19.1.13

Rotina infernal de hospital psiquiátrico - Que raios de desinstitucionalização é essa???

Padecer com um transtorno mental já é um inferno; mas não importa qual for seu sofrimento psíquico, esse sofrimento seria pior se você fosse internado involuntariamente num hospital psiquiátrico; e seria ainda bem pior se você fosse abandonado num hospital psiquiátrico, tendo que viver lá.

Internações em hospitais gerais seriam algo benéfico para os pacientes psiquiátricos e para a sociedade em geral. Só não seria benéfico para aqueles profissionais de saúde mental pública politiqueiros que exploram a doença mental.

Como coloquei antes, quem mantem hospitais psiquiátricos públicos não está preocupado com a saúde do paciente. Tanto que medicação psiquiátrica nunca falta, mas faltam creme dental e escovas, faltam outros cuidados médicos básicos.

Estive em hospitais psiquiátricos em que havia homens e mulheres internados, num mesmo ambiente. E também estive em hospitais psiquiátricos onde só se internava homens. Nos hospitais psiquiátricos em que havia homens e mulheres internados no mesmo ambiente, era proibido "namorar", praticamente era proibido paciente homem chegar perto de paciente mulher. Os pacientes ficam abandonados, mas tomam todas as precauções para que pacientes homens não cheguem perto de pacientes mulheres, e para que pacientes mulheres não cheguem perto de pacientes homens.

Essa proibição NÃO era para garantir a segurança das mulheres, pois sempre foi comum psiquiatra homem atender paciente mulher sozinho, entre quatro paredes. A proibição era para garantir a segurança do hospital psiquiátrico. Para evitar qualquer relacionamento entre pacientes homens e pacientes mulheres, para que não houvesse nenhuma GRAVIDEZ dentro do manicômio / hospital psiquiátrico, que seria um escândalo. Nos hospitais psiquiátricos em que só se internam homens, pude observar que não havia nenhuma proibição de relações sexuais... na verdade, chegavam a incentivar relacionamentos homossexuais.

Exemplos: na Casa de Repouso Santa Edwiges de Sepetiba, um auxiliar de enfermagem incentivava dois pacientes HOMENS a se beijarem, e outras coisas.

No Centro Psiquiátrico Pedro II, inclusive havia prostituição no setor onde eu estava internado: um rapaz homossexual assumido cobrava um real. Todos sabiam, exceto talvez, os psiquiatras e psicólogos que só entram nas enfermarias dos hospitais psiquiátricos uma ou duas vezes por semana, para as consultas semanais. O pessoal da enfermagem ficava rindo dos pacientes que eles sabiam que tinham tido relações com o rapaz homossexual.

Nota: as relações sexuais eram perigosas: não há camisinha nos hospitais psiquiátricos.

Relações homossexuais também eram incentivadas no Sanatório Rio de Janeiro, que, diga-se de passagem, é o pior manicômio do município do Rio de Janeiro, e continua aberto até hoje.

Como já disse, hospitais psiquiátricos públicos continuam existindo simplesmente por interesses políticos e acadêmicos. Ou melhor, manicômios só continuam existindo por interesses acadêmicos e políticos, já que instituições como o Instituto Philippe Pinel e o Instituto Nise da Silveira nunca foram hospitais, sempre foram manicômios.

Definição de manicômio do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o melhor online:

manicômio
(mani[a] + -cômio)
s. m.
Hospital para internamento de doentes mentais. = FRENOCÔMIO

» Grafia em Portugal: manicómio.

Toda a propaganda internacional de desinstitucionalização não passa de politicagem. Pura manipulação. Se houvesse, de fato, desinstitucionalização, grandes manicômios públicos teriam fechado, ou melhor, teriam sido IMPLODIDOS, por serem uma vergonha para a espécie humana. Mas a única coisa que aconteceu é que mudaram os nomes.

Exemplos:

Bedlam Insane Asylum foi criado no final da idade média, em 1247, em Londres, e continua aberto até hoje, apenas recebeu um novo nome: Bethlem Royal Hospital. Bethlem Royal Hospital é o mais antigo manicômio da Europa.

O manicômio estadunidense New Jersey State Lunatic Asylum foi criado em 1848 e depois passou a se chamar Trenton Psychiatric Hospital, mas continua aberto, a mesma coisa.

A mesma manipulação aconteceu no Rio de Janeiro. O primeiro manicômio do Brasil e da América Latina foi o Hospício de Pedro II, que foi criado em 1852, na Praia Vermelha, Botafogo, R.J. Depois transferiram o nome Pedro II para o Hospício do Engenho de Dentro, que se chamava Colônia Gustavo Riedel e passou a se chamar Centro Psiquiátrico Pedro II.

Eu sei que é confuso. Manicômios são manobras políticas, e manobras políticas têm como objetivo confundir a população.

Depois de uma manobra política, o que se chamava Hospício de Pedro II, em Botafogo, passou a se chamar Instituto Philippe Pinel.

O Hospício do Engenho de Dentro foi criado em 1911, e continua aberto, apenas mudou de nome: atualmente se chama Instituto Nise da Silveira; mas já teve vários nomes em sua história: Colônia de Alienadas do Engenho de Dentro, Colônia de Psicopatas de Engenho de Dentro, Colônia Gustavo Riedel, Centro Psiquiátrico Pedro II, e por fim, hoje se chama Instituto Nise da Silveira.

O estratagema usada por esses indivíduos que lucram com a existência de manicômios é trocar os nomes para confundir a população.

A extinção de todos os manicômios supra-citados é um de meus objetivos de vida.

4 comentários:

  1. Haveria a possibilidade de um contato por email?? O meu email é brunomoraisxiv@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sou estudante de Relações Internacionais e estou fazendo um trabalho etnográfico sobre pacientes de hospitais psiquiátricos.

    ResponderExcluir
  3. Paciente marcos Vinicius Pereira de Azevedo mãe lucia iara pereira de Oliveira hoje pela manhã meu filho teve um surto pisicotico liguei para obombeiro e ainda não vieram conseguir contornar a situação ele dormiu e quando acordar será que vaiprecisar ele matar alguém para se tornar uma providência o telefone do hospital do qual ele faz tratamento da inexistente só Deus

    ResponderExcluir
  4. Paciente marcos Vinicius Pereira de Azevedo mãe lucia iara pereira de Oliveira hoje pela manhã meu filho teve um surto pisicotico liguei para obombeiro e ainda não vieram conseguir contornar a situação ele dormiu e quando acordar será que vaiprecisar ele matar alguém para se tornar uma providência o telefone do hospital do qual ele faz tratamento da inexistente só Deus

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you