11.6.13

Os regressos da Reforma Psiquiátrica - Sequelas dos maus tratos em internações psiquiátricas

Apesar de ter acontecido, no papel, a tão aclamada Reforma Psiquiátrica, atendimentos psiquiátricos estão muito longe de poderem ser comparados aos atendimentos de outras áreas da medicina. As últimas internações psiquiátricas me deixaram em alerta. Neste novo milênio, não houve progresso. Houve regresso, e isso é assustador. Quando eu saí da internação em 2001, haviam quatro psiquiatras no CAPS. Quando eu sai da internação em 2012, só havia um psiquiatra. A situação já não estava boa em 2001, porém não dá para admitir regresso!

Em 2001, eu esperei 2 anos, apenas observando de longe, para me preparar antes de voltar para a vida mais ativamente, pois eu tinha tido três internações num curto espaço de tempo. Porém agora a situação é mais séria. Se por algum acaso eu fosse internado, não poderia voltar. Isso porque eu já solicitei pessoalmente diante das autoridades várias coisas, expus várias falhas graves e nada foi feito para sanar tais falhas. Tais falhas IMPOSSIBILITAM qualquer atendimento psiquiátrico.

Antes de prescrever qualquer medicação é necessário haver um exame antes para verificar se a pessoa não tem nenhuma alergia aos compostos do psicotrópico receitado. Esse exame deveria ser OBRIGATÓRIO, mas não tem acontecido. Solicitei isso em encontros nacionais da Luta Antimanicomial, mas nada foi feito.

Também solicitei em um encontro da secretaria municipal de saúde, em que eu fazia parte da mesa, que a Lei 10216 ficasse a vista em todas as instituições psiquiátricas, sejam CAPS ou hospitais. Novamente nada foi feito. Consequência: abusos e desrespeitos da parte de profissionais continuam crescendo nas instituições. É como se a Lei nunca tivesse existido.

Portanto, ao completar dois anos de minha saída do manicômio, eu voltarei a participar ativamente dos encontros, e dessa vez pressionarei mais ainda para que esses direitos de pacientes psiquiátricos sejam respeitados, entre outros. Mas preciso completar dois anos. Preciso de dois anos.

E se eu fosse internado eu não sairia do manicômio. Manicômio é qualquer hospital para internação psiquiátrica. Antes eu tinha dito que para continuar no manicômio eu começaria a me comportar de maneira estranha, tiraria a roupa, etc, mas agora isso não seria necessário. Agora eu simplesmente exigiria os direitos legítimos que as instituições psiquiátricas não estão respeitando.

Para começar, eu só aceitaria sair de lá se fosse SOZINHO, com dignidade, a dignidade que nos tem sido negada. Caso os profissionais de saúde mental aceitem essa condição, eu ainda tenho outra: eu não aceitaria tomar psicotrópicos fora da internação psiquiátrica, pois não confio em psicotrópicos a longo prazo. Numa internação, eu ia evitar problemas com o pessoal do manicômio, pois não adiantaria discutir com os funcionários.

Recusaria qualquer programa de "inclusão", pois as condições que eu exijo são o mais importante para qualquer inclusão.

Eu solicitei alguns direitos básicos totalmente coerentes e necessários. Não teria porque eu sair sem ter esses direitos respeitados. Os direitos que mencionei devem ser respeitados, pois fazem parte dos Direitos Humanos, e caso eu fosse internado, seria contra minha vontade, e isso só já seria um desrespeito aos Direitos Humanos.

Nos manicômios, medicações são dadas de qualquer maneira, e pessoas são amarradas como procedimento normal. Mas não é. Várias pessoas cometeram suicídio ao sair das internações psiquiátricas, provavelmente porque não poderiam viver com o trauma dos abusos, como ser amarrado em camas.

Eu batalharei para que seja mostrado para a sociedade todos os abusos que tem sido escondidos pelo sistema psiquiátrico, e espero que os responsáveis por tais abusos sejam condenados, de forma que todos saibam que tais abusos são crimes graves. Amarrar uma pessoa na cama de um manicômio é uma tortura psicológica, talvez pior que tortura física. Ainda mais quando essa pessoa tem um sofrimento psíquico! Mesmo quando há agressões físicas nos manicômios, a humilhação de ser amarrado ainda chega a ser bem pior, pois não é lógico um ser humano ser amarrado por outro como se fosse um animal de outra espécie, como se fosse uma caça.

Estarei batalhando para que os professores de psiquiatria e enfermagem que formaram esses profissionais respondam por esses atos. Espero que eles tenham a chance de ter um julgamento antes de serem privados da liberdade, pois nós pacientes psiquiátricos não tivemos.

Qualquer pessoa pode vir a ser internado num manicômio do jeito que a situação está, portanto qualquer pessoa poderia passar pela situação absurda que vários pacientes psiquiátricos passaram nos manicômios, situação que levou muitos desses pacientes a cometer suicídio.

A batalha que eu empreendo é solitária, e eu me sinto sozinho. Quantas vezes eu quis falar com uma pessoa importante em minha vida, não para desabafar, mas apenas para ouvi-la, mas não pude, por falta de condições, por problemas inesperados. Fiquei de ligar e não liguei. Não tenho ideia de como ela deve ter se sentido. Como será que ela se sente diante de toda essa situação? Eu não poderia culpá-la por se zangar comigo. Porém, tristeza pode se transformar em alegria. Mas uma pessoa não pode voltar à vida depois de morta. E quantas pessoas jovens próximas a mim morreram por esses descasos da saúde mental pública. E pode parecer que não é nada, mas se eu consigo contribuir com qualquer melhora nesse sistema eu sei que eu estou melhorando essa pessoa também.

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you