Entendemos como DESSOCIALIZAÇÃO o ato de TIRAR a pessoa do convívio social MAIS AINDA. Com certeza o sistema de saúde mental não dessocializa de propósito. Talvez por falta de interesse. Ou por falta de preparo.
Tem aquele familiar que não aguenta o paciente psiquiátrico em casa e o envia para o CAPS ou para o hospital psiquiátrico...
Se a pessoa estiver num nível que o CAPS aguenta, ela fica no CAPS... mas se nem o CAPS o aguentar o enviam para o hospital psiquiátrico, onde ele estará amarrado ou sedado demais e não causará problemas.Mas se o CAPS o aceitar, infelizmente o CAPS só o larga num canto, pois não sabe como lidar com ele. Existe o paciente que fica insuportável por estar em crise, e aquele que é insuportável o tempo todo.
O que é insuportável o tempo todo apenas tem um comportamento que as pessoas não aguentam, exemplo: zomba dos outros, ri, agarra pessoas do sexo oposto, etc, sem violência. Esse comportamento naturalmente poderia ser controlado com uma reeducação do comportamento. Mas em vez disso a pessoa é rotulada de "PACIENTE GRAVE", PACIENTE PSIQUIÁTRICO GRAVE. (Ninguém merece!)
Ou seja, a pessoa acaba dessocializada, perdendo mais ainda sua vida social, já que ela é um "paciente grave", que é apenas tolerado na sociedade. É, mais ou menos, visto como um bicho.
Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura, jamás
Vamos ver: veterinários conseguem controlar o comportamento dos animais, educando-os, e chegam a ensinar os donos de animais de estimação a controlá-los também. Terapeutas conseguem controlar o comportamento de crianças levadas. A SuperNanny, é um exemplo. Ela controla as crianças e ensina os pais a manter o controle.Claro que as táticas dessa pedagoga Cris Poli (SuperNanny) e desses veterinários são assustadoras. Me lembram o Hitler e o Mussolini... Mas, francamente, é melhor que entupir uma pessoa de drogas, ou jogá-la num canto.
Quem me dera se para me imobilizar no surto eles me acertassem com um dardo tranquilizante, como fazem com os leões. É mais discreto. É menos violento. Seria mais agradável que ser agarrado pelo pescoço e ser intimidado por gritos ameaçadores e tomar uma injeção a força.
O que eu quero dizer é que os terapeutas em saúde mental poderiam desenvolver técnicas para ressocializar as pessoas através do comportamento. Ou seja, buscando alertar e conscientizar a pessoa sobre sua conduta na sociedade. Reeducá-la. Impor limites, como diz a SuperNanny.
E deveria haver terapeutas preparados para ENSINAR os familiares a conviver com os pacientes psiquiátricos mais problemáticos. Assim não haveria a necessidade de mandá-los para o CAPS ou para a internação por não suportá-los. Como a SuperNanny ensina os pais a lidarem com os filhos. Mas tem que endurecer sem perder a ternura, é claro. Como diz Che Guevara.
E é claro, ajudar a pessoa a se reinserir na sociedade, não apenas segurá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.
Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.
Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.
As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.
Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.
Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.
Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.
Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.
This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.
Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.
But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you