8.3.08

A FAVOR DO TRATAMENTO

Na história da Luta Antimanicomial existe um homem chamado Moisés. Esse homem é um herói da Luta Antimanicomial. Esse homem viveu mais de quarenta anos de sua vida internado e depois foi enfim libertado e chegou a receber alta dos medicamentos. E ele fala dessa alta com muito orgulho. Ele canta essa alta e agradeçe a Deus por isso. Diz que está curado em nome de Jesus. Ele diz que já está há mais de uma década sem tomar remédio, de alta. Agora imagine se acontecesse o seguinte com o Moisés: imagine se chegasse um "doutor" e falasse para ele "Hum... acho que você não está com o diagnóstico certo. Vou mudar seu remédio e seu diagnóstico!" Se aparecesse tal médico com certeza a história de Moisés seria diferente. Pense. Moisés está há décadas sem crises. Será que se ele estivesse tomando remédio ele estaria sem ter crises?

Essa é uma pergunta muito séria para fazer aos doutores. Os profissionais de saúde que vivem repetindo que as pessoas em tratamento psiquiátrico devem tomar remédio para sempre senão entram em crise. A pessoa entra em crise porque fica desesperada, pois o remédio causa os mais estranhos efeitos colaterais, e porque dizem para esse paciente que ele vai ter que tomar remédio pelo resto da vida, e que não tem saida. E a mesmo tempo ele não percebe nenhum efeito positivo por causa do remédio. Muito pelo contrário. A história de Moisés prova que NÃO É VERDADE QUE DOENTE MENTAL TEM QUE TOMAR REMÉDIO PELO RESTO DA VIDA. Eu diria que é o contrário. Sem dúvida Moisés não sofreu mais crises porque ele passou a participar da Luta Antimanicomial e isso serviu de terapia para ele, uma terapia bem melhor que tomar remédio pelo resto da vida.

Há diferentes casos que os doutores desconhecem(ou se conhecem tentam esconder). Existem pessoas que em suas vidas têm UMA CRISE ISOLADA. Começam a tomar remédio e depois param e NUNCA MAIS TEM CRISES. Isso, é claro, prova, MAIS UMA VEZ, que a teoria de que os doentes mentais devem tomar remédio pelo resto da vida é falsa.

É necessário, sim, que as pessoas tenham tratamento e acompanhamanto TODOS OS DIAS DE SUA VIDA. (Ou pelo menos quase todos os dias de sua vida.) Eu sou totalmente contra aquela coisa que os psiquiatras fazem. Eles dizem que o objetivo deles é ressocializar. Ou seja, manter as pessoas indo a serviços como o CAPS por um tempo, para manter a pessoa sob observação. Depois de um tempo eles dizem que a pessoa está ressocializada e diz que a pessoa não precisa mais vir ao CAPS. Eles dizem que a pessoa só precisa falar com o médico de três em três meses e... tomar remédio PELO RESTO DA VIDA. É claro que eu, como usuário de CAPS, vejo que isso NÃO DÁ CERTO. Sabe o que acontece? A pessoa afastada do CAPS entra em crise! E por outro lado aqueles que freqüentam o serviço com regularidade ficam sem ter as crises POR DÉCADAS.

Em resumo: Os políticos da saúde mental dizem que querem ressocializar as pessoas e depois diminuir o acompanhamento(considerado desnecessário após a ressocialização). O problema é que diminuir o acompanhamento resulta em crise. E como eu já mostrei, com acompanhamento, TIRAR O REMÉDIO COMPLETAMENTE NÃO PROVOCA REINCIDÊNCIA DAS CRISES. O problema é que oferecer acompanhamento para as pessoas parece não gerar muito dinheiro para os nossos políticos da saúde.

Vamos fazer um desafio: façam pesquisas sobre esse assunto. Políticos da saúde, retirem totalmente os remédios de todos pacientes que estão bem há mais de três meses sem crises graves, mantenham esses pacientes sob acompanhamento diário (ou quase diário) e COM CERTEZA, a maioria dessas pessoas não terão sequer pequenas crises, E COM CERTEZA TODAS ESSAS PESSOAS SE LIVRARÃO DAS CRISES GRAVES PARA SEMPRE. Isso surtirá mais efeito se os familiares desses pacientes também receberem acompanhamento e tratamento.

DOUTOR, TRATAMENTO É ISSO!!! TRATAMENTO É ACOMPANHAR!!! TRATAMENTO NÃO É DAR REMÉDIO PELO RESTO DA VIDA NÃO!!! EU SOU A FAVOR DO TRATAMENTO, MAIS SOU CONTRA O REMÉDIO PARA TODA VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you