28.12.12

Recomendo tratamento psiquiátrico voluntário

Para as pessoas que acham que estão com algum problema psiquiátrico mas nunca foram diagnosticadas, eu recomendo ENFATICAMENTE que busquem um atendimento psiquiátrico / psicológico VOLUNTARIAMENTE.

Essa questão me foi feita algumas vezes. O que eu digo é que o principal problema dos atendimentos em saúde mental são os atendimentos INVOLUNTÁRIOS, ou melhor, o principal problema são as internações involuntárias. Por isso chego a aconselhar a quem acha que está precisando de atendimento psiquiátrico a procurar atendimento psiquiátrico voluntariamente, para evitar um surto que cause internação involuntária.

Quando você busca uma consulta psiquiátrica voluntariamente, pela primeira vez, você tem várias vantagens:
Você pode escolher.
Caso você mude de ideia você pode deixar o atendimento, sem maiores problemas.

Uma vez que a gente é internado involuntariamente, a coisa complica.

Para começar, ao sair de uma internação psiquiátrica involuntária, profissionais de saúde mental dizem para os familiares vigiarem o paciente psiquiátrico. Uma indicação absurda, pois como se pode vigiar alguém sem mantê-lo preso? Se querem manter o paciente psiquiátrico preso, porque não deixá-lo no hospício de uma vez? Isso é apenas um pretexto para culpar os familiares, em caso de recaída. Ou melhor, um pretexto de maus profissionais para evadirem qualquer responsabilidade. Assim a culpa não seria do mau atendimento psiquiátrico, mas sim do familiar que não vigiou direito.

A-B-S-U-R-D-O!!!

Quando a gente é internado INVOLUNTARIAMENTE, praticamente perdemos todos os direitos. LITERALMENTE, perdemos a razão. Praticamente viramos escravos, ou seja, viramos posse. Quando estamos internados involuntariamente, somos posse do hospital psiquiátrico, quando estamos em casa somos posse da família. Profissionais de saúde mental e familiares viram nossos senhores, como senhores de escravos. Passamos a sofrer todo tipo de estigma absurdo.

Caso uma pessoa que foi internada involuntariamente não goste da medicação e se recuse a tomá-la, profissionais dizem que a pessoa se recusa a tomar por "sintoma da doença", e não porque a medicação está errada, ou está fazendo efeito contrário ou simplesmente porque a pessoa não quer mais.

Caso uma pessoa internada involuntariamente não goste do terapeuta, dizem que ele não gosta por "sintoma da doença", "está com mania de perseguição", "está cismado", etc.

Por isso eu deixo a dica: se você nunca foi diagnosticado com transtorno mental, mas acha que está com algum problema, procure atendimento voluntariamente, pois o estigma da internação involuntária é a pior coisa. E, infelizmente, ainda não há cura para o estigma.
-
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you