16.9.12

Você pode se recuperar da doença mental - Não ligue para quem diz o contrário

O procedimento médico ideal é curar doenças. Quando não possível, melhorar a qualidade de vida do paciente AO MÁXIMO.

Por exemplo, Lars Grael, o grande velejador, foi atropelado por um iate e perdeu uma perna. Ele ficou deprimido e não queria fazer mais nada. Daí apareceu um profissional de saúde para reanimá-lo. Esse profissional de saúde falou sobre outros que sofreram acidentes iguais e se recuperaram. (Lars Grael contou isso em uma palestra que eu tive o prazer de acompanhar). Dessa forma Lars Grael encontrou forças para se recuperar.

O problema é que esse incentivo para recuperação NÃO EXISTE NA MAIORIA DOS ATENDIMENTOS PSIQUIÁTRICOS, que é onde deveria existir mais.

Profissionais de saúde mental dizem aos pacientes que eles terão que tomar medicação pelo resto da vida, e que nada pode ser feito para mudar isso. E isso NÃO É VERDADE. Temos VÁRIOS CASOS de pessoas que deixaram de tomar medicação e se recuperaram. Temos exemplos de pessoas muito FAMOSAS.

Por exemplo, PATCH ADAMS, criador do Instituto Gesundheit, se recuperou da depressão e não precisou mais de medicação depois de ter tentado suicídio e ter sido internado 3 vezes. John forbes Nash, Jr. se recuperou da esquizofrenia, não precisando mais tomar medicação.

E essa medicação psiquiátrica deixa sequelas e ENCURTA A VIDA, como disse John forbes Nash, Jr. Eu me cansei de ver meus amigos morrerem cedo, cansei de ver os pais de meus amigos pacientes psiquiátricos enterrarem seus filhos.

Não estou aconselhando ninguém a deixar de tomar medicação. Estou aconselhando às pessoas a pensarem em melhorar de saúde, buscarem terapias mais naturais, como fitoterapia, homeopatia, psiquiatria ortomolecular, etc. Eu falo sobre TRATAMENTO ALTERNATIVO neste blog. E adquiram otimismo, acreditem que VÃO SE RECUPERAR SIM. VÃO SER FELIZES SIM. Vai chegar um dia que poderão deixar de tomar medicação psiquiátrica, sim.

Mas profissionais de saúde mental não falam dessas pessoas que superaram a doença mental. Não explicam para os pacientes que essas pessoas se recuperaram, apesar da gravidade de seus problemas.

Nos anos que fui atendido na psiquiatria pública, pude constatar isso. Ao ler blogs de pacientes psiquiátricos de todo mundo pude constatar isso. E essa constatação me deixou muito triste.

Profissionais de saúde mental aparentemente tentam até ESCONDER que essas pessoas se recuperaram. Talvez porque essas pessoas tiveram que se recuperar sozinhas, pois são poucos os psiquiatras que apoiam pacientes que decidem deixar de tomar medicação, e quem se recupera da doença mental GERALMENTE DECIDE PARAR DE TOMAR MEDICAÇÃO CONTRA A VONTADE DOS PSIQUIATRAS. Foi assim no caso de John Forbes Nash e Patch Adams.

E eu tentei alertar os profissionais de saúde mental que o procedimento deles estava atrapalhando mais do que ajudando. Cabe ao paciente decidir se deseja ou não continuar tomando medicação. e caso o paciente decida parar de tomar, deve receber apoio do médico e não ouvir do médico "eu lavo minhas mãos. Vou colocar no prontuário que você abandonou o tratamento."

Quando na verdade o paciente não abandona o tratamento. Apenas decide não continuar tomando a medicação, por acreditar que está se recuperando. O problema que eu denuncio é que quando o paciente toma essa decisão ele é abandonado pelos profissionais de saúde mental. Foi o que aconteceu no caso do Nash e do Patch Adams.

Alguns profissionais de saúde mental chegam ao sadismo de dizer que o otimismo que o paciente está sentindo é só um sintoma da doença. O otimismo NUNCA pode ser considerado doença. O otimismo ajuda mais que haloperidol, rivotril, lítio, etc. Foi o otimismo que ajudou Lars Grael. O mesmo otimismo que recuperou John Forbes Nash e Patch Adams.

3 comentários:

  1. Treze9:45 PM

    Assino embaixo, quero parabenizá-lo pelo site e gostaria de conhecê-lo pessoalmente. Acrescento, porém, que o problema não está em parar de tomar a medicação, mas sim em começar a tomá-la, ou em tomá-la por período superior a 6 meses. Ou, pior ainda, em parar de tomá-la abruptamente. Eu diria que se um paciente tem acesso a informação e mesmo assim interrompe abruptamente o medicamento, ele está mesmo manifestando um sintoma da doença. É absolutamente fundamental para o bom sucesso da interrupção que esta seja feita aos poucos. Há um manual em inglês na internet, bastante confiavel, falando sobre como interromper medicação psi com sucesso (você acha ele procurando no site "comingof psiquiatrick drugs"-acho que meu inglês tá errado, mas é isso). Você sabe que existem estudos que comprovam que pacientes de esquizofrenia têm mais chances de recuperação total em países do terceiro mundo? Até agora, a melhor explicação encontrada é a de que, no 3° mundo, o tratamento com anti-psicóticos não está tão generalizado.
    O mais problemático, segundo eu acho, está nessa coisa da psiquiatria tentar ser "uma medicina como outra qualquer", "uma ciência". Os psiquiatras em geral imaginam que um determinado número de sintomas tenha de corresponder a uma doença X, quando, na verdade, esses sintomas podem ser deflagrados por circunstâncias diversas, e podem não estar associados a doença alguma. A confusão que os médicos fazem é tão grande que eu já li num livro que um dos sintomas do pródromo da esquizofrenia era mudar o corte de cabelo. Pode uma coisa dessas? Eu tenho um familiar com esquizofrenia grave, que se trata há mais de 15 anos, não se recupera e é um peso muito grande para minha família. A questão, porém, é que todo mundo da minha família já teve um sintoma qualquer, tipo depressão ou paranóia, e essa pessoa foi a única que aceitou tratamento medicamentoso por tempo prolongado e a que está pior. Eu acho que as drogas podem causar as doenças que se diz que elas tratam. E não sou só eu que acho isso. Acho que num desses links que você tem aí tem um artigo muito legal deum tal de Whitaker, que fala justamente sobre isso. Drogas, tô fora. Você conhece um site chamado "Alma bipolar"?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:39 PM

    Leia os resultados de pesquisas para esquizofrenia do laboratorio lIM 27 e o que diz o psiquiatra Wagner Gattaz sobre elevação de enzima fosfolipase A,2, e também como alguns médicos naturopatas tratam os surtos, e principalmente saiba as causas da verdadeira esquizofrenia e que pode ser por produção excessiva da fosfolipase no pâncreas, por hipermetilação de neurotransmissores no fígado pela molécula SAM, e outras causas, falta de vitamina b3, comer muito ovo rico em metionina agrava a hipermetilação e surtos..são muitos cuidados nutricionai a serem tomados e orientados, as vezes os remédios não funcionaram bem por isso, e por que não existia esquizofrenia...paranormalidade desequilibrada pode ser tratada com cura quântica e certos florais bem indicados, existe muitos paranormais equivocados e confundidos com esquizofrenia, isto dói na gente e eles precisam de amparadores, mestres espirituais. atc. guerreira da luz, DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorry, caríssima, mas não sou eu que tenho que me interessar pela cura. É minha familiar doente. E esse não parece ser o caso dela.

      Excluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you