23.9.09

Capitães do mato dos manicômios

Com a abolição da escravatura houve a extinção das profissões de capitão do mato e mercador de escravos. Óbvio.

Eu não consigo entender porque com a extinção dos manicômios a profissão de psiquiatra continua, como se nada tivesse acontecido! Já que temos que admitir que os psiquiatras foram os capitães do mato dos manicômios.

Não quero aqui entristecer os psiquiatras dizendo que eles são maus.

Com certeza novas formas de tratar o doente mental foram criadas. Outros cuidadores (como terapeutas ocupacionais e assistentes sociais) começaram a participar do tratamento. Mas infelizmente os psiquiatras mudaram pouco. Mudaram os nomes das doenças, (doença mental passou a se chamar transtorno mental, depressão maníaca passou a se chamar transtorno bipolar, etc) só não mudaram a si mesmos. Apesar do psiquiatra estar mais humano, a aproximação não evoluiu, e é claro, o profissional que trata da doença mental no mínimo não deveria mais se chamar psiquiatra.

Os psiquiatras de hoje com certeza não tem culpa do que os psiquiatras do passado fizeram. Mas, poxa, por que manter esse nome pesado de psiquiatra? Se agora os objetivos e as intenções são as melhores possíveis, por que manter um nome que causou tanta dor?

Já pensou se no Movimento Negro tivesse capitães do mato?

Eu não quero aqui começar uma revolução para extinguir a profissão psiquiatra, só quero expressar que eu não entendo a manutenção desse nome, desse título. NÃO ENTENDO!

Parece que querem seguir o modelo da psiquiatria do passado. Se não, por que manter o nome? Por que manter a profissão? Não condiz com os ideais pregados. Se a luta é antimanicomial, por que manter o principal agente do terror dos manicômios?

????????????

As enquetes do blog Paciente Psiquiátrico

Você tem, ou teria, vergonha de fazer tratamento psiquiátrico?

Sim: 3 Não: 17

Comentário: Eu não tenho vergonha de fazer tratamento psiquiátrico, mas deveria. Os psiquiatras criam tantos estigmas que é de dar vergonha. Basta a gente lembrar da imagem violenta que o personagem do Tarso passava na novela Caminho das Índias. Uma vergonha.

Você, familiar de paciente psiquiátrico, se sente

Revoltado com o tratamento inadequado 1
Satisfeito, pois a ciência está fazendo maravilhas para o paciente psiquiátrico 2
Indiferente, pois não é seu problema 0

Culpado, por não poder oferecer um tratamento melhor para seu familiar paciente 1

Comentário: Eu estou impressionado com as duas pessoas que disseram que estão satisfeitas por causa das maravilhas da ciência. Essas pessoas devem morar na Suiça, na Noruega ou em algum país rico e avançado, já que aqui eu não estou vendo nenhum progresso da ciência, não na psiquiatria.

Você, paciente psiquiátrico, quantos remédios psiquiátricos (psicofármacos) diferentes você toma?

Apenas 1: 3
2: 4
3: 0
4: 1
Mais de 4: 1

Comentário: Atualmente (22/09/2009) eu tomo apenas 1 tipo de psicofármaco. Dureza ter que tomar mais de 4! Putz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you