15.3.12

Institucionalização ainda existe em 2012

A proposta original da Luta Antimanicomial é a extinção de TODOS HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS.

Como dizia Austregésilo Carrano:

"Nós do movimento não somos contra o internamento, mas que ele seja feito num Hospital Geral, em alas de enfermarias psiquiátricas."

Observe que isso não é impossível, nem inviável.

Em países mais avançados, de primeiro mundo, como nos Estados Unidos, por exemplo, os movimentos contra os abusos psiquiátricos são mais fortes.

Carrano continua a explicação:

"Queremos que o problema de saúde mental pelo qual o paciente esteja passando seja encarado como se ele estivesse internado para um tratamento normal. Tirando assim, definitivamente, o estigma causado pela internação em um hospital especializado em psiquiatria."

Há algumas pessoas desinformadas que dizem "Ora, existe hospital de câncer. Por que não hospital psiquiátrico?"

Não dá para comparar câncer com doença psiquiátrica.

Por exemplo, existe hospital especializado para hanseníase? Internam pessoas com hanseníase em hospitais só para hanseníase?

Que eu saiba não. Quem sofria com lepra, hoje chamada de hanseníase, era ISOLADO DA SOCIEDADE. Os movimentos dos Direitos Humanos NÃO PERMITIRAM QUE ESSA ISOLAÇÃO continuasse, por ser ABSURDA.

Porém, por egoísmo de alguns profissionais da área de saúde mental pública, continuam mantendo abertos hospícios que no passado causaram terror.

Eu não sou contra clínicas particulares de recuperação. De forma alguma.

Sou contra hospitais psiquiátricos públicos. Pois o projeto era FECHAR hospitais psiquiátricos públicos e investir o dinheiro que ia para os hospitais psiquiátricos públicos para a criação de serviços substitutivos, como os CAPS.

Os serviços substitutivos NÃO FUNCIONAM DIREITO porque continuam mandando mais dinheiro para os famigerados hospitais psiquiátricos públicos.

Nem é preciso dizer que os hospitais psiquiátricos públicos são bem lucrativos, pois eles dão muito mais medicação aos pacientes psiquiátricos que estão internados. Evidentemente tudo isso precisa de verba. De muita verba, que os gestores desses hospitais psiquiátricos públicos pagam para terceiros, enfim, pagam para empresas privadas, e pagam com dinheiro público que seria melhor investido na criação de serviços substitutivos.

E ao que tudo indica esses professores de psiquiatria e de psicologia lucram muito com os hospitais psiquiátricos, pois é um campo fértil para suas pesquisas.

O projeto não era melhorar hospitais psiquiátricos antigos, como tentaram fazer com o famigerado Hospício Pedro II e com o hospício Philippe Pinel, ambos do Rio de Janeiro.

Na verdade não melhoraram nada, só mudaram os nomes.

E a institucionalização continua.

Por exemplo, CLICANDO AQUI você abre o blog de uma moça que foi mantida internada mais de dois meses em um hospital psiquiátrico pelo SUS. No blog ela relata os terrores que ela teve que tolerar para obter um tratamento que ela conseguiria num serviço substitutivo como o CAPS, SE os CAPS funcionassem como deviam.

Internação de dois meses é INSTITUCIONALIZAÇÃO.

A ideia seria que uma internação durasse cerca de 7 dias. Ninguém é internado por 2 meses por nenhuma outra doença. Isso não existe. Só quando é paciente terminal ou em coma!

Mais uma coisa: Luta Antimanicomial nada mais é que um novo nome dado ao Movimento da Antipsiquiatria. Eu defendo os ideais da Antipsiquiatria.

Enfim, NÃO TOLERAMOS métodos antigos de tratamento. Apenas usamos o nome Luta Antimanicomial para que os psiquiatras não se sintam excluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you