27.3.11

Sérias sequelas do psicotrópico Carbonato de Lítio

Como já tinha relatado aqui eu fui forçado por um psiquiatra novato a tomar carbonato de lítio. Antes de relatar as sequelas que sofri, deixo a fala do grande psiquiatra Peter Breggin:

"A forma que uma droga é estudada é descobrindo uma droga que causa um desequilíbrio bioquímico no cérebro de um rato. Ela causa um desequilíbrio bioquímico no cérebro normal do animal. E isso que o prozac faz, o que paxil faz, o que zoloft faz, isso que abilify, risperdal faz, isso que as drogas psiquiátricas fazem. Elas atingem o cérebro, colocam uma toxina lá que muda as coisas de uma maneira que não dá para antecipar."

(Leia mais sobre os conselhos do grande psiquiatra Doutor Peter Breggin em Desequilíbrio bioquímico no cérebro dos pacientes psiquiátricos, onde você poderá encontrar o link de um vídeo onde o grande psiquiatra norte-americano dá várias orientações úteis.)

Antes de ler meus relatos, veja também o vídeo do grande psiquiatra Marco Aurélio Behar Ramos, que comenta sobre as vantagens da psiquiatria ortomolecular, que é o mais indicado para substituir medicamentos antiquados como o lítio e outros. O Dr. Marco Aurélio Behar Ramos fala sobre efeitos colaterais absurdos dos psicotrópicos, como a perda da libido, retardo da ejaculação no homem, etc, e explica que com uma alimentação correta indicada por um psiquiatra ortomolecular NÃO HÁ efeitos colaterais.


Eis as sequelas que sofri, agora com mais detalhes:

Enquanto estava tomando lítio eu sentia TAQUICARDIA. Meu coração começava a bater forte demais como se fosse estourar. Quando parei de tomar o psicotrópico a taquicardia parou também.

Eu sofria ataques de diarreia nos locais mais inconvenientes possíveis. Uma vez não consegui segurar e passei mal no ônibus me borrando as calças e sendo obrigado a sair do ônibus todo melado. Diarreia é um efeito colateral previsto pela bula do lítio.

Tem outra consequência óbvia que não é mostrada na bula do lítio: pessoas que tomam o lítio perdem cabelo. É interessante observar que muitas pessoas sequer tinham casos de calvície na família, mas se tornaram calvas depois de tomar lítio.

Eu também perdi cabelo. Mas não foi uma queda de cabelo normal como acontece na calvície. Pouco tempo depois de ter começado a tomar lítio MEU CABELO CAIU AOS MONTES DA NOITE PARA O DIA.

Quando eu dizia para meus amigos, pessoas que me conheciam e me viam todo dia, que provavelmente era calvície eles simplesmente diziam que NÃO aparentava, pois eles NUNCA tinham visto calvície daquele jeito, POIS MEUS CABELOS PARECIAM TER SIDO ARRANCADOS.

Aparentemente uma das sequelas mais tristes foi em minha aparência. Pelos comentários que recebo das pessoas que me conhecem eu pareço bem mais velho do que realmente sou. Qualquer pessoa que me vê junto com meus irmãos sempre diz que eu aparento ser o mais velho, E BEM MAIS VELHO. Mas o problema é que eu sou o mais novo!

Escrevo esta publicação para ALERTAR às pessoas sobre as graves sequelas do lítio, principalmente quando é mal prescrito. Exija EXAMES laboratoriais para verificar sua tireoide ANTES de começar a tomar lítio.

O melhor seria evitar de tomar este psicotrópico, pois sua eficácia NUNCA FOI REALMENTE COMPROVADA. Mas se seu médico está dizendo que você precisa ao menos exija fazer exames ANTES DE COMEÇAR A TOMAR.

Devo alertar mais uma vez que este psicotrópico SÓ DEVE SER TOMADO COMO ÚLTIMO RECURSO.

Devo falar de outros efeitos colaterais que eu nunca tinha experimentado:
eu nunca tinha sentido nenhum traço de depressão, mas depois de começar a tomar lítio passei a sentir. Agora que parei de tomar lítio felizmente aquela depressão passou de vez.

Devo alertar por último que TOMAR LÍTIO SEM NECESSIDADE REAL VAI ACARRETAR EM VOCÊ OS EFEITOS DO TRANSTORNO BIPOLAR, em vez de curá-lo.

Veja mais informações sobre o lítio no PSICOSITE e na página da EUROFARMA.

Originalmente publicado no dia 27 de março de 2011 e atualizado no dia 30 de abril de 2016.

174 comentários:

  1. Bem, eu acho mesmo q o lítio pode ser um veneno a certos organismos... Age como uma espécie de reação alérgica, fora o risco de atingir a tireóide e os níveis tóxicos... Porém, há casos e casos...
    NO meu caso particular, o lítio foi uma verdadeira bênção! Consegui alcançar a estabilidade logo após um pqno ajuste de dose; ao contrário do ocorrido com os anticonvulsivos, não tive efeitos colaterais (a não ser a queda de cabelo, mas meu cabelo já caía com outros remédios tbm)... Com ele me senti segura prá voltar a me sentir uma pessoa útil na sociedade, tive vontade de voltar a estudar, trabalhar... Mas, é como eu disse, cada caso é um caso e tem q ser bem estudado pelo psiquiatra, os níveis de lítio no sangue devem ser monitorados bem de perto, enfim... Dá trabalho, mas prá mim, vale a pena.
    Bjks, amigo, e melhoras aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:11 PM

      O autor desse blog está completamente correto porque eu senti isso na pele! Ele não tá mentindo, eu paguei vários micos por tomar litio e outros remédios e agora o sono não me deixa, tenho que dormir sempre umas horas por dia msm sem tomar mais remédio. Eu sou uma pessoa controlada mas com o lítio quase que minha união táva indo pro beleléu. E pior, tive hipotireoidismo. Agora nem quero mais saber, eu quero mesmo é o meu amor o meu anjo do meu lado e é só!Ainda bem que o meu anjo é compreensivo, porque eu fiquei de um jeito...

      Excluir
    2. Anônimo9:22 PM

      Não duvido de nada que o autor disse. Mas realmente é importante lembrar, que cada organismo reage de uma forma diferente ás medicações. Tomo o litio a 6 anos, e posso afirmar que ele salvou minha vida. Hoje ninguém diz que sou bipolar, pois levo uma vida normal com o litio, sem efeitos colaterais. Todo organismo tem um medicamento ao qual reage bem. Deus abençoe a todos, que todos encontrem seu tratamento ideal :)

      Excluir
    3. Estou tomando lítio tb.... foi o melhor q tomei até agora.... todos os outros remédios me faziam mal... não se pode generalizar, as pessoas são diferentes.... o que importa é se sentir melhor....

      Excluir
    4. Estou tomando lítio a cerca de um ano. Estou me sentindo muito bem a vontade de morrer passou e aquela angústia que apertava meu peito também. Como os colegas acima disseram cada caso é um caso. Só tenho uma reclamação do lítio a queda de cabelo. Mais vou falar com meu psiquiatra para ajustar a dosagem. Pode ser isso. Beijo a todos. Deus abençoe e equilibre a cada um de nós.

      Excluir
    5. Anônimo10:07 PM

      BOA NOITE . PRECISA BEBER PELO MENOS 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA QUEM FAZ USO DO LITIO , VAI AJUDAR MUITO !!

      Excluir
    6. Também tomei Lítio e foi a pior experiência da minha vida!!! A angústia aumentou,não tinha disposição pra nada e parecia um robô andando,mal virava a cabeça,fora o tanto que engordei pois meus movimentos ficaram limitados. Hoje tomo outro antipsicótico e me sinto bem e sem efeitos colaterais.

      Excluir
    7. Eu também me sinto muito Indisposta, é muito complicado executar qualquer tarefa. Ganho de peso é algo q consegui observar. Vou pedir o psiquiatra pra rever isso.

      Excluir
    8. Dannie, qual foi o ajuste feito na quantidade? Estou na fase de ajuste.

      Excluir
  2. Anônimo4:13 PM

    Todos tem razão no que comentaram. Eu tambem vivo nessa de reações com litio. No começo estava indo bem, agora a tontura, a insonia o bloqueio mental não to suportando. Agente toma um remedio para uma doença e adquira varias com ele. As vezes penso que vou morrer com os ataques no coração. A tireoide tambem esta alterada, ate minha visão piorou. Mas os medicos não acreditam muito em reações, o meu disse não ter nada a ver com remedio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6:52 PM

      É o que ouço de todos os médicos. Que essas coisas todas relatadas em todos os depoimentos não têm nada a ver com o remédio. E dizem que não posso parar de tomar. Não aguento mais! Na hora de tomar meu organismo rejeita e tenho que comer algo em seguida, para não colocar o remédio par fora. =(

      Excluir
    2. Eu tomo o litio à 8 meses e no meu haver sinto pânico qdo dirijo, sinto que os carros n vão parar e levo um susto. ..isso acontece com todos os transtornos de humor, estou parando de tomar diminuindo a dose gradualmente, vou ver como fico. ..mesmo pq tomo tmb o venlift (antidepressivo)

      Excluir
    3. O véi esse litio ta arrebentando minha cabeça e vai explodir meu coraçao e tbm pioro minha insonia meu desanimo meu panico penso que vou cair num buraco quando caminho nao aguento mais meu corpo fica duro pesado nao consigo levanta da cama tenho pesadelos com demonios etc.

      Excluir
    4. Dalva Melo eu sentia essa sensação para dirigir quando tomava venlift, depois que parei sumiu, já o lítio não sinto nada , tomo o Bupropiona tbm , são muito bons !

      Excluir
  3. Anônimo10:20 PM

    Muito bom ter o ponto de vista do paciente, e não apenas do médico.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:20 PM

    Estou sentindo muita queda de cabelos também, o restante dos sintomas descritos aqui não estou sentindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:18 PM

      a queda de cabelo que esta me incomodando muito !

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Anônimo4:55 PM

      Olha minha queda de cabelo foi muito grande, me deixou péssima e a auto estima lá no fundo do poço. E outra engordei sim. Lítio engorda mesmo. Antes de tomar pesquisei e vi que tinha estes efeitos (um deles) mas tomei por conta da prescrição médica. Retirei aos poucos e informei ao médico. Meu cabelo parou de cair Graças a Deus. E estou lutando pra perder o peso que adquiri. Gente é importante informar tudo ao médico e não parar e ter um acompanhamento. Caso precise tomo outro mas o Lítio não.

      Excluir
  5. O fato que o mesmo autor que fala das "sequelas do Lítio" deve de ser o próprio comentarista, que se quer não tem nem o codão de saber escrever. Eu, particularmente odeio remédios, pois curo os meus problemas com alimentaçã saudável, esportes e qualidade de vida. Até os 25 anos nunca tive de usar medicamentos, mas passei a fazer o uso de lítio devido aos transtornos mentais que tive, portanto não sou Bipolar e sim tenho um transtorno de personalidade narcisista, gosto do TOP, do melhor e não tenho tempo para porcarias. O fato é que você não sabe nada sobre o Lítio. É um forte medicamento, mas em hipotese alguma ele causa o transtorno bipolar e desacredito você ter-se curado ao cessar o uso. Referente a queda de cabelo, pode ser, mas você fuma cigarro? ingere bebidas alcoolicas, faz o uso de drogas ilicitas, seja ela maconha ou cocaína? voce pratica esportes?
    será que você se acha tao bonito assim ao ponto das pessoas te verem como uma pessoa mais velha? derrepente você é feio e não sabe, deve-se aceitar este fato. Amigo se o lítio não te serve, não venha alertar as pessoas postando abusrdos que não sao baseado em nada e sim na sua mera estupidez. Não gosto de paradigmas, quero algo concreto, no papel, pesquisado e não baseado em você próprio. Espero que DEUS te ilumine, amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7:12 PM

      Contiue a tomar o seu, e siga bem as prescrições médicas.
      Você é uma infeliz e doente mesmo! Porque um ser feliz e cheio de paz no coração não se refere à ninguém assim. Alguém te aguenta com esse seu tom arrogante? Aposto que não, e que se parar com o Lítio, vai se jogar na frente do primeiro carro que ver. Baixa um pouco essa bola aí, humildade, querida!

      Excluir
    2. ESSA INFELIZ PRECISA DE KILOS DE LITIO POR DIA! HAHAHA CREDO A GENTE PERCEBE QUE A PESSOA É DEMENTE SÓ NO JEITO QUE ELA ESCREVE!

      Excluir
    3. A dondoca também trata a Inculta & Bela a pontapés.
      .
      Eu não preciso de qualquer iluminação divina.
      .

      Excluir
    4. Afff filha vc e doida, que do de vc.

      Excluir
    5. Você escreve muito mal. Muitos erros de português. De repente, por exemplo, escreve-se separado e não junto.

      Excluir
    6. Anônimo12:27 PM

      Minha querida vc realmente é doente ... Estou quase careca devido ao uso do carbonato de lítio .. Virei escrava dessa droga ... Minha personalidade não pode ser mudada por remédios ... Se vc acredita que essa droga está resolvendo seus problemas ...pare e reflita .. Vc é uma arrogante mimada ... E não sabe o que é sofrimento ... Faço o uso do lítio a dois anos e meio tomo três comprimidos ao dia ... Começaram a aparecer muitas espinhas .. Fiz tratamento em três dermatologistas e o meu cabelo acabou ... Relatei isso a minha psiquiatra e ela me mandou tomar neural e tirar um lítio .. Mas não resolvem nada fiquei mais dopada do que era ... E agira por conta fui diminuindo a dose do lítio e parei o neural ... Faz quase quinze dias ... Estou me sentindo depressiva e irritada .. Mas ao mesmo tempo livre ... Não quero mais voltar a tomar essa porcaria ... Quem gosta que tome ...com o tempo vai ver os efeitos são devastadores ...

      Excluir
    7. Escreve de repente
      Outra coisa eu uso lítio há três anos e sim, ele tem vários e fortes efeitos colaterais! Cuido dá minha alimentação, ando de bicicleta, não fumo , não bebo, não uso drogas, e mesmo assim fiquei envelhecida com lítio! O lítio me ajuda , mas me prejudica também!

      Excluir
    8. Anônimo5:02 PM

      Kelly, calma fique calma, entendemos que você possuiu cérebro atrofiado. haja visto que seus comentários não passam de uma revolta interna de sua debilidade. Para opinar assim é melhor CALAR A MATRACA.

      Excluir
    9. Carbonato litio tomava o original ai peguei no posto o generico e comecou a me fazer mal.tem diferenca ge erico com o original composicao ...

      Excluir
  6. Anônimo7:33 PM

    e vcs acreditão na psiquiatria,é pare e veja é uma farsa minha mãe tava boa com preguiça só pra ganhar atestado psiquiatrico inventou uma depressão se é que isso existe mesmo outra mentira essa tal de depressão e não precisou trabalhar é amiga alias da psiquiatra e eu perguntei a ela toma seu remedio ela disse não tomo isso é VENENO DADO PARA PESSOAS FRACAS COM FAMILIAS COVARDES E DADO A PESSOAS QUE NÃO PODEM DIZER NÃO QUE ENVIAO NA BOCA DO POBRE NO MARRA SEM ELE PODER DIZER NÃO MELHOR FORMA DE SE MATAR UMA PESSOA QUE É REJEITADA PELA FAMILIA ASSIM NIMGUEM VAI PRA CADEIA COVARDIA PURA PSIQUIATRIA EUGENIA DE HITTHER PARA MATAR PESSOAS QUE NÃO AGRADÃO SUAS FAMILIAS,NÃO EXISTE EXAME ELETRO NADA SÓ CONVERSA PRA SER MAIS CLARO SEROTONINA NÃO TEM NADA A VER COM ACONTECIMENTOS NA VIDA DA PESSOA DOSE A SUA NUM EXAME QUE A PSIQUIATRIA DISCORDA CLARO NELE HÁ PROVAS QUE O PSIQUIATRA MENTE MAIS QUE PINOCHIO PARA VER SE ESTA COM´SEROTONINA BAIXA SEROTONINA TOTAL BEM MELHOR QUE CONVERSA COM MENTIROSOS PSIQUIATRICOS SOU QUIMICO É ACHO QUE A PSIQUIATRIA É A MAIOR FARSA DO SECULO MAIS FARSA DO QUE DIZER QUE O HOMEM FOI PRA LUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:23 AM

      Acho que vc está precisando de tratamento psiquiátrico!

      Excluir
    2. Tratamento psiquiátrico, aulas de português e desligar o Caps Lock

      Excluir
    3. Cara vc não é e nunca será químico escrevendo igual a um asno! Com todo respeito ao asno!

      Excluir
    4. Anônimo, te amei de graça, casa comigo?

      Excluir
    5. Você já tomou o seu lítio? Não envergonhe a nossa categoria, dizendo-se químico... Ideias desconexas, escrita horrível e sem base bioquímica da serotonina.

      Excluir
    6. Essa sua postagem só reforça mais uma vez, o preconceito que existe em relação aos transtornos mentais, eles são verdadeiros e podem desequilibrar toda a nossa vida. Se a sua mãe fingi, sentir-se depressiva, é algo abominável, pq somente àqueles que sofrem desse mal, sabem verdadeiramente o que é sofrer com isso. Quanto ao medicamento, estou ingerindo há poucos dias, também estou assustada pelos efeitos colaterais que o mesmo apresenta, por causa da mina ansiedade já tive uma queda quase que irreparável no cabelo, desenvolvi acne "adulta" *segundo é o que os dermatologistas acreditam), mas eu tenho quase cereja que é o meu emocional, tenho muito medo de sentir esses efeitos colaterais, pq agora tenho conseguido controlar a acne e a queda, daqui há 15 dias vou fazer um exame periódico, se os efeitos me incomodarem muito, ou se a tirei o de estiver alterada, juntamente com o meu médico iremos pensar numá outra medicação. O importante é esclarecer duas coisas: todos os medicamentos têm efeito colateral, e asgundo:cada organismo reage de forma diferente, é um tratamento, aos poucos as doses deverão ser diminuídas, até a melhora completa dos transtornos. Façam atividade física, no meu caso faço reyke, cromoterapia e tomo florais de bah,no final do mês vou a uma médica ortomolecular, ou seja, tenho procurado ajuda de todas as formas, pq acredito que as vezes o nosso problema pode ser espirirual, físico e também químico. Tomemos cuidado ao falar dos profissionais da área da saúde, e não nos esqueçamos: assim como alguém pode quebrar um braço, a nossa mente também pode adoecer, sejamos mais esclarecidos e conscientes, a doença mental, também mata!

      Excluir
    7. Anônimo12:02 AM

      Você é químico? Preciso da sua ajuda

      Excluir
    8. Anônimo12:04 AM

      Ele precisa de psiquiatra e você precisa ser menos imbecilizado por conto de fadas.

      Excluir
    9. Mãe desonesta, preguiçosa, arrogante e pré-conceitosa. Esperar o que do filho que acha que sabe escrever?

      Excluir
  7. Anônimo8:33 AM

    Ai,tomando litio eu me sinto um cara

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:55 AM

    Disculpa não pode completar meu depoimento,pois uma força maior me mandou ficar deitado

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:09 AM

    Eu não me sinto, muito bem com o litio,pq sinto que me causa uma forte tendencia homessexual,semana passada me senti muito euforico,fui em uma festa e acabei me envolvendo com um rapaz,mais sou hetero,acho que so fiquei assim por causa do litio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5:09 PM

      Que absurdo, vai colocar culpa no Lítio da sua falta de vergonha na cara?

      Excluir
    2. Anônimo12:58 AM

      viadagem é culpa do lítio agora kkk

      Excluir
    3. Anônimo12:39 AM

      Que piada, tentou ser engraçado e deu certo, rachei de rir, kkkkkk

      Excluir
    4. Esse blog de piadas?? To rachando com tanta gente fingindo demência.

      Excluir
    5. kkkkkkk morri com essa kkkk

      Excluir
    6. Anônimo12:24 AM

      FINGINDO ??? NÃO É EM VC NÉ ??? COM ESSE DEBOCHE SEU , SAIBA QUE VC NÃO SABE O DIA DE AMANHÃ , AMANHÃ PODE SER VC A VITIMA DESSA DOENÇA . NÃO DESEJO JAMAIS ISSO PRA VC , MAS O QUE A GENTE PLANTA COM CERTEZA VAI COLHER . TOMA ESSES REMÉDIOS PRIMEIRO , PRINCIPALMENTE O LITIO E DEPOIS VC POSTA AQUI . NINGUEM ESCOLHE DOENÇA NÃO AMIGA . COM ESSA ATITUDE SUA , VC MOSTRA FALTA DE COMPAIXÃO . BOA NOITE E FELICIDADES .

      Excluir
    7. Anônimo12:41 AM

      por isso que tem tanto preconceito com pessoas com algum problema mental , pelas suas atitudes . os "amigos" somen , vc não pode falar que toma 14 remédios por dia incluindo o lítio e outro problema , que as pessoas mudam até o semblante com vc . muito triste . outro dia tirei um documento que eu não tinha á uns 4 anos , quando a pessoa viu meu nome , antes ela conversava normal , quando ela viu o meu histórico no pc , mudou o semblante na hora . não condeno ela e nem vc , mas é por causa de seus comentários desamorosos q tem muito preconceito com essas doenças . tomo remédio desde agosto de 1997 e não tenho vergonha não , se afastarem de mim como muitos fizeram , paciência vai em paz . mas deus , esse sim , vai até o final com vc . boa noite e felicidades .

      Excluir
    8. Sinto isso também! Sou uma mulher inteligente e dinâmica, dou palestras sobre cura pela alimentação, sou mãe de 4 filhos a mais velha tem 21 e já formou , os outros são crianças, sou esforçada e super mãe...
      Mas quando falo que sou bipolar as pessoas mudam! Preconceito!

      Excluir
    9. Anônimo11:08 AM

      (Isaías 33:24) . . .E nenhum residente dirá: “Estou doente.” O povo que mora na [terra] serão os a quem se perdoa seu erro.

      Excluir
    10. Anônimo11:11 AM

      (Jó 19:25) E eu mesmo bem sei que meu redentor está vivo, E que, vindo depois [de mim], levantar-se-á sobre [o] pó.

      Excluir
    11. Anônimo11:16 AM

      (Jó 33:24, 25) 24 Então ele o favorece e diz: ‘Isenta-o de descer à cova! Achei um resgate! 25 Torne-se a sua carne mais fresca do que na infância; Volte ele aos dias do seu vigor juvenil.’

      Excluir
    12. Anônimo11:22 AM

      (Jó 33:24, 25)  Então ele o favorece e diz: ‘Isenta-o de descer à cova! Achei um resgate! 25 Torne-se a sua carne mais fresca do que na infância; Volte ele aos dias do seu vigor juvenil.’

      Excluir
    13. Eu estava tomando Lítio a seis anos,aii então por conta própria parei de tomar o dito,sem mesmo avisar o meu médico,após 45 dias eu já senti uma diferença no meu gás,fiquei com maior resistência e a vida ia indo de vento em popa,até que após dois meses e meio eu tive um surto após uma discussão com minha esposa,resultado,uma porta da garagem quebrada,alguns amações na moto e minha mão provou que não sou de ferro após dar um soco na parede,heheh,hoje então retornei a tomar o Lítio,para que eu reencontre a paz que eu tinha nos últimos seis anos.Nesse sentido eu afirmo que o uso do Lítio é como encontrar a paz interior,amo muito!!

      Excluir
  10. Anônimo12:52 PM

    Comecei a tomar o litio,mais ainda naum estou sentindo nada de anormal só preocupada porq dizem que cai o cabelo,fui varrer a casa e caiu uma mecha de piaçava fiquei preocupada será q é um sinal q meu cabelo vai cair,estou desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu cabelo não caiu! Já tomo há 3 anos!

      Excluir
    2. Christiane quando você começou o tratamento sentiu algo de diferente ou não?

      Excluir
    3. Anônimo2:40 PM

      Esse lítio é veneno quase matou meu filho de 24 anos,ele tomou durante 8 anos e os efeitos começaram depois ,caiu o cabelo, as unhas estragaram, aumentou de peso ,deu um cansaço forte,voltou a fazer xixi na cama e nas calças sem controle,tremia as mãos, parecia um robô dopado,até a fala começou a enrolar,sentia dores horríveis nas juntas e saiu ferimentos na pele,troquei de médico que suspendeu imediatamente o lítio, graças a Deus já faz 3 meses que ele ta livre do lítio e todos os sintomas desapareceram, já ta nascendo os cabelos e as unhas estão melhorando, ta perdendo peso, a voz melhorou e o cansaço desapareceu,acreditem esse lítio Mata aos poucos.

      Excluir
    4. Tomo Litio há dois meses. No começo, foi excelente. É eficaz e o resultado é rapido para todo mundo. Depois, o cabelo caí, ocorrem tremores das mãos e fala enrolada.
      Depois de ver os depoimentos aqui, reforçou o que eu pensava.
      Outro fator que constatei é o humor robotizado, e não foi só comigo, uma conhecida começou o tratamento com este medicamento e ficou distante, aerea... Pedi ao medico para tirar. Ele achou melhor ñ. Mas vou diminuir e tentar retirar.

      Excluir
  11. Anônimo5:39 PM

    Gente,estou confusa cai em casa bati forte a cabeça no chão,fiquei desacordada,e quando voltei estava com a pupila dilatada,e com comportamento alterado fui internada fiquei por 11 dias com sonoterapia tomando um monte de remédios agora ja foi retirados alguns dos remedios,antepsicóticos,ante depressivos,ante convulsivo estava tomando 14 comprimidos por dia agora estou tomando quetros e litio.E eu pergunto sera que preciso mesmo tomar esses remedios pro resto da vida?!E a pancada na cabeça??To querendo joga tudo no lixo e paga pra ver!Pois os efeitos colaterais são piores do que o problema que o remedio diz que trata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu saí dá clínica com 5 tipos de remédios​, agora só tomo dois é acho muito!

      Excluir
    2. Voce tinha algum histórico anterior? Euforia extrema alternada com tristeza? Nao acredito que seu diagnóstico tenha se baseado na queda. Se assim fosse, provavelmente fariam tomografia.Remédios anticonvulsivos para um ataque neurológico...
      Converse com seu medico. Sua família.
      Abraço

      Excluir
  12. olá pessoal,gostaria de saber se depois que se para de tomar o carbolitium, o cabelo volta a crescer ou a calvice(careca) ficara pra sempre? agradeço se alguem responder, valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1:38 PM

      Volta a crescer sim. E não precisa parar de tomar o medicamento. Após algum tempo de uso, o meu cabelo voltou a crescer e está normal e lindo.

      Excluir
    2. Meu cabelo não caiu!

      Excluir
  13. Anônimo11:15 AM

    Meus queridos amigos, vcs me alertaram, gostei muito, eu estou sem lítio no sangue e o médico me receitou esse remédio, agora que eu estou vendo a desgraça que ele faz, eu não vou tomar essa droga, vamos ver o que vai acontecer comigo, se eu tiver de morrer por causa que não tomei esse lítio, morrerei muito feliz, por ter chegado a hora, só basta o da tiréoide que eu tomo todos os dias 100mg, que é o puran t4, meu cabelo já cai, agora sim vou ficar sem cabelo? nada disso, não vou tomar mesmo. brigada mesmo,..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como tratar hipotiroidismo sem hormônio t4 , suplementos Iodo+ magnésio+ selênio e mudar a alimentação! Procure no YouTube abraço

      Excluir
    2. Vá a outro mėdico. O litio tem uma resposta rapida? SIM.
      Mas ė toxico. Precisa de controle serico.
      Depende da nossa necessidade. Tomei em momento e foi excelente. Agora quero desmamar para retirar.

      Excluir
  14. Anônimo1:11 AM

    Eu dono o Lítio a mais de 7 anos e estar muito mau parecia um morto vivo com medo de todo, hoje tenho uma vida normal com filhos e mulher, antes de tomar eu não consegui nem ir a escola tinha medo não sei qual era e nem o pq depois de algum tempo tomando o lítio terminei os estudos trabalho e a minha vida estar normal primeiro agradeço a Deus depois a medica que mim passou o remédio certo e tinha domado outros que mim fizeram muito mau, sim eu tenho que sempre ver como estar o lítio no sangue e domo como a minha médica manda, sobre cabelo pelo tempo que eu tomo como muitos falam era para eu estar careca mas meu cabelo só em grosso um pouco e cai normalmente e a minha aparência todos falam que aparento ter menos idade então procurem bons médicos e cuidado com a dosagem que tudo de mais faz mau e que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1:13 AM

      sim é eu tomo

      Excluir
    2. Com o seu depoimento agora entendi pq meu cabelo engrossou, eu quiz parar com o lítio mas tive medo de ficar ruim... o lítio tmb dá espinha s em mim

      Excluir
    3. Espinha e cravo em mim!

      Excluir
    4. Anônimo1:47 PM

      Pessoal minha médica passou lítio mais gosto de tomar bebidas álcoolicas de vez em quando tem algum problama alguem que fez isso desse remédio já misturou.

      Excluir
    5. Anonimo voce é o primeiro que relata. Eu tambem sinto medo. Um medo inexplicavel de tudo.

      Excluir
  15. Anônimo3:43 PM

    sim eu também tomo. e peço a Deus que um dia esse sofrimento
    termine, abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:20 AM

      (Isaías 33:24) . . .E nenhum residente dirá: “Estou doente.” O povo que mora na [terra] serão os a quem se perdoa seu erro.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. elen andrade9:50 PM

    Eu tbem tomo,e só me deu diarreia

    ResponderExcluir
  18. Anônimo12:47 AM

    Comecei a tomar litio há menos de um ano, e foi considerável como minha vida mudou para melhor.Meu peso continuou o mesmo, a queda de cabelo normal, só no inicio que senti muito sono quando passei a tomar 900 mg por dia.
    Acho que devemos orar e buscar pedir a Deus, o profissional certo com a dosagem certa, pois tem muitos picaretas mesmo, assim como em todas as profissões. E quanto ao autor, acho que ele quis alertar as pessoas sobre o qe aconteceu com ele, e acho até nobre a atitude dele, no entanto, não se pode tirar conclusões precipitadas ou generalizar, sem ao menos iniciar o tratamento, pois o que é bom para uns, pode não ser para outros. Obrigada por expor este assunto e sua experiência com o medicamento, e quanto aos leitores, tirem suas próprias conclusões, busquem de Deus para encaminha-los a um bom profissional, pois vou fazer 30 anos em 2014 e sinceramente, este medicamento me ajudou muito em 2013, pois vou entrar nos 30 com Glória, se Deus quiser.Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:20 PM

      Meu filho vai começar a tomar lítio hoje, os primeiros comentários me assustaram, mas o seu é muito edificante.

      Excluir
  19. Anônimo3:49 PM

    minha irmã toma lítio e está toda torta não sabemos mais o que fazer, omédico disse que vai passar estou muito preocupada



    ResponderExcluir
  20. Anônimo8:22 PM

    Faz mais de seis anos que comecei a tomar Carbonato de Lítio e até agora não tive nenhum efeito colateral. Para mim só foi positivo. Me colocou de voltar ao meu normal e o médico me solicita exames de seis em seis meses. Até aqui, tudo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8:24 PM

      * Me levou de volta ao meu normal.

      Excluir
  21. Anônimo11:04 PM

    BOA NOITE !! PRECISA TOMAR AO MENOS 2 LITROS DE AGUA POR DIA , QUEM USA O LITIO . ABRAÇOS

    ISAIAS 33:24

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:03 AM

      Kkkkkkkk

      Excluir
    2. Verdade, é perigoso desidratar pois o nível de lítio sobe muito

      Excluir
  22. Anônimo2:02 PM

    (Isaías 33:24) . . .E nenhum residente dirá: “Estou doente.” O povo que mora na [terra] serão os a quem se perdoa seu erro. . .

    ResponderExcluir
  23. Anônimo11:15 AM

    naõ fiquei segura de torma esse medicamento, e depois cai o cabelo, naõ

    ResponderExcluir
  24. Anônimo3:47 PM

    as pessoas comem o sal de cozinha para fazer eletrolise no corpo prinsipalmente no celebro se o celebro nao estiver recebendo sodio direito por algum defeito havera trastorno ai entra o litio como ele serve para fabricar bateria ele faz a eletrolize no celebro e so acertar a dose em ecesso da muito efeito colateral se tiver se sentindo mal divida o comprimido no meio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:04 AM

      Porra...só falam merda...numa página séria...

      Excluir
    2. Anônimo8:07 PM

      disseste tudo. numa pagina que se relata saúde, no mínimo deveriam escrever sem erros e com pontuação para que possamos interpretar o texto. beijos.Que Deus ponha sua mão sobre a cabeça de cada enfermo.

      Excluir
  25. Anônimo4:04 PM

    as pessoas tem que tomar cuidado com o sal doce sodio chamados como conservantes de partileiras misturar com litio em ecesso da trastorno

    ResponderExcluir
  26. Anônimo7:21 PM

    Quem fala que a psiquiatria dá VENENO PARA PESSOAS FRACAS COM FAMILIAS COVARDES. é quem nunca teve uma crise bipolar, ou uma depressão tão forte que faz você parar de trabalhar, se isolar para chorar. Minha MÃE, se matou de depressão e acho agora que era bipolar. Eu tomo Litio e antidepressivo e é a única forma de manter em pé. Exercícios físicos e a medicação ajudam em muito, mas é a pessoa que também tem que se ajudar. Só medicação, sem força de vontade não vai resolver nada. Lítio pra mim nunca fez mal nenhum.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo8:48 PM

    Concordo plenamente com a pessoal que está criticando o Litio, eu tomava, bom fiquei 1 ano e 2 tomando parei por contra, estou ótima, não penso besteira e estou muito bem!!!

    ResponderExcluir
  28. Boa noite a todos..Desde que cheguei ao Arizona(USA) com o passar dos dias comecei a sentir uma dor de cabeça por mim a muito anos já conhecida,mais o estresse que tenho vivido aqui(casei com um americano)desencadeou uma dor de cabeça mais continua,por exemplo cheguei a ter por 2 meses aquela enxaqueca..O que naturalmente me levava a ter pouca paciencia seja la com o q for..Conclusao,meu marido me levou a médicos,fiz muitos exames..e por fim uma doutora me passou uma medicação chamada nortriptilina..e Gracas a Deus a dor passou..Mas,meu marido sempre dizendo que eu estrava ou tinha comportamento estranho..Gente,por mais que eu dizia que o meu comportamento era o de uma pessoa mais reservada,introspectiva por vezes..Mas,ele nao satisfeito,me levou a um psiquiatra extremamente renomado ..Ja tive depressao..eai eu pergunto,neste mundo caotico,quem nao teve depressao,um dia vai ter..e a doenca infelizmente do seculo..E nunca deixe que me medicassem..Procurava trabalhar..focar minha vida nos meus filhos..ia faxinar uma casa..rs E assim,fui levando a minha vida..Mas,agora este medico me diagnosticou como BIPOLAR..Ate pode ser..e como disse..como nao ser..não desencadear tais patologias..E..por fim o psiquiatra me passou lithium 900mg mais tegretol..Confesso,que não consigo sentir nada de mudancas,,Tenho alguns efeitos,mais so me dei conta lendo o post aqui..diarreia,um pouco de taquicardia..e uma confusão mental por vezes..estou também com os membros superiores com uma coisa estranha..tremores..ai..depois do q li..não quero isso pra mim..Ahh...e como disse outro colega acima..a minha aparência esta horrível..Chega. Ahh..a dor de cabeça voltou. Cansei.Obrigada pelo espaço..pela atenção..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1:55 AM

      Também tive muitos tremores. Sou atriz e não estava mais conseguindo manusear objetos em cena sem tremer muito. Morria de vergonha ao me servir de algum líquido na frente das pessoas porque eu derramava tudo. Mas depois de um mês passou... Realmente, o lítio acabou comigo. Agora que estou livre por decisão própria me sinto muito mais feliz. Claro que ainda tomo outras medicações e faço sessões de terapia semanais, mas qualquer coisa é melhor que o lítio. E agora que faz uns dois meses que parei de tomar estou sentindo essa dor de cabeça que tu comentou, faz um mês que não paro de ter dor de cabeça e médico nenhum sabe me dizer porquê. Será que a dor está relacionada ao uso do lítio?

      Excluir
    2. Eu comecei a tirar e tive esta dor. Mas passa. Tambem tenho vergonha dos tremores.

      Excluir
  29. Anônimo4:48 PM

    Também tomo lítio há 5 meses e o pior de todos os sintomas foi o ganho de peso. Eu já engordei 7 quilos. É mais de um quilo por mês. Comentei isso com o meu psiquiatra, mas ele disse que não tem relação nenhuma com o lítio. Acho estranho porque em todos os sites se lê que o lítio pode desencadear aumento de peso. Além do mais, sinto-me exausta! Sem vontade de nada! Estou começando a achar que não sou bipolar e que o diagnóstico saiu errado. Talvez eu não devesse estar tomando lítio... mas quem tira isso da cabeça do meu psiquiatra! Também tenho nauseas, dores de cabeça, amenorréia! O que mais me incomoda é o sobrepeso que tem atrapalhado até o meu jeito de caminhar. To seriamente pensando em jogar tudo na privada. E ainda um psiquiatra que acha que o lítio e o aumento de peso não tem nada a ver. Onde é que ele tirou o diploma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.Realmente ganhei peso tomando Litio.Em 40 dias do remedio...5 quilos ganhos.Parei de toma-lo.Ficar cada vez mais gorda com certeza vai me levar a uma baixa auto estima enorme.

      Excluir
    2. Te entendo. Tomo lítio há 4 anos e engordei 20kg em menos de 1 ano. Desenvolvi hipotireoidismo. Vivo sonolenta e desanimada. Meus cabelos enraleceram. Cansei disso Tudo! Vou parar aos poucos com o medicamento.

      Excluir
    3. Anônimo1:59 AM

      Eu tomo há dois anos 900mg. Virei um zumbi e engordei 30kg. Eu era magrinha e bailarina, hoje não me reconheço mais. Mas minha médica disse que pode dar aumento de peso sim. Ainda mais que eu associava o lítio a 200mg de quetiapina por dia. Hoje tirei o lítio por conta faz dois meses, e baixei a quetiapina para 50mg. Estou me sentindo bem melhor. Queria saber se vocês tem ideia de quanto tempo precisamos para o lítio não interferir mais no aumento de peso depois que se para de tomá-lo.

      Excluir
    4. E vc parou com o litio e sua tiróide voltou ao normal, pq nunca tive problemas de tireoide e agora subiu muito 136,11, já faz dois anos mais ou menos que tomo , agora parei, e vou falar com a médica.

      Excluir
  30. Anônimo11:48 AM

    Olá, tomo lítio faz quase 1 ano, e a única reação adversa que tive são os tremores. Tomo 1350mg por dia para o tratamento de Transtorno Bipolar. A aceitação do diagnóstico não é fácil, mas quando isso se faz presente a vida segue de forma tranquila. Afirmo que o Lítio no meu caso me ajudou e ajuda muito. A queda de cabelo ocorreu no primeiros meses, depois sumiu. Faço controle com exames de sangues para controlar a quantidade que tenho na corrente sanguínea. Creio que com um diagnóstico correto e assistida por bons profissionais o Lítio será utilizado somente quando necessário, e nestes casos será benéfico.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo4:52 PM

    Tomo carbolitium ha alguns meses e o único desconforto que sinto é devido à tremedeira.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo8:19 PM

    Gente acordem! A indústria do lítio gera bilhões todo ano e os vendedores deles (e que recebem comissões) são os médicos que os receitam, e por isso sempre dizem que não faz mal. Também aconteceu comigo e ele me disse que lítio não faz mal a ninguém. Médicos porcos e gananciosos.
    Filmem, divulguem, denunciem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:28 PM

      BOA NOITE !! VC NÃO PODE FALAR ISSO NÃO . VC FOI IRRESPONSÁVEL . SE PENSOU SE ALGUÉM QUE TOMA O LITIO QUE É O MELHOR PARA O TRANSTORNO BIPOLAR PARAR DE TOMAR POR CAUSA SÓ DO SEU COMENTÁRIO ?? A PESSOA VAI PRO SURTO POR SUA CAUSA . SÓ QUIS TE AJUDAR . BOA NOITE .

      Excluir
  33. Anônimo8:24 PM

    Eu tomo lítio cinco anos estou sentido muito deprimida choro atoa hoje to mal medico não quer tirar lítio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:31 AM

      (Isaías 33:24) . . .E nenhum residente dirá: “Estou doente.” O povo que mora na [terra] serão os a quem se perdoa seu erro.

      Excluir
  34. Anônimo4:41 AM

    Eu perdi todo o meu cabelo mais depois que parei meu cabelo cresceu novamente. Imagine uma mulher careca, gente, eu me olhava no espelho e chorava muito porque ninguém descobria a causa. Depois que li alguns posts sobre o lítio resolvi parar por conta própria e descobri a causa.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo9:23 PM

    Nada de queda de cabelo. Porem muito sono e um certo enjoo. Estou na minha primeira caixa ainda, será que esses efeitos colaterais irão persistir?

    ResponderExcluir
  36. Olá, querido. Faço uso do lítio há um ano e cinco meses. Estou ótima, aliás, como nunca pensei que pudesse estar. Acho que você pode teve esses efeitos por outras razões, visto que boa parte do que você descreveu sequer está na bula. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo2:52 PM

    Faço uso de 900mg de Carbolitium há 15 anos. Desde antes de administrar o Carbolitium. Meu psiquiatra pediu exames bioquímicos (T3,T4,TSH, lítio sérico, Potássio,. Sódio, Creatinina, LDL, HDL... outros). Realizo esses exames, monitoramento, de 6 em 6 meses. Faço exercícios com regularidade (preciso aumentar a frequência). Tenho sempre uma garrafinha de água como companhia. Há 5 anos meu psiquiatra associou 5gitas de Rivotril junto com Carbolitium. Meu sono melhorouPacientes submetidos a tratamento com lítio crônica sofreram alterações morfológicas (mudanças na aparência externa ) com muito. Antes do tratamento Tinha dificuldades de concentração devido a ansiedade e insônia. Tinha episódios de estupidez e agia de modo agressivo e frequentemente era ridículo nas palavras. Há 5 meses iniciei um tratamento psicológico cognitivo comportamental. Foi a verdade que eu precisava ouvir e que ainda estou enfrentando. Já consegui diminuir e estou me sentindo muito, mas muito melhor : consumo de bebida alcoólica!!!!! Jamais associe álcool e Carbolitium e Rivotril. Foi o melhor tratamento que já experimentei!. Eu sono, disposição, alegria, ansiedade, calma... Minha qualidade de vida melhorou! Demorei 15 anos ouvindo meu psiquiatra dizendo que poderia consumir álcool com moderação (o que é bem difícil). Eliminei o álcool e me sinto muito mais feliz! E eu faço tudo pela minha felicidade.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo11:36 PM

    Li esse blog e achei muito interessante, pois também sou uma ''vítima'' do lítio, no começo quando tive transtorno bipolar, aquele estado de euforia, de achar que podemos fazer tudo, sem regras, sem lei.... fugir da realidade

    Mas, isso apenas nas primeiras semanas, depois foi surgindo diversos problemas e colaterais... nunca tinha tido algum caso ou se quer me sentido mal com a vida, aparência etc... entrei numa forte depressão, cabelo ficou extremamente ressecado, estou cheio de acnes em estado grave, costas, perna, testa, braços.... sem vontade de viver, nem academia que era oq eu mais gostava de fazer eu frequento mais, tremor nas maos, desanimo total

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meu cabelo também ressecou e tive muitos cravos e espinhas

      Excluir
  39. Anônimo12:40 AM

    Um mecanismo de defesa é criticar e negar aquilo de que não se tem conhecimento.
    Alguém aqui já estudou medicina? Vias de sinalização? Ativadores e inibidores de receptor? Agonists e antagonistas?
    Não crito quem é julguem sem o menos conhecimento.
    Ah, e mais respeito com aqueles que apresentam transtornos mentais, qualquer que seja (obs: muitos deles são de base genética).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:44 AM

      *Agonistas
      *Não critiqueme e julguem

      Excluir
    2. Anônimo10:08 AM

      Sim, já vi. estudo Enfermagem, e tive uma carga maior de Farmacologia do que se tem no curso de Medicina. Abraços.

      Excluir
  40. Anônimo7:48 PM

    Tomo lítio há uns 3 anos tenho diarreia e não perdi cabelo mas o que me incomoda de verdade são os tremores acho forte demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:00 PM

      BOA NOITE . PRECISA BEBER PELO MENOS 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA QUEM FAZ USO DO LITIO , VAI AJUDAR MUITO !!

      Excluir
  41. Faço uso do lítio e até agora só me feito bem. Hj tenho uma vida normal e consciente dos transtornos que antes tinha e que causava muitos sofrimentos e prejuízos. Louvo a Deus pelos senhores da ciência.

    ResponderExcluir
  42. Faço uso do lítio e até agora só me feito bem. Hj tenho uma vida normal e consciente dos transtornos que antes tinha e que causava muitos sofrimentos e prejuízos. Louvo a Deus pelos senhores da ciência.

    ResponderExcluir
  43. Tudo bom pessoal! Estou também fazendo tratamento com psiquiatra. No ano de 1999 tive uma séria depressão depois que perdi minha mãe em um acidente de automóvel; sofria de enxaquecas e muita alteração no humor. Na época fiz um tratamento com paroxetina e Alprazolam, somente. Com este tratamento fui aposentado e pensei que estava curado , parei o tratamento e nunca mas fui ao médico, mas tinha muita manias, alteração de humor e não me adaptava em meios sociais. Em abril de 2015 surtei , fiquei com mania de perseguição, desconfiança da minha mulher, comecei a fumar e a beber, mania de motel etc...Minha mulher se separou de mim foi embora com meus filho. Foi um caos. Ficamos 50 dias separados e voltamos , procurei um psiquiatra e agora tomo Alprazolam, sertralina e o lítio. Não sinto efeito colateral de nenhuma medicação, Fiz o exame da dosagem de lítio, está ótima 0,7, porem a taxa de sódio diminuiu e os leucócitos aumentaram. O médico ajustou a dose do lítio , soro reidratante diariamente para aumentar o sódio . Lógico estou de olho na dosagem do lítio, pois faço teste a cada 6 meses, também tenho medo da toxidade e das sequelas que ele pode desencadear . Em suma estou muito satisfeito com o esquema do tratamento que estou fazendo. O meu humor estabilizou, deixei de ser bruto com minha mulher, filhos e amigos, estou mais social, penso mas antes de falar, minha esposa disse que aconteceu um milagre neste 24 anos de casado. Deixo aqui meu testemunho e sugiro, se voce estiver precisando de tratamento faça, todo mundo de fora de seu convívio percebe que sua vida esta errada, somente a gente mesmo não se da conta, hoje tenho vergonha de tantas garfe e projetos que foram mau sucedidos. Hoje também não bebo absolutamente nada de álcool, cigarro e nem outra droga . Estou muito bem com minha familia, amigos e comigo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Professor Manoel, obrigado pelo seu testemunho. Meu psiquiatra prescreveu exatamente a mesma medicação que o senhor toma. Espero que dê certo pra mim também. Felicidades pro senhor e sua família. Estou lendo hoje (09/02/2018).

      Excluir
  44. Anônimo11:33 PM

    Cara, fale por VOCÊ e não assuste os outros que têm no Lítio a esperança de sair do inferno que é viver na bipolaridade. Todo remédio tem efeito, bom ou ruim, vai da pessoa. Mas Lítio me estabilizou muito bem. Demorou algum tempo, e tomo outros reguladores, mas sou feliz por ter uma vida estável, sem crise de euforia, depressão. Fale por vc, cara. Esse teu post deveria ser apagado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua leviandade me espanta.
      Seu comentário é totalmente incoerente, parece que você é um desses profissionais de saúde sem caráter. Eu fiz o meu relato, mostrei a cara. Você não passa de um covarde anônimo que gosta de censurar os outros. É lógico que muitos psiquiatras querem mesmo calar a boca de qualquer um que reclame de suas drogas, alguns psiquiatras odeiam democracia.
      Eu perdi vários amigos por causa de drogas psicotrópicas. Não seja moleque. Muita gente também fica MUITO BEM fumando maconha e ingerindo cocaína, mas isso não faz dessas drogas uma coisa boa. Existem tratamentos alternativos, e NADA justifica continuar entupindo pessoas de drogas tão graves.

      Excluir
    2. Gente, o lítio tem efeitos colaterais sim como todo remédio, mas ajuda muitas pessoas,eu fui uma delas, uma mãe que deixou 3 crianças " abandonadas" é um marido perdido , fazia dívidas, até surtar e ser internada! O lítio tem me dado estabilidade para ser mãe, dona de casa... Efeitos sim mas nada pior do que a doença descontrolada !

      Excluir
    3. Disse tudo Christiane! Nada é pior do que a doença descontrolada!

      Excluir
    4. Anônimo7:05 PM

      Esse litio é uma desgraça mesmo.

      Excluir
  45. Olá pessoal, boa noite!

    Li alguns comentários, bom e acredito que cada um tem um percepção dos fatos, eu tomava lítio, lamotrigina e quetiapina há 2 anos e meio, já interrompi o tratamento algumas vezes, e agora resolvi para de vez por entender que não necessito mais tomar esses medicamentos, na verdade eu duvidei do meu diagnóstico de Transtorno bipolar e levei isso ao meu médico que disse que não... enfim.. outro médico no passado me disse que meu caso não era de psiquiatria... enfim... e recentemente encontrei esse medico americano alertando sobre o risco dessas medicações psiquiátricas que até médicos desconhecem, e que se conhecessem não receitariam a seus pacientes.

    Nota - O vídeo é em Inglês com legendas em espanhol, é um médico psiquiatra americano, depois tem outro vídeo abaixo de um ex-funcionária da industria farmacêutica americana, que trabalhou por mais de 15 anos, falando sobre esse medicamentos. Novamente o video é em inglês com legendas em espanhol. Não encontrei em português... vale a pena encontra uma maneira de entender os 2 videos para que não entende o inglês, ou não lê o espanhol. Espero te ajudado!

    Boa sorte a todos!

    https://www.youtube.com/watch?v=BCX4YtQ4lbg&list=FL_Mh_zYcrZiswTyt8GXtp4g

    https://www.youtube.com/watch?v=XCVHDBatfmc&list=FL_Mh_zYcrZiswTyt8GXtp4g&index=2

    ResponderExcluir
  46. Anônimo9:26 PM

    sou novata com o remédio,e estava aqui estudando pois senti alguns desconfortos,mas por ser começado o tratamento a uns 2 meses na média,não posso argumentar,apenas estou comparando e vendo se realmente é vindo do remédio..agradeço.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo4:48 PM

    Faz um bom tempo que tomo lítio 2 vezes por dia E NUNCA ME ACONTECEU NADA DO QUE FOI RELATADO.

    Primeiramente, se você está lendo este post pondere bem o que o autor escreveu. O organismo dele assim como os de pessoas que ele relatou ser parentes dele pode não ser adequado para a medicação. A única e lógica medida cabível para solucionar os problemas dele era voltar ao psiquiatra e pedir uma assistência alternativa.
    Não procure por respostas na internet vá ao médico. Está tomando lítio e está se sentindo mal? Vá ao médico!

    Se você está precisando de ajuda médica, tenha amor próprio, e pelo bem de todos que te amam, vá ao médico.

    ResponderExcluir
  48. Quero saber se vocês tinham hipersexualidade antes de tomar o lítio, e viram diferença???

    Uso lítio 600 e to melhor, só tenho t
    Tremura e sono

    O mais me impressionou foi pessoas criticarem a agressividade de outro, sendo agressivo, que contradição. A falta de respeito com o próximo gratuitamente. "Vença o mal com o bem" aí você fará diferença de quem você crítica.

    .

    ResponderExcluir
  49. Quero saber se vocês tinham hipersexualidade antes de tomar o lítio, e viram diferença???

    Uso lítio 600 e to melhor, só tenho t
    Tremura e sono

    O mais me impressionou foi pessoas criticarem a agressividade de outro, sendo agressivo, que contradição. A falta de respeito com o próximo gratuitamente. "Vença o mal com o bem" aí você fará diferença de quem você crítica.

    .

    ResponderExcluir
  50. Sua publicação é irresponsável. Você faz uso de um caso único, pessoal, no qual o Carbolitium foi certamente mal prescrito, para condenar um medicamento que é bastante eficaz para milhões de pessoas. O Carbolitium é uma dos medicamentos mais eficazes para o tratamento do Transtorno de Humor Afetivo Bipolar. Eficácia não comprovada? De onde você tirou isso? Há centenas de estudos comprovando a mesma. Entendo que você passou pelas mãos de um mau profissional, mas pense antes de condenar uma droga que vem salvando, e pode salvar a vida de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  51. Tomo Carbolitium a 2 meses.Esse causa problema de tireoide.E eu que já tenho problema de hipotiroidismo e me u médico passou Litio....Já engordei 3 quilos.

    ResponderExcluir
  52. Eu tomo litio ha dez anos ,só tenho crise quando nao consigo comprar o medicamento,tomo junto com cronazepam,e me faz bem ,mas minha personalidade so me fez mudar quando começei a ir na casa de DEUS ADVENTISTA DO SETIMO DIA
    AGORA ESTOU ENCONTRANDO O SENTIDO DA VIDA REMEDIO NAO MUDA NINGUEM QUEM MUDA É JESUS O CRISTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém minha irmã, quem tem Deus tem tudo

      Excluir
    2. medicação é necessária, mas com ajuda Espiritual tudo corre melhor. Há doenças para as quais o homem não tem a solução exata.com ajudinha de Deus.e muita percistencia se consegue levar âgua ao moinho. beijos para todos e boas melhoras.

      Excluir
  53. Anônimo5:56 PM

    Sinto muito por tudo isso que aconteceu com você.
    para mim foi uma benção, já tomo Litio ha 20 anos e graças
    a Deus, me sinto ótima, sem efeitos colaterais e o mais
    importante tenho uma vida normal. Mas o próprio psiquiatra me disse: Agradeça a Deus que o Litio fez bem para você. É o que eu faço até hoje, agradeço a Deus, e sigo tomando o meu litio feliz da vida. Desejo que você encontre um tratamento que faça bem para a sua saúde mental, que alias é muito pouco falada e tratada hoje em dia. Eu tive câncer de intestino e graças a Deus fui tratada a tempo, e Deus que é o médico dos médicos cuidou de mim, mas a bipolaridade pra mim é pior do que o câncer, porque você não tem controle sobre a sua mente e passa a depender das decisões dos outros, enquanto não se acha o tratamento certo. Ja o câncer não você sabe perfeitamente o que esta acontecendo e ninguém impõe nada a você porque você tem a mente sã para tomar decisões cabíveis. Abraço e que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  54. Obrigada por compartilhar o que lhe ocorreu. Espero que esteja melhor agora.
    Fui em uma psiquiatra que me receitou bupropiona, lítio, patz e Rivotril caso eu tivesse crise. Mas crise de quê? Até então fui diagnosticada com pânico, depressão e transtorno bipolar, isso em uma consulta de menos de uma hora, enfim...
    Estava tomando a bupropiona com o lítio pela manhã após o café... No terceiro dia tive uma crise de choro incontrolável, no quarto dia também, tive pensamentos suicidas de tao mal que estava, sentindo a cabeça ferver. Fiquei acordada a noite toda, tentava dormir mas meus olhos ficavam trêmulos, sentia meu coração bater forte e meu corpo parecia adormecer. Nessa noite e dia após quase não comi, minha cabeça não parava de pensar besteiras, coisa que nunca tinha acontecido. Passei o dia aérea sem conseguir fazer nada e tão pouco dormir. Meu corpo tremia por dentro, uma sensação que não desejo pra ninguém. Parei de tomar os dois remédios. Acredito que esse lítio faça efeito pra quem realmente precisa, mas como você falou, em quem não precisa pode causar efeitos graves, como os que estou tendo. Espero que isso saia logo do meu corpo pra que minha mente volte a ter paz.

    ResponderExcluir
  55. Anônimo1:48 PM

    Nao subestimem o conhecimento de um médico, nao sao deuses ou semideuses, mad tem conhecimento p prescrever um remedio.

    ResponderExcluir
  56. Meu Deus, quanta asneira podemos ler na internet. Uma pessoa relata o "seu uso" com o medicamento e isso gera um burburinho tão imenso. Ele é apedrejado, de repente a psiquiatria não existe mais, químicos com noções de serotonina (???) vem dar palpites vagos sobre depressões inexistentes de parentes. É uma loucura essa arma que deram pra gente! Mais amor galera!

    ResponderExcluir
  57. Acho que cada caso e um eu tomo litio e so tive um colateral que e a mudança de apetite um hora pra mais outra pra menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:26 AM

      (Isaías 33:24) . . .E nenhum residente dirá: “Estou doente.” O povo que mora na [terra] serão os a quem se perdoa seu erro.

      Excluir
  58. http://awarenessact.com/nasa-confesses-to-dosing-americans-with-air-borne-lithium-and-other-chemicals/?=ewao

    ResponderExcluir
  59. Anônimo6:47 PM

    Tem gente que não vai gostar;Mas a cura é sexo,muito sexo.Pratiquem com todo ardor e depois me contem.

    ResponderExcluir
  60. Anônimo12:08 AM

    (Romanos 8:18-21) . . .Conseqüentemente, eu considero os sofrimentos da época atual como não importando em nada, em comparação com a glória que há de ser revelada em nós. 19 Pois a expectativa ansiosa da criação está esperando a revelação dos filhos de Deus. 20 Porque a criação estava sujeita à futilidade, não de sua própria vontade, mas por intermédio daquele que a sujeitou, à base da esperança 21 de que a própria criação também será liberta da escravização à corrupção e terá a liberdade gloriosa dos filhos de Deus. . .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:51 PM

      kkkkkkkkkk vc é comediante ,kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  61. Anônimo1:37 AM

    Gostaria de agradecer por esse relato. Tomei o lítio por dois anos, 900mg por dia, aliado a outros cinco medicamentos. Os outros cinco medicamentos tinham alguns efeitos colaterais, mas nada tão sério. O lítio me tornou um zumbi, me fez engordar 30 quilos, perder cabelo, ter uma retenção de líquido absurda. Comecei a estar sempre cansada, sem força pra nada e a não conseguir mais me concentrar. Sempre fui muito ativa, cheia de sonhos, projetos, lia muito, escrevia muito, fazia mil atividades ao mesmo tempo, mantinha um peso normal com muito exercício físico. O lítio tirou minha vontade de viver. Sou atriz e escritora, e o lítio sugou minha capacidade de expressão e criatividade. Além de eu me sentir um zumbi mesmo, sem nem mais libido, e me achando o ser mais horroroso do mundo. Um dia decidi parar. Sei que é errado, mas parei do nada. Minha psicóloga concordou comigo, passei a fazer duas sessões de terapia por semana e meus pais e meu namorado também ficaram alertas pra me ajudar. Duas semanas depois eu voltei aos poucos à vida. Voltei a ter sonhos, a querer melhorar minha aparência, meu peso, minha saúde. A querer me amar e ficar mais forte para que em algum tempo eu não precise mais de remédio algum. Mas realmente, quando alguém me fala que começou a tomar lítio, eu aviso a pessoa de que para mim o lítio foi um grande veneno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:05 PM

      BOA NOITE . PRECISA BEBER PELO MENOS 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA QUEM FAZ USO DO LITIO , VAI AJUDAR MUITO !!

      Excluir
    2. Anônimo9:50 PM

      Isso é historia então vc tem outro tipo de doença psiquiatrica teria que tomar outro medicamento o Litio quando é receitado corretamente é ótimo.

      Excluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo12:38 PM

    Oi, sintomas: muito acelerado, irritabilidade fora do normal e pensamento acelerado sobre sexo, mesmo amando minha esposa e crendo em obedecer a Deus quase graças a Deus só quase traí minha esposa... resultado: de 4 ml de rispiridona meu médico receitou 900mg de Lítio e só 2 mg de rispiridona Resultado: mais calmo, menos desejo sexual= fidelidade com minha esposa e vida tranquila com Deus ( pois tenho fé e acredito em Deus), e nenhuma efeito colateral negativo, sou um bom marido e pai de um menino lindo de 7 anos jogo bola com ele, sou um bom funcionário onde trabalho, sou um ótimo membro na igreja que congrego. então posso dizer que ao contrário de muitos que falam mau do carbonato de lítio ele só me faz bem!!!
    por isso eu peço por favor vcs que enfrentam efeitos colaterais deste dito remédio não levem à ponta de faca. ele varia de pessoa para pessoa.
    eu conheço a bíblia e não entendi pra que tanto: palavras bíblicas do Anonimo.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:47 PM

      Comigo tbm foi assim, concordo com vc em tudo .

      Excluir
  64. Anônimo12:44 PM

    Outra coisa importante creia em Deus e que Jesus Cristo não morreu em vão naquela cruz por nós. procura uma igreja evangélica mais próxima de sua casa e conhecerás a verdade João 8:32 e verdade vos libertarás. E serás feliz! João 3:16.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:46 PM

      kkkk VAI NESSA FICA SEM TOMAR REMEDIO PSIQUIATRICO QUE VC VAI VER AONDE VC VAI PARAR . KKKK IGNORANCIA É FEIO.

      Excluir
  65. Anônimo12:54 AM

    Usava o lítio para tratamento de depressão ansiosa, em conjunto com a fluoxetina. Bom para mim me ajudou muito, pois passei bem os últimos 8 meses. Gradualmente meu psiquiatra diminuiu a dose, era 600mg a noite, ai passou um mês e eram 300mg à noite, e agora esse mês enfim pude parar. Fiquei só com a fluoxetina 20mg por mais 2 meses, depois encerra meu tratamento. Estava passando por uma fase difícil,pensamentos suicidas, planos sobre isso, muita tristeza, não comia,passava o dia todo na cama, larguei o emprego por preconceito das pessoas q trabalhavam comigo, enfim.
    Hoje estou totalmente recuperada, feliz, tive apoio da minha familia e do meu namorado, passei uns meses em seguro desemprego, agr to em busca de recomeçar, voltar a trabalhar, ajudar meus pais, com muita paz e amor no coração!
    Pra mim o lítio causou um pouco de queda de cabelos, mas nem me fez falta pq tenho bastante kķkk, ah e nos dias q eu não tomava muita água, tive uma diarreia, mas nada que um imosec não desse um jeitinho! Kkk
    O lítio foi uma luz na minha vida, ele auxilia o antidepressivo a agir mais rapido e com mais estabilidade, e a fase ruim passou, enfim, cada caso é um caso, pra mim deu certo.
    A maioria dos remédios tem efeitos colaterais, cabe a seu psiquiatra e você decidirem até que ponto o benefício é maior que os efeitos indesejados.
    Boa sorte a todos!
    Bjs.
    Maria

    ResponderExcluir
  66. Anônimo9:44 PM

    Mentira uma fake news, tomo litio a 12 anos e vivo uma vida normal meus exames tudo ,ok? parem de mentir para os desavisados.

    ResponderExcluir
  67. Anônimo11:28 PM

    Tomei o lítio 8 anos, me sentia muito mal e cada vez era aumentado a dosagem. Fiquei quase careca, parei com 35 anos e meus cabelos que nasceram foram todos branco e engordei 25 kilos.Que bom que para algumas pessoas deram certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:01 PM

      Meu médico uma vez me disse... Se remédio engordasse enviava para o sertão Nordeste...

      Excluir
  68. Anônimo9:48 PM

    para mim está dando certo muito bom aumentou libido.

    ResponderExcluir
  69. Bom edtoe tomando litio faz um mês,por incrível que pareça, meu cabelo está crescendo,e estou me sentindo muito bem graças a Deus estou conseguindo retomar a minha vida,e espero que todas as pessoas que sofrem com depressão possam ter ajuda

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Sempre fui depressivo, isolado, anti social, desde os 12 anos, hoje tenho 34,tomo quetiapina100 e lamotrigina 300,mas não estou enfio um efeito desejado, 2 psiquiatras me mandaram tomar litio, aí vem os problemas: essa porcaria de lítio me deixa super eufórico, me dá insônia, minha cabeça fica queimando.. Não quero tomar esse lítio e ficar ancioso eufórico, mas até agora não encontrei nenhuma medicação que seja boa pra mim... 🙁 Carbazrpina me deu vontade de me matar.. 🙁

    ResponderExcluir
  72. Sabe eu tinha medo de tomar lítio, tinha lido coisas horríveis dele e por isso tentei vários outros medicamentos, mas só perdi tempo e dinheir.
    Quando finalmente comecei a usar tive um avanço enorme no meu tratamento, e o único efeto colateral q encomoda é a acne, mas uso pomadas pra controlar.
    O lítio praticamente me salvou da loucura q eu vivia.

    ResponderExcluir
  73. Esse medicamento já salvou tantas pessoas do suicídio que qualquer efeito colateral é pouco pra quem teve a vida salva pelo lítio

    ResponderExcluir
  74. Eu me sinto muito angustiada, com uma tristeza e apatia profundas. Tudo perde o sentido e o valor pra mim. Passo boa parte do dia deitada querendo esquecer que existo. É difícil realizar as tarefas do dia, interagir com as pessoas. Às vezes sinto que estou morrendo que meu corpo e mente estão falhando e daqui a pouco vou morrer. É muito ruím e minha psiquiatra diz que é assim mesmo. E tudo isso piorou depois de 1 dia que esqueci de tomar o medicamento. Tenho 42 anos, 52 Kg e tomo Dose de 300mg. Não sou bipolar, apenas estava um tanto depressiva, com certa oscilação de humor.

    ResponderExcluir
  75. Anônimo3:59 PM

    Tomo lítio há 5 meses. Verifiquei aumento de apetite com o consequente aumento de peso e acne nas costas.

    ResponderExcluir
  76. Anônimo10:46 PM

    Tenho Depressão há 6 anos e, em substituição de alguns remédios, comecei a tomar Lítio há 10 meses. Realmente fiquei muito bem psicologicamente. Evolui bastante no tratamento MAS…meus cabelos estão ralos de tanto cair, desenvolvi hipotireoidismo, meu hemograma está totalmente desregulado com taxas mais altas ou mais baixas que o normal, anemia, letargia e insônia. Uma pena um remédio tão bom estar me causando tantos estragos. Claro que cada organismo reage diferente, por isso não podemos subestimar este remédio tão bom pra nossa psique. Infelizmente o tratamento psiquiátrico é na base de tentativa e erro. O tratamento se adequa conforme os sintomas bons e ruins, variando de pessoa pra pessoa.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you