5.10.09

Pessoas mortas por descaso em hospitais psiquiátricos - Por que isso não aparece em reportagens?

Observando as investidas da Globo no tema saúde mental, a Record não quis ficar atrás e começou a investir também. Já não é de hoje que podemos observar o tema DOENÇA MENTAL sendo abordado nas novelas da Record.

Tenho que admitir que eles tem abordado o tema até melhor que a Globo. (Aqueles que detestam a Record vão ficar paus da vida comigo, assim como aqueles profissionais de saúde mental com escrúpulos duvidosos que transformaram os hospitais psiquiátricos do Rio em set de filmagem.)

Por exemplo, passou na Record uma novela nada séria, e até ridícula, Os Mutantes. A novela era ridícula, mas eles abordaram o tema da depressão com seriedade. Falaram sobre necessidade de tratamento, sobre os sintomas, etc. O que não quer dizer que eu concorde com o que eles falaram da depressão e da psiquiatria.

Apenas acho que eles não banalizaram a coisa. Como a Globo fez, ao mostrar um Tarso agressivo acima do normal da doença mental, dando tiro nas pessoas, e gerando mais estigma!!!!

A atual novela Poder Paralelo também aborda o tema. Também tem uma moça que sofre de depressão.

Além de abordar a temática nas novelas, a Record também tem feito uma série de reportagens sobre a situação dos pacientes psiquiátricos no Brasil. Mas infelizmente a Record é totalmente SENSACIONALISTA nessas reportagens.

Muito mais sensacionalista que as reportagens da Globo e do SBT (que de vez em quando também aborda o tema.)

Infelizmente as três emissoras de TV têm algo em comum: tanto a Globo, quanto a Record e o SBT retratam o paciente psiquiátrico como alguém incapaz de pensar racionalmente, e que só delira, e de vez em quando fala uma coisa racional. (Isso especialmente nas reportagens.)

No Repórter Record eles fizeram questão de mostrar dois pacientes HOMENS se beijando NA BOCA, no que eles chamaram de crise. Francamente, para que mostrar uma coisa constrangedora dessas? Não que seja constrangedor um homem beijar outro na boca, mas a forma que eles narraram a cena foi constrangedora.

Você pode ficar certo que na maioria dessas reportagens os pacientes psiquiátricos fizeram DENÚNCIAS contra psiquiatras, psicólogos e direção das instituições.

Mas infelizmente os repórteres evitam, cortam qualquer denúncia de usuários dos serviços de saúde mental. Quando o SBT foi fazer uma reportagem no CAPS Rubens Corrêa a repórter e o câmeraman presenciaram a diretora chamando um usuário do CAPS de fdp e mandando tomar no c. e, é claro, não publicou nem uma nota sobre isso.

Se o usuário de saúde mental foi xingado, é claro que ele estava errado e mereceu. Pra que lembrar disso? (Eu estou sendo irônico, pô!)

Como a imprensa nos vê dessa forma, fazemos denúncias que não são publicadas. Há casos sérios de mortes covardes, irresponsabilidades de diretores e profissionais de hospitais psiquiátricos que são comentados pelos usuários de saúde mental do Rio de Janeiro. Irregularidades que aconteceram no Instituto Philippe Pinel, no Nise da Silveira, e até no CPRJ.

Eu frequento encontros de usuários de saúde mental e escuto essas queixas o tempo todo. Mas eles iam mostrar usuários falando de mortes acontecidas em hospitais psiquiátricos do Rio de Janeiro na novelinha da Globo? Claro que não!!!!

Iam mostrar essas denúncias nas reportagens? Claro que não!!! Nós somos os agressivos da história. Nós é que matamos, damos tiros nas pessoas... (Estou sendo irônico de novo!!!)

Novela: homem homossexual não resiste a mulher

Como já devo ter deixado claro, esse é um blog que apoia a livre escolha da sexualidade, ou seja quem quer ser homossexual, que seja, quem quer ser gay que seja. Mas acredito que quem quer ser heterossexual (depois de ser homossexual) também deve ter sua vontade respeitada, sem preconceito.

Por isso deixo o cena da excelente novela Caras e Bocas, onde um homossexual, ou ex-homossexual (depende de seu ponto de vista) se apaixona por uma mulher. Não acompanho a novela, mas acho que os dois já devem ter se casado. Meus parabéns a Walcyr Carrasco, pois geralmente a Globo mostra homossexuais que não tem nada ver com nada. (Apesar desse ex-gay ser meio estereotipado. Onde já se viu ex-gay chamar homem de bofe e mulher de perua? E quanta frescura!!!) Parece que quer apenas agradar o movimento gay. (Assim como a novela Caminho das Índias parecia querer agradar os psiquiatras e cia.) Claro que o movimento gay não gostou muito disso. (Veja mais sobre isso na página Walcyr carrasco defende o personagem ex-gay.) Mas fazer o quê? Todos têm o direito de escolher sua sexualidade. É uma pena que alguns grupos queiram IMPOR sexualidade às pessoas, dizendo que quem nasce homossexual morre homossexual.

Movimento gay, com todo respeito e consideração: por esse tipo de comportamento algumas pessoas estão começando a usar o termo heterofobia para descrever quem quer que as pessoas permaneçam gay.

Em tempo: tempos atrás recebi um e-mail de um representante do movimento gay reclamando de algumas das informações que coloquei aqui sobre a perseguição a psicóloga Rozangela Rufino que promove terapia para ajudar quem não quer ser homossexual. Acabei não respondendo ao e-mail dele, não por indelicadeza,já que até apreciei muito o contato que ele fez. É que ele mandou o e-mail para meu MSN, que eu geralmente uso para MENSAGENS INSTANTÂNEAS, e raramente para ver e-mail.

De qualquer forma,apenas copiei a notícia do Yahoo, e realmente não pretendia ofender ninguém em particular. Pessoalmente sempre apreciei o movimento gay, inclusive já participei de reuniões do grupo, apenas acho que ultimamente esse movimento tem estado um pouco radical. Só isso.

E Para terminar gostaria de deixar uma bela piada de "viado". (Desculpe o termo ofensivo). :) Do humorista Espanta! Não é uma piada homófoba, de jeito nenhum, mas não é aconselhável para crianças. (De acordo com nossos padrões morais. Apesar de só conter palavrões.) Quer dizer, a piada usa uns termos que podem ser considerados ofensivos, mas conheço muitos homossexuais que aceitam esses termos sem problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you