Os traços essenciais da distimia são o estado depressivo leve e prolongado, além de outros sintomas comumente presentes.
Eu comecei a postagem com umas explicações sobre distimia extraídas dos sites Wikipédia e Psicosite. Não apenas porque é importante falar sobre distimia, mas também para explicar que no momento eu me sinto como alguém que sofre distimia. Devo admitir que, apesar de eu me sentir sobre controle dos problemas de minha vida, me sinto doente.
Agora eu estou tomando lítio e risperidona, mas o lítio quase não faz efeito, ou seja, sequer sinto aqueles sintomas que me incomodavam tanto. Ultimamente eu tenho sentido uma indiferença - QUE INCOMODA. Às vezes é como se eu estivesse deixando de SENTIR. Na verdade sinto falta dos sintomas que me incomodavam, mesmo os negativos, pois eles tinham um lado positivo: me davam a sensação de estar vivo.
Dá para realmente confiar nas formas de tratamento disponíveis para doenças mentais?
Como eu tenho falado aqui, o tratamento com psicotrópicos é perigoso para a saúde do paciente psiquiátrico, por vários motivos. Por exemplo, paciente pode usar as próprias drogas psicotrópicas para se matar. Ou o paciente pode acidentalmente tomar uma dose errada e acabar morrendo, graças a periculosidade dos psicotrópicos. Entre outros motivos.Você já deve saber que Michael Jackson estava tomando vários psicotrópicos antes de sua morte, e uma das suspeitas de sua morte é overdose. Isso está na reportagem Report: Overdose of prescription drugs may have killed Michael Jackson
.
A questão que eu levanto é séria. Eu tenho confiança na psiquiatria ortomolecular. Com certeza não é ofensivo à saúde como a psiquiatria tradicional. Mas será que realmente oferece alívio para o doente? E as outras formas de tratamento disponíveis? Dos tratamentos eu só tenho certeza que a terapia ocupacional tem resultados fantásticos. Muitas pessoas respondem bem até a terapia com psicólogos. Oficinas terapêuticas, por exemplo, funcionam que é uma beleza.
Nos momentos de crise às vezes coisas simples ajudam. Como a presença de uma pessoa amada. Daí a importância de visitar um doente mental. Tem uma pessoa que eu amo muito que apenas sua presença me faz me sentir bem. E eu pretendo ser bem egoista em admitir que eu vou aproveitar sua presença até quando eu puder. (Pois não sei se minha presença a agrada e não sei até quando poderei disfrutar de sua presença.)
Mas apesar da eficiência da terapia às vezes é realmente necessário dar alguma coisa para a pessoa tomar, para aliviar o sofrimento psíquico. Temos substâncias confiáveis para dar para o doente mental?
eu sinto a vida alem do que se ve,doqoue se toca do que se le. parece que transbordo alem do que o copo suporta, alem de mim. eu me perco em abstrações e cansei de buscar motivos pra me justificar, cansei de ser eu mesmo, pessoa que nunca conheci de verdade. Eu posto uma critica a esta vida,nunca entendida,por muitas vezes abandonada.
ResponderExcluirEntendo o que vc está dizendo pois me sinto assim... eu sofro porque quero ir além dos meus limites e me Cristo por não conseguir alcançar os meus objetivos. Sendo que o que mais quero é me sentir bem e leve de problemas. Também sinto raiva de mim mesma quase sempre, principalmente na vida profissional. Ainda não me achei . Não consigo parar de pensar em tudo e em todos ao meu redor, penso até em quem não está mais em minha vida e me culpo por não te- los mais,não por ter feito algo errado mas por deixar de fazer o certo. Enfim ... se eu começar a falar vou ocupar a página toda
Excluir