27.9.11

Como Tirar Passe Livre Interestadual

Os brasileiros com deficiências têm direito a tirar um passe livre interestadual que lhes possibilitará viajar gratuitamente por todo o país.

Este é um direito garantido as pessoas CARENTES portadoras de deficiências, seja deficiência física, visual, mental, ou renal crônica.

E os pacientes psiquiátricos também têm direito, como explicarei mais abaixo.

Para solicitar o passe é preciso comprovar que a família tem uma renda de, no máximo, um salário mínimo por pessoa. Enfim, um salário mínimo per capita, um salário mínimo por cabeça.

Ou seja, se você recebe dois salários mínimos, mas tem outra pessoa na sua casa que não tem renda, você tem direito ao passe por ser comprovadamente carente.

Outro exemplo: se você recebe quatro salários mínimos, mas tem três filhos pequenos que naturalmente não trabalham, você tem direito, pois a soma das pessoas da casa dá quatro.

Outro exemplo: se você e seu esposo ou esposa recebem cinco salários mínimos, mas têm três filhos pequenos que naturalmente não trabalham, você tem direito, pois a soma das pessoas da casa dá cinco. E assim por diante.

Documentos necessários para tirar o passe livre interestadual



Você deverá baixar o Atestado da Equipe Multiprofissional, uma papelada que deverá ser preenchida por profissionais, comprovando a deficiência.

No caso das pessoas que fazem tratamento psiquiátrico, o psiquiatra e um outro profissional de saúde mental deverão preencher o Atestado da Equipe Multiprofissional.

Você pode baixar o Atestado da Equipe Multiprofissional indo ao site http://www.transportes.gov.br/index/conteudo/id/36037

Depois você deverá preencher o Requerimento - Formulário Modelo.

Você pode baixar o Requerimento - Formulário Modelo indo ao site http://www.transportes.gov.br/index/conteudo/id/36043

Para ver mais informações sobre o passe, vá para a página do ministério dos transportes clicando aqui no link.

Os pacientes psiquiátricos de todo o Brasil têm direito ao passe livre interestadual.

As pessoas que fazem tratamento psiquiátrico contínuo podem solicitar o passe, inclusive, vários pacientes psiquiátricos já o possuem.

Várias pessoas com transtorno mental possuem o passe. Pois os psiquiatras e profissionais de saúde mental entendem que a pessoa, apesar de não ser deficiente mental, é considerada crônica, enfrenta várias dificuldades, e necessita muito de LAZER, que é essencial para sua recuperação.

Link para o Manual do Beneficiário, para que você possa se informar mais sobre o passe interestadual: http://www.transportes.gov.br/index/conteudo/id/36024

Link para o Requerimento - Formulário Modelo: http://www.transportes.gov.br/index/conteudo/id/36043

Link para o Atestado da Equipe Multiprofissional: http://www.transportes.gov.br/index/conteudo/id/36037

22 comentários:

  1. Anônimo3:41 PM

    aqui na cidade de governador valadares ainda nao ouvi falar de um local para fazer a carteirinha de passe livre iterestadual isiste alguma aqui?a caad que se diz um centro de apoio ao deficiente so faz colocar obstaculo sobre obstaculo nos nossos direitos pois ate nosso passe livre minicipal e limitado,e a lei diz claramente que temos o direito ao passe livre e nao passe livre limitado.se eu estiver equivocada sobre meus direitos por favor me ajude a entender o que "passe livre"

    ResponderExcluir
  2. Eu trato a 14 anos e nao tenho passe livre, tenho esquizofrenia refrataria, fui ate atendimento so SUS pedir pra medico preencher o cadastro pra assistente social,nao quis me atender,como eu faço se atendimento medico do sus nao me atendeu...sistema unica de saude deveria ter outro nome,temos no Brasil uma pessima qualidade de saude mental,somos tratado igual a bichos em clinica psiquiatra...fiquei internado por 14 vezes na minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Belo Horizonte não dão nem a carteira do passe livre municipal, os psiquiatras do SUS afirmam que isso é só para deficientes. Mas eles esquecem que o preconceito contra a esquizofrenia é igual ou maior em relação aos deficientes, principalmente no mercado de trabalho. Então nada mais justo do que também termos os mesmos direitos.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4:01 PM

    TEM QUE DAR PASSE LIVRE AO DOENTE MENTAL;POIS NINGUÉM OS EMPREGA!!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:05 PM

    OLA SOU DE PSIQUIATRIA A MAIS DE 20 ANOS EU TENHO DIREITO AO PASSE LIVRE. E QUE DOCUMENTOS PRECISAM SEM MAIS AGRADEÇO A QUEM POSSA INTERRESAR.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:25 PM

    oi meu nome e benedito crisolo ferreira junior eu já trabalhei para as pessoas da minha cidade como um vollutario ajundando ela mais hoje estou fazendor tratamento hoje meu medico e um psiquiatria tenho muita dor de carbeca tem direito ater um passes livre orbrigador pela ater são meu endereico e crisolo2006@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Esse passe demora muito pra ser entregue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu foi 20 dias claro se for preenchido corretamente caso erre algo demora pois vão te enviar um comunicado sobre o erro

      Excluir
    2. Meu foi 20 dias claro se for preenchido corretamente caso erre algo demora pois vão te enviar um comunicado sobre o erro

      Excluir
  8. Obrigado consegui fazer o meu interestadual e municipal interestadual ainda foi mas fácil pois médico psiquiatra e um enfermeiro assinou preenchi e coloquei nos correios 20 dias chegou de Brasília pra Rondônia

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2:22 AM

    Faço tratamento de transtorno bipolar esquizofrenia a muitos anos e tinha o v o passe livre intermunicipal E agora me cortaram o transporte continua o meu tratamento Pois é crônico o que faço para obter de volta quem devo procurar

    ResponderExcluir
  10. Ola meu marido sofre de transtorno compulsivo depressivo .tem bipolaridade ele tem direito a passé livre

    ResponderExcluir
  11. Tenho esquizofrenia paranoide tenho direito no bilhete unico

    ResponderExcluir
  12. Com certeza basta você procurar seu médico e ele preencher os papéis e junto com o laudo vc consegue sem problemas aqui na minha cidade o municipal nem precisa preencher nada só com laudo já pega

    ResponderExcluir
  13. Ola meu irmão sofre de surto picicotico, é deficiente atrofiamento das pernas e mãos e tem hiv, ele tem direito ao passe livre? E ele é dependente da familia, a familia tem direito ao passe livre tambem?

    ResponderExcluir
  14. Que ele tem direito isso é indiscutível agora toda família com certeza não na minha cidade é feito o passe livre com os dados do acompanhante que pode ser qualquer um da família pois será colocado os dados dele e do acompanhante no no passe livre

    ResponderExcluir
  15. Tenho depressão tomo vários medicamentos controlado tenho direito?

    ResponderExcluir
  16. Com toda certeza você terá direto sim basta que você e seu médico preencha corretamente os formulários

    ResponderExcluir
  17. Faço uso de medicamentos controlados há 12 Tenho Síndrome do pânico, e também transtorno de ansiedade, por isso tomo duas medicações. Sou de Recife, será que tenho direito ao livre acesso???

    ResponderExcluir
  18. Faço uso de medicamentos controlados há 12 Tenho Síndrome do pânico, e também transtorno de ansiedade, por isso tomo duas medicações. Sou de Recife, será que tenho direito ao livre acesso???

    ResponderExcluir
  19. Faço uso de medicamentos controlados há 12 Tenho Síndrome do pânico, e também transtorno de ansiedade, por isso tomo duas medicações. Sou de Recife, será que tenho direito ao livre acesso???

    ResponderExcluir
  20. Alguns meses atrás fui fazer um check up no hospital, o médico tirou meu sangue para fazer um exame e me disse para vir depois de 3 dias para ver o resultado, depois de 3 dias voltei ao hospital para ver o resultado, e foi então o médico me disse que fui diagnosticado com o vírus HIV.
    Naquele mesmo dia fiquei sem felicidade e tudo na vida ficou sem sentido para mim, comecei a pensar em como poderia me livrar desse vírus do meu corpo, resolvi entrar na internet e fazer algumas pesquisas, enquanto estava navegando na internet me deparei com alguns bons testemunhos sobre como o Dr. James tem usado seu medicamento fitoterápico para tratar e salvar diferentes pacientes de várias doenças e infecções, também vi alguém que estava comentando sobre como ela foi curada do HIV com a mistura de ervas do Dr. James medicamento.
    Para mim nunca acreditei neles, foi a primeira vez que me deparei com algo assim, apenas decidi experimentar se realmente funcionasse!
    Eles forneceram os dados de contato do Dr. James e eu copiei seu e-mail [DRJAMESHERBALMIX@GMAIL.COM] e mais tarde naquela noite enviei a ele uma mensagem sobre minha saúde.
    Mais tarde ele me deu uma resposta e então conversamos sobre o medicamento e ele me disse que ia mandar o medicamento para o meu endereço residencial e que precisava do meu endereço de onde resido.
    Enviei-lhe tudo o que ele pediu para preparar o remédio para mim, e após 3 dias recebi um e-mail dos Correios e para minha surpresa era o fitoterápico do Dr. James.
    Ele me explicou como eu deveria tomar o remédio, ele disse que eu deveria tomar 2 vezes ao dia durante 14 dias, segui exatamente como me foi dito, antes de me mandar o remédio ele disse que eu deveria fazer check up depois terminei de beber o remédio, então depois que eu terminei o remédio eu voltei ao hospital para fazer um check-up e para minha maior surpresa novamente me disseram que sou negativo, eu sei que alguém não acreditaria nisso, mas aconteceu com um irmão como eu, sempre sonhei em viver com boa saúde novamente, graças a Deus tudo correu bem para mim e graças a Deus pelo Dr. James Miracle Healing Medicine, você pode entrar em contato com o Dr. James em seu e-mail {drjamesherbalmix@gmail.com} amigos este homem tem um cura para doenças como o vírus de Alzheimer, câncer, HIV, herpes, ALS, BV, UTI, infecção virginal, verrugas genitais, HPV, hepatite A / B, boa sorte, HSV, problemas de gravidez. Não acredite em medicamentos, experimente alguns naturais Remedy.With Dr.James mix de ervas em drjamesherbalmix@gmail.com
    Para sempre fique grato, Doc ....

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you