16.8.14

Golpes de algumas grandes empresas: antiético, mas legal!

Infelizmente, muitas grandes empresas lançam mão de um estrategista para INDUZIR o público a contratar os serviços, de uma maneira que não desrespeite nenhuma lei, mas continua sendo antiético.

Eu estou vendo um anúncio:
"Cursos técnicos. Faça sua matrícula e ganhe uma viagem." E, numa letrinha minúscula que quase necessita do auxílio de lupa para enxergar está escrito:
"Confira o regulamento no site. www.colegiotal.com.br/promocao" (O endereço que eu coloquei aqui é fictício.)

Ou seja, a ideia seria fazer que uma pessoa distraída pensasse que vai ganhar uma viagem automaticamente se fizesse a matrícula, quando na verdade há algum sorteio.

Obviamente é um golpe para ganhar fregueses, mas não há nenhum jeito das pessoas que caem em tal golpe possam recorrer à Justiça, pois apesar de ser um golpe, nenhuma lei é desrespeitada.

Outro exemplo:
Em 2006, eu acessei o site de uma grande escola de idiomas para fazer um teste para ver qual seria o exame internacional mais adequado ao meu conhecimento de um certo idioma. O teste indicou que o melhor exame para mim seria para o avançado (que comprovaria meu avançado conhecimento do idioma), mas que eu deveria visitar a escola para fazer exames complementares para confirmar. Eu visitei a escola e fiz um exame complementar com uma professora, no qual a professora seguramente disse que eu podia tranquilamente fazer o exame para o nível avançado... eu fiz a matrícula para o exame, mas no dia marcado tive um problema pessoal grave e acabei perdendo a primeira prova do primeiro dia do exame, e por isso fui OBVIAMENTE reprovado!

A avaliação que a professora tinha feito do meu nível de conhecimento do idioma estava totalmente CORRETA e JUSTA, mas agora eu vou explicar onde estava o golpe:
Ao fazer o exame, eu puder comprovar que eles não tinham avaliado meu nível em todas as matérias testadas pelo exame internacional. O exame internacional comprovou meu nível avançado na fala e na escrita, matérias que eu tinha sido avaliado pelo curso, mas o curso não avaliou OUTRAS duas matérias essenciais, eu pude ver que, mesmo se eu não tivesse perdido a primeira prova, EU SERIA REPROVADO! Pois eu me senti como a seleção brasileira na derrota de 7 a 1 para a Alemanha! Ou seja, o golpe existiu, mas como responsabilizar alguém, já que a professora fez as avaliações que mandaram que ela fizesse corretamente, e como alguém poderia reclamar que a avaliação não foi completa?

Eu pude perceber que meu nível de conhecimento do idioma estava abaixo do avançado, e que para passar no avançado levaria VÁRIOS ANOS de preparo cuidadoso ainda. Por isso eu nunca mais fiz o exame para o avançado. Somente hoje em dia eu conseguiria passar nesse exame avançado E AINDA ASSIM com uma certa dificuldade! Enfim, três anos depois eu fiz um exame para um certificado num nível abaixo do avançado e por fim consegui. Nota:
Existe um exame acima do avançado, que é considerado como nível igual a de um nativo universitário, enfim, nível universitário.

Em postagens futuras pretendo falar de golpes na educação, como o "Universidade para todos", que obviamente é um GOLPE, o golpe do "Ciências sem fronteiras", etc.

Duas coisas eu observei ao fazer exames internacionais, e essas constatações me chocaram:
É mais fácil passar no mais difícil vestibular brasileiro --vestibular para direito ou para medicina-- do que passar no nível mais fácil de um exame internacional, que é o nível elementar. (Elementar é abaixo do básico!) Por outro lado, é mais fácil um pobre conseguir um certificado internacional de idiomas NO NÍVEL MAIS ALTO do que entrar numa faculdade pública do Brasil. Observe que eu CONVERSEI com várias pessoas que tinham passado em vestibulares considerados dificílimos mas não conseguiam passar no nível mais elementar num exame internacional...

Isso porque os países que fazem os exames internacionais dão de goleada no Brasil no quesito ACESSO DEMOCRÁTICO E IGUALITÁRIO. Eu explicarei isso mais adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you