3.4.07

OS CAPS ESTAO VIRANDO HOSPITAIS PSIQUIATRICOS, MAS OS HOSPITAIS PSIQUIATRICOS NAO ESTAO VIRANDO CAPS...

Dizem que na Itália Fanco Basaglia criou todo um esquema de ressocialização para substituir os manicômios. Sempre colocando ênfase na importância das oficinas terapêuticas. Comprovado o sucesso de suas residências terapêuticas, uma lei foi criada (lei 180) decretando o fim dos manicômios.

A idéia foi importada para o Brasil, mas de forma desordenada, e, infelizmente, tem funcionado às avessas. No Brasil uma lei decretou a criação dos CAPS, que no início contavam com várias oficinas terapêuticas. Porém, com o passar do tempo, as oficinas foram perdendo força e os CAPS foram ficando cada vez mais parecidos com manicômios. Os CAPS foram ganhando aparência de ambulatório. Hoje em dia, sem ter o que fazer, muitos usuários dormem pelos cantos.

Infelizmente os CAPS não são acolhedores. Os Manicômios e hospitais psiquiátricos também não são. Mas os CAPS têm que ter um diferencial. Os CAPS dificultam a entrada dos visitantes (um dia fui visitar um amigo em um outro CAPS e sequer me deixaram passar pelo portão!) Claro que isso tem que mudar, senão é difícil haver ressocialização.

Os CAPS deveriam buscar trazer as comunidades para os CAPS, pois a interação entre os usuários e as pessoas da comunidade seria muito benéfica para todos. Afinal, as pessoas ficam reclusas em manicômios. Não em CAPS.

Os CAPS deveriam ser sempre abertos, pois os abusos que ocorrem em hospitais psiquiátricos ocorrem porque são fechados e ninguém vê o que está acontecendo.

Aliás, nenhum hospital poderia ser fechado, pois a obscuridade e o isolamento só trazem morte.

3 comentários:

  1. Anônimo1:07 PM

    Boa tarde onde fica esses tais CAPS p/ eu levar a minha sobrinha.
    Ela de uma hora pra outra está conversando com a televisão.
    Ela é bibpolar , mais os medicos nao acertam no remedios ela ja esta inchada de tanto tomar remédios.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:22 PM

    Olá. Realmente só tomar medicação não adianta. Os CAPS são realmente uma opção excelente. Há CAPS em quase todo Brasil. Eu vivo no Rio de Janeiro, mas poderia até ajudá-lo a encontrar um CAPS se você dissesse sua região.

    De qualquer forma, para o futuro eu pretendo colocar endereços de CAPS aqui no blog.

    Boa sorte com o tratamento de sua sobrinha.

    ResponderExcluir
  3. Ontem (25/11/11) visitei um CAPS aqui no Distrito Federal e a impressão que tive foi muito positiva. Fui como estudante de medicina, mas percebi que o lugar é bem aberto.
    Localizaa-se num casarão, não há funcionários com jaleco nem crachá.
    O lugar é alegre, sem aparência de hospital.
    Há mais de 30 oficinas terapêuticas. Eu e meus colegas visitamos algumas, como a cognitiva, a de artes plásticas e a de culinária. Os pacientes pareciam muito felizes ao conversar conosco!
    E os funcionários relataram que, após a entrada desses pacientes no CAPS, diminuíram-se os índices de internação, além de permitir que esses paciente ganhem autonomia e independência, reintegrando-se à sociedade. ^^

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you