8.7.13

Você fez exames laboratoriais antes de começar a tomar carbonato de lítio?

Antes de prescrever o psicotrópico carbonato de lítio o médico deve mandar fazer testes laboratoriais para certificar-se de um uso seguro e para determinar os sistemas funcionais basais do organismo. Esta é a indicação que pode ser encontrada na bula do carbonato de lítio, em CONDUTAS GERAIS E ESPECÍFICAS.

Infelizmente, enquanto eu estava no Centro de Atenção Psicossocial, eu observei que psiquiatras nunca mandavam fazer testes laboratoriais antes de prescrever o lítio. Nem preciso dizer que a falta destes testes coloca em risco a saúde do paciente.

Na publicação Transtorno bipolar do humor - A fase maníaca, a paciente declara:
"Enfim...Tentei Lítio, senti muitas complicações no figado..."
Eu não tive nenhuma complicação séria no fígado, que eu saiba, mas tive outros desequilíbrios causados pelo lítio. E pior deles foi uma grande exacerbação sexual. É possível que essa exacerbação sexual só tenha surgido pelo fato do lítio ter sido prescrito de forma errada. Enfim, não me encaixo nas descrições do transtorno bipolar, mas eu não estava em condições de recusar a medicação que me foi prescrita pelo psiquiatra. E obviamente ele não mandou fazer nenhum teste laboratorial antes.

Antes do médico prescrever o lítio, eu já suspeitava que ele queria me diagnosticar como bipolar e prescrever o carbonato de lítio. Pois eu já conhecia muito sobre o transtorno, inclusive tinha um livro de psicofarmacologia que falava sobre o lítio. Mas não ia adiantar tentar argumentar, pois o familiar que me acompanhou no diagnóstico contradisse coisas que eu disse ao ser manipulado pelo psiquiatra. Resultado:
Eu estava conseguindo levar a vida e me recuperar até a prescrição do lítio. Depois da prescrição, eu comecei sofrer uma grande exacerbação sexual como nunca tinha sentido antes e comecei a sofrer alucinações também. Por fim acabei tendo dois surtos graves por causa desse erro médico. É fácil saber que houve erro médico e que os problemas que eu enfrentei foram causados pelo lítio, pois agora que eu não estou tomando lítio minha sexualidade voltou ao normal.

Se você quiser ajudar a melhorar os atendimentos em saúde mental, exija testes laboratoriais dos psiquiatras antes da prescrição dos psicotrópicos.

Muitos pacientes psiquiátricos passam a trabalhar na área de saúde mental, acreditando que assim poderão ajudar. Mas a melhor forma de ajudar é exigir que psiquiatras façam testes laboratoriais antes de prescrever psicotrópicos. Se você fizer isso você vai está ajudando muito mais do que se tornar um profissional de saúde mental. Acredite.

Um comentário:

  1. Acho muito certo isso. Penso que é preciso exames para prescrever todos os remédios, para evitar as reações!

    Um abraço,

    Eilan

    borderline-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you