22.2.16

Sociologia x OSPB

Os ideais do socialismo são atraentes, pois vistos superficialmente parecem muito bons. O que poderia haver de mal em pensar num governo social? É isso que o povão pensa, e não dá para culpá-lo.

Então, para alertar as pessoas, devemos lembrar que para praticar ações sociais não é necessário criar um partido político e nem entrar para a política. Basta lembrarmos de Herbert de Sousa, o Betinho. Ele praticou várias ações sociais, mas nunca entrou para a política.

É importante tomar cuidado para diferenciar SOCIAL de SOCIALISMO e SOCIALISTA. Preocupação com o social é algo altruísta. Busque se conscientizar que o sufixo "ismo" remete à política. Infelizmente, não é raro buscarem ensinar SOCIOLOGIA nas escolas de ensino básico com o objetivo principal de DOUTRINAR.

Para evitar confusão, é bom comparar a matéria escolar SOCIOLOGIA com a extinta matéria OSPB (Organização Social e Política Brasileira). E de maneira CRÍTICA interpretar o que os próprios educadores atuais falam ao comparar ambas as matérias:

"OSPB (Organização Social e Política Brasileira): Disciplina que, de acordo com o Decreto Lei 869/68, tornou-se obrigatória no currículo escolar brasileiro a partir de 1969, juntamente com a disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC). Ambas foram adotadas em substituição às matérias de Filosofia e Sociologia e ficaram caracterizadas pela transmissão da ideologia do regime autoritário ao exaltar o nacionalismo e o civismo dos alunos e privilegiar o ensino de informações factuais em detrimento da reflexão e da análise."

Fonte: educabrasil.com.br

Agora foque sua atenção nesta parte:

"...ficaram caracterizadas pela transmissão da ideologia do regime autoritário ao exaltar o nacionalismo e o civismo dos alunos e privilegiar o ensino de informações factuais em detrimento da reflexão e da análise."

Evidentemente não há nada de errado em ensinar "informações factuais". Por que a escola teria que ser para ensinar informações que não são factuais? O que não é FACTUAL não é educação.

"...e privilegiar o ensino de informações factuais em detrimento da reflexão e da análise."

Reflexão e análise = doutrinação.

Repito, o que não é FACTUAL não é educação, pode ser ALIENAÇÃO, DOUTRINAÇÃO, etc., mas educação não é não. Eu prefiro que meus filhos recebam educação. E você?

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