27.6.09

Distimia

Distimia é uma forma de desordem de humor da depressão que se estende por pelo menos dois anos, e se caracteriza pela falta de prazer ou divertimento na vida. Difere-se da depressão nervosa quanto ao grau dos sintomas. Apesar de geralmente não privar o indivíduo de suas tarefas e obrigações, impede que ele desfrute a vida totalmente.

Os traços essenciais da distimia são o estado depressivo leve e prolongado, além de outros sintomas comumente presentes.

Eu comecei a postagem com umas explicações sobre distimia extraídas dos sites Wikipédia e Psicosite. Não apenas porque é importante falar sobre distimia, mas também para explicar que no momento eu me sinto como alguém que sofre distimia. Devo admitir que, apesar de eu me sentir sobre controle dos problemas de minha vida, me sinto doente.

Agora eu estou tomando lítio e risperidona, mas o lítio quase não faz efeito, ou seja, sequer sinto aqueles sintomas que me incomodavam tanto. Ultimamente eu tenho sentido uma indiferença - QUE INCOMODA. Às vezes é como se eu estivesse deixando de SENTIR. Na verdade sinto falta dos sintomas que me incomodavam, mesmo os negativos, pois eles tinham um lado positivo: me davam a sensação de estar vivo.

Dá para realmente confiar nas formas de tratamento disponíveis para doenças mentais?

Como eu tenho falado aqui, o tratamento com psicotrópicos é perigoso para a saúde do paciente psiquiátrico, por vários motivos. Por exemplo, paciente pode usar as próprias drogas psicotrópicas para se matar. Ou o paciente pode acidentalmente tomar uma dose errada e acabar morrendo, graças a periculosidade dos psicotrópicos. Entre outros motivos.

Você já deve saber que Michael Jackson estava tomando vários psicotrópicos antes de sua morte, e uma das suspeitas de sua morte é overdose. Isso está na reportagem Report: Overdose of prescription drugs may have killed Michael Jackson
.

A questão que eu levanto é séria. Eu tenho confiança na psiquiatria ortomolecular. Com certeza não é ofensivo à saúde como a psiquiatria tradicional. Mas será que realmente oferece alívio para o doente? E as outras formas de tratamento disponíveis? Dos tratamentos eu só tenho certeza que a terapia ocupacional tem resultados fantásticos. Muitas pessoas respondem bem até a terapia com psicólogos. Oficinas terapêuticas, por exemplo, funcionam que é uma beleza.

Nos momentos de crise às vezes coisas simples ajudam. Como a presença de uma pessoa amada. Daí a importância de visitar um doente mental. Tem uma pessoa que eu amo muito que apenas sua presença me faz me sentir bem. E eu pretendo ser bem egoista em admitir que eu vou aproveitar sua presença até quando eu puder. (Pois não sei se minha presença a agrada e não sei até quando poderei disfrutar de sua presença.)

Mas apesar da eficiência da terapia às vezes é realmente necessário dar alguma coisa para a pessoa tomar, para aliviar o sofrimento psíquico. Temos substâncias confiáveis para dar para o doente mental?

2 comentários:

  1. Anônimo7:49 PM

    eu sinto a vida alem do que se ve,doqoue se toca do que se le. parece que transbordo alem do que o copo suporta, alem de mim. eu me perco em abstrações e cansei de buscar motivos pra me justificar, cansei de ser eu mesmo, pessoa que nunca conheci de verdade. Eu posto uma critica a esta vida,nunca entendida,por muitas vezes abandonada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o que vc está dizendo pois me sinto assim... eu sofro porque quero ir além dos meus limites e me Cristo por não conseguir alcançar os meus objetivos. Sendo que o que mais quero é me sentir bem e leve de problemas. Também sinto raiva de mim mesma quase sempre, principalmente na vida profissional. Ainda não me achei . Não consigo parar de pensar em tudo e em todos ao meu redor, penso até em quem não está mais em minha vida e me culpo por não te- los mais,não por ter feito algo errado mas por deixar de fazer o certo. Enfim ... se eu começar a falar vou ocupar a página toda

      Excluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you