21.8.12

Como acabar com o autoritarismo do sistema psiquiátrico

Se os alienistas nos obrigam a ficar num hospício, nós podemos nos recusar a sair.

("Alienista" é o antigo termo usado para "psiquiatra", mas eu uso o termo alienista aqui para falar de qualquer profissional de saúde mental que defende internação involuntária.)

Se os profissionais de um hospital psiquiátrico não respeitam o direito de um paciente de querer sair, o paciente deve ter a CORAGEM de dizer não ao autoritarismo. É o que estou fazendo.

Entenda que psiquiatras mantêm pessoas presas em internações para força-las a se comportar de acordo. Mas eles não querem que as pessoas fiquem lá dentro para sempre, pois iria contra a tão falada REFORMA PSIQUIÁTRICA.

Pacientes psiquiátricos se recusando a sair por considerar o sistema ineficaz seria a pior coisa para os doutores alienistas.

Claro que eles iam querer tornar a vida da pessoa lá dentro um inferno, pois são uns covardes.

Para mim não existe nada mais valoroso que a liberdade e a Justiça, portanto para mim é um prazer defender esses valores. Isso é um sacrifício, sem dúvida, mas vale a pena.

É a solução para acabarmos de vez com as internações forçadas que não beneficiam ninguém. Tentam comparar hospital psiquiátrico a hospital de câncer. Mas eu nunca ouvi falar de pacientes de câncer sendo mantidos internados a força.

As pessoas são mantidas internadas quando não podem se manter de pé, quando estão DOENTES DE VERDADE.

O que eu ganharia com isso? Muito coisa. Ficaria evidenciado para a sociedade que as pessoas não são tratadas nesses hospícios. São torturadas e exploradas E SAEM PIOR DE LÁ.

Quando a sociedade vir pessoas se rebelando DE VERDADE contra os hospícios, eles serão obrigados a mudar os tratamentos sem ENROLAÇÃO, sem FALSA reforma psiquiátrica, sem REFORMA PSIQUIÁTRICA OPORTUNISTA.

Do contrário ficaria evidenciado o autoritarismo do sistema psiquiátrico e por conseguinte a psiquiatria ACABARIA.

7 comentários:

  1. Discordo radicalmente dos métodos atuais da psiquiatria, mas acho que você já está viajando na batatinha. Eu diria que a internação involuntária relativamente estúpida, porque geralmente ela se dá a pedido da família (embora sempre com o aval de um psiquiatra) e pode ser terminada a pedido da família também (existe a alta a pedido de familiar). É estranho, pois, se se trata de um problema médico, apenas o médico, e não o familiar, deveria ter autoridade para decidir internar ou dar alta.
    O familiar que interna geralmente é alguém sobrecarregado pelo "louco", e que não sabe evitá-lo ou teme abandoná-lo (mais frequentemente as duas coisas). Claro que há muitos mal intencionados, muitos arranjos muito desfavoráveis para o "louco", como naqueles casos em que a família inteira vive da pensão do camarada. Coisas da pobreza e da má administração. Honestamente, eu acho que a internação e a moradia subsidiada substituiriam com vantagens a tutela, desde que os hospitais psiquiatricos funcionassem melhor e não tivessem (pelo menos nem sempre) esse caráter de confinamento. Mas isso custaria um bocado de dinheiro, desativar os hospícios e deixar o louco por conta da família é bem mais barato.
    Hoje em dia os loucos, no entanto, tem um subterfúgio simples para escapar à internação involuntária, que é a internação voluntária. Está na legislação de saúde mental: quem se interna voluntariamente pode solicitar a própria saída, o que não acontece em casos de internação involuntária. Bastaria que o louco, chegasse ao Hospital Psiquiatrico sem estar sedado e, mesmo que tivesse vindo enganado, assinasse a própria internação.
    Por que os loucos não fazem isso? Acredito que porque, no momento da internação, poucos deles estejam suficientemente conscientes para fazer isso. Pacientes psiquiatricos geralmente chegam aos hospitais em surto. Hoje em dia, não se é internado à força por tingir o cabelo de verde, ou mesmo por fumar maconha. Não internar, muitas vezes, é simplesmente abandonar. Foi isso o que o Estado fez com os loucos, e usando o movimento anti-manicomial como fachada.
    Quanto a ficar no hospício, provavelmente você PODE fazer isso. Muitos hospitais ainda têm alas para residentes, onde ficam idosos, pessoas cronificadas com problemas de locomoção e gente que simplesmente não tem para onde ir. Nos hospitais particulares, você poderia inclusive, se pudesse pagar, ficar o resto da vida. Nos públicos, o único resultado desse tipo de estratagema seria superlotar as alas. Provavelmente poriam os loucos para fora mas, se não pusessem, não seria preciso mais nada para transformar a vida deles num inferno.

    ResponderExcluir
  2. Em suma, em suma , em suma... O louco é uma pessoa com uma doença, e ela é seu principal inimigo. Não se deve fazer dela uma identidade.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:06 PM

    doenças mentais nao existem

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:18 AM

    a psiquiatria tem que acabar, rasgar aquele dsm ridiculo de transtorno mental que na verdade não existe.

    Algum parente que causou um tipo
    de incomodo, a familia usa esses psiquiatras para dar cabo do "parente problema" em 90% dos casos é isso.

    drogados, agressores, vagabundos,roubar herança. roubar aposentadoria, etc etc, magicamente recebem laudo
    de esquizofrenia são trancafiados e mortos misteriosamente dentro de clinicas ou manicomios, é assim que eles
    fazem. e ainda tem otário que acha que eles ajudam as
    pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:31 AM

    VOCE PODE SER A PESSOA MAIS NORMAL DO MUNDO
    SE SUA FAMILIA TE LEVAR A UM PSIQUIATRA E SE QUEIXAR DE VOCE ELE VAI DIAGNOSTICAR ALGUM TRANSTORNO MENTAL EM VOCE E COMEÇAR O TRATAMENTO FORÇADAMENTE. VOCE VAI FICAR TOTALMENTE ESCRAVIZADO, É UM CAMINHO SEM VOLTA. PIOR QUE DROGA. TE PRENDEM NUN SISTEMA
    QUE NÃO TEM MAIS VOLTA.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:35 AM

    O unico meio de acabar com a psiquiatria é as pessoas começarem a criar movimentos e denunciar cada vez mais os abusos e torturas principalmente aos direitos humanos, só assim haverá uma radical mudança ou até mesmo acabar com a farsa

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11:42 AM

    É MELHOR FICAR 1 ANO DENTRO DE UMA PENITENCIARIA COMUM DOQUE 1 DIA DENTRO DE UMA CLINICA PSIQUIATRICA, PODE TER CERTEZA,

    DROGAS FORÇADAS, HUMILHAÇÕES, TORTURAS, E SEU NOME SUJO COMO DOENTE MENTAL, PERDE O RESPEITO
    DE TODOS.

    EU SOU A FAVOR NÃO SÓ DO FECHAMENTO DOS MANICOMIOS COMO TAMBEM DO FIM DA PSIQUIATRIA
    SE O CARA FOR REALMENTE LOUCO DEVE SER RESPONSABILIDADE DA FAMILIA FICAR COM ELE EM DENTRO DE CASA
    SE COMETER CRIME VAI PARA CADEIA COMUM, POIS
    UM LOUCO NÃO COMETE CRIME, ISSO É MAIS UMA BALELA PSIQUIATRICA.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you