24.3.08

ODIO E DISCRIMINACAO

Eu digo o tempo todo "está faltando técnica na psiquiatria! Está faltando ciência! Os diagnósticos se baseiam mais em idéias pré-concebidas do que em técnica!"

Eu gostaria de deixar um exemplo de falta de técnica da parte de um psiquiatra forense do qual já falei aqui: o "doutor" guido Palomba. (clique no marcador psiquiatra_exibido e veja outra reportagem desse "doutor".) Ele faz seus comentários sobre o caso da torturadora Silvia Calabresi. Como sempre seus comentários são cheios de preconceito. Ele desmente a idéia de que Silvia se tornou torturadora por ter sido também torturada na infância e praticamente diz que ela estava predestinada a ser torturadora.

Doutor, onde você vê ciência nisso? Doutor, você fala como um fanático, e não como um homem de ciência. Eu observo que você chega a falar com um certo desprezo. Doutor, o senhor fala mais com ódio do que com ciência. Você não sabia, doutor, que achar que alguém está predestinado a ser mal parece mais fanatismo daqueles que queimavam bruxas no passado? Doutor, existe explicação científica para tudo. Ninguém é mal porque tem que ser mal. Com o tempo o senhor aprenderá, doutor.

Veja abaixo o vídeo com a história da torturadora e do doutor que gosta de falar na TV, mas que nunca vê solução para os "doentes". (Por que esse doutor não muda de profissão? Hum, deve ser muito bom fazer cara de inteligente e falar na TV...)



Esse problema seria resolvido se os doutores entrassem mais em contato direto com os pacientes e menos em contato e menos em contato com teorias. O problema se agrava com doutores que só fazem palestras e se exibem na TV. Não importa o quão bem intencionados eles estejam. Entrar em contato com os pacientes o máximo de tempo possível seria o melhor treinamento para que eles realmente pudessem entender alguma coisa sobre saúde mental.

No dia 26 de Março (quarta-feira) às 14:00 horas, novamente haverá uma palestra. Nessa palestra profissionais (políticos) da saúde falarão de como as propostas deles de levar informática para as instituições psiquiátricas beneficiaram os pacientes psiquiátricos (quando na verdade tudo deu certo na informática na saúde mental graças a profissionais da ONG CDI).

2 comentários:

  1. Anônimo8:30 AM

    Meu marido tem distúrbio bipolar e apenas Deus sabe tudo que eu faço para que ele se torne uma pessoa mais estável, com um agravante, sem a ajuda de ninguém da família dele. Passei um ano lendo teses, artigos em inglês e leio até hoje para estar preparada para ajudar meu marido da melhor forma possível. E por isso, eu concordo plenamente com o Dr. Guido Palomba. Os dados científicos provam o que ele diz.

    Uma situação dificil é você provar para a pessoa que ela tem um distúrbio. Como provar que os pensamentos que eles tem não são corretos, coerentes senão há um exame físico capaz de demonstrar isso como ocorre com uma doença física que se pode tirar uma chapa ou um exame de sangue e mostrar para a pessoa que ela está doente (no caso de bipolares parece que a ressonância permite em alguns casos provar isso).

    Outro problema sério é que: o Brasil não cuida dos seus doentes mentais, ao contrário do que ocorre em alguns estados dos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:35 PM

    Obrigado pelo comentário, Renata. É realmente útil. Mas observe que os pensamentos do Dr. Guido Palomba se assemelham aos pensamentos dos antigos padres jesuitas, que consideravam que os pensamentos religiosos dos índios eram errados. Os pensamentos religiosos dos índios não eram errados. Eram diferentes. Assim como os pensamentos das pessoas com doenças mentais não são errados. São diferentes. Só mesmo conhecendo os pensamentos terríveis e persecutórios de pessoas com certas doenças mentais para entender porque muitos cometem crimes tão horríveis.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you