17.12.09

Festa consulta, festa terapia ou não sei o quê

Ontem (16/12) foi a festa de Natal do CAPS Rubens Corrêa, de Irajá. Ou melhor, a festa que os técnicos prepararam para os usuários. Ou, como eles dizem, "a festa dos paciente".

Pois a festa de Natal do CAPS na verdade será hoje. A festa dos técnicos, proibido entrada de usuários e familiares, sem serviço no CAPS.

Quanto a festa dos usuários, não é uma festa de verdade. Se fosse de verdade para que a necessidade dos técnicos fecharem o CAPS hoje (17/12) para fazer uma festinha particular no CAPS? Por que eles poderiam considerar a festa dos usuários ex-pacientes psiquiátricos como festa e participar e tudo?

Talvez porque na festa dos usuários eles tenham que ter trabalho com usuários que podiam causar alguma agitação. Algum "paciente" poderia bagunçar.

Se queriam fazer uma festinha particular por que não deixaram para depois do serviço? Por que usuário não pode entrar nessa festa? Vai rolar coisa que usuário não pode ver? Vai rolar bebida alcoólica? Vai rolar sexo and Rock'n'Roll? Ou coisa mais pesada? Não sei. Queria saber.

Infelizmente esses técnicos de saúde mental não estão preparados para lidar com os ex-pacientes psiquiátricos como pessoas. Tanto que eles insistem em chamar todo mundo de paciente.

Outra vez eu disse para uma técnica de saúde mental que o uso do computador era terapêutico. Não só para meus companheiros usuários do CAPS, mas também para mim.

Ela usou esse meu argumento para defender a idéia de que o CAPS é um hospital, e que tudo que tudo que os "pacientes" fazem lá é terapia e consulta e por isso devem ser chamados de pacientes.

Esse tipo de técnico não deve entender o que quer dizer CAPS. Não entendem que é um Centro de Atenção Psicossocial. Social. Não é hospital não senhor. Se fosse estaria no nome. Mas do jeito que eles chamam todo mundo de paciente nesse lugar, não está sendo nem hospital. Está sendo um mini-hospício.

O que a gente faz quando usa o computador, por exemplo, é buscar inserção social. Quando ouvimos música e dançamos estamos interagindo socialmente. Porque o CAPS é um centro de atenção social. Por isso eu luto tanto para haver computação e MÚSICA no CAPS. Para a parte de inserção social não se perder.

É terapêutico sim, mas a terapia não é a principal função. Um certo cantor disse que a música era terapêutica para ele e nem por isso foi chamado de paciente, nem era paciente.

Do jeito que nos chamam de paciente, a festa de ontem foi uma festa consulta, festa terapia, sei lá. Pois, como já disse, para os técnicos não foi festa. Foi trabalho. Trabalho para eles terapia para os usuários, e consulta, pois deveriam estar observando o comportamento de cada "paciente" psiquiátrico.

Ufa!! Que trabalhoso para eles. Poderão relaxar hoje na festinha de verdade no CAPS.

P.S.: O que eu quero dizer nessa postagem é que esses técnicos deveriam aprender a tratar os ex-pacientes psiquiátricos como pessoas, e ter uma festa normal com essas pessoas sem necessidade de duas festas.

Na boa. Deveriam esquecer a possibilidade de alguém passar mal e relaxar. Pois todo mundo passa mal. Não apenas quem tem quadro psiquiátrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you