25.4.12

Parem de tratar doenças e comecem a tratar pessoas

A medicina parece ter esquecido de seu papel de tratar pessoas. Estão tratando doenças, principalmente na psiquiatria. Estão tratando esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo(TOC), etc.

Para uma pessoa que está sofrendo não interessa o nome da doença, não interessa a forma de chamar. Interessa que o sofrimento PARE. Por isso várias pessoas, as vezes, buscam religiões. Quando a medicina não funciona algumas pessoas recorrem a religiões.

Eu sou a favor da medicina, e lamento muito que a medicina esteja perdendo o foco científico. Grandes avanços científicos ocorreram no último século, mas houve algum avanço SIGNIFICATIVO neste século?

Me parece que estamos andando para trás no campo científico, e Ciência está virando uma religião.

Por exemplo, não existe forma objetiva de diagnosticar se uma pessoa é bipolar. Nem é possível provar que existe transtorno bipolar. É possível provar que as pessoas estão doentes, estão sofrendo. Então porque psiquiatras e indústrias farmacêuticas continuam passando medicações para as pessoas dizendo que são medicações para transtorno bipolar, etc?

Quando um psiquiatra ACREDITA que alguém é bipolar ele só está criando uma crença, já que isso não pode ser comprovado através de testes laboratoriais ou exames de raio X, etc.

Não sou contra as medicações. Sou contra os rótulos e a falta de foco.

O foco deveria ser: aliviar sofrimento, e não diagnosticar.

A partir do momento em que a psiquiatria NÃO CONSEGUE diagnosticar com precisão, PAREM de tentar diagnosticar de forma artificial! Parem de criar novos nomes. Parem de criar rótulos.

Não sou contra diagnósticos. Sou contra diagnósticos imprecisos.

(Esta publicação é um esboço.)

3 comentários:

  1. Artigo muito bom. Na verdade, ultimamente as pessoas parecem ter sido esquecidas. Olha-se para um corpo sem nome, sem rosto. É necessário virar o foco para alcançar o indivíduo como um todo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:48 PM

    olá ,
    Sou(era) paciente psiquiatrico , faço(fiz) tratamento com psicólogos e posso falar com segurança :
    psiquiatria é uma piada !
    psicólogos são uma piada !
    No caso dos psiquiatras , não é culpa do médico em si , a própria psiquiatria já é um absurdo.
    Já com os psicólogos , a maioria não tem condições de exercer a profissão , o que eles fazem é tirar qualquer confiança que a pessoa tenha nela mesma , tormando ela dependente do tratamento psicologo , além de
    ficar falando bobagens e cobrando caro por isso.
    Procurar ''ajuda'' dos profissionais de saúde mental é dar um tiro no proprio pé ,andar pra trás.
    Desculpe usar esse espaço pra um desabafo pessoal , mas estou muito revoltado com o que vivo e vejo por parte destes profissionais.
    Por fim , parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Andei invetigando todos os nomes de doenças,diagnosticadas por psquiátras,não encontrei, sequer, uma resposta para o que estava ocorrendo com a minha filha. Depois de sua morte, um clinico que a conhecia, me disse que o problema dela era depressão e baixa estima. O que a levava a um grau de tristeza e em alguns momentos, se tornava agressiva porém, só comigo e com minha mãe, como num grito de quem estava dizendo: Socorro! Estou sofrendo,hoje o que chamamos bulling, na escola, igreja, o desprezo do pai e dos seus irmãos. Eu sabia, mas, não conhecia os seus direitos embora lecionando durante 20 anos em escola pública. Apenas, tomava decisões de proeteje-la, indo ao encontro dos responsáveis. Mas, sem sucesso. Infelizmente! A resposta em: A história da psiquitria, não contada.
    nercindaheiderich.blogspot.com

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you