28.6.12

A principal falha do sistema psiquiátrico

Desta vez falarei da principal falha do sistema psiquiátrico em geral, não apenas do sistema psiquiátrico público ou brasileiro, mas a falha em comum de todos os sistemas psiquiátricos do mundo.

É a falha de achar que podem estabilizar doença mental com medicação, quando na realidade a única forma de estabilizar é acompanhamento constante. E quando eu falo de acompanhamento constante eu estou falando de o paciente ver um psiquiatra uma vez por semana, no mínimo.

E toda a semana, o psiquiatra deveria tomar notas sobre as condições do paciente, anotar as impressões do paciente CUIDADOSAMENTE. E essas anotações deveriam ser levadas a uma confederação de psiquiatria para se analisar e buscar melhorar as medicações e melhorar as formas de tratamento. Os psiquiatras não fazem isso.

Os vários anos que passei observando meus companheiros pacientes psiquiátricos me ensinaram que essa é a única saída.

O problema é que os psiquiatras não querem aceitar que a psiquiatria é o campo mais atrasado da Ciência, é o campo mais atrasado da medicina. E a única forma de avançar seria começar a fazer mais acompanhamentos, tomar mais notas e fazer mais análises.

Sem que algo desse tipo aconteça, eu me recuso a seguir qualquer tratamento psiquiátrico.

Evidentemente TODOS os pacientes psiquiátricos deveriam ver um psiquiatra semanalmente, e não só eu, pois somos todos iguais e podemos contribuir igualmente.

Um comentário:

  1. Não entendo. Tive um só psiquiatra dos 9 aos 18 anos, passava no consultório mensalmente só p/ pegar receita. Vê-lo não me acrescentava nada. Deixei de usar medicação, ia festas, namorava e bebia um pouco. Problemas financeiros, amorosos me levaram a uma crise aguda aos 25 anos. Depois disso passei quase 14 anos sem usar medicação novamente, mas sem cultivar problemas, viajava, estudava e namorava. Apenas há seis anos atrás, desde 2007 as crises voltaram e a necessidade de voltar ao psiquiatra bimestralmente, tem 50 comprimidos no frasco do estabilizador e duas caixas do ansiolítico tem 60. Tranquilo. Deixei mais a exposição da militãncia que me adoecia, tou cuidando de minha filha, namorando, escrevendo e mais envolvida com novos projetos, agora com adolescentes e a dependência química, mulheres depressivas, um documentário etc. Estou planejando uma viagem longa com minha mãe, uma irmã e minha filha. Acho que um paciente psiquiátrico precisa de oportunidades para a vida, ser autônomo, a medicação ajuda muito na estabilização do sintoma para isto. Psiquiatra nem sempre é um terapeuta, psicoterapeuta, digo, alguns são apenas medicamentosos. Prefiro a expressão campo psi, que envolve todos os outros profissionais que se especializam em saúde mental, além do psiquiatra, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos, etc... porque a saúde mental precisa de um conjunto de fatores independentes da "mente medicada e analisada por um psiquiatra" para que aconteça plena na vida de uma pessoa. Saúde e paz. Edileuza

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you