12.4.12

Psicologia e Psiquiatria: Ferramentas de punição?

O ato de diagnosticar criminosos perigosos como doentes mentais tem levado a população a questionar a função da psiquiatria e da psicologia. Doença mental é sinônimo de maldade? Quem é mau é doente mental?

O objetivo da psiquiatria e da psicologia é tratar ou punir? Tratar ou estigmatizar?

As pessoas ficaram perplexas com o “diagnóstico” do perigoso assassino, Anders Behring Breivik. O perigoso assassino da Noruega, Anders Behring Breivik, foi considerado esquizofrênico paranóico!

Vejam a opinião que várias pessoas, de várias partes do mundo, deixaram na Internet:

“Pelo o que eu entendi, internação por insanidade não é, em teoria, prisão perpétua. Ou eu estou errado? Então eles vão tratar a ‘doença’ dele, não vão? Se vão, eles esperam que ele fique ‘melhor’ depois de X anos de esforços? E se eles esperam que ele fique melhor depois do tratamento correto, eles planejam liberá-lo da custódia algum dia? Como se isso fosse acontecer ALGUM DIA. Senão seria uma punição bem cruel. E como ele NÃO é um lunático enraivecido, mas um lunático calculista (de fato ele não é lunático em absoluto, óbvio), tratá-lo com medicamentos entorpecentes é uma punição cruel e incomum também.

Eles não vão atirar nele como se faz com um cachorro louco, e eles não vão prendê-lo como se faz com um criminoso comum, mas se contentam em usar a medicina de forma errada, como uma ferramenta de punição (como outros neste fórum). Como foi mencionado, Stalin e a NKVD (Polícia Secreta da União Soviética) cometeram tal ato (crimes similares) e todo mundo considerou crime contra a humanidade. A Noruega comete tal ato e fica assim?”

“ ‘Um dia depois que o homem que matou 77 pessoas em julho foi declarado insano, os noruegueses estão divididos: seria o tratamento psiquiátrico uma pena muito leve, ou isso seria o bastante para calar sua ideologia?’

Aparentemente, o autor desta matéria, Pierre-Henry Deshayes, parece acreditar que o propósito do tratamento psiquiátrico é calar uma ideologia. Isto lembra a gente dos métodos usados pela antiga União Soviética. Se um cidadão soviético não aceitasse a ideologia soviética, ele era institucionalizado. É assustador perceber que os europeus chegaram a este ponto. ”

“Isto é ridículo. Homens que são maus não têm que ter um transtorno psicológico. A psicologia moderna, me parece, recusa-se a aceitar que uma pessoa pode simplesmente ser má; e (acredita) que aqueles que rejeitam as normas da sociedade e cometem atos hediondos devem ter um transtorno psicológico.

Os homens podem ser muito maus. Como um dos noruegueses acima colocou, Hitler e Stalin provavelmente seriam considerados da mesma forma hoje em dia. (Hitler e Stalin seriam considerados esquizofrênicos paranóicos!) Até Breivik foi contrário a esta conclusão.”

Opiniões retiradas dos comentários deixados no site NATIONAL POST

A verdade é que pessoas que buscam psiquiatras e psicólogos querem se tratar, e não desejam serem comparadas a criminosos perigosos.

As pessoas acham errado o uso da medicina para punir criminosos, principalmente porque isso passa uma ideia errada.

Passa a ideia errada que doentes mentais são maus. O uso da psiquiatria e da psicologia para punir criminosos passa a ideia errada que pessoas com sofrimento psíquico são más.

Vou ser mais claro: quando psiquiatras e psicólogos dizem poder tratar criminosos eles colocam pessoas com sofrimento psíquico como criminosos em potencial. E isso faz com que pessoas que podiam estar buscando tratamento não o façam, pois não querem ter tal imagem.

Os psiquiatras e psicólogos não estão tentando tratar uma dependência de drogas do criminoso assassino, mas estão tentando curá-lo de suas ideias, como se isso fosse possível. Estão tentando fazer LAVAGEM CEREBRAL.

Um comentário:

  1. Anônimo2:11 PM

    Risivel e extremamente perigosa para a sociedade a idéia de considerar insanos criminosos tão cruéis e calculistas como Breivik. Felizmente para a humanidade, Breivik não é um insano, é de uma espécie bem mais rara: Breivik é um monstro.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you