30.1.07

HOSPITAIS PSIQUIATRICOS, CAPS E POLITICOS...

OS HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS
Os hospitais psiquiátricos são onde as pessoas são internadas quando sofrem crises psiquiátricas graves. Nesses hospitais há esforços da parte de terapeutas ocupacionais para entreter os internos com música, jogos, etc. Porém são pouquíssimos e não existe interação entre os terapeutas e pacientes. São poucos os recursos voltados para essas terapias. Os médicos mal falam com seus pacientes nos hospitais psiquiátricos. Só falam na hora das consultas. Os enfermeiros parecem desconhecer técnicas para imobilizar os pacientes em crise. Quando tem que conter um paciente é quase sempre de forma bem mais brutal e desvairada que a loucura do paciente. Pelo jeito não são treinados para segurar o paciente com respeito a sua integridade e honra, mas usam técnicas profissionais para amarrar os pacientes nas camas dos hospitais! Sem dúvida deveria haver fiscalização constante a esses hospitais psiquiátricos, pois às vezes os internos ficam pelados por falta de roupa. Às vezes os pacientes chegam a comer lixo, pois a alimentação na maioria dos hospitais psiquiátricos é super precária!

OS CAPS
Bem, em face aos hospitais psiquiátricos, os CAPS avançaram muito numa parte. Os CAPS tratam os pacientes com muito mais humanidade. Os usuários dos CAPS geralmente encontram tratamento mais humano nos CAPS do que na sua própria casa. Nisso os CAPS saem ganhando dos hospitais psiquiátricos. Porém os CAPS não estão preparados para receber e manter pacientes em crise. Os enfermeiros dos hospitais psiquiátricos não tratam os pacientes com muito carinho, mas com certeza sabem lidar com pacientes em crise melhor que os CAPS. Os CAPS foram feitos para ajudar na recuperação dos pacientes mais ou menos controlados, mas nos CAPS ninguém sabe o que fazer quando alguém entra em crise violenta, por isso apelam para as internações nos hospitais psiquiátricos, e no desespero e despreparo podem chegar a machucar uma pessoa até mais do que aconteceria num hospital psiquiátrico. É lógico que os senhores políticos deveriam investir mais no treinamento dos seguranças dos CAPS, que não têm treinamento especializado para lidar com gente em crise. Obviamente as oficinas funcionam melhor nos CAPS que nos hospitais psiquiátricos.

ESSA PUBLICAÇÃO FOI ORIGINALMENTE FEITA EM 30 DE JANEIRO DE 2007, PORÉM POUCO MUDOU DESDE ENTÃO. ESTA ATUALIZAÇÃO É DE 14 DE SETEMBRO DE 2011.

PERFIL DOS HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS E CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Os CAPS chegaram para revolucionar o tratamento psiquiátrico, pelo menos na teoria. Os CAPS visavam oferecer ocupações para as pessoas que sairam de internações, porém isso não funciona na prática, pois os senhores políticos não fornecem verbas para a execução dessas oficinas. Aliás, não tem sequer alimentação nos CAPS, hoje em dia, muito menos oficinas terapêuticas! O senhor prefeito César Maia parece desconhecer da importância de oferecer um bom serviço para quem faz tratamento psiquiátrico, e o governo estadual também não mostra grande interesse. O governo federal considera que a saúde está uma maravilha, e quando alguém indica que isso não é verdade e que a saúde no Rio está caótica ele simplesmente diz que a culpa é do governo estadual, "pois a saúde vai muito bem em outros estados", diz ele. O descaso que sofre a saúde mental é culpa dos preconceitos da imprensa, sem dúvida. Se a imprensa parasse de retratar o doente mental como um monstro e passasse a falar mais dos problemas que passam os pacientes psiquiátricos a coisa mudaria de cara.

DEVO ATUALIZAR INFORMANDO QUE O ATUAL PREFEITO DO RIO DE JANEIRO (2011) É EDUARDO PAES. CESAR MAIA ERA PREFEITO EM 2007. INFELIZMENTE NÃO HOUVE MUDANÇAS POSITIVAS COM O NOVO GOVERNO. E, INCLUSIVE, HOUVE ALGUNS RETROCESSOS.

2 comentários:

  1. Na maioria das vezes o amigo está na palavra......

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso de ajuda
    Nesse mundo não tem mais espaço pra mim

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you