19.12.09

O Bom Familiar de Paciente Psiquiátrico

No trato do familiar com o paciente psiquiátrico e com o ex-paciente psiquiátrico volta e meia aparece aquele familiar que diz que familiar sofre mais que o paciente psiquiátrico por causa da doença mental do paciente. Geralmente dizem isso por que esses familiares acham que certos pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos dão muito trabalho e são um grande fardo, que só alguém MUITO BRAVO pode suportar.

Mas é claro que esses familiares não vão dizer isso quando estão se fazendo de vítimas dizendo que sofrem mais que os pacientes psiquiátricos. Eles dizem que como mães, pais, etc, eles sofrem muito ao ver o sofrimento dos parentes pacientes psiquiátricos. QUE HIPOCRISIA!!!

Francamente. Nenhum familiar amoroso de fato ia chegar ao ponto de dizer que sofre mais que o paciente psiquiátrico. Ao contrário. Ia tentar se colocar no lugar do paciente psiquiátrico. Esse bom familiar nunca ia considerar seu parente um fardo, como fazem os familiares que dizem que sofrem mais que o paciente. E pode ter certeza que o bom familiar existe, apesar de não se encontrar facilmente.

E, é claro, não há possibilidade de um familiar sem doença mental sofrer mais que o paciente psiquiátrico por causa da doença mental.

O bom familiar na verdade existe, esse pode até cometer erros e falhas, mas ama seu parente paciente psiquiátrico. Geralmente os bons familiares visitam os seus parentes pacientes psiquiátricos nos hospícios da vida, apesar das dificuldades. Se encontram seus parentes pacientes psiquiátricos feridos no hospital psiquiátrico fazem todo tipo de protesto, chegando ao ponto dos psiquiatras querer considerá-los doentes também para se safar.

Alguns familiares não tão empenhados ao ver o familiar paciente psiquiátrico ferido só reclamam TIMIDAMENTE com a equipe do hospital psiquiátrico, se indignam, apesar de não tomarem nenhuma medida drástica. Mas infelizmente têm aqueles familiares que não fazem nada e chegam a insinuar para o paciente psiquiátrico que a culpa foi dele, ou da doença dele... Isso não é familiar... é um monstro que precisa aprender a virar gente. É pior que quem causou as feridas no paciente psiquiátrico.

E, é claro, o bom familiar pode ser forçado a internar o parente paciente psiquiátrico. Mas acompanha o que está acontecendo e, é claro, tira o seu parente do hospital psiquiátrico o quanto antes. (Principalmente porque bons familiares sentem o perigo que é um hospital psiquiátrico com seus métodos sinistros.)

E acima de tudo o familiar que ama não abandona o familiar que ele internou, sendo necessário que outro o tire do hospício, ou que a pessoa tenha que ir para uma residência terapêutica.

Os bons familiares de usuários de saúde mental (pacientes psiquiátricos, ex-pacientes psiquiátricos) estão frequentando conselhos de saúde, frequentam Movimentos políticos como o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial ou frequentam a Associação de Familiares de Doentes Mentais (AFDM), buscando melhores formas de acompanhamento.

Os familiares razoáveis podem não fazer nada disso, mas ao menos não esquecem seus familiares internados, nem os internam por preconceitos, ou porque o suposto paciente psiquiátrico está "enchendo o saco", nem porque o suposto paciente o contrariou.

claro que muitos familiares internarão porque o paciente psiquiátrico (em potencial)está dando muito trabalho. Mas é compreensível. As vezes é demais para algumas pessoas. Mas acredite, os bons familiares suportam assim mesmo.

P.S.: Gostaria de lembrar que estou falando a partir da visão de familiar. Apesar de ter sido paciente psiquiátrico, tenho familiares que morreram pacientes psiquiátricos, no meio do "tratamento". Falo mais sobre isso depois.

Um comentário:

  1. Anônimo8:03 PM

    Como disse, falo na posição de familiar, e não de paciente psiquiátrico.

    Claro que é hipocrisia. E que hipocrisia! Tenho dois tios que morreram e não tiveram nenhum familiar sofrendo por eles.

    E se tentarem dizer que sofreram já devem ter esquecido rápido, pois nenhum deles busca que outros não morram nas condições absurdas de abandono que seus parentes doentes mentais morreram.

    Aliás, sofrem porque a pessoa com doença mental dá trabalho. Isso não é sofrer na pele. Na verdade quando a pessoa (doente mental) morre é um alívio.

    Claro que familiares não deveriam sentir alívio pela morte de seus parentes. (Mas infelizmente muitos sentem, quando esse parente dá trabalho.) Falo disso em outra postagem.

    Obrigado por comentar. Liberdade.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you