4.1.07

CAPS PARA A INCLUSAO. INCLUSAO?!

Mas infelizmente os CAPS enfrentam umas dificuldades pela falta de planejamento da ONG Instituto Franco Basaglia (IFB). E pela falta de investimentos dos políticos em geral.


CAPS DA EXCLUSÃO


Infelizmente a estrutura do IFB é hierarquizada. É um sistema meio empresarial, sabe como é aquela coisa de patrão e empregado? Não há incentivo para o pensamento em grupo. Não há grupo. Não há união. Aí você deve estar pensando: “não é assim mesmo numa empresa?” Aí está o problema. O CAPS não é uma empresa. O CAPS é um projeto com fins sociais, financiado pelo governo. O que quer dizer que todos os funcionários do CAPS devem ser considerados de essencial importância, desde do faxineiro até o doutor mais graduado. E essas pessoas devem estar cientes do quanto são importantes e devem ser valorizadas. Isso não acontece nos CAPS.



Bem, nos CAPS existem turminhas. Existe uma turminha aqui, outra turminha ali, mas não há conjunto. O faxineiro tal conspira contra usuário tal, usuário tal conspira contra técnico tal, técnico tal conspira contra o cozinheiro tal. Ou seja, nos CAPS não se cultiva o hábito de se sentar para discutir em grupo buscando soluções para o bem de todos.



Isso sem falar que os CAPS mal falam entre si. São 13 CAPS no Rio que mal se conhecem. Totais estranhos. Vamos entender mais a hierarquia dos CAPS: a diretora do CAPS é a maior figura do CAPS. É quem manda no CAPS. Mas de vez em quando a diretora do IFB faz supervisão no CAPS. Logo a diretora do IFB fiscaliza a diretora do CAPS!



Assim a diretora do CAPS tem medo da diretora do IFB!... e a diretora do IFB tem medo do coordenador de saúde da secretaria municipal de saúde, que tem mais poder que a diretora do IFB. É a guerra dos medos! A hierarquia do medo!



Como já foi dito, no CAPS não há conjunto, nem união. Há turminhas. Os usuários (pacientes psiquiátricos) em uma turma, os faxineiros e seguranças em outra turma, os enfermeiros em outra turma, os psiquiatras e psicólogos em outra turminha e até os administradores com a sua turminha.



Não é necessário dizer que psiquiatras, psicólogos e administradores fazem parte da classe alta, com muitos privilégios. Todos os outros são da classe baixa. (Houve um momento em que um administrador me “proibiu” de falar com os faxineiros, seguranças e cozinheiros! Nem é necessário dizer que tal proibição é ilegítima, ilegal! É uma proibição proibida! Ninguém pode proibir ninguém de falar com ninguém!)



Bem, nos CAPS existem assembléias, que os técnicos da saúde mental chamam de “Assembléia Geral”. O problema é que nem todos tem o direito de participar das “Assembléias Gerais”. E têm alguns que tem o direito, mas simplesmente não querem participar! (entre os que não querem participar estão os da classe alta, principalmente.)


MEU NOME É EZEQUIEL DE ANDRADE, USUÁRIO DO CAPS RUBENS CORRÊA, LOCALIZADO NA RUA ALIATAR MARTINS, 231 – IRAJÁ, RIO DE JANEIRO. ALÉM DISSO SOU EDUCADOR E DOU AULAS DE INFORMÁTICA NESTE CAPS PARA USUÁRIOS DA SAÚDE MENTAL E PARA QUALQUER PESSOA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you