8.4.16

Por que alguns historiadores dizem que não houve ditadura em 1964

No período do Governo Militar no Brasil (1964-1985) houve muito AUTORITARISMO, mas uma ditadura, DE FACTO, não houve. Veja, as explicações dos professores, abaixo.

Professor Wander Pugliesi:
"Então, nós temos aqui cinco, na verdade, EX-generais, porque você não tem uma fotografia dos presidentes de farda. Eles, na verdade, iam para a reserva ANTES de ser candidatos.... Nossos presidentes eram ex-militares, na verdade, todos eles de paletó e gravata, e foram eleitos pelo Congresso Nacional. Isso NÃO caracteriza uma ditadura. Em 85, foi eleito TAMBÉM pelo Congresso Nacional Tancredo Neves e todo mundo chama isso de democracia.... Então já começa por aí, essa palavra "ditadura" NÃO COMBINA."

Fonte: Historiador Wander Pugliesi fala sobre o golpe militar de 1964 [9:20]

"Nós tivemos durante o Governo Militar PLURIPARTIDARISMO de 64 a 66 e de 80 a 85. Então se tem vários partidos não é ditadura! Ditadura é Cuba, onde só tem um partido, o Partido Comunista. E de 66 a 80 nós tivemos 2 partidos, a ARENA do governo, da situação, e o MDB de oposição. Portanto, se tem oposição, se tem eleição normal, não é ditadura."

Historiador Wander Pugliesi fala sobre o golpe militar de 1964 [28:14]

Professor Marco Antônio Villa:
"Mas o que eu tento, eu insisto muito em destacar é que o período 64-68 na questão que você colocou como é possível chamar de ditadura (...), porque nós tivemos (...) eleições diretas para governadores em 65 (...) para 11 estados (...) que ditadura tem eleições no qual a oposição ganha, por exemplo, em dois estados-chave, Guanabara [que hoje é o município do Rio de Janeiro] e Rio de Janeiro [o resto do Estado do Rio de Janeiro]. Tivemos eleições em 66, tivemos eleições em 68... Que ditadura tem a Passeata dos Cem Mil, como tivemos no Rio de Janeiro? Você nem começa a fazer a passeata, e teve a Passeata dos Cem Mil. Que ditadura tem os festivais de música popular que nós tivemos aqui no Brasil entre 64 e 68?... É que se culminou--não é democracia--aí é que é necessário ver os conceitos. Nós temos no período 64-68 uma combinação de AUTORITARISMO com resquícios da ordem democrática da constituição de 46. Então nós temos um "mix" que explica esse período 64-68.... É bom lembrar que a ditadura cria a Embrafilme, é o cinema nacional. Eu queria saber que ditadura da América Latina criou uma empresa para apoiar o cinema nacional?... Teve alguma ditadura que teve eleição? Teve eleição na Argentina, no Chile? Claro que não!"

Fonte: 1964: Marco Antônio Villa [12:49]

Veja, abaixo, links de vídeos da Passeata dos Cem Mil, que ocorreu em 26 de junho de 1968, no antigo Estado da Guanabara:

Passeata dos Cem Mil

A Marcha dos Cem Mil (1968)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you