6.3.12

Leis são sua proteção contra abusos em internações psiquiátricas

Mesmo pacientes psiquiátricos têm direitos.

A forma de se defender contra internações abusivas é conhecer bem a lei E CARREGAR AS LEIS REFERENTES A SAÚDE MENTAL SEMPRE CONSIGO.

Ninguém tem o direito de internar ninguém a força, exceto quando a pessoa comete algum crime quando está em surto. Para quem comete crimes em surto existe a INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA, que deve indicada por um juiz.

Ainda existe a internação involuntária, em que um familiar, por exemplo, interna um paciente. Nesse caso o paciente tem que estar MUITO MAL.

Pois o Artigo 4º da lei 10216 garante:
A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.

Isso indica claramente que se você estiver consciente, e capaz de conversar com o psiquiatra você pode manifestar sua vontade de dar sequência ao tratamento FORA do hospital psiquiátrico.

Um psiquiatra deve explicar para o paciente porque é necessário que ele seja internado.

Pois o Artigo 2º da lei 10216 diz, no inciso V que o paciente psiquiátrico deve ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária.

Hospitalização = Internação

E ninguém tem o direito de amarrar um paciente psiquiátrico em uma cama. Isso é desrespeito aos direitos humanos.

Artigo 5° da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

Hoje em dia, hospitais psiquiátricos não conseguem me manter internado por muito tempo, devido ao meu conhecimento. Porém aos mais jovens falta minha experiência, que eu busco passar aqui.

Um rapaz que eu conheci quando estava internado no instituto Philippe Pinel estava revoltado por ter sido internado contra sua vontade.

Ele dizia que já tinha 21 anos e que ninguém podia forçá-lo, pois já era maior de idade. Ele tinha razão. Ninguém podia forçá-lo. Mas ele precisa argumentar COM LEIS.

E internações forçadas nunca é uma boa ideia, pois gera revolta, o que acaba levando o paciente a abandonar o tratamento quando sai do hospital psiquiátrico.

Psiquiatras que aceitam internar pessoas a força não são profissionais inteligentes.

O rapaz tinha 21 anos, e me fez recordar como eu perdi 10 anos de minha vida por causa da psiquiatria arbitrária.

Eu tinha vários planos para minha juventude. Porém o trauma causado pela violência das internações acabaram com todos eles.

Me fez lembrar de Carrano, que foi internado à força com 17 anos e por causa disso perdeu toda juventude.

E agora eu estava vendo a coisa se repetir novamente com esse jovem, cheio de vida, que cantava A Garota de Ipanema em português, inglês e francês.

tenho certeza que o objetivo dos bons psiquiatras não é destruir a juventude.

Para o paciente psiquiátrico, o melhor procedimento é ter essas leis anotadas ou impressas e carregá-las sempre com ele.

Repito: Para o paciente psiquiátrico, o melhor procedimento é ter essas leis anotadas ou impressas e carregá-las sempre consigo.

3 comentários:

  1. Anônimo1:19 PM

    Minha mãe e irmã sofrem de disturbios mentais. Devido ao fato de serem extremamente inteligentes quem perdeu a juventude arrastado pelas absurdas loucuras que elas inventavam todo os dias fui eu, que até então eram são por ter ido morar com minhã avó, ate as duas virem morar conosco e minha vida virar um inferno!
    As duas nunca vão chegar a lugar algum, passam a vida fazendo loucuras, me culpando e atacando a ponto que me tornei doente.
    Existe algum lei que me proiba de interna-las para tratamento? A situação de desequilibrio mental delas é nitida para qualquer um que faça uma visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:17 PM

      tem uma lei muito boa para seu caso,,aquela que dis assim,,os incomodados que se mudem,rsrsrrs

      Excluir
    2. OLÁ!
      POR NÃO CONCORDAR COM A RESPOSTA ANTERIOR, DECIDI COMENTAR.
      HÁ LEIS QUE TE PERMITEM INTERNA-LAS INVOLUNTARIAMENTE SIM. MAIS É NECESSÁRIO ALGUMAS COMPROVAÇÕES. TIPO AQUELAS QUE DIZEM QUE ELAS TRAZEM RISCO A SOCIEDADE OU A ELAS MESMAS. EX: BATEM NAS PESSOAS NA RUA, SE MACHUCAM GRAVEMENTE, ETC...MAIS CUIDADO COM ALGUMAS FORMAS DE INTERNAÇÃO.
      SÓ NÓS QUE TEMOS PESSOAS ASSIM AO LADO, SABEMOS QUANTO É COMPLICADO SOCIALIZA-LAS.

      Excluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you