31.3.08

SAUDE MENTAL EM CRISE

O constante vai-e-vem de psiquiatras desestabiliza o tratamento no serviço público de saúde mental. Um psiquiatra prescreve um remédio e pouco depois vai trabalhar em outro hospital para ganhar mais. Isso mostra a falta de compromisso do médico. Daí vem outro psiquiatra e simplesmente muda o remédio de novo. Um psiquiatra coloca um diagnóstico e logo chega outro psiquiatra e muda esse diagnóstico! Com a mudança nos diagnósticos vêm as mudanças no CID (Código Internacional de Doença) de cada paciente. Enfim, parece que não existe um padrão de tratamento na psiquiatria do serviço público. Falta ordem e organização. E isso tem irritado os impacientes pacientes.



Em uma época em que os psiquiatras colocam muita importância nos remédios, profissionais do serviço público de saúde mental acabam se esquecendo de que o acompanhamento próximo do paciente é o mais importante (do contrário o médico não seria necessário e poderíamos comprar remédios em máquinas nas ruas, como compramos refrigerantes.)



O acompanhamento que é o mais importante acaba sendo colocado em segundo plano. Me surpreende como algumas pessoas que tomam mais de 5 comprimidos por dia só recebem acompanhamento de 15 em 15 dias, ou apenas um acompanhamento mensal, quando deveriam ter acompanhamento, no mínimo 3 vezes por semana! Sem acompanhamento as pessoas entram em crise mesmo tomando remédio. E os profissionais tentam achar falha na forma em que a pessoa toma o remédio, tentando colocar uma aparência de infalível no remédio, como se a falta de remédio fosse a única justificativa para as crises.


Quando um paciente toma uma alta quantidade de remédios o acompanhamento deve ser maior, pois devido a alta quantidade de remédios o risco da pessoa tomar o remédio errado por acidente é muito grande, e uma ingestão errada de remédios é um grande risco para a saúde (isso explica o alto número de mortes por overdose!)



As pessoas deveriam procurar tratamento das doenças e transtornos mentais para levar uma vida melhor. Mas as pessoas não fazem isso, pois as pessoas têm vergonha de dizer que se tratam de doença mental, pois doença mental é vista como coisa feia e má, e isso graças aos preconceitos levantados pelos próprios psiquiatras. Os psiquiatras forenses, por exemplo, falam que os sociopatas e psicopatas são maus por natureza. E essa maldade do psicopata acaba sendo vista como uma maldade da doença mental em geral. (Pois por mais que os psiquiatras tentem separar os psicopatas e sociopatas dos outros doentes mentais, tudo isso é tratado por psiquiatras!) Por isso as pessoas têm vergonha de admitir a idéia de ter uma doença mental.


E o familiar também precisa de tratamento, e não deveria ter vergonha disso. De vez em quando um familiar fica emocionado ao descrever a crise de um paciente, às vezes, o familiar, ao falar do paciente, omite coisas ou até mente por vergonha, os profissionais de saúde deveriam explicar com clareza para esses familiares de que eles precisam de tratamento, e que se tratar não é vergonha. Pelo contrário: não se tratar quando precisa de tratamento é vergonha.
-
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you