4.4.07

FALTA ESTRUTURA NOS CAPS

Eu sempre reclamei com os profissionais da saúde mental sobre a forma em que uma pessoa em crise é tratada. Usei como exemplo um caso que ocorreu no CAPS Rubens Corrêa: uma moça xingava e batia nas portas. Os técnicos do CAPS ficaram com medo dela e mandaram os seguranças segurá-la para dar injeção a força. Simples assim.

Eu salientei que não se pode dar injeção a força em um ser humano (veja os direitos humanos, a cartilha dos direitos dos usuários da saúde e a constituição). Disse que deveria se buscar convencer a pessoa a tomar injeção. Porém eles argumentaram até com uma certa razão quando perguntaram o que poderiam fazer se a pessoa estivesse se machucando. O problema é que os CAPS não estão estruturados para esse tipo de situação. Os CAPS são estruturados apenas para atendimento e fornecimento de medicamentos. Isso porque os políticos não acham importante investir nos CAPS.

Apesar das iniciativas de alguns técnicos, a verdade é que os CAPS não estão sequer estruturados para a realização das famosas oficinas terapêuticas propostas por Franco Basaglia.

Infelizmente, os funcionários dos hospitais psiquiátricos estão mais preparados para lidar com as pessoas em crise do que os funcionários dos CAPS. Isto não é por má vontade dos funcionários dos CAPS. Isto é porque os funcionários dos hospitais são treinados para lidar com crises o tempo todo (pois tradicionalmente as pessoas são internadas lá), já os funcionários dos CAPS São treinados apenas para fazer atendimento clínico. Por isso quando aparece uma crise no CAPS ninguém sabe o que fazer. Daí que nesses casos a pessoa em crise corre mais riscos no CAPS do que nos hospitais psiquiátricos.

Essa é a falha da proposta de Basaglia no Brasil: lançaram a idéia, mas não investiram nela. Fizeram uma lei para criar os CAPS, mas largaram os CAPS no esquecimento. A propota incial era que os CAPS tivessem oficinas terapêuticas, mas na prática as pessoas têm pouquíssimas opções para passar o tempo no CAPS e acabam se entediando.

EM RESUMO: OS CAPS PRECISAM DE ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA FUNCIONAR. OS CAPS PRECISAM DE INVESTIMENTO NECESSÁRIO. OS FUNCIONÁRIOS DOS CAPS PRECISAM DE TREINAMENTO ESPECÍFICO PARA A NOVA REALIDADE CHAMADA CAPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you