2.9.12

O objetivo dos CAPS é substituir hospitais psiquiátricos (Resposta a Hilana)

Com a reforma psiquiátrica, os CAPS chegaram para substituir os hospitais psiquiátricos. Internação só deve acontecer como último recurso.

HILANA, da Baixada Fluminense, diz que a mãe está com sintomas psicóticos. Levá-la para ser atendida no CAPS é boa solução, pois apenas sintomas não é caso para internação.

Mas é importante ficar atento às fragilidades dos CAPS, e à fragilidade do sistema. O objetivo original do CAPS seria reinserir na vida, mas infelizmente dificilmente essa inserção acontece.

Uma das principais falhas dos CAPS é a ESTAGNAÇÃO. Muitos pacientes veem o local como uma prisão, pois ficam sem fazer nada na maior parte do tempo, e são pressionados a ir ao CAPS todos os dias. Isso vira um círculo vicioso.

O CAPS deveria focar mais nas pessoas que frequentam diariamente, ajudá-las a obter autonomia e cidadania. Mas isso não acontece.

Eles dão prioridade a atendimentos ambulatoriais. Portanto a dica é: NÃO ACEITE que seu familiar passe o dia no CAPS. Apenas aceite fazer atendimento e voltar para casa na hora. As pessoas ficam largadas lá a maior parte do tempo. E CORREM O RISCO DE SOFRER ABUSOS. (Eu já vi coisas horríveis no CAPS.)

Isso é péssimo para as pessoas, pois os CAPS estão cada vez mais se afastando da comunidade. Passar o dia no CAPS é a mesma coisa que passar o dia internado no hospício.

Por isso, no decorrer dos anos, eu tenho lutado para trazer cursos de ONGS para dentro dos CAPS, cursos que aceitem pacientes psiquiátricos e pessoas da comunidade. Pois quando a comunidade entra no CAPS, o paciente deixa de ver o local como um manicômio.

Infelizmente muitos profissionais de saúde mental não são a favor de que a comunidade entre nos CAPS. É que eles nunca tiveram que passar um dia no CAPS como paciente psiquiátrico.

Veja a relação dos CAPS do Estado do Rio de Janeiro (exceto o município do Rio.) CLICANDO AQUI.
-
-

3 comentários:

  1. Anônimo1:36 PM

    Trabalho em um CAPS no município de Magé, temos alguns problemas relativos a infra-estrutura mas nenhum problema quanto ao acolhimento e atendimento de nossos pacientes. A dica dada não cabe uma vez que algumas famílias querem "se livrar" daquele que possui o sofrimento mental e "empurram-no para a instituição sem se quer participar das reuniões do "Grupo de Família" ou dar qualquer outro apoio por mais que tentemos estreitar esse laço, alguns familiares são portadores de algum tipo de sofrimento mental mas não aceitam ajuda. Tentamos "trazer" a comunidade realizando diversos eventos. O CAPS não pode e não deve se parecer com um manicômio e o que estou não pode e nem deve ser exceção. Aqui aquele que precisar poderá passar o dia sem medo de ser feliz!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8:15 PM

    Também trabalho no caps e o nosso objetivo de fato é fazer com que o usuário retorne a sociedade. Nosso caps fica aberto de 7 as 17 horas e os usuários são divididos em turnos e por dias. Ninguém fica preso e muito menos é maltratado.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:42 PM

    Eu me trato no caps, em Uma cidade do - Pr, faz uns 4 anos que me encontro num estágio depressivo com choros, vontade de suicício, raiva, revoltas, fico muito ruim quando estou em crise. Fico com muitas dores pelo corpo todo, isso é terrível. Faço tratamento com um ótimo psiquiatra, e tomo sertralina 200mg ao dia, Premalor a noite e alprazolan para dormir, pois não consigo me desligar na hora de dormir e é a única forma de dormir. Como gostaria de poder um dia sarar de tudo isso. É desesperador. Tem pessoas que acham que isso não existe, que é ser fraco e etc. Mas só passando para sentir na pele. Por mais que a gente dê risadas junto com pessoas, viaje, tente se distrair, mas por dentro não é totalmente essa alegria. Mas Há muitos julgamentos, brincadeiras de mal gosto, mas não se imagina no lugar, e eu também não desejo a ninguém.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you