3.3.09

PACIENTES EXPLORADOS NO MINI-MANICÔMIO RUBENS CORRÊA

Hoje no CAPs Rubens Corrêa eu vi uma cena que realmente me revoltou: uma paciente psiquiátrica estava lavando o banheiro enquanto o faxineiro conversava na cozinha. Esse é um problema chato que acontece no CAPs. Tem um faxineiro que coloca pacientes para limparem o banheiro, pois ele diz que eles sujam muito. O único problema é que ele é pago para limpar. Nem preciso dizer que isso é exploração. Isso é uma das coisas que fazem do CAPs um mini-manicômio. Pacientes psiquiátricos sendo explorados em um local de tratamento.

PRECISAMOS DE ANTIPSIQUIATRIA NO BRASIL

Estive revendo os casos das internações involuntárias, à força, de alguns pacientes psiquiátricos mais afortunados. Falo de pacientes psiquiátricos que tiveram familiares realmente mais interessados na saúde deles. Falo daqueles que tiveram a sorte de ter tratamento pago. Falo daqueles cujos familiares os internaram, mas internaram no lugar que eles acharam melhor. E não no primeiro hospício gratuito encontrado, como fazem com muitos pacientes psiquiátricos. Mas mesmo as internações em hospitais psiquiátricos privados são terríveis (não tão terríveis quanto nos públicos).

Isso em contraste com internações em que a pessoa é internada por incomodar os demais, não exatamente por haver preocupação com a saúde da pessoa. Esse é o meu caso, e é o caso de vários que foram internados comigo. Qual é a diferença? Quando se interna alguém por alguém estar deprimido, pode-se dizer que se está preocupado com a saúde da pessoa. Mas minha internação foi porque a família já não me suportava mais. Assim é que várias pessoas são internadas. A família não os aguenta mais. Não se trata de uma preocupação com a saúde.

É impressionante o movimento da antipsiquiatria nos Estados Unidos. Existem, inclusive, vários médicos que fazem parte do movimento lá. Um movimento como a antipsiquiatria no Brasil ajudaria a pressionar os profissionais de saúde mental a realizarem um trabalho mais humano. Lembrando que o movimento da antipsiquiatria é muito diferente do Movimento da Luta Antimanicomial brasileiro, que é encabeçado por psiquiatras. Algumas pessoas no Brasil tentam ser partidários da antipsiquiatria, mas o movimento ainda é muito pequeno.

PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS, BUSQUEM QUALIFICAÇÃO

A melhor psiquiatra do CAPs (Dra Thaisa Leonardo) vivia lendo livros de psiquiatria. Sem falar que ela era qualificada sem dúvida. Falava inglês fluentemente. Para mim é desanimador quando eu vou falar com um psicólogo ou psiquiatra sobre um livro de psiquiatria ou psicologia e descubro que esse psicólogo ou psiquiatra não leu. E para o psiquiatra e o psicólogo ler bons livros de saúde mental eles precisam saber ler inglês fluentemente. E infelizmente há psiquiatras e psicólogos que não tomaram o cuidado de aprender a língua. qualifiquem-se, psiquiatras e psicólogos. Como é possível alguém formado em psiquiatria ou psicologia não saber inglês? Psicólogo e psiquiatra sem inglês estão sempre desatualizados, pois as notícias chegam em inglês.

BONS PSIQUIATRAS E PSICÓLOGOS LÊEM COISAS DOS PACIENTES

Eu sempre passo o endereço desse blog para os psiquiatras, psicólogos e terapeutas mais próximos de mim. Mas não sei se eles lêem. Se não lêem, com certeza serão sempre profissionais medíocres. Que psiquiatra ia abandonar a chance de ler o que um paciente psiquiátrico escreve? Talvez eles não gostem de minhas críticas. Mas mesmo assim. Ler o que pacientes psiquiátricos escrevem é uma fonte de conhecimento sobre a mente dos pacientes que não pode ser encontrada em nenhuma faculdade. Aliás, eu acredito que aqueles profissionais melhores lêem inclusive os blogs dos outros pacientes psiquiátricos cujos links são encontados neste blog. Todos são excelentes fontes do pensamento real do paciente psiquiátrico. Um(a) bom(a) profissional de saúde mental não ia perder tão excelente fonte de informação sobre o paciente psiquiátrico... O(a) profissional de saúde mental que recebeu o link de meu blog e não lê deveria mudar de profissão, pois esse(a) profissional com certeza não nasceu para trabalhar num campo tão delicado como a saúde mental. Esse(a) profissional não é digno da profissão da saúde mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you