16.6.14

Grupo de trabalho do Encontro da Luta Antimanicomial - Discriminação exposta!

Estávamos naquele grupo eu e outro ex-paciente psiquiátrico e alguns familiares e diversos técnicos de saúde mental. O grupo era coordenado por uma técnica, é claro. E havia uma RELATORA, a pessoa que escreve as propostas, que também era técnica.

O grupo era sobre LEITOS DE ATENÇÃO INTEGRAL NA COMUNIDADE. Eu e esse meu companheiro usuário já havíamos discutido com outros usuários a necessidade de TRANSFORMAR TODOS hospitais psiquiátricos existentes em CAPS III o quanto antes. E havíamos combinado que colocaríamos essa proposta nesse Encontro de São Bernardo do Campo.

Quando meu companheiro começou a falar não foi levado a sério. É aquela velha história. Queriam fazê-lo parar de falar logo para deixar um psicólogo* importante falar. O que usuário fala não é importante PARA ELES.

Apesar de tudo isso eu preparei um texto resumido com nossa proposta para não falar mais que o necessário.

Chegando a minha hora de falar coloquei a proposta com grande entusiasmo, certo de que todos apreciariam meus esforços para relatar aquele desejo de nós usuários.

No final do grupo começaram a discutir as propostas. E o interessante é que nem mencionaram o que eu tinha proposto como representante de usuários. Aí eu quis saber por que não estavam falando de nossa proposta.

Eles tentaram enrolar. Daí eu suspeitei de uma coisa bem chata: parecia que eles sequer tinham se dado ao trabalho de anotar minha proposta. Ah, mas eles diziam, "ora claro que anotamos, está aqui. Nós estamos discutindo sua proposta, você que não está percebendo". Aquelas mentiras de sempre, como se fôssemos totais otários.

Não tinha uma coisa que eu podia fazer para desmascará-los. Adivinha.

Eu pedi para que eles lessem a proposta que eu tinha anotado cuidadosamente em meus papéis e lido para eles anotarem nos papéis deles.

Eles não puderam ler, é claro, porque eles não tinham perdido tempo anotando proposta de usuário.

Falei para eles que discriminação é coisa séria. Expressei como é impressionante nós usuários estarmos sofrendo discriminações assim tão descaradas.

A minha vontade era denunciar, pois tal ato discriminatório é considerado crime, mesmo no Brasil.

Claro que eu sei que a justiça não pune tais figurões poderosos, mas também sei que uma denúncia formal ia deixá-los mal politicamente.

Não denunciei, pois sei que isso não ia só prejudicar a Luta Antimanicomial, mas também daria vazão para outros grupos de políticos se aproveitarem da situação para rebaixar a Luta Antimanicomial e levantar seus movimentos políticos. Isso só ia agitar essa luta política egoísta.

Observe, antes de mais nada, que a proposta era contra os ideais dos políticos da saúde mental, pois me parece que CAPS III não dão o retorno financeiro OU POLÍTICO que os hospitais psiquiátricos dão.

Manter CAPS dá mais trabalho. Sabe como é que é... hospital psiquiátrico é mais fechado e ninguém vê nada, logo ninguém reclama. Como o CAPS é mais aberto, dá mais trabalho. Eles são partidários do menor esforço.

Mesmo quando esse menor esforço custa várias vidas.

Publicado originalmente no dia 8 de julho de 2010. Lembrando que o Encontro Nacional da Luta Antimanicomial deste ano está começando.

Nota:
*Eu fiz algumas correções nesta atualização: antes eu tinha colocado que se tratava de um psiquiatra importante, mas na verdade era um psicólogo que eu achava que era psiquiatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you