20.6.13

"Aqueles que não recordam o passado estão condenados a repeti-lo" - Porque eu faço relatos que a a mais corajosa das pessoas não ousaria fazer

Desde minha primeira internação tenho observado o sofrimento de pacientes psiquiátricos graves, que nunca tiveram oportunidade de expressar o que sentem. Pacientes que sofriam sendo constantemente amarrados em camas de manicômios, pacientes que eram agredidos fisicamente nos manicômios, etc.

No Centro de Atenção Psicossocial, pude ver mais de perto a relação de pacientes psiquiátricos com suas famílias, e pude ver o desprezo que muitos familiares tratam pacientes psiquiátricos. Também soube de muitos casos de maus tratos e abusos que pacientes psiquiátricos sofreram em suas famílias. E pude me certificar que a maioria dos casos de doença mental é sequela de maus tratos sofridos em família, ou consequência de famílias desestruturadas.

Meus relatos dão voz a outros pacientes psiquiátricos que não tiveram a sorte que eu tive na vida. Maus tratos contra pacientes psiquiátricos são muito comuns. O que não é comum é pacientes conseguirem expressar o que sentem, isso porque muitos desses pacientes já nem conseguem mais falar NADA. E os que conseguem falar sentem vergonha ou culpa, ou simplesmente têm medo, por serem proibidos por ameaças.

Ao escrever sobre os maus tratos que sofri em instituições psiquiátricas estou apenas sendo uma voz para outros que já não podem se expressar. Da mesma forma quando falo de maus tratos e abusos de minha família estou apenas contando experiências que são vividas por tantos outros pacientes psiquiátricos que não tiveram minha grande sorte. Eu não exponho o nome de ninguém, pois não tenho nada contra ninguém. Portanto, continuarei falando sobre minhas experiências, continuarei falando sobre maus tratos e abusos, pois sei que ao escrever sobre tais assuntos estou contribuindo para inibir tais maus tratos em outras famílias.

Foi o filósofo George Santayana que disse a frase "Aqueles que não recordam o passado estão condenados a repeti-lo". Esta é uma das frases que regem a minha vida.

Para que outros não passem por tudo que eu passei eu recordo e escrevo coisas que poucos teriam coragem de recordar. Entre as coisas que eu escrevi estão descrições de surtos onde eu falava sobre sexo com irmãos e me expunha sexualmente em posições ridículas em público. Pode ter certeza que o desespero que me levou a cometer tais atos foi mais vergonhoso e humilhante que tornar isso público. Eu me lembro muito bem dessas coisas, das visões terríveis, das vozes perversas.

Para outra pessoa escrever sobre meus surtos em prontuários é moleza, da mesma forma escrever sobre meus surtos em blogs e sites é moleza. Queria ver se alguma das pessoas que escreveu sobre meus surtos teria coragem de tornar público coisas que o expõem e envergonham. Você teria coragem de escrever num site público sobre quando foi desonesto com alguém? Teria coragem de escrever quando traiu seu marido ou sua esposa? Então respeite minha história de vida. Eu agradeceria muito se quem tiver posse de qualquer prontuário meu o QUEIMASSE. E quem escreveu em qualquer blog ou site sobre meus surtos expondo meu nome, meu nick ou o nome que eu coloquei ao escrever minha história que deletasse tal página.

Minha vida não é espetáculo para você querer subir na profissão ou aparecer às custas de descrições macabras de meus surtos. Eu não os autorizo a escrever sobre mim, pois vocês não assumiram sua própria culpa e tentaram passar por santinhos. Sabemos que houve mau atendimento que me levou a recaídas. Por que isso não consta no prontuário? Nunca sequer tive acesso ao meu prontuário. (Apenas ouvi os doutores lerem partes dele. Se isso estivesse em meu prontuário os doutores não me culpariam por ter tido recaídas.)

Respeitem minha vida. Eu desautorizo suas versões da história de minha vida. Pois vocês não têm coragem de expor seus próprios erros e suas próprias fragilidades. Seu registro de minha vida são por objetivos egoístas.

Deveria constar em meu prontuário: "Na primeira recaída, em 2001, o paciente pediu que familiares o acompanhassem até o Centro Psiquiátrico, mas chegando lá o paciente não foi atendido. Todas as recaídas foram por mau atendimento e omissão."

Abaixo, a imagem de uma placa, em alemão, onde está escrito a famosa frase de George Santayana:
"Wer die Vergangenheit nicht kennt, ist dazu verurteilt, sie zu wiederholen." = "Aqueles que não recordam o passado estão condenados a repeti-lo".

Um comentário:

  1. Fantástico.

    É fácil para as pessoas julgarem, eu sei como é, fui diagnosticada com o transtorno de personalidade borderline e é difícil.

    Também tomei a iniciativa de criar um blog para tentar acabar com os estigmas.

    Um abraço,

    Eilan

    http://borderline-girl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you