29.3.09

SOBRE OS HOSPÍCIOS DO PASSADO E DO PRESENTE

Acho que o filme ficou na dosagem certa, embora não passe nem 10% do que nós pacientes psiquiátricos passamos dentro desses chiqueiros psiquiátricos, que ainda hoje são verdadeiras "casas de extermínio". Quando comparo essas instituições do terror com casas de extermínio, não é só pelo fato de 80% dos internos morrerem ou virarem moradores lá dentro, mas também pela prisão física e química às quais somos submetidos, ou seja, uma morte em vida que nos leva ao zumbinismo.

Acima um trecho da entrevista de Austregésilo Carrano Bueno, em que ele dá sua opinião sobre o filme Bicho de Sete Cabeças. Coloquei esse texto para que aqueles que nunca foram internados saibam o que o paciente psiquiátrico experimenta nas internações.

Coloquei o texto também para falar sobre medicação psiquiátrica. Como Carrano bem disse, a medicação leva ao zumbinismo. E é uma prisão química. Mas leva ao vício também. Depois de ter pedido que a médica interrompesse o carbonato de lítio, implorei que ela me passasse o lítio de novo. Pois meu organismo estava sentindo falta da medicação. Agora estou tomando lítio de novo, com risperidona. E estou experimentando novamente os efeitos estranhos da droga. Como, por exemplo, a disartria, ou seja, a dificuldade de falar.

Carrano falou dos hospícios do passado e um pouco dos hospícios do presente. Quem fala mais dos hospícios do presente é Acácio Tavares, que trabalha comigo no CDI. Tentaram transformar hospícios como o Phillippe Pinel e o Pedro II em instituições da reforma que garantam a cidadania dos pacientes psiquiátricos, mas os profissionais que REALMENTE desejam fazer essa transformação devem ter em mente que é uma tarefa complicada. Pois pessoas continuam sendo internadas no Instituto Phillippe Pinel e no Instituto Nise da Silveira (ex-Pedro II). Logo essas instituições se tornaram hospícios da modernidade, hospícios da reforma. Bem, vejam o vídeo em que o Acácio fala do Pinel abaixo. Eu acho que esse vídeo devia ser visto por todos psicólogos, psiquiatras e profissionais de saúde mental, para reflexão. Para que possamos manter as coisas boas e mudar as ruins. E conseguir coisas melhores ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you