11.6.08

COMAM COM A GENTE, COMAM COM DOENTES MENTAIS

Hoje houve a Assembléia Geral no CAPs Rubens Corrêa.

Portanto eu afixei no quadro de avisos as seguintes sugestões de pauta para ser discutido:

ENQUANTO OS TÉCNICOS COMEM A VONTADE, COM BANDEJA SELF-SERVICE, OS USUÁRIOS COMEM PRATO-FEITO, E ÀS PRESSAS. QUANDO A ALIMENTAÇÃO NO CAPS SERÁ IGUAL?

DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO AINDA EXISTEM NO CAPS. QUANDO APARECE ALGO QUEBRADO SEMPRE SE CULPA OS USUÁRIOS. OU ENTÃO SE CULPA OS FUNCIONÁRIOS QUE GANHAM MENOS. (Nota: nunca se coloca técnicos doutores como suspeitos.)

Eu questionei a legitimidade da Assembléia, mais uma vez. Mais uma vez ouvi a desculpa de que os funcionários (incluindo técnicos) não têm tempo para comparecer nas Assembléias, pois o CAPs tem muito movimento. Imagine que me disseram que os técnicos ficam muito ocupados, e por isso, às vezes, não têm tempo de dar atenção aos usuários. Ótimo argumento. O único problema é que o CAPs é um Centro de Atenção Psicossocial, e se não há atenção no CAPs, o CAPs não é CAPs, ou seja, não é legítimo. Mencionei que nas reuniões de supervisão todos técnicos estão convocados, como eu vi no quadro de avisos. Disse que isso acontece porque o pessoal do Conselho de Saúde simplesmente impõe que todos estejam presente. Uma técnica disse que a supervisão é muito importante.

Perguntei se eles não acham que a Assembléia Geral do CAPs não merece ser tratada como muito importante também. Ah, mas eu vou passar para a melhor parte da Assembléia Geral, que teve boa participação dos técnicos dessa vez (intrigados com as minhas sugestões de pauta, que eu afixei no quadro de avisos do CAPs).

A pauta sobre o almoço privilegiado dos técnicos predominou na Assembléia. Eu comecei fazendo as observações sobre as mordomias na alimentação dos técnicos, em contraste com a alimentação desesperada dos usuários. Eu ouvi dos técnicos que isso sempre foi assim, e que é um direito deles, etc. Eu não contestei quando disseram que era um direito deles, simplesmente porque isso é um absurdo, nem tem sentido, logo eu nem ia perder meu tempo falando de direito de trabalhadores, já que os faxineiros, por exemplo, são trabalhadores também, e não têm essas mordomias. Nem os próprios cozinheiros têm. Então isso não é desculpa.

Me perguntaram se eu queria comer com os técnicos. Daí eu disse NÃO, EU QUERO QUE VOCÊS COMAM COM A GENTE. Mencionei um dia de festa de Confraternização no CAPs. O almoço foi servido no pátio. Todas as pessoas sentavam a mesa e eram servidas pelos cozinheiros. O mais incrível aconteceu: apenas dois técnicos sentaram a mesa com os usuários (quando todo mundo deveria sentar junto, afinal, era confraternização). Os outros técnicos pegavam comida da panela e iam comer em outro lugar, longe dos usuários! Infelizmente eles ficaram dessa maneira por causa dessa maldita alimentação separada. Aqueles técnicos aprenderam a se separar dos usuários.

O interessante é quando esses técnicos colocaram que é importante para eles comer separado dos usuários, para poder ter um pouco de paz. Eu entendo. Mas o problema está na alimentação superior dos técnicos, logo injusta. É que não é a mesma comida para todos. Quando os usuários acabam de comer os cozinheiros começam a preparar uma nova comida, colocam toalhinha, etc, etc. Aí está o erro principal. Aí está o problema principal. Eles estão achando normal que, num serviço criado para doentes mentais, técnicos possam comer melhor. Por isso eu sugeri que, se eles não quiséssem comer com os usuários, que comessem depois que os usuários acabassem de comer. Porém sem PAUSA PARA PREPARAR NOVA COMIDA, que fosse da mesma comida que nós usuários estávamos comendo.

Eu sugeri que voltássemos a falar desse assunto outro dia. Deixei claro que a alimentação é separada nos outros CAPs também, e deixei claro que estou ciente do abandono dos coordenadores de saúde mental, que deixam os profissionais de saúde mental a míngua, praticamente sem apoio.

Bem, eu fico por aqui. Eu continuo escrevendo no BLOG http://pacientepsiquiatrico.wordpress.com sobre esse tema e outros relacionados a Reforma. PAZ

3 comentários:

  1. Boa Tarde a todos.

    ...estou procurando contatos com profissionais que como eu, ajudaram a construir o CAPS RUBENS CORREA.
    Saudades da Sandra, do Petter, da DrªMarcia, do Jorginho...e dos pacientes, impacientes e queridos.
    Alguem poderia me ajudar a encontra-los.
    Quem sou eu? ah! o Inesquecível ADALMARIO VIANNA - http://biopsicosocial2008.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. “Somos feitos da mesma matéria dos nossos sonhos “
    Shakespeare

    Família e Amigos.

    E aqui estou com meu coração apertado, um pouco pra baixo porque estou longe das pessoas queridas.
    Mais quantos estão como eu? - pessoas diferentes em aparências, etnias,crenças,tradições e culturas. Cada um com sua história diferente. Cada um com trajetórias diferentes, mais mesmo com essas diferenças,cada um desejando reconhecimento profissional, vida plena, qualidade de vida, saúde, paz, alegria e muito amor.
    Mesmo estando de cara pra linha do horizonte, trabalhando mergulhado em desafios e metas, nem me lembro da cor do oceano. Não consigo acrescentar aos meus dias coisas simples como: falar com amigos, visitar parentes, cuidar, compartilhar, reaproximar, respeitar, acolher, compreender...
    AMAR UNS AOS OUTROS verdadeiramente porque durante o ano, grandes foram as decepções.
    Não consigo abrir mão da cultura do consumismo, ir do supérfluo para o necessário. Por várias vezes me vi estressado dentro de shoppings enquanto meu desafio sempre foi viver além dessa coisa de comprar, compartilhando bens e dons com aqueles que precisam.
    É tão pouco o que necessito para garantir minha existência digna e um pouco mais de felicidades.

    ...E nossa vida é mesmo um sopro divino, minha mãe que o diga depois de um derrame que não deixou sequelas. Graças a Deus. Que tá me fazendo pensar e mudar dentro das repetidas promessas de Ano Novo.

    Consegui virar mais este ano porque ainda mantenho resquícios de um bom astral e humor. Consegui diante das armadilhas das grandes cidades, sair sorrindo e com vida.

    Então, já que adentramos um Novo Ano, e já que todo mundo fala sobre mudanças, renovações, esperanças etc. Que tal fazer desta minha breve reflexão uma reflexão coletiva na tentativa de buscar melhoras para alguns setores das nossas vidas? Será que quando estamos de folga, conseguimos refrescar o corpo, a alma e a mente?estamos dando atenção e carinho suficiente pra nossos filhos?será que nossas atitudes não são contraditórias: palavras x ações?

    Vale a pena pensar um pouco mais antes de entrarmos em nossa rotina pra depois não ficar assim como eu, longe das pessoas queridas e que gostaríamos que estivessem bem pertinho da gente.

    É isso ae. 2011 chegando. É hora de planejar. É tempo de recomeçar.
    É o momento de agradecer e não reclamar.
    É a hora de celebrar a vida com todas suas características individuais.

    Bem vindo 2011!!.

    Adalmario Vianna

    email:adalmario4@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. “Somos feitos da mesma matéria dos nossos sonhos “
    Shakespeare

    Família e Amigos.

    E aqui estou com meu coração apertado, um pouco pra baixo porque estou longe das pessoas queridas.
    Mais quantos estão como eu? - pessoas diferentes em aparências, etnias,crenças,tradições e culturas. Cada um com sua história diferente. Cada um com trajetórias diferentes, mais mesmo com essas diferenças,cada um desejando reconhecimento profissional, vida plena, qualidade de vida, saúde, paz, alegria e muito amor.
    Mesmo estando de cara pra linha do horizonte, trabalhando mergulhado em desafios e metas, nem me lembro da cor do oceano. Não consigo acrescentar aos meus dias coisas simples como: falar com amigos, visitar parentes, cuidar, compartilhar, reaproximar, respeitar, acolher, compreender...
    AMAR UNS AOS OUTROS verdadeiramente porque durante o ano, grandes foram as decepções.
    Não consigo abrir mão da cultura do consumismo, ir do supérfluo para o necessário. Por várias vezes me vi estressado dentro de shoppings enquanto meu desafio sempre foi viver além dessa coisa de comprar, compartilhando bens e dons com aqueles que precisam.
    É tão pouco o que necessito para garantir minha existência digna e um pouco mais de felicidades.

    ...E nossa vida é mesmo um sopro divino, minha mãe que o diga depois de um derrame que não deixou sequelas. Graças a Deus. Que tá me fazendo pensar e mudar dentro das repetidas promessas de Ano Novo.

    Consegui virar mais este ano porque ainda mantenho resquícios de um bom astral e humor. Consegui diante das armadilhas das grandes cidades, sair sorrindo e com vida.

    Então, já que adentramos um Novo Ano, e já que todo mundo fala sobre mudanças, renovações, esperanças etc. Que tal fazer desta minha breve reflexão uma reflexão coletiva na tentativa de buscar melhoras para alguns setores das nossas vidas? Será que quando estamos de folga, conseguimos refrescar o corpo, a alma e a mente?estamos dando atenção e carinho suficiente pra nossos filhos?será que nossas atitudes não são contraditórias: palavras x ações?

    Vale a pena pensar um pouco mais antes de entrarmos em nossa rotina pra depois não ficar assim como eu, longe das pessoas queridas e que gostaríamos que estivessem bem pertinho da gente.

    É isso ae. 2011 chegando. É hora de planejar. É tempo de recomeçar.
    É o momento de agradecer e não reclamar.
    É a hora de celebrar a vida com todas suas características individuais.

    Bem vindo 2011!!.

    Adalmario Vianna

    email:adalmario4@hotmail.com

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you