22.5.08

II FORUM DE SAUDE COLETIVA, SAUDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS

Eu estou escrevendo essa postagem diretamente do II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos.

Sem dúvida o Encontro está sendo divertido! A primeira coisa que eu queria ver era a mostra de cartazes, em que Rodrigo Sini (um conhecido) teve participação, ou seja, um evento de arte. Porém, acredite se quiser: na hora do evento nem o próprio artista (Gianni Puzzo) sabia da hora do evento!



Ah... por isso eu acabei indo em outro evento sobre a formação do enfermeiro. Nesse evento discutiu-se formas de melhorar a formação desses profissionais. Daí eu perguntei se nas faculdades estão começando a preparar novas formas de se conter os pacientes em crise, sem ter que agir de forma brusca. Ou seja, se estão preparando novas técnicas de aproximação do paciente em crise.



Eu expliquei que em certos momentos é totalmente necessário conter uma pessoa em crise, e nesses momentos se faz necessário uma abordagem física mesmo, para segurar o paciente. Deixei bem claro que técnicas podem ser desenvolvidas para fazer que uma pessoa agitada seja contida, sem ter de aplicar mata-leão (agarrar o pescoço). Infelizmente a resposta foi a esperada: não há nada pensado quanto a isso.



Os participantes da mesa foram bem felizes, e parece que trilham o caminho certo, apesar de tudo. Os estudantes de enfermagem chegaram a reclamar a falta de ênfase na formação do enfermeiro, dizendo que pouquíssima coisa aparece no currículo sobre sobre saúde mental. Interessante notar que enquanto os psicólogos fazem estágio por cerca de 1 ano, os enfermeiros não fazem mais de 1 mês de estágio!

NOTA: A gente pode acessar Internet aqui na UERJ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you