16.7.09

Psiquiatria, fascismo e nazismo

O Fascismo e o Nazismo estavam resolvendo os problemas – com violência – e assim o estavam os psiquiatras.

Os nazistas podem ter sido debandados mas os psiquiatras continuam entre nós. Talvez esta seja a arma secreta que Goebbels gabou que levaria ao renascimento do Reich – não uma super bomba, um raio da morte, mas a planta para um estado escravo psiquiátrico.


O texto acima foi extraído do livro de Bernhard Schreiber. Fala sobre eugenia, fascismo, nazismo e sua ligação com a psiquiatria. O meu objetivo ao colocar o texto não é insinuar que os psiquiatras são nazistas. Não. Apesar de ser incontestável a ligação da psiquiatria e com o nazismo no passado. O objetivo é apenas lembrar que a história da psiquiatria é muito violenta e feia, e cabe aos psiquiatras sérios lutar para mudar essa história. Esse texto foi retirado do blog CONSPIRE ASSIM, da postagem OS HOMENS POR TRÁS DE HITLER. O texto original em inglês, THE MEN BEHIND HITLER, está no site http://www.toolan.com/hitler/index.html

CAPS Rubens Corrêa: Banheiros sem condições - Até quando?

Abaixo tem a foto de um dos problemas sérios do CAPS Rubens Corrêa: banheiros com trinco quebrado, enferrujado. Como os banheiros não tem trincos, as mulheres sofrem para fazer necessidades, pois os banheiros são praticamente abertos. Claro que o banheiro dos técnicos do CAPS é separado. Talvez seja por isso que eles não se preocupam em resolver o problema dos banheiros dos usuários. O banheiro dos usuários é usado também pelos familiares dos usuários. Há fios elétricos desprotegidos em um dos banheiros, o que poderia causar um acidente, não apenas para usuários, mas para qualquer outra pessoa.

Eu mostrei o problema do banheiro tempos atrás aqui. Primeiro eu falei disso na postagem PONTOS BONS E RUINS DO CAPS RUBENS CORRÊA de 7 de abril de 2009 e depois falei na postagem O BOM E O RUIM DO CAPS RUBENS CORRÊA de 9 de maio de 2009. Reclamei com a direção do CAPS repetidas vezes. Infelizmente nada foi feito. A direção do CAPS mudou e os problemas dos banheiros não foram resolvidos. Vamos ver se a nova direção percebe a urgência desses problemas e solucione isso. Eu até dou uma sugestão que certamente resolve o problema: façam um decreto que torne o banheiro dos usuários e dos técnicos os mesmos, banheiros comuns. Dessa forma não haveria abandono dos banheiros dos usuários.


Eis o banheiro do usuários do CAPS!




-
-
-
-
-
-


Objetivo do blog PACIENTE PSIQUIÁTRICO

O blog PACIENTE PSIQUIÁTRICO foi criado para registrar o que acontece na saúde mental, principalmente no CAPS Rubens Corrêa. É um instrumento que visa deixar claro as formas de tratamento do CAPS, as positivas e as negativas. Visa mostrar as condições em que o paciente psiquiátrico é tratado. Aqui eu também descrevo como eu tenho me sentido com as medicações e seus efeitos colaterais ou com os sintomas da doença mental (se houver uma), pois acredito que isso pode ser muito útil para um médico realmente interessado em tratar doença mental. Ao longo desses anos muita coisa foi mostrada. Muitas coisas que comprometem o CAPS. Tais coisas deviam ser mostradas, para proteger a integridade de usuários. Não tinha como objetivo comprometer o CAPS, e sim proteger os direitos humanos dos usuários pacientes psiquiátricos. Mostrar as coisas erradas que acontecem no CAPS é bom, pois pessoas que leem o blog, inclusive profissionais de saúde mental, ficam prevenidas e não repetem os erros aqui relatados.

O blog PACIENTE PSIQUIÁTRICO e os profissionais de saúde mental

Eu sei que maus profissionais poderiam tentar se vingar de mim por não gostar do que é publicado no blog. Poderiam tentar me internar, por exemplo. Isso poderia me calar. Já que nenhuma outra providência ia me impedir de defender o tratamento humano nos CAPS. Só me prendendo. Esse é um blog limpo. Um blog legal. Eu não difamo o nome de ninguém. Apesar de criticar políticos da saúde mental. Porém, às vezes, cheguei até a escrever coisas ofensivas dirigidas a profissionais de saúde mental que cometeram falhas graves, mas nunca cito nomes. Acho que é importante proteger a identidade das pessoas. E eu também tenho que desabafar de vez em quando.

Várias vezes eu ridicularizo certos profissionais de saúde mental. Mas infelizmente muitos profissionais de saúde mental nos ridicularizam e nos tratam com desprezo. Várias vezes eu encontrei grupos de técnicos, profissionais de saúde mental, rindo da gente. Rindo de nós que fazemos tratamento psíquico, nós pacientes psiquiátricos. De certa forma, quando riem dessa forma, estão rindo de nosso sofrimento psíquico.

Em resumo, os bons profissionais de saúde mental vão gostar desse blog. Os bons profissionais de saúde mental do CAPS Rubens Corrêa vão adorar esse blog, pois quantos CAPS têm usuários que falam de seu CAPS, defendendo seus usuários online? Poucos. (Felizmente há outros!) Que fique claro que o objetivo principal desse blog é defender os usuários do CAPS, defender usuários de saúde mental em geral. É que às vezes certas pessoas acham muito trabalhoso garantir os direitos de pessoas em tratamento psíquico.

E infelizmente há profissionais de saúde mental que se acham muito importantes, e acabam se esquecendo de pensar naqueles que eles deveriam cuidar. (Cuidar é diferente de dar esmola. Dar esmolas de atenção, etc.) Se esquecem quando se garantem mordomias demais. E, às vezes, para que outros tenham seus direitos devemos abrir mão de mordomias. Por isso há gente que se sente ameaçado até quando os direitos humanos estão sendo defendidos. Esses se sentem ameaçados, pois temem perder algo que já não lhes é de direito.

Eu peço aos profissionais de saúde mental: façam greve para lutar por melhorias nas condições de trabalho. Mas não descarreguem nos usuários suas frustrações pelos maus salários. Não seja acomodado. Pois quando você é acomodado de certa forma você está concordando com as péssimas condições da saúde mental, está concordando com as péssimas condições do CAPS, por exemplo. Não esconda as coisas erradas que acontecem na sua instituição. Não queira proteger ninguém individualmente escondendo coisas erradas. Proteja várias pessoas em tratamento psíquico falando a verdade e revelando o que deve ser revelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you