizendo que estava na igreja, dizendo que tinha se tornado um cristão fervoroso e que estava levando a religião a sério. Inclusive ele pregava para mim e queria orar por mim, com imposição de mão e tudo, como fazem nas igrejas. Ele disse que só ia ficar na casa alguns dias para ajudar fazendo algumas obras na casa. Eu o aceitei em casa, pois ele parecia ter as melhores intenções, e minha mãe dizia que ele estava levando a religião a sério. Até que um dia ele acendeu um cigarro dentro de casa perto de mim e de minha mãe. A partir daí eu percebi que tinha feito besteira ao deixar esse meu irmão que já tinha sido preso por estupro ficar em nossa casa.

Logo ele começou a arrumar encrenca comigo dentro de casa. alguns dias depois eu pedi que ele fosse embora. Ele não quis mais ir embora. A capacidade de manipulação de um indivíduo desses é inacreditável. O mais incrível é que mesmo depois que minha mãe viu esse meu irmão acendendo cigarro dentro de casa, ela continuou achando que ele era um cristão fervoroso, vítima de injustiças. Chegou um ponto que eu achei que eu é que ia que ter que sair de casa.
-

24.10.13

Tradução de "MORE THAN WORDS" LYRICS BY NUNO BETTENCOURT - Traduction

Dizer "Eu te amo"
Não são as palavras que eu quero ouvir de você
Não é que eu não queira que você diga
Mas se ao menos você soubesse
Como seria fácil mostrar como você se sente

Mais do que palavras
É tudo que você precisa fazer para mostrar que é de verdade
Então você não precisaria dizer que me ama
Pois eu já saberia

O que você faria se meu coração fosse partido em dois?
Mais do que palavras para mostrar que você sente
Que seu amor por mim é de verdade
O que você diria se eu levasse essas palavras embora?
Aí você não poderia consertar tudo
Apenas dizendo "Eu te amo"

Mais do que palavras

Agora que eu tentei falar com você
E fazer você entender
Tudo que você tem que fazer é fechar seus olhos
E apenas estender suas mãos
E me tocar
Me abraçar bem forte, nunca me deixe ir embora
Mais do que palavras
É tudo que sempre precisei que você mostrasse
Então você não precisaria dizer que me ama
Pois eu já saberia

O que você faria se meu coração fosse partido em dois?
Mais do que palavras para mostrar que você sente
Que seu amor por mim é de verdade
O que você diria se eu levasse essas palavras embora?
Aí você não poderia consertar tudo
Apenas dizendo "Eu te amo"

Mais do que palavras
Mais do que palavras

Mais do que palavras...


Essa música reflete bem a mente de um homem que ama uma mulher.

"Dizer "Eu te amo"
Não são as palavras que eu quero ouvir de você
Não é que eu não queira que você diga
Mas se ao menos você soubesse
Como seria fácil mostrar como você se sente"

Um homem gosta que a mulher que ele ama diga que o ama, mas precisa de mais do que isso:
"Não é que eu não queira que você diga" (Eu QUERO que você diga, mas preciso que você confie em mim, eu preciso de um compromisso, etc. Isto vale mais do que todos os "Eu te amo" do mundo.)




MORE THAN WORDS LYRICS BY NUNO BETTENCOURT

Saying "I love you"
Is not the words I want to hear from you
It's not that I want you not to say
But if you only knew
How easy it would be to show me how you feel

More than words
Is all you have to do to make it real
Then you wouldn't have to say that you love me
'Cause I'd already know

What would you do if my heart was torn in two?
More than words to show you feel
That your love for me is real
What would you say if I took those words away?
Then you couldn't make things new
Just by saying "I love you"

More than words

Now that I've tried to talk to you
And make you understand
All you have to do is close your eyes
And just reach out your hands
And touch me
Hold me close, don't ever let me go
More than words
Is all I ever needed you to show
Then you wouldn't have to say that you love me
'Cause I'd already know

What would you do if my heart was torn in two?
More than words to show you feel
That your love for me is real
What would you say if I took those words away?
Then you couldn't make things new
just by saying "I love you"

More than words
More than words

More than words...

This song reflects well the mind of a man who loves a woman.

"Saying "I love you"
Is not the words I want to hear from you
It's not that I want you not to say
But if you only knew
How easy it would be to show me how you feel"

A man likes when the woman that he loves says that she loves him, but he needs more than that:
"It's not that I want you not to say" (I WANT you to say it, but I need you to trust me, I need an engagement, etc. This means more than all the "I love you" in the world.)



"PLUS QUE DES MOTS" TRADUCTION DES PAROLES DE NUNO BETTENCOURT

Dire "Je t'aime"
Ce ne sont pas des mots que je veux écouter de toi
Ce n'est pas que je ne veuille que tu les dises
Mais si tu au moins le savais
Combien il serait facile de me montrer comment tu te sens

Plus que des mots
C'est tout ce que tu dois faire pour montrer que c'est vrai
Alors tu n'aurais pas le besoin de dire que tu m'aimes
Parce que je le saurais déjà

Qu'est-ce que tu ferais si mon Cœur était coupé en deux?
Plus que des mots pour montrer que tu sens
Que ton amour pour moi c'est vrai
Qu'est-ce que tu ferais si j'emportais ces mots?
Alors tu ne pourrais pas arranger tout
Juste en disant "je t'aime"

Plus que des mots

Maintenant que j'ai déjà essayé de parler avec toi
Et te faire comprendre
Tout ce que tu dois faire c'est fermer tes yeux
Et juste étendre tes mains
Et me toucher
Me tenir dans tes bras fermement, Ne me laisse pas m'en aller jamais
Plus que des mots
C'est tout que tu as toujours eu le besoin de me montrer
Alors tu n'aurais pas le besoin de dire que tu m'aimes
Parce que je le saurais déjà

Qu'est-ce que tu ferais si mon Cœur était coupé en deux?
Plus que des mots pour montrer que tu sens
Que ton amour pour moi c'est vrai
Qu'est-ce que tu ferais si j'emportais ces mots?
Alors tu ne pourrais pas arranger tout
Juste en disant "je t'aime"

Plus que des mots
Plus que des mots

Plus que des mots...

Cette chanson reflète bien l'esprit d'un homme qui aime une femme.

"Dire "Je t'aime"
Ce ne sont pas des mots que je veux écouter de toi
Ce n'est pas que je ne veuille que tu les dises
Mais si tu au moins le savais
Combien il serait facile de me montrer comment tu te sens"

Un homme aime quand la femme qu'il aime dit qu'elle l'aime, mais il a besoin de plus que ça:
"Ce n'est pas que je ne veuille que tu les dises" (Je VEUX que tu le dises, mais il me faut que tu aies confiance en moi, j'ai besoin d'une relation sérieuse, etc. Tout ça vaut mieux que tous les "je t'aime" du monde.)

Ecouter "je t'aime" de ta bouche tout le temps n'est pas trop important, mais c'est important pour moi l’écouter une fois au moins, directement à moi, parce que je ne suis pas un prince charmant, je suis pauvre, très pauvre, et pour moi, tu es une princesse. J'ai une vie très compliquée. Je t'aime au point d’hésiter de te mettre dans ma vie compliquée. Je ne voudrais pas mettre une princesse dans la chaumière de ma vie si cette princesse ne se sent très heureuse près de moi.

Parce que, avec moi, tu trouveras des choses plus difficiles que d'admettre que tu m'aimes, je t'assure. Je ne voudrais pas mettre une femme que j'aime trop dans cette vie si cette femme ne m'aime pas suffisamment au point de ne me dire directement à moi que je suis une chose très bonne pour elle au dépit de tout et que ça vaut la peine de lutter pour notre amour, tu comprends ça? Autrement, à quoi bon mettre l'amour de ma vie dans les complications de mon existence?

En fait, je crois que toi qui es ma vie, à part ça je n'ai pas de vie de tout.

Tu m'avais défendu de t'envoyer des messages du courrier électronique, et si on ne se parle pas, comment on pourra résoudre nos difficultés? J'ai fait mon mieux pour ne te déranger et j'ai t'envoyé des messages seulement quand j'était trop préoccupé. Tu me manques trop. j'était en train de dire qu'on peut résoudre nos problèmes. Ce n'est pas si difficile que ça.

Je sais que tu m'aimes, mais combien? Tu peux toujours choisir. Comme j'avais dit autrefois, tu es une princesse pour moi et seras toujours comme ça.

-

19.10.13

Miley Cyrus e amor - O que todas as mulheres deveriam saber sobre os homens

A cantora Miley Cyrus escreveu a música "Wrecking Ball", dedicada ao namorado que a abandonou, Liam Hemsworth. Depois de ser abandonada por ele, ela passou a gerar polêmicas: ao aparecer nua no vídeo clip de "Wrecking Ball", ao posar nua, ao fazer cenas eróticas em shows, etc.

Ao chorar no vídeo, ela não está interpretando, como Jacques Brel faz ao cantar "Ne me quitte pas". Ela chora de verdade. Não sei porque ele a deixou, e não sei se ele gostava dela de verdade, ou seja, não sei se ele sentia por ela o amor do tipo que um homem sente por uma mulher ou se só queria uma aventura. Pois se ele a amava da forma que um homem apaixonado ama uma mulher DIFICILMENTE a deixaria. Um homem quando ama uma mulher vê a mulher como se fosse seu mundo, sua vida, a coisa mais importante.

Uma outra coisa importante que as mulheres ignoram é que nós homens, quando apaixonados ou amando uma mulher a sério, inconscientemente ficamos com uma certa DEPENDÊNCIA EMOCIONAL dessa mulher. Esse ponto fraco dos homens foi comentado e ironizado por Jacques Brel. A psicologia e a psicanálise explicam essa dependência inconsciente dos homens.
É que os homens INCONSCIENTEMENTE veem a mulher como uma substituta da mãe. As mulheres quando se apaixonam não têm essa dependência, portanto é mais comum as mulheres terminarem relacionamentos mesmo quando amam, pois um homem que ama DIFICILMENTE iria querer terminar por causa dessa dependência. Os motivos que levariam um homem a abandonar uma mulher mesmo a amando como se fosse sua vida eu cito abaixo. Todos os homens conhecem estes motivos, mas a maioria das mulheres ignoram.


Observação:
Os motivos que eu coloco abaixo são baseados em histórias de mulheres tristes por terem sido abandonadas pelos namorados que amavam, por terem cometido esses erros fatais, que elas achavam que não eram tão graves, e para todo homem é INACEITÁVEL.

Se um homem descobre que a mulher o traiu, às vezes ele perdoa, como as mulheres também. Mas se a mulher trai um homem com um irmão desse homem, ou com o pai desse homem o homem não perdoa mais essa mulher, por mais que a ame. Eu encontrei casos de mulheres que cometeram tal traição e pediam conselhos em revistas para conseguir reconquistar o homem. Nesse caso JÁ ERA. (Acho que não preciso colocar que trair com a mãe seria muito pior ainda! E caso o homem seja separado e tenha um filho, trair com o filho MUITO PIOR!!)

Os três maiores pesadelos de um homem com a mulher que ama são que sua mulher o traia com o pai, ou com o irmão, ou descobrir que a mulher não tenha vagina!... Acho que toda mulher deveria saber disso, mas pelo que eu vi, não sabem.

Mulheres mães solteiras ignoram algo que nenhum homem tolera DE JEITO NENHUM, por mais que ame a mulher:
Se uma mulher foi mãe solteira de um homem que a abandonou quando ela estava grávida e não quis assumir o filho ela não deve mencionar o nome desse homem, nem para o filho ou filha, pois um homem que ama uma mulher considera um homem que faz um filho e não assume como um covarde sem caráter. Nenhum homem gosta de ouvir sua mulher relembrando um canalha desses. Um homem que aceita ter um relacionamento sério com uma mãe solteira nunca vai querer lembranças de alguém que ele considera um mau caráter. Encontrei algumas mulheres que cometiam esse erro e não sabiam por que não conseguiam encontrar um relacionamento sério. Se elas continuarem cometendo esse erro NUNCA vão conseguir um relacionamento sério. Nota: se o pai da criança quer assumir a criança a história é diferente, e o pai tem o respeito do novo namorado da mãe solteira.

Uma coisa importante que as mulheres ignoram na forma de pensar do homem:
não é comum mulheres adolescentes comprarem revistas de pornô na nossa cultura, ao contrário dos homens. Quando um homem olha para uma mulher no pornô ele não quer casar com a atriz pornô, obviamente, ele deseja o corpo apenas.

Quando um homem ama uma mulher ele deseja sentir o corpo e a alma também. O corpo das outras mulheres continuam atraentes, mas falta a alma da mulher que a gente ama.

Homens e mulheres pensam diferente, como já disse. As mulheres detestam quando seus namorados olham para outras mulheres. Homens DETESTAM quando outros homens dão cantadas em sua namorada, mas não ligam tanto quando as mulheres dizem que acham um homem bonito. Isso por que nós homens sabemos o tipo de conversa que homens têm quando estão falando de uma mulher que consideram "gostosa" e não gostamos nem um pouco da ideia de uma mulher que gostamos ser assediada, pois sabemos os objetivos da maioria dos homens ao ver uma mulher "gostosa", pois só veem um corpo, diferente da forma que um namorado que ama vê. Por isso homens que gostam de uma mulher de verdade pedem para namorar com ela em vez de "ficar" para ver "se rola ou não", buscam um compromisso.

Por isso é muito importante para um homem que ama ouvir a mulher dizer a ele que o ama, por mais que ele tenha certeza disso. E o homem quer que todos saibam que ele é o namorado / marido dessa mulher, pois assim ela fica um pouco mais livre dos assédios que nós conhecemos bem. Não desconfiamos da mulher, mas sabemos como homens são de uma forma que elas não sabem.

Resumo: homens e mulheres são opostos até nisso:
A mulher não quer que o homem olhe para outras mulheres. O homem não quer que outros olhem para sua mulher e quer senti-la mais do que apenas o corpo, mas também a alma que só ela têm. A única forma de nós homens conseguirmos isso é buscando um compromisso sério.

Estou publicando isso, pois observei que em nossa sociedade as mulheres conhecem pouco a cabeça dos homens, e ignoram que os homens pensam bem mais diferente que as mulheres imaginam.
-

16.10.13

Sobre hospitais psiquiátricos e a NECESSIDADE de internar pacientes psiquiátricos em hospitais gerais

Em agosto 2010 fui internado no Instituto Philippe Pinel depois de ter passado quase três dias na rua, vagando. Eu descrevo o fim do primeiro dia na rua na publicação ÉTICA: Ninguém merece a sarjeta. Nessa publicação de 2010 eu descrevo como me arrastei até uma UPA, onde fui atendido depois de horas tentando convencer os recepcionistas de que eu estava passando mal de verdade e que não estava drogado ou de palhaçada. Depois de horas de espera levei uma injeção e fui dispensado.

Desnecessário dizer que minha saúde geral foi comprometida pelo tempo em que eu fiquei na rua. Minha alimentação nos quase três dias que fiquei na rua foi um pão com mortadela que eu pedi a alguns policiais num posto. Apesar de ter tomado banho na praia, fiquei esses três dias sem escovar os dentes. Quando eu fui internado, eu deveria passar por exames médicos gerais logo ao entrar no Pinel, estou falando de exames para verificar a saúde geral. Eu apenas falei com uma psiquiatra por uns dois minutos e fui levado para o quarto escuro.

(Nota: Quarto escuro é uma forma de terapia muito usada na psiquiatria. Veja a música Sufoco da vida, da Banda Harmonia Enlouquece).

É importante escovar os dentes duas ou três vezes ao dia, mas esquecer de escovar uma vez ou outra não é grave, mas deixar de escovar três dias consecutivos é MUITO GRAVE. Alguns de meus dentes foram quase todos cobertos pelo tártaro. Como não me empreguei desde então, não pude ir ao dentista e um outro dente que precisava de operação de canal acabou sendo perdido. Outro dente que precisa de canal está a ponto de ser perdido também. O tártaro está alojado principalmente em meus dentes incisivos, em um deles a camada de tártaro está bem grande e, se eu não fizer remoção o quanto antes, poderá ser perdido em pouco tempo, pois o tártaro está bem avançado. O tártaro acaba "irritando e inflamando a gengiva, provocando sangramento ao leve toque da escova. Esta gengiva inflamada descola do osso e esse por sua vez reabsorve, com processo contínuo, após algum tempo o dente fica mole e caí" como diz a Ana dentista em seu excelente site. Espero que eu consiga salvá-los, como está já tem sido a maior dificuldade mastigar.

Muitas pessoas sofrem surtos psiquiátricos por estarem incomodadas por dores ou desconfortos de outros problemas de saúde, alguns são problemas simples que precisam ser examinados por clínicos gerais, pois alguns pacientes psiquiátricos sequer falam, muito menos poderiam expressar um problema difícil de ver como uma dor interna ou uma gengiva inflamada. Por isso é necessário haver exames clínicos gerais em hospitais psiquiátricos e instituições psiquiátricas, para verificar a saúde geral da pessoa e fazer encaminhamentos quando necessário. Por isso TODAS AS PESSOAS deveriam ser internadas em hospitais gerais, e encaminhadas para hospitais especializados somente DEPOIS de todos os exames, e se for estritamente necessário.

Obviamente os pacientes psiquiátricos deveriam ser internados em hospitais gerais, como qualquer doente. Isso não acontece por causa de discriminação. A discriminação que eu falei nas postagens anteriores. Os hospitais psiquiátricos públicos de hoje em dia não tratam os pacientes psiquiátricos mais necessitados, apenas os excluem e os isolam. Talvez tratem um pouco os pacientes com melhores condições. Assim como as faculdades públicas atendem mais os cidadãos com melhores condições.
-

15.10.13

Definições históricas de "raça" e "eugenia"

O termo "eugenia" vem do grego "ευγενης", que se traduz bem como "nobreza". Por sua vez, "ευγενης" vem de "ευ", que quer dizer "belo" ou "perfeito" e "γενναω", que quer dizer "nascimento". Logo, "eugenia" quer dizer "nascimento perfeito".

O termo "raça" vem do italiano "razza". Por isso, as melhores definições foram encontradas em italiano:

Razza sf. discendenza continuata di padre in figlio.

Razza sf. insieme di individui, animali o vegetali, che si differenziano da altri gruppi della stessa specie per uno o più caratteri ereditari."

Traduzido ao português:

Raça sf. Descendência continuada do pai no filho.

Raça sf. Conjunto de indivíduos, animais ou vegetais, que se diferenciam de outros grupos da mesma espécie por uma ou mais características hereditárias.

Como já tinha colocado, Emil Kraepelin, o criador da psiquiatria moderna acreditava que deveria haver um controle racial, "higiene racial". Higiene racial é algo semelhante ao Apartheid, ou seja, o governo busca fazer uma seleção de pessoas consideradas mais capazes. Porém enquanto o Apartheid separa brancos de negros, a higiene racial proposta por Emil Kraepelin busca fazer uma seleção dos indivíduos mais saudáveis de corpo e de alma.

Essa seleção de seres mais saudáveis se chama eugenia. Ideias modernas como o aborto e a esterilização para controle populacional vêm da eugenia proposta por Emil Kraepelin e outros racistas; só que hoje em dia é uma eugenia mais disfarçada.

Psiquiatria vem de "psiquê" (em grego "ψυχή"), que significa "alma", e "iatros" (em grego γιατρος), que significa "médico". Daí a ideia que um doente mental tem uma alma doente; mas antes era clara a ideia de que um doente mental tinha uma alma sem virtudes morais, como a grandiosa humildade.

Daí fica fácil entender que a medicina encorporou a especialidade psiquiatria para tratar das almas das pessoas. De acordo com a religião, uma pessoa tem uma alma perfeita quando é humilde. Emil Kraepelin acreditava que uma pessoa de alma nobre podia se contaminar com uma pessoa com "mania de grandeza", por exemplo. Essas teorias, mais tarde, viriam a justificar a exterminação de doentes mentais, não apenas porque acreditavam que doentes mentais eram indignos de viver, mas porque acreditavam que exterminar doentes hereditários seria uma forma de preservar os indivíduos saudáveis, evitar que os indivíduos de grande moral se contaminassem com pessoas que não tinham a grande virtude da humildade.

Não é possível avaliar quem é humilde e quem está fingindo ser humilde. Só porque uma pessoa nunca disse que é Deus não quer dizer que essa pessoa não tenha "mania de grandeza", apenas quer dizer que essa pessoa não revelou seu interior, como um doente mental faz quando está em surto... Quando uma pessoa está perturbada mentalmente ela acaba falando coisas que sequer acredita. Vaidade todos nós temos, em maior ou menor grau. Nunca seria possível saber quem é a pessoa mais humilde do mundo, nem saber quem é a pessoa mais orgulhosa. A natureza foi sábia quando fez a mente humana inacessível.

Com certeza é necessário haver tratamentos para as chamadas doenças mentais. Acredito que medicações psiquiátricas bem administradas podem ajudar o paciente psiquiátrico SIM. E afirmo que sou a favor de tratamento para o que chamamos de sofrimento psíquico. Mas ao mesmo tempo afirmo que os pacientes psiquiátrico são tratados com preconceito e discriminação pelos próprios terapeutas; e esses preconceitos foram HERDADOS do criador da psiquiatria moderna, o médico alemão Emil Kraepelin.

Portanto, Loren Sarmento, eu admiro você por ter coragem de admitir estas coisas:
"é eu me acho mais esperta que os outros"
"...fico me comparando com outras mulheres e sempre me acho mais bonita!!"
"...e quanto a se sentir especial todo mundo acha que tem algo especial,
por exemplo já viu o tanto de gente feia que acha que é bonita(o)?"
Só em admitir essas fraquezas humanas já mostra que você é mais humilde que muita gente.

Os comentários se encontram em Transtorno bipolar do humor - A fase maníaca

"meus sintomas são (...) realmente muita mudança de humor...mais quem é que fica rindo ou chorando ou irritado ou feliz o dia todo? Os humores mudam..."

Nem preciso adicionar a este comentário que Loren Sarmento deixou em
Transtorno bipolar do humor - A sexualidade do paciente

-

14.10.13

Psiquiatria, eugenia e racismo

Para que haja Justiça Social, é necessário que todos entendam bem o que é EUGENIA e o que é RACISMO. Esse tema me ocorreu ao ler os pertinentes comentários de Loren Sarmento nas publicações Transtorno bipolar do humor - A fase maníaca e Transtorno bipolar do humor - A sexualidade do paciente.

Nas publicações supra-citadas eu questionei os sintomas do transtorno bipolar descritos pela psiquiatria. Entre os sintomas estão "Sentimento de grandeza". Loren Sarmento sabiamente comentou: "...e quanto a se sentir especial todo mundo acha que tem algo especial". Obviamente a pessoa que inventou esses diagnósticos se achava especial, se achava um gênio que descobriu algo FANTÁSTICO! Alguma dúvida quanto a isso?

Dizer que uma pessoa está DOENTE por se sentir especial demais não é diagnóstico, é um argumento AD HOMINEM, é um ataque ao caráter da pessoa. Não estou dizendo que pessoas com doenças mentais não precisem de tratamento. Estou dizendo que doentes mentais são discriminados e tratados com preconceito pelos próprios médicos e terapeutas.

Poucas pessoas sabem que o criador da psiquiatria moderna defendia a tese que pessoas de genes defeituosos que desenvolviam doenças mentais. O pai da PSIQUIATRIA MODERNA é o alemão Emil Kraepelin. Ele acreditava que havia doenças mentais por ter havido mistura de pessoas de boa moral com pessoas imorais ou fracas de caráter. Ou melhor, RAÇAS DE BOA MORAL se misturaram com RAÇAS IMORAIS gerando doenças mentais.

Emil Kraepelin acreditava que a virtuosa raça alemã tinha sido contaminada ao se relacionar com raças sem virtude. Daí acho que fica claro entender porque hoje em dia há esses diagnósticos que nada mais são que ataques ao caráter da pessoa, argumentos AD HOMINEM.

O tal sintoma "mania de grandeza" do transtorno bipolar e de outras doenças mentais é baseado na ideia que pessoas que se acham especiais não têm a grande virtude da humildade que a Bíblia tanto coloca como essencial para ir para o Céu.

A "mania de grandeza" é contrária a grande virtude bíblica da humildade, por isso deve ser ELIMINADA. Partindo desse princípio se justificou o extermínio de doentes mentais e doentes hereditários em geral, pois a falta de virtude acabaria contaminando outros através de genes, e eliminá-los seria um ato de auto-preservação de toda a humanidade! A maioria dos psiquiatras sequer sabe dessa parte da origem da psiquiatria moderna. A maioria dos psiquiatras sequer sabe que o pai da psiquiatria biológica é também um dos criadores da eugenia, um dos pais do racismo científico (Scientific racism), um dos pais do racismo biológico (Biological racism).

Pode ter certeza, estou simplesmente enojado ao escrever isso. Não estou querendo criticar a psiquiatra. Sinceramente estou criticando o racismo que se enraizou na psiquiatria e entrou na Medicina totalmente desapercebido. Nada contra os psiquiatras e médicos em geral, que apenas repetem o que aprenderam nas universidades.

Em seguida falarei mais das definições históricas dos termos "raça" e "eugenia"
--

13.10.13

A história da psiquiatria que poucos conhecem

As ideias de Emil Kraepelin formam a base da psiquiatria moderna. O que poucos sabem é que Emil Kraepelin também foi um dos maiores promotores da eugenia, o racismo científico.

Veja o texto:

Em Munique, Kraepelin se voltou cada vez mais a assuntos sociais de eugenia e higiene racial. Uma olhada rápida em suas publicações mostra que ele expõe assuntos como alcoolismo, crime, degeneração e histeria.
E em termos do conteúdo desses escritos, podemos ver que ele propõe ações mais firmes e diretas através da eugenia para preservar e melhorar a "saúde do povo alemão", ou "Volkskörper".

Veja o texto original abaixo.

In Munich Kraepelin turned increasingly to social policy issues and questions
of eugenics and racial hygiene. A quick glance at his publications shows him
expounding on topics such as alcoholism, crime, degeneration and hysteria.
And in terms of the content of these writings, we find him advancing more
substantial and explicitly eugenic demands designed to preserve and enhance
the "health of the German populace", or the "Volkskörper" (Roelcke, 1999: 138–79;
Weber, 2003). (HISTORY OF PSYCHIATRY, page 392, second paragraph)

8.10.13

Tu que me prendeste o coração - Tradução da canção "Tu che mi hai preso il cuor" versão ao vivo de Laura Pausini com Pavarotti

Tu que me prendeste o coração
Serás para mim o único amor
Não, não te perderei
Viverei para ti,
Te sonharei

Tu ou ninguém nunca mais
Agora para mim
Como o sol és tu
Longe de ti
é morrer de amor
Porque és tu que me roubaste o coração

Te vejo entre as rosas
Te digo tantas coisas
Se o vento alegre te acaricia
Um perfume de juventude
Me faz tremer
À noite sonho tremendo por ti
Que encanto!
O meu coração
Sobre o teu coração
Enquanto se fecham as tuas pupilas de ouro

Tu que me prendeste o coração
Serás para mim o único amor
Não, não te esquecerei
Viverei contigo
Te sonharei
Tu ou ninguém nunca mais
Agora para mim
Como o sol és tu
Longe de ti
é morrer de amor
Porque és tu que me roubaste o coração



Para aquela que roubou meu coração. Eu estou aqui; meu coração está a quilômetros de distância.



Tu che m'hai preso il cuor Laura Pausini e Luciano Pavarotti

Il paese del sorriso (Das Land des Lächelns) da Franz Lehár

Il Maestro Luciano Pavarotti!

Tu che mi hai preso il cuor
Sarai per me il solo amor
No, non ti perderò
Vivrò per te,
Ti sognerò

Te o nessuno mai più
Ormai per me
Come il sole sei tu
Lontan da te
è morir d'amor
Perché sei tu che mi hai rubato il cuor

Ti vedo tra le rose
Ti dico tante cose
Se il vento lieto t'accarezza
Un profumar di giovinezza
Mi fa tremar
La notte sogno fremendo di te
Qual incantesimo!
Il mio cuor
Sul tuo cuor
Mentre si chiudono le pupille tue d'or

Tu che mi hai preso il cuor
Sarai per me il solo amor
No, non ti scorderò
Vivrò con te
Ti sognerò
Te o nessuna mai più
Ormai per me
Come il sole sei tu
Lontan da te
è morir d'amor
Perché sei tu che mi hai rubato il cuor

Maestro non mi abbandonare! Sti con me solo un momento! Un momento per fissare questo duetto meraviglioso. (...) Qui ci saranno ancora Eric Clapton, Deep Purple, ci sarà Bono. E tanti altro ancora. Tra qualche secondo. (...) Rimanete con noi ancora. (...) A tra poco. Grazie. Grazie a voi. Grazie Maestro..

Per quella che mi ha rubato il cuore... Io sono qui; mio cuore è a chilometri di distanza.

5.10.13

Mulheres presas por pedofilia - Vídeos de reportagens

Abusos sexuais. São raras as denúncias contra mulheres, justamente porque CULTURALMENTE relacionamos a figura da mulher a figura de mãe. Mas da mesma forma que existem homens que cometem abusos sexuais, existem mulheres que também cometem.

Abaixo, deixo vídeos de reportagens de mulheres que foram presas por pedofilia ou abuso sexual contra menores. Aqui eu disponibilizo três reportagens de abusos sexuais cometidos por mulheres.

Diretora de escola é presa suspeita de abusar sexualmente de alunos em Senador Canedo


[Pedofilia] Mulher é condenada a nove anos de prisão por pedofilia em São Paulo


Mulher abusa de irmão de 3 anos!


-

4.10.13

Estuprada - O relato desesperado de uma mulher que escapou de estupro nos EUA

Uma imigrante sofre uma tentativa de estupro ao passar por um parque, nos Estados Unidos. O criminoso disse para ela que ela estava pedindo por isso, por causa da forma que ela estava vestida. Ela relatou sua experiência terrível no vídeo abaixo.

Como várias mulheres vítimas de estupro, ela não quis dar queixa na delegacia. É compreensível, pois esse tipo de experiência é terrível para uma mulher, e não é fácil ir à polícia denunciar. E, na maioria das vezes que as mulheres dão queixa na polícia, os estupradores saem da cadeia em pouquíssimo tempo. Ou sequer são presos. Acho que as autoridades deveriam melhorar a segurança pública, vigiar mais os parques e áreas públicas.

Estupradores culpam suas vítimas pela forma que se vestem. Estupradores geralmente dizem que as mulheres pediram para serem estupradas por causa da forma que se vestem, e policiais dizem que as mulheres fazem mal em não denunciar. Eu digo que a polícia está fornecendo uma péssima segurança pública, em todo o mundo.


Vejam a tradução do vídeo abaixo, e logo mais abaixo veja o vídeo. Depois do vídeo há o texto em inglês.

Jovem mulher conta como ela escapou de um estupro num a parque, nos EUA.

"Olá, pessoal. Antes de mais nada, Se por acaso vocês ouvirem um barulho é porque eu estou na casa de amigos e há... tipo... uma obra sendo feita. Então, mas...

Algo aconteceu hoje. Tipo... Eu estava visitando meus amigos e quando eu estava indo para casa, eu estava andando, eu estava passando por este parque, e tinha um cara que se aproximou de mim e tentou me atacar. E ele foi... tipo... muito agressivo. Ele não tentou me bater, ele não tentou roubar meu dinheiro ou algo assim, mas ele tentou me estuprar. E eu tentei me defende, mas... ele era muito agressivo e ele tinha... tipo...ele tinha... tipo... uma pequena faca ou algo assim. Se alguém tenta te atacar apenas com as mãos ou te insulta ou algo assim... mas esse cara tinha uma faca. Por isso eu estava... tipo... muito assustada. E... Eu não estava vestida assim. eu estava... tipo... com um casaco cobrindo. Mas... tipo... eu estava usando vestido. E... ele me dizia que eu estava pedindo por isso, porque eu estou vestida assim. Porque eu estou vestindo uma saia. Eu estava tentando lutar com ele e havia pessoas se aproximando, tipo, chegando perto da gente, então eu acho que ele ficou assustado e fugiu.

Isso nunca aconteceu comigo antes. Eu... tipo... não vou a delegacia pois eu realmente não me lembro como ele era. Não consigo lembrar. Eu realmente não gostaria de falar sobre isso novamente... tipo... Na delegacia eles sempre perguntam um monte de detalhes então... Pessoal, espero que todos vocês estejam seguros. E espero que isso nunca mais aconteça comigo ou com vocês. O.K., tchau."






Young woman tells how she escaped rape in a park, in the USA.

"Hey guys. First of all, if you hear a noise that's because I am at my friend's house and there's... like... some construction going on. So, but...

Something happened today. Like... I was visiting my friends and when I was going home, I was walking, I was going through this park, and there was a guy who approached me and tried to attack me. And he was... like... very aggressive. He didn't try to hit me, he didn't try to steal my money or anything, but he tried to rape me. And I tried to defend myself, but... he was aggressive and he had... like...he had... like... a little knife or something. (...Indistinct mumbles...) If someone tries to attacks you(sic)... If someone tries to attack you just by hands or insults you or something... but this guy actually had a knife. So I was... like... really scared. And... I wasn't dressed like this. I had... like... a coat on. But... like... I had a skirt. And... he was telling me that, whatever, that I asked for it, because I'm dressed like that. Because I wear a skirt. I was trying to fight him and there were people coming closer, like, approaching us, so I guess he got scared and ran away.

So I know that any who look for this always (somewhat indistinct) ... like... it's dangerous. But it never happened to me before. I'm not going to... like... to the police station because I can't really remember how he looked like. I can't remember. I wouldn't really wanna to talk about it again... like... in the police station because they always ask a lot of details and stuff, so... I don't know why I always lose track (...) People, hopefully you all are safe. And I hope this will never happen again to me or to you. OK, bye."

3.10.13

Anorexia: uma doença mental devastadora

Abaixo, compartilho um vídeo publicado no Youtube por uma jovem que sofre com anorexia. O vídeo está em inglês, mas as fotos falam por si. Ela começou estabelecendo uma meta para emagrecer X quilos, depois ela foi aumentando a meta, aumentando, aumentando... veja no vídeo como ela ficou. Ela foi internada com anorexia e, no hospital, desenvolveu bulimia.

Uma pessoa com anorexia ou bulimia não deve se sentir culpada, de forma alguma, pois anorexia e bulimia talvez sejam as mais terríveis doenças de nossa época, mas não são muito faladas pela mídia.

Na minha opinião, anorexia e bulimia são as mais terríveis doenças mentais, pois afetam principalmente mulheres bonitas que acabam ficando cismadas com a própria aparência e acabam achando que não estão bonitas o suficiente, e esse conflito interior acaba causando essas doenças mentais, com as consequências terríveis que podemos ver no vídeo.

Se as pessoas fossem informadas sobre essa doença, tenho certeza que buscariam tratamento mais cedo e poderiam evitar um agravamento da doença. Seria muito útil se os nossos governantes fizessem uma campanha informativa na televisão sobre essas doenças tão graves e devastadoras.



P.S.: Anorexia e bulimia nervosa são comumente chamadas de transtornos alimentares, mas são tratados principalmente por psiquiatras e psicoterapeutas, portanto devem, sim, ser consideradas doenças mentais.

2.10.13

O cérebro tem a capacidade de se recuperar de traumas graves - Novos neurônios nascem durante toda a vida

O cérebro tem a capacidade natural de se recuperar de traumas, mas para que isso aconteça, é necessário manter a mente ativa.

O cérebro cria novos neurônios que nos ajudam a nos recuperar de traumas, mas esses novos neurônios morrem se não forem estimulados.

O Dr. Stephan Mayer diz: "É necessário estar determinado a ficar ativo. É necessário trabalhar com afinco para se recuperar".

Dr. Bill Klemm diz: "estes novos neurônios morrem, se nossas mentes não forem ativas o bastante." Ou seja, devemos praticar novas atividades mentais sempre, devemos manter nossas mentes sempre ativas com aprendizado, pois isso ajuda a melhorar a nossa mente e nosso cérebro.

E atividades físicas também ajudam a melhorar a mente e a memória. Veja o artigo da revista Galileu:

"Em uma leva de estudos recentes, os neurologistas descobriram que fazer exercício produz novos neurônios e aumenta a atividade cerebral. “O cérebro passa a funcionar melhor e fica mais preparado para armazenar informações”, diz Ricardo Arida, professor de Neurofisiologia e Fisiologia do Exercício da Unifesp."

No artigo PLASTICIDADE CEREBRAL, o Dr. Dráuzio Varella fala da impressionante recuperação de um homem que tinha sofrido um derrame cerebral há dois anos.

Veja no artigo da revista Veja; Novos neurônios são criados durante a vida toda, diz estudo:

"Pesquisa encontrou fortes evidências de que neurônios presentes no cérebro de uma pessoa apresentam 'idades' diferentes. Segundo o trabalho, todos os dias são formadas 1.400 novas células nervosas no hipocampo".

Portanto, mesmo as pessoas que sofrem ou sofreram muito com surtos psicóticos podem recuperar o cérebro que pode ter sofrido com noites sem dormir. Se a pessoa volta a dormir bem e se alimenta corretamente e faz exercícios físicos ela poderá se recuperar bem. Medicação psiquiátrica pode ajudar as pessoas no início do tratamento, sem dúvida, mas se a pessoa não for estimulada mentalmente e fisicamente, esta medicação psiquiátrica só fará a pessoa dormir e ficar apática, e o cérebro não consegue se recuperar sem atividades físicas e mentais.

Qualquer pessoa pode ter certeza: sua memória continuará boa se você estimulá-la com novos aprendizados.

A humilde sugestão que eu dou para as pessoas que se auto-mutilam para se aliviar de angústia mental é:

toda a vez que sentir esse impulso, busque fazer uma atividade física, como fazer polichinelos, fazer flexões de braço, ou correr; se estiver em casa, faça uma corrida estacionária, ou seja, uma corrida sem sair do lugar. Eu sei que você terá que fazer um sacrifício, mas lembre-se que isso vai melhorar seu cérebro e valerá muito a pena o sacrifício.

Eu me afastei dos tratamentos psiquiátricos públicos justamente para protestar contra a falta de atividades mentais e físicas nos Centros de Atenção Psicossocial e hospitais psiquiátricos públicos. Nos anos que passei no Centro de Atenção Psicossocial, eu vi várias pessoas piorarem cada vez mais. E eu tenho certeza que se essas pessoas fossem estimuladas mentalmente e fisicamente essas pessoas se recuperariam. E, com certeza, a medicação psiquiátrica poderia ser substituída depois por tratamentos alternativos como a medicina ortomolecular ou a homeopatia.

Fontes, em inglês:
The brain's amazing potential for recovery
Dynamics of Hippocampal Neurogenesis in Adult Humans
New Neurons: Good News, Bad News

***

An article by CNN has it:

"Arizona Rep. Gabrielle Giffords is making a remarkable recovery after a gunshot wound to the brain, doctors say. Her case shows off the brain's capability to restore some functions after substantial injury, a phenomenon called "plasticity" that is helped by rehabilitation."

Dr. Stephan Mayer says: "You need to be really actively engaged. You need to be working hard on trying to get back."

Dr. Bill Klemm says in the site Sharp Brains:

"In the last few years, researchers have discovered that new nerve cells (neurons) are born, presumably from residual stem cells that exist even in adults."

Dr. Bill Klemm also says: "These new neurons die, unless our minds are active enough".

The brain has the amazing capacity of recovery. But you have to stimulate it with great activity. The more we study, the better our brain functions. Inertia is bad for the brain.

Physical activity can make your brain work better.
Read the article from New York Times How Exercise Could Lead to a Better Brain and Aerobic Exercise Training Increases Brain Volume in Aging Humans.

Therefore we must take constant exercise to make our minds work better. Learning new things is a way to exercise your brain too.
-

1.10.13

Margarida deprimida ao ser abandonada pelo Donald / Daisy Duck gets depressed after being deserted by Donald Duck

Casos de depressão não aparecem apenas em filmes e novelas. Aparecem tambem em desenhos animados. Margarida ficou deprimida ao ser abandonada pelo Donald e procurou um psiquiatra.

A história causou polêmica, pois Margarida queria cometer suicídio:

"Eu não conseguia dormir. Eu não conseguia comer. Eu não queria viver. Eu estava ficando doida, maluca! Eu estava insana!"

Este desenho animado implicitamente sugere que qualquer um que se sente deprimido assim deve procurar um psiquiatra, portanto eu não acho que este desenho seja tão negativo, pois informa às crianças que uma pessoa nestas condições pode conseguir ajuda.



"I couldn't sleep. I couldn't eat. I didn't want to live. I was going crazy, mad! (...) I tell you I was insane!"

This is a extract from the cartoon Donald's Dilemma.

This cartoon implicitly suggests that anyone who feels depressed like that should see a psychiatrist, therefore I don't think it's so negative, for it informs kids that a person in such condition can get help.