8.4.16

Por que alguns historiadores dizem que não houve ditadura em 1964

No período do Governo Militar no Brasil (1964-1985) houve muito AUTORITARISMO, mas uma ditadura, DE FACTO, não houve. Veja, as explicações dos professores, abaixo.

Professor Wander Pugliesi:
"Então, nós temos aqui cinco, na verdade, EX-generais, porque você não tem uma fotografia dos presidentes de farda. Eles, na verdade, iam para a reserva ANTES de ser candidatos.... Nossos presidentes eram ex-militares, na verdade, todos eles de paletó e gravata, e foram eleitos pelo Congresso Nacional. Isso NÃO caracteriza uma ditadura. Em 85, foi eleito TAMBÉM pelo Congresso Nacional Tancredo Neves e todo mundo chama isso de democracia.... Então já começa por aí, essa palavra "ditadura" NÃO COMBINA."

Fonte: Historiador Wander Pugliesi fala sobre o golpe militar de 1964 [9:20]

"Nós tivemos durante o Governo Militar PLURIPARTIDARISMO de 64 a 66 e de 80 a 85. Então se tem vários partidos não é ditadura! Ditadura é Cuba, onde só tem um partido, o Partido Comunista. E de 66 a 80 nós tivemos 2 partidos, a ARENA do governo, da situação, e o MDB de oposição. Portanto, se tem oposição, se tem eleição normal, não é ditadura."

Historiador Wander Pugliesi fala sobre o golpe militar de 1964 [28:14]

Professor Marco Antônio Villa:
"Mas o que eu tento, eu insisto muito em destacar é que o período 64-68 na questão que você colocou como é possível chamar de ditadura (...), porque nós tivemos (...) eleições diretas para governadores em 65 (...) para 11 estados (...) que ditadura tem eleições no qual a oposição ganha, por exemplo, em dois estados-chave, Guanabara [que hoje é o município do Rio de Janeiro] e Rio de Janeiro [o resto do Estado do Rio de Janeiro]. Tivemos eleições em 66, tivemos eleições em 68... Que ditadura tem a Passeata dos Cem Mil, como tivemos no Rio de Janeiro? Você nem começa a fazer a passeata, e teve a Passeata dos Cem Mil. Que ditadura tem os festivais de música popular que nós tivemos aqui no Brasil entre 64 e 68?... É que se culminou--não é democracia--aí é que é necessário ver os conceitos. Nós temos no período 64-68 uma combinação de AUTORITARISMO com resquícios da ordem democrática da constituição de 46. Então nós temos um "mix" que explica esse período 64-68.... É bom lembrar que a ditadura cria a Embrafilme, é o cinema nacional. Eu queria saber que ditadura da América Latina criou uma empresa para apoiar o cinema nacional?... Teve alguma ditadura que teve eleição? Teve eleição na Argentina, no Chile? Claro que não!"

Fonte: 1964: Marco Antônio Villa [12:49]

Veja, abaixo, links de vídeos da Passeata dos Cem Mil, que ocorreu em 26 de junho de 1968, no antigo Estado da Guanabara:

Passeata dos Cem Mil

A Marcha dos Cem Mil (1968)

21 comentários:

  1. di·ta·du·ra
    sf
    1 Governo autoritário, unipessoal ou colegiado, caracterizado pela tomada do poder político, com o apoio das Forças Armadas, em desrespeito às leis em vigor, com a consequente subordinação dos órgãos legislativos e judiciários, a suspensão das eleições e do estado de direito, com medidas controladoras da liberdade individual, repressão da livre expressão, censura da imprensa e ausência de regras transparentes em relação ao processo de sucessão governamental.

    Não é de admirar que não tenha tido nenhum comentário neste blog!

    ResponderExcluir
  2. AO ESQUERDOPATA PAULO GUIMARÃES: Ditadura com partidos de oposição fazendo campanha abertamente? Ditadura com a fundação de partidos radicais como PT? Ditadura que permite a volta de terroristas, assassinos e traidores da Pátria da casta de Gabeira, Franklin Martins, Dirceu et caterva? Ditadura que começou com o povo nas ruas e praças cantando "Festa de Arromba"(de Erasmo Carlos), continuou com a Nação cantando "Eu Te Amo Meu Brasil"(de Dom&Ravel);"País Tropical"(de Jorge Benjor) e deixou saudades com o povo cantarolando "Banho de Cheiro( de Elba Ramalho) e "Festa no Interior (de Gal Costa)? Ditadura onde o povo vivia feliz dormindo com as portas abertas sem precisar de grades nem cercas elétricas? Ditadura cuja liberdade de ir vir trouxe ao Brasil a maior quantidade de hippies e mochileiros de todos os tempos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel7:14 PM

      Deixe de escrever merda aí, seu babaca filhote da elite. Lamentável ver postagens como essa sua, seu LIXO.

      Excluir
    2. Anônimo11:16 AM

      Sim, ditadura na qual os direitos políticos de muitos foram cassados e na qual a imprensa era censurada. O fato de existir UM partido de oposição, o MDB, que era inclusive controlado pelos militares, e de existirem músicas e obras faraônicas serviu apenas para disfarçar o que realmente acontecia durante esse período: além da inflação enorme, propulsionada pelo falso milagre econômico, a corrupção (que sim, sempre esteve presente no nosso país :o). Ademais, ninguém é de esquerda, ou muito mesmo como colocaste "esquerdopata", apenas por defender e acreditar que o período de 1964 a 1985 foi sim um período sombrio e ditatorial da história do Brasil.

      Excluir
    3. Anônimo2:23 AM

      ������

      Excluir
    4. Anônimo2:26 AM

      Meus aplausos não apareceram. Adorei seu comentário !!

      Excluir
    5. Anônimo2:30 AM

      Sim , lamentável .

      Excluir
    6. Anônimo2:31 AM

      Sim , lamentável .

      Excluir
  3. Anônimo10:34 PM

    Assassino João Luiz da Fonseca Martins maldito

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:36 PM

    Matador maldito João Luiz da Fonseca Martins

    ResponderExcluir
  5. É lamentável ver pessoas defendendo um período ditatorial. Quem vem as redes sócias defender esse período são militares e seus simpatizante. Não posso deixar de dizer que a ditadura teve seu lado bom, um exemplo disso era a censura. Na época ditatorial não se via a libertinagem que vemos hoje. Mas o fato é que trouxe mais males que bem.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:56 AM

    prefiro me simpatizar com militares do que com um bando de ladrões como os da esquerda.
    Ai vem um cara falar que o MDB era controlado pelos militares.
    pior são vcs que viveram a vida inteira controlado por ladrões e pior se tornaram como eles e ainda os defendem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:23 PM

      Olá! Fui eu quem comentei do MDB...Em qual momento eu ou qualquer pessoa dos comentários defendeu algum ladrão ou algum partido político? Segundo a sua linha de pensamento, as únicas posições possíveis são ou ser de esquerda ou apoiar um regime militar!? Que visão mais simplista, amigo.
      Estude sobre o que aconteceu naquela época e todas as consequências que aquilo trouxe ao Brasil. Não estou dizendo que sou o dono da verdade, mas pelo menos sempre busco basear minhas argumentações em dados lidos e estudados em diversos livros de história.
      Abraço!

      Excluir
    2. 🙊👏👏👏👏👏

      Excluir
  7. Galera, foram historiadores que disseram isso, vcs conhecem attaatrdos professores comunistas/socialista e vem falar q os historiadores estão errados! Façam meu favor!

    ResponderExcluir
  8. Não entendo como tem pessoas que defendem tanto um período negro da história do Brasil onde muitos foram assassinados, exilados, desapareceram, tinha sua voz embargada por causa da censura esmagadora autoritária que mandava e demandava, embora eu seja novo mas conheço pessoalmente pessoas que seus ente queridos foram levados pelos militares e nunca mais voltaram, infelizmente vocês que tanto defendem esses covardes militares, não teve um parente assassinado, castigado pelas torturas,vocês pedem a volta da chibata, a volta sim da ditadura por que não viveu;não queremos ditadura, queremos um país livre da opressão, Ditadura jamais.

    ResponderExcluir
  9. Eu não vivi o regime militar, porém, meu pai, o viveu inteiro. Ele diz nunca ter sido incomodado pelo regime, e sabe por quê? Por que não era subversivo. Era trabalhador, disciplinado, respeitador e vivia em prol da sua família.
    Hoje, o que vemos é um país destruído por uma pseudodemocracia que travestiu a liberdade em libertinagem.
    Digo, sem medo de errar, que os que defendem essa situação caótica em que se encontra o Brasil são os adeptos da indisciplina, das drogas e que nåo têm nenhum amor pela pátria.
    Obs: Meu pai não era militar, antes que vomitem besteiras, e nem eu sou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pura verdade. Infelizmente grande números de pessoas se identificam com estórias de livretos e não querem saber de história...seu pai viveu essa época e eu também vivi na minha infância e adolescência onde estávamos longe de violências e ficávamos nas ruas brincando,e indo à pé para a escola sem qualquer perigo. Época em que respeitavamos uns aos outros e aos nossos pais. Hoje está essa baderna que a gente não consegue ter paz e com isso ficamos acarretados de doenças por falta de paz , etc...

      Excluir
  10. Perfeito Mauricio Lopes, seu pai está totalmente certo

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1:46 PM

    1ª parte:
    Tambem era criança de 10 anos , naquela epoca, e a população em geral, não tinha nenhum problema com os militares. é a tal historia, os militares salvam um pais de ser comunista, e temos hoje a democracia,.,e venham falar que a ditadura foi um mal?!Qual o pais que inplantou o comunismo teve liberdade e democracia. Cuba tem ,por acaso esta liberdade do qual os esquedopatas defendem?. todos os regimes comunistas implantados morreram muito mais gente, é só desta forma chegam ao poder.
    aqui , como disse o leitor, o PT foi criado na nossa suposta ditadura. é logico que com o passar dos anos , a luta por diretas já foi uma conquista dos brasileiros. Mas no começo do regime militar foi preciso agir com mais rigor, lenbrando que as mortes acnteceram de ambos os lados,..mas se o poderio dos que lutavam contra os militares fossem rasoaveis em relação ao das forças amardas,...,entrariamos em uma guerra civil sem precedentes.
    lembrando que os artistas e intelectuais de esquerda não colaboram para a economia de um pais, o que mantem uma economia do país é o setor produtivo, a saber: INDUSTRIA, AGRO-NEGOCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL. Alias não vejo nenhum artista , ou sindicatos, e ou os que defendem os direitos humanos manifestarem por emprego e trabalho,...só querem lutar por direitos, e regalias. e quem paga a conta são os trabalhadores de fato. Um pais só torna forte com trabalho e uma boa educação, e consequentemente todos os "ramos" de atividade da economia melhora. infelizmente falta patriotismo no nosso povo, é a lei de Gerson acontecendo a todo momento. Muitos brasileiros querem apenas receber o bolsa familia,...,mas ate quando vai ter dineiro para tudo isso , corrupção, regalias para o meio artistico, e etc. pensem em trabalhar para o país. coitado de qualquer empreendedor que queira montar um negocio e gerar emprego?!!, os esquerdopatas vão dizer que este micro empresario é burgues e opressor,..,ai eu pergunto se não gerarmos emprego,..,vamos conseguir recursos onde?...,poucos vão trabalhar para dividir com que não trabalha?

    ResponderExcluir
  12. 2ª PARTE:
    A tal falada liberdade de expressão , busca estes principios afinal de contas? Não se pode mais evoluir por meritos proprios, cade o incentivo a liberdade?,..esses artistas esquerdopatas nunca trabalharam em um setor produtivo ( as tres areas que eu mencionei acima), falar contra um periodo ruim, que foi a ditadura militar é facil,...,mas os trabalhadores dos quais eu refiro, não tinha perceguição,..,se estudava na escola publica, e o ensino era melhor do que hoje, do qual a educação esta contaminada pela esquerda,,, mas não vejo ninguem lutar por trabalho de fato,..,parece que vamos viver de filosofia e ideias marxistas,..,e estamos perdendo muitas vagas de trabalho para a CHINA (pais comunista mais capitalista do mundo),onde a internet é contolada,..,mas la na china o povo trabalha e que eu saiba não tem bolsa familia da forma que tem aqui. E a Vene zuela não é ditadura conforme o nosso PT fala,...da para falar um monte de coisas para estas pessoas que só pensam no proprio umbigo,..e ficam defendendo ideologias,...,apenas entram em um hospital publico e vejam o espelho de um pais que os artistas ficam defendendo liberdade de expressão,..,ou vão em cidades do nordeste, e vejam a prostituição infantil aida existente no pais ( é um tabu , as pessoas falarem, porque estão longe ad midia )...pois é meus amigos, é muito facil falar de um periodo ruim da historia do brasil,..,mas que poderia cer muito pior, se não fosse os militares,..,não gostaria que fosse adquela maneira,,.mas existem pessoas más, e pessoas boas,.,mas ffelismente as bos foram em melhor numero.,,, mais uma lembrança daquela época, quando cheguei aqui em SP , em 1963 * da( bahia),
    durante alguns dias só comiamos farinha de mandioca com açucar e clara em neve, ja estavam faltanto mantimentos, e o desemprego era alto,...e para refrescar a memoria de alguns, é importante entender o contexto vivido naquela época,..foi o proprio povo com manifestações , é que pediu a intervenção militar,..,perguntem para que viveu naquela época,..,mas não perguntem para artistas, ou pessoas que não trabalham no setor produtivo.
    Hoje se matam mais gente todos os dias nas grandes capitais, a saber o trafico , e os PCcs, COMANDOS VERMELHOS , etcccc,
    não vejo artistas defendendo trabalhador morto por bandido, vão se ajuntar aos direitos humanos , para defender bandido, que posteriormente foi morto por um policial,....
    é um tal negocio, pimenta nos olhos dos outros ´´e refresco,...e viva o Brasil ( patriota ), e viva o ser Humano, que tem a capacidade de mudar tudo isso ai , para o nem,,...abraços

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you