24.1.13

Internamento involuntário num hospital psiquiátrico acaba com o direito a fala (Comentários sobre "Os Casarões" / "A Foggy Life")

Quando fui internado involuntariamente perdi o direito de falar. No hospital psiquiátrico, nunca me perguntaram como eu estava me sentindo. E todo diagnóstico foi baseado no que os familiares falaram. Perdi o direito de falar sobre mim mesmo. Tive que lutar para conquistar esse direito de novo, pouco a pouco, depois que saí da primeira internação involuntária. Mas a luta continua, ainda há muito caminho a galgar.

Quando eu estava internado na Clínica Santa Edwiges em 2001, antes de sair de alta hospitalar, informei ao psiquiatra de plantão que eu não tinha conseguido dormir nas três últimas noites, e disse que talvez fosse melhor adiar a alta devido a isso. Saí de alta assim mesmo, e as consequências dessa alta é o que vou comentar em seguida. Eu voltei a ser internado no mesmo dia em que saí de alta.

Cerca de dois anos depois um psiquiatra perguntava a minha mãe sobre o surto que eu tive logo que saí de alta da Clínica Santa Edwiges. Ele perguntou se eu falava sobre sexo no surto. Totalmente sem jeito minha mãe disse que sim. Daí ele perguntou, "Falava sobre sexo com homem ou com mulher?" Acho que nem preciso explicar como minha ficou ao ouvir essas perguntas, ainda mais que ela é evangélica, tem sido desde que nasci. E eu fiquei me perguntando qual era a importância dessas perguntas para fazer um diagnóstico.

Mas a resposta de minha mãe me surpreendeu: "Falava de sexo com homem e com mulher," Eu achei muito estranho, pois não me lembrava de nenhum homem com quem gostaria de fazer sexo. Depois minha mãe disse que eu tinha falado de sexo com irmãos, lembranças do tempo em que fui abusado sexualmente, com 9 anos. Foi abuso sexual, sim, pois apesar de um dos irmãos ser apenas 2 anos mais velho, o outro era 5 anos mais velho que eu. Nesse caso, caracteriza-se abuso sexual, SIM.

Quando um adolescente faz sexo com crianças se caracteriza abuso sexual. Não foi "troca-troca" ou "meinha" pois eu não sabia NADA sobre sexo, nem sabia como crianças vinham ao mundo e só vim a saber meses depois do abuso. Eu pensava que crianças nasciam através de sexo anal, pois foi o que meus "irmãos" me disseram, para me convencer que isso era normal. E esse irmão mais velho foi preso abusando de crianças quando se tornou adulto.

Contei o encontro entre minha mãe e o psiquiatra no meu antigo site em inglês:
A FOGGY LIFE, no capítulo "UNDER PRESSURE". Pretendia traduzir o capítulo "UNDER PRESSURE" ao português, para inserir em OS CASARÕES, onde relato minhas experiências nos manicômios mas acabei não o fazendo.

Tive esse surto, em que minha mãe teve que me ouvir falando sobre sexo com irmãos porque o psiquiatra não quis ouvir quando eu disse que talvez fosse melhor adiar a alta.

Sobre a postura inconveniente do psiquiatra que falou com minha mãe, sobre o abuso sexual, e porque decidi escrever sobre isso eu falo em seguida. E pode ter certeza: não escrevi para desabafar.

Para ver a continuação clique aqui

Um comentário:

  1. Meu amigo, meu mais novo amigo ! :) Quero lhe dizer que és um HOMEM!!! DE VERDADE!!! POIS PARA ADMITIR ISTO, VOCÊ É UM GUERREIRO, DE VERDADE!!! MERECES UM LUGAR ESPECIAL NO PARAÍSO,MINHA VIDA JÁ FOI UM TORMENTO, TENTEI ME MATAR VÁRIAS VEZES, FUI INTERNADO INÚMERAS VEZES, HOJE ( EXATAMENTE HOJE!!!) SEI QUE ESTOU CURADO DAS MINHAS MOLÉSTIAS, PEÇO QUE SE ÉS O DONO DO BLOG RETIRE UMA POSTAGEM MINHA ANTIGA EM QUE FALO MAL DA RELIGIÃO CRISTÃ, PEÇO DESCULPAS POR TER SIDO UM IMBECIL TÃO GRANDE DURANTE A MINHA VIDA TODA, SE VOCÊ ESTÁ AI LENDO ISTO, SAIBA QUE DESEJO QUE DEUS TE ABENÇOE,"PEÇA E LHE SERÁ DADO , BATA E A PORTA ABRIR-SE-Á.." LEMBRA?? POIS ENTÃO TENHO PARA DIZER A TODOS VOCÊS A MENSAGEM DO CORDEIRO QUE ME FOI REVELADA DE FORMA ESPONTÂNEA: Apocalipse 3:3 "Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas, se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você.
    ABRAÇO!

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you