7.11.09

Em outras palavras...

Para começar gostaria de esclarecer uma vez mais: quando eu digo que a ciência nem pode dizer que doença mental existe ou não, não exagero. É verdade. Por isso foi criado o termo TRANSTORNO MENTAL. Pois não é possível considerar os comportamentos que outrora eram chamados de doença mental doença.

Veja TRANSTORNO MENTAL na Wikipédia.

Outra coisa: não se deve confundir mente com cérebro. Mente não é uma parte do corpo. Cérebro que é. Quando há uma doença no cérebro a especialidade que trata geralmente é neurologia.

Mente é algo subjetivo. Mente vem do latim mens, mentis, que quer dizer espírito ou alma. Logo, infelizmente, quando especialidades como psiquiatria e psicologia nasceram, parece que eles queriam corrigir a alma das pessoas, corrigir o espírito. Pelo menos é essa a impressão que eles passaram.

Psiquiatra vem das palavras gregas psyque e atros. Psyque quer dizer espírito, alma. Atros é médico. Logo, médico do espírito, médico da alma. Em outras palavras, Deus.

Viver a vida


realmente viver a vida é o melhor que podemos fazer. Seja para agradecer a Deus por nos deixar existir (para quem acredita em Deus). Seja para agradecer a Natureza, ou simplesmente para agradecer ao acaso. Ou simplesmente ficar mais feliz ainda por não ter ninguém a quem agradecer, e não dever nada a ninguém. (Para quem não acredita em nada). Ou, sei lá, agradecer aos pais, quem preferir.

Daí que o melhor é não perdermos tempo julgando a forma que as pessoas estão levando suas vidas. Se a escolha que um outro fez não machuca ninguém, pare de dizer que é errado.

Por exemplo, deixe quem quer usar drogas usar. Pare de dizer que a pessoa é fraca. Pare de achar que ser forte é qualidade. O melhor que se faz da vida é viver a vida. Portanto, se alguém sente prazer com drogas, para que julgar?

Já sabemos que o cigarro e a bebida são piores que muitas drogas ilícitas. Veja o artigo da veja.com. Por hipocrisia de nossa sociedade escolheram algumas drogas para se proibir e outras para se liberar. Há até mesmo as drogas obrigatórias, como as drogas psicotrópicas.

Viva-me senão te devoro

"Decifra-me senão te devoro." Disse a Esfinge. Dizem que a Esfinge é o nosso Eu Maior. Na verdade esse Eu Maior quer dizer "Viva-me senão te devoro."

A única coisa que precisamos aprender é RESPEITAR O PRÓXIMO. Se intrometer na vida do próximo deveria ser considerado errado. Atrapalhar a vida do próximo deveria ser considerado errado. Fazer escolhas pelo próximo deveria ser considerado errado.

Por exemplo, fumar em público desrespeitando quem não quer fumar deveria ser considerado errado, já que a pessoa não está respeitando o espaço dos outros.

E precisamos aprender a viver o HOJE. Tanto aquele que não fuma e é certinho tanto aquele que droga de todas as formas pode morrer amanhã, ou sofrer um acidente. Não há garantias.

(O que não quer dizer que você deva sair por aí extrapolando, muito menos perder a fé em sua religião. Apenas aprenda a respeitar a escolha do outro.) O amanhã é traiçoeiro para todos.

De resto não é errado, nem fraqueza aproveitar a vida da forma que se achar melhor. Quem quer usar drogas, que use. Quem quer fazer sexo, que faça. Desde que não seja a força...

Paciente Psiquiátrico nos hospícios da vida


A partir da semana que vem começo a postar aqui as experiências verídicas de um paciente psiquiátrico nos hospícios, nos hospitais psiquiátricos da vida. Ou seja, vou periodicamente postar histórias reais de internações psiquiátricas.

PAZ E LIBERDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you