18.2.09

MINI-MANICÔMIOS

Paulo Amarante, o político da saúde mental, costuma dizer que às vezes os CAPs, Centros de Atenção Psicossocial, viram mini-manicômios. Ou seja, estão tão mal-gerenciados que se tornam um manicômio menor. E ao observar meu CAPs Rubens Corrêa eu não consigo negar que esse CAPs é um mini-manicômio. Outro dia eu estava urinando no banheiro e uma moça abriu a porta. Eu não tinha esquecido a porta aberta. É que a porta não tem trinco mesmo. É assim que nós vivemos no CAPs. Naturalmente se o banheiro fosse o mesmo para todo mundo os técnicos de saúde mental não iam permitir banheiros sem trincos. Mas há banheiro separado para os técnicos, banheiro com trinco.

O CAPs é muito bom para manter as pessoas fora das crises, pois funciona como os alcóolicos anônimos. Mas o CAPs não gera ressocialização. Como seria possível? A ressocialização acontece quando as pessoas convivem juntas. Mas no CAPs há a separação. Os pacientes psiquiátricos são separados dos profissionais de saúde mental. O almoço é separado, a comida é diferente, os banheiros são separados... logo a ressocialização é impossível. Essa é a falha do CAPS.

O OPOSTO DA RESSOCIALIZAÇÃO

Ao observar as mulheres no CAPs, eu não posso deixar de me preocupar. Imaginem o caso dos banheiros sem trincos. As mulheres ficam totalmente vulneráveis quando vão ao banheiro. E há mulheres que estão confusas. E os homens do CAPs se aproveitam... enfim, é uma coisa bem selvagem. O oposto da ressocialização.

PSIQUIATRA DIZ QUE ECSTASY É MENOS PERIGOSO QUE ANDAR DE CAVALO

Essa notícia foi encontrada no site em inglês FURIOUS SEASONS. E é claro que a declaração gerou polêmica. O que o psiquiatra quis dizer é que, se o ecstasy é perigoso, andar de cavalo também é, pois é uma atividade que oferece riscos. Nem vou comentar mais. Veja a notícia em inglês Psychiatrist Says Ecstasy Less Harmful Than Horse Riding, Controversy Ensues.

COCAÍNA, MACONHA, ANTIDEPRESSIVOS... QUAL É A DIFERENÇA?

Se eu soubesse que me passariam tantas drogas psiquiátricas que nunca me fizeram feliz eu teria experimentado todas as drogas ilegais. Eu só experimentei maconha. Nunca provei cocaína. Eu temia o perigo. Que ironia. O único antidepressivo que me fez sentir um pouco "para cima" foi Survector - amineptina, mas foi retirado do mercado. O que eu sei é que a economia mundial depende tanto das drogas lícitas quanto das ilícitas. Uma das razões para não "legalizar a maconha Ai, Ai, Ai" ... Muito dinheiro em jogo.

O comentário acima é da Ana. Ela estava comentando o que foi dito pelo psiquiatra no site da BBC (em inglês): Não há muita diferença entre andar de cavalo e ecstasy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you