12.8.08

ULTIMOS INFORMES-SAUDE MENTAL

DESCOBERTO GENE DA ESQUIZOFRENIA?


Vou deixar com você mais um link de site de notícia que fala sobre esquizofrenia. dessa vez dizem que descobriram o gene da esquizofrenia, o que podeia ajudar a determinar quem tem mais possibilidade de contrair a doença. Mas no fim eles admitem que a coisa é bem remota... ou seja, não dá para tirar muitas conclusões dessas pesquisas, pois a ciência ainda está no escuro. Clique e veja a reportagem no Último Segundo. Veja também o Portal Vermelho. CLIQUE AQUI e veja.

VOLTA A TER ALIMENTAÇÃO NO CAPS RUBENS CORRÊA


No início de agosto voltou a ter alimentação no CAPs Rubens Corrêa, depois de meses sem alimentação. O problema agora é a falta de médicos. Não há sequer um psiquiatra no CAPs Rubens Corrêa. É claro que a falta de psiquiatras reflete a falta do coordenador de saúde mental do Rio de Janeiro, que não oferece boas condições para os médicos trabalharem. Não sei qual é o problema que faz com que as autoridades políticas responsáveis pela saúde mental fiquem tão indiferentes dos sérios problemas nos CAPs, mas sei que não é falta de dinheiro, pois eles sempre estão fazendo eventos caríssimos (em que eles fazem palestras).

BOAS INICIATIVAS DOS TÉCNICOS DO CAPS RUBENS CORRÊA (APESAR DA INDIFERENÇA DOS POLÍTICOS DA SAÚDE MENTAL)


Algumas coisas boas vêm acontecendo no CAPs Rubens Corrêa. Mas isso graças a iniciativas individuais de alguns técnicos. Há, por exemplo, a Oficina do Corpo, excelente trabalho feito por um técnico, há uma Oficina de Música feita por um psicólogo, há a Oficina de Sexualidade, feita pela Coordenadora do CAPs... essas são as coisas boas. Mas infelizmente temos coisas horríveis que persistem. Falarei delas em seguida...

REFEIÇÃO EM AMBIENTE NADA TERAPÊUTICO


Apesar da comida ter voltado ao CAPs Rubens Corrêa, eu não almoço no CAPs. Nada contra a comida. É que o almoço acontece em condições horríveis. Não quer dizer que há sujeira ou algo assim. NÃO. O ambiente é razoavelmente limpo. O problema é a confusão do ambiente. Eu venho de crises psiquiátricas seriíssimas, e não poderia suportar a confusão que é o almoço no CAPs Rubens Corrêa. Portanto, por motivos de saúde, eu optei por NÃO COMER no CAPs Rubens Corrêa.

E eu sei que o Artigo 2º, inciso VIII da Lei 10.216 de 2001 diz que as pessoas acometidas de transtornos mentais têm direito à:
- ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis;
E é claro que o almoço no CAPs não oferece esse "ambiente terapêutico". Muito pelo contrário, é um ambiente super-invasivo. E a culpa não é dos cozinheiros, nem das pessoas que trabalham na cozinha. Os técnicos de saúde mental deveriam auxiliar o pessoal da cozinha, já que o pessoal da cozinha não recebeu treinamento para lidar com pessoas com transtornos mentais, mas recebeu treinamento para COZINHAR. Os técnicos do CAPs dizem que a culpa não é deles e que eles não têm tempo para auxiliar os cozinheiros e usuários na cozinha.

Bem, em resumo, o almoço dos usuários deveria ser, no mínimo, acompanhado por psicólogos, pois esses psicólogos ajudariam a aliviar o estresse dos cozinheiros. E seria legal algum técnico cuidador ajudar a alimentar os usuários com mais dificuldades, pois quem acaba fazendo isso são os cozinheiros. NÃO É JUSTO O PESSOAL DA COZINHA, QUE GANHA MENOS, SE ESTRESSAR TENTANDO FAZER O TRABALHO DE CUIDADOR. (Certos doentes mentais causam grande estresse, por causa da doença!!)

Bem, não sei de quem é a culpa, mas com certeza vou lutar para que no CAPs haja alimentação num ambiente decente. Mais cedo ou mais tarde eu farei essa reivindicação legítima na justiça, e garanto que logo haverá um almoço no CAPs em ambiente REALMENTE TERAPÊUTICO.

5.8.08

PSIQUIATRIA, PSICOLOGIA, ASTROLOGIA E... CIENCIA

Esses psiquiatras são mágicos ou paranormais. Olham para o paciente... e já sabem os tipos de traumas, de lesões, de doenças, enfim, são mestres em diagnose a olho! Rabiscam dosagens de comprimidos sem ao menos esquentarem suas consciências, se é que têm alguma? Esses medicamentos têm efeitos a longo e curto prazo...

Extraído do livro CANTO DOS MALDITOS de Austregésilo Carrano Bueno


Antes de mais nada gostaria de dizer que eu conheço alguns psicólogos e psiquiatras excelentes. Mas excelentes pela própria dedicação e pela superação desses profissionais e não por causa do que aprenderam nas universidades. Alertar as pessoas que uma das coisas mais impressionantes para mim é alguém acreditar que psiquiatria e psicologia possam CURAR DOENÇAS MENTAIS.

EXISTEM EXCELENTES PROFISSIONAIS na psiquiatria e na psicologia, mas eles são muito raros. Pois para obter bons resultados, os psiquiatras e psicólogos precisam REALMENTE fazer milagres. Pois não existe nenhum dos recursos maravilhosos científicos que são usados para tratar outras doenças, como, por exemplo, câncer. Por isso eu me curvo diante dos psiquiatras realmente bons. Me curvo diante dos psicólogos realmente bons, pois pela falta de recursos técnicos e científicos, ser psiquiatra e psicólogo é MUITO DIFÍCIL, e quase impossível conseguir resultados.

PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA PODEM SER PERIGOSAS


Ora, psicólogos e psiquiatras fazem laudos e diagnósticos que DIZEM comprovar que algumas pessoas que cometeram crimes estão bem para ir para as ruas. Essas pessoas vão para as ruas e cometem crimes novamente, CRIMES AINDA MAIS BÁRBAROS! Dessa forma a psicologia e a psiquiatria chegam a ser perigosas! Eu não culpo os psicólogos e psiquiatras, pois nessas áreas NÃO HÁ nenhuma comprovação científica! O médico tem que tentar adivinhar o que está na mente das pessoas. Apesar dos grandes avanços da ciência, psicologia e psiquiatria pararam no tempo.

MINHA HISTÓRIA DE DOENÇA: VOCÊ ACREDITA?


Meu amigo, você já vai me entender. Eu posso dizer para você: minhas crises são assim;

Elas ocorrem quando eu estou muito cansado. Estando muito cansado e sem dormir, eu começo a ter alucinações, ver coisas estranhas, mas ainda consciente, percebendo que o que eu vejo são alucinações. Depois a crise tem outra fase: quando eu estou realmente muito cansado, eu começo a confundir realidade com sonhos. Daí eu começo a agarrar mulheres como eu faço nos sonhos. Ou seja, faço coisas que eu só faria em sonhos. Como se o mundo não fosse real.

Bem, essa é minha história. Eu digo para você que é verdade. Mas quem realmente GARANTE QUE EU ESTOU FALANDO A VERDADE? Eu poderia estar mentindo. Eu poderia ser um SACANA que agarra mulheres e depois diz que estava louco. Daí, meu amigo, é que é impossível saber, pois a psicologia e a psiquiatria NÃO TEM nenhum método seguro de descobrir a verdade.

PROVE O QUE VOCÊ DIZ


SÓ PODE SE CONSIDERAR VERDADE O QUE É EXPERIMENTADO E PROVADO DE FORMA QUE ATÉ OS IGNORANTES POSSAM ENTENDER. ESSA VERDADE COMPROVADA QUE É CIÊNCIA. NÃO PODE SER CONSIDERADO COMO VERDADE O QUE NÃO É COMPROVADO CIENTIFICAMENTE DE MANEIRA CLARA. FOI ASSIM QUE NASCEU A CIÊNCIA MODERNA. A CIÊNCIA DIZ: A GENTE NÃO TEM QUE ACHAR OU DEIXAR DE ACHAR NADA. A GENTE TEM QUE PROVAR.

PSIQUIATRIA, PSICOLOGIA E ASTROLOGIA...

Psicologia, astrologia e psiquiatria são conhecimentos super-legais, até nos ajudam a pesquisar as pessoas. Mas não têm resultados conclusivos, por isso não podem ser considerados ciências. Podem ajudar nas curas de doenças mentais, mas não podem ser o principal meio de tratar doenças. Assim como religião não pode ser o principal meio de tratar doenças. Para tratar doenças é necessário algo como BIOLOGIA. E para o tratamento de doenças é necessário exames clínicos laboratoriais para comprovar realmente como é a doença. E isso não existe nem na psiquiatria, nem na psicologia e nem na astrologia.

DOENÇA MENTAL NÃO É BRINCADEIRA


Psicólogos e analistas podem, sim, ajudar neuróticos, pessoas que nunca foram internadas em casos graves de doença mental. Mas NÃO VAMOS NOS ILUDIR! Doença mental pode ser mais sério do que se imagina.

Há vários casos peculiares.
Há quem é internado sem motivo real, por vingança de parentes ou amigos. E observe que os médicos não conseguem identificar esses casos.
Há quem comete crimes e se faz de louco para escapar da lei. Isso também os médicos não conseguem identificar.
Entenda que há casos que uma pessoa inofensiva é injustamente rotulada como perigosa por profissionais de saúde mental que NÃO CONSEGUEM DISCERNIR OS CASOS!

NÃO DÁ PARA CORRER O RISCO CONFUNDIR O CASO DE UM NEURÓTICO (com problemas psicológicos leves) com um paciente grave, ou ainda confundir COM UM CRIMINOSO QUE SE FAZ DE DOENTE MENTAL! A coisa é mais séria do que se imagina.

COMO OS BONS PSIQUIATRAS OBTÊM BONS RESULTADOS


Você sabe qual é o método que os BONS médicos usam para ter bons resultados? Eles ganham a confiança dos pacientes. Esse era o caso de minha última médica, que foi uma excelente médica. Confiando no médico, o paciente fala mais e os resultados são melhores.

Agora me diga; se o médico sequer consegue ganhar a confiança do paciente? Como é que ele vai ter sucesso? E entenda meu amigo, que nas universidades os médicos sequer aprendem a falar com as pessoas, pois eles falam de uma maneira que não inspira confiança.

E se alguém me disser que eles aprendem a falar sim, eu direi que esse ensino deve ser muito ruim, pois eu falo com psiquiatras e psicólogos o tempo todo(como paciente), e o que eu vejo são psiquiatras e psicólogos que tem medo de pacientes. O que acaba gerando desconfiança no paciente. (Com exceção, é claro, de uma pequena minoria, que através da superação conseguem ter sucesso.)

Falarei mais sobre isso no futuro.