Estive no Rio no inicio de junho por ocasião do II Congresso Brasileiro de Saúde Mental da ABRASME (Associação Brasileira de Saúde Mental) e Encontro Estadual de Serviço Social e Saúde Mental. Já conhecia a cidade desde 1994 de outro congresso de Ciências Sociais também na UERJ. O Rio continua lindo! Pena que não deu para conhecer dessa vez o Instituto Nise da Silveira ( tenho vontade de conhecê-lo desde que li Ouvindo Vozes de Edmar Oliveira, o mais antigo manicômio do país, Dom Pedro II) e Instituto Nacional dos Surdos (INES), penso numa próxima viagem ao Rio.
Sou Maria Edileuza, nome "clássico" por estas bandas nordestinas, Piauí terra de sol único, calor desesperador nos últimos quatro meses do ano. Mas o que morre agora, renasce nas primeiras chuvas do ínicio do novo ano. Sou veterana dos movimentos sociais, movimento estudantil, de mulheres, negro e hoje parceira destes movimentos e outros específicos, restringindo minha lida ao movimento da luta antimanicomial. Sou Louca pela Vida, apelido intuítivo dado por um amoroso amigo numa de minhas crises, lembra Paulo Amarante e seu Loucos pela Vida: trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil.
Feliz com o convite de Ezequiel em colaborar com o Paciente Psiquiátrico. Vivemos em realidades geográfica tão diferentes, mas imagino que a experiência de ser pessoa vivendo com transtorno mental, dependência química e comorbidades nas portas dos serviços SUS não haja tantas diferenças. Nacionalmente precisamos fortalecer um movimento e uma defesa feita por nós, usuários protagonistas contra o estigma, a discriminação, a favor do respeito a nossa subjetividade, autonomia e qualidade de vida em todos os sentidos dentro de quaisquer serviço, público ou privado, se estendendo culturamente pela sociedade em geral.
Os cariocas são gentis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.
Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.
Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.
As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.
Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.
Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.
Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.
Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.
This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.
Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.
But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you