28.12.09

Há psiquiatras e psiquiatras... psicólogos e psicólogos...

Apesar de eu muito reclamar da psiquiatria e da psicologia e de seus métodos repressores, devo admitir que há psiquiatras e psicólogos REALMENTE bem intencionados e que lutam pelo bem dos pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos e pelos direitos humanos. Lutam pelo direito de viver com dignidade, e não apenas viver, ou melhor, não apenas SOBREVIVER, ou melhor ainda, não apenas viver pela caridade dos profissionais, e sim viver porque é importante para o mundo, e não porque a vida é importante como dizem alguns hipócritas, mas sim porque as pessoas são importantes para o mundo.

Os psiquiatras e psicólogos realmente bem intencionados lutam pelo que eles acham que todos deveriam lutar, não querem que as pessoas se vejam acolhidas por caridade, mas que as pessoas vejam que são importantes. Esses são os psiquiatras e psicólogos HUMANITÁRIOS.

Os psiquiatras e psicólogos humanitários não lutam pelo bem da psiquiatria e da psicologia, como os psiquiatras e psicólogos CORPORATIVISTAS fazem. Esses psiquiatras e psicólogos humanitários infelizmente são uma minoria.

Os psiquiatras e psicólogos humanitários

No fundo, esses psiquiatras e psicólogos humanitários nem acreditam nos fundamentos da psiquiatria e da psicologia para o tratamento dos chamados transtornos mentais e suas consequências, mesmo porque tais pessoas estudam e sabem que a doença mental, chamada de transtorno mental, não pode ser compreendida com as teorias dos livros ou das palestras das faculdades, nem com a visão superficial de uma residência médica. É preciso ter toque humano, aproximação humana.

Mas de que outra forma eles poderiam ajudar as pessoas com tais sofrimentos se não se tornando psiquiatras e psicólogos? De que outra forma eles poderiam se aproximar mais sem serem considerados intrusos nesse universo fechado da psiquiatria, da saúde mental?

Psiquiatras e psicólogos corporativistas

Os psiquiatras e psicólogos corporativistas são profissionais demais. Eles querem promover suas profissões, mostrar que suas profissões são muito importantes. Mesmo que para isso seja necessário esconder coisas erradas. Os psiquiatras e psicólogos humanitários estão mais preocupados com a vida humana, se importando pouco em promover sua profissão.

“Nós estamos aqui trabalhando! Somos profissionais!” É isso que a gente geralmente ouve dos psiquiatras e psicólogos corporativistas. Por outro lado ouvimos dos psiquiatras humanitários “Precisamos fazer valer os direitos humanos. As pessoas devem ter direito de serem ouvidas com respeito e valorizadas, pois são importantes! Isso é nosso dever como seres humanos!” É claro que qualquer hipócrita poderia dizer isso. Na verdade nós vemos essas palavras nas ações dos psiquiatras e psicólogos humanitários.

Se você é psiquiatra ou psicólogo, ou deseja ser, não porque são profissões lindas, mas sim para defender os direitos humanos, defender o SER HUMANO, parabéns. É uma tarefa nobre. Assim como é nobre o assistente social que age de maneira humanitária, assim como qualquer outro profissional em saúde mental.

Feliz Ano Novo.

Um comentário:

  1. I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you