23.5.08

COMO ANIMAL

Antes de entrar no 2º dia do Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos eu gostaria de falar um pouco mais sobre a roda de conversa A Formação dos Enfermeiros da Saúde Mental em Questão. Eu disse que em certos momentos é necessário conter um paciente em crise, o que não quer dizer segurar ou amarrar. Pois segurar e amarrar é acuar a pessoa, e acuar pessoas nunca é bom. O melhor é o profissional de saúde ter preparo, técnicas para evitar que o paciente se machuque.

Quero salientar que muito me espantou o medo que aqueles enfermeiros demonstraram de pessoas em crise. Isso é desanimador, pois uma pessoa em crise continua sendo uma pessoa, ela não vira bicho. Ela continua tendo sentimentos e tudo. Ela apenas sofre a crise. Na crise algumas pessoas ouvem vozes, outras veem pessoas que não existem, outras ficam deprimidas, mas todas continuam humanas.

Em um momento eu sugeri uma forma de abordagem ao paciente em crise incontrolável, totalmente agitado. Disse que seria bom que os profissionais de saúde não rodeassem o paciente, pois isso só assustaria a pessoa mais ainda. Disse que um profissional deveria tentar conversar com a pessoa enquanto outros profissionais (todos treinados para lidar com a situação) observaríam de longe.

Daí uma moça do meu lado fez uma cara de medo e disse, "de longe, caramba! Só um pouquinho longe, não é?"
O que eu pude observar é que as pessoas têm medo de doente mental em crise como mulheres têm medo de ratos. E esses profissionais de saúde mental num medo anormal e sem fundamento acabam acuando o doente mental em crise, como se acua um animal. E isso gera até mais traumas. E isso, é claro, nos mostra que, enquanto eles dizem que o doente mental é perigosíssimo, fica claro que, diante da situação, eles são muito mais perigosos que os doentes mentais.

Vamos voltar ao exemplo do rato: quando um rato e uma pessoa que tem medo de rato se encontram quem acaba morrendo com mais frequência? O rato, é claro! O incrível é que a pessoa, grandona perto do rato, fica tão assustada que não consegue perceber que o rato nunca poderia feri-lo (pois está mais interessado em fugir). É que o rato só ataca em última estância, para se defender. É a mesma coisa com o doente mental em crise. Ele não quer atacar ninguém. Ele só quer viver.

Por fim o dia de ontem (22/05/2008) terminou com uma palestra do rei das palestras, Paulo Amarante, o fazedor de leis, Paulo Delgado, entre outros...

Originalmente publicado no dia 23 de maio de 2008. Atualizado no dia 23 de outubro de 2012. Nota adicional: John Forbes Nash, concorda comigo, e também diz, "Nós pacientes psiquiátricos somos tratados como animais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you